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Gen?tica: aprendendo sobre a 1? Lei de Mendel ? Parte 1

Autor e Co-autor(es)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as fun??es da 1? Lei de Mendel, conforme compet?ncia 4 da matriz de refer?ncia do ENEM, especificamente a matriz de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias.

Reconhecer a import?ncia da gen?tica, conforme a habilidade H14 da matriz de refer?ncia do ENEM, especificamente a matriz de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias.

Relacionar as diferentes transforma??es que ocorrem no processo gen?tico, conforme a habilidade H16 da matriz de refer?ncia do ENEM, especificamente a matriz de Ci?ncias da Natureza e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpreta??o, conforme compet?ncia 5 da matriz de refer?ncia do ENEM, especificamente a de Linguagens, C?digos e suas Tecnologias.

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas de Gen?tica (Ensino Fundamental).

No??es b?sicas de Inform?tica.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a exibi??o do v?deo 'Primeira Lei de Mendel", o qual resume a trajet?ria de um jardineiro que fez uma grande descoberta na ?rea da Gen?tica. Caso o Laborat?rio de Inform?tica n?o disponha de um projetor multim?dia, os alunos podem assistir ao v?deo diretamente nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=RDgZ6ihemV4 (Acesso em 05 de out. 2013).

Coment?rio: Caso seja necess?rio, o professor pode, previamente, fazer o download do v?deo o e grav?-lo em DVD, para exibi??o em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos dever?o utilizar caderno para anota??es, caneta e l?pis.

Observa??o:

Fica a crit?rio do professor a interrup??o parcial do v?deo para a discuss?o de algumas cenas. Essa estrat?gia possivelmente ser? mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante coment?rios espont?neos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade ? a exibi??o completa do v?deo seguida da discuss?o.

Figura 1: V?deo - Primeira Lei de Mendel (17:55)

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Fonte: Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=RDgZ6ihemV4 (Acesso em 05 de out. 2013)

O professor deve incentivar a express?o de impress?es e opini?es por parte dos alunos em rela??o ao conte?do do v?deo.

Finalizada a discuss?o, os alunos dever?o se organizar em duplas para responderem o Question?rio de Contextualiza??o.

O computador e o projetor multim?dia utilizados na exibi??o do v?deo poder?o ser empregados tamb?m para a veicula??o do Question?rio de Contextualiza??o. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno.

Se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? o Question?rio de Contextualiza??o em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transpar?ncia para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno dever? registrar as quest?es em seu caderno. Outra op??o ? entregar a cada aluno uma via impressa do Question?rio de Contextualiza??o.

Question?rio de Contextualiza??o

1 ? Quem foi Mendel?

2 ? O que fez Mendel entrar para um mosteiro?

3 ? Por que Mendel escolheu estudar as ervilhas?

4 ? Por que as ervilhas possuem uma farta descend?ncia? Explique.

5 ? Com funciona a poliniza??o das flores da ervilha?

6 ? Qual a primeira etapa do trabalho de Mendel?

7 ? Qual a metodologia usada por Mendel? Explique.

8 ? O que significa a gera??o P?

9 ? Como surgiram as gera??es F1 e F2?

10 ? Quais s?o as tr?s conclus?es de Mendel?

11 ? Por que Mendel n?o teve reconhecimento da sua descoberta?

Coment?rio: Os alunos dever?o responder o Question?rio de Contextualiza??o por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Question?rio de Contextualiza??o, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necess?rio, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Pesquisa on-line

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula dever? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica. Agora ser?o utilizados computadores com acesso ? internet, caderno para anota??es, caneta e l?pis.

O professor dever? organizar a turma em sete grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utiliza??o dos computadores, sendo necess?rio, no m?nimo, um computador por grupo.

Observa??o:

Caso a escola n?o disponha de um Laborat?rio de Inform?tica, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organiza??o em grupos.

Como se v? abaixo, cada um dos sete grupos ficar? respons?vel por coletar dados sobre uma das diferentes descobertas da 1? Lei de Mendel, consultando, para tanto, sites espec?ficos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos sete grupos a coletar dados referentes:
?

 - como foi feita a descoberta

- principais caracter?sticas da descoberta

- qual a import?ncia da descoberta

- qual o mecanismo gen?tico presente na descoberta
?

Cada um dos grupos dever? selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto ? como, por exemplo, o Microsoft Word ? as informa??es e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos par?metros estabelecidos, as quais ser?o utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1: 1? Lei de Mendel

Dispon?vel: http://www.cb.ufrn.br/dbg/as%20primeiras%20leis%20de.html  (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel3.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica_mendeliana (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 2 : Fen?tipo

Dispon?vel: http://www.mundoeducacao.com/biologia/genotipo-fenotipo.htm  (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/genetica/fenotipo/  (Acesso feito em 06/10/2013)

Dispon?vel: http://www.infopedia.pt/$fenotipo;jsessionid=-VffMfaiaa0xujhlBfihVA__ (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 3: Gen?tipo

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/genetica/genotipo/  (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.infopedia.pt/$genotipo(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.mundoeducacao.com/biologia/genotipo-fenotipo.htm(Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 4: Domin?ncia

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/genetica/dominancia-incompleta/ (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%A2ncia_incompleta (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel6.php  (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 5: Codomin?ncia

Dispon?vel: http://geneticavirtual.webnode.com.br/genetica-virtual-home/prefacio/intera%C3%A7%C3%A3o%20g%C3%AAnica/co-domin%C3%A2ncia/   (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.qieducacao.com/2011/05/codominancia.html   (Acesso feito em 19 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel6.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 6: Alelos

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/genetica/alelos/ (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.odnavaiaescola.com.br/alelos.html(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel7.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 7: Alelos M?ltiplos

Dispon?vel: http://www.infoescola.com/genetica/polialelia/(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel10.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Dispon?vel: http://www.mundoeducacao.com/biologia/alelos-multiplos.htm (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Terceiro momento: Organizando um semin?rio de pesquisa

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula poder? ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a crit?rio do professor, e consiste na apresenta??o de semin?rios de pesquisa.

Ser?o utilizadas as informa??es e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O semin?rio de pesquisa nada mais ? do que um procedimento metodol?gico que envolve o estudo e a apresenta??o em grupo sobre um determinado assunto - informa??o dispon?vel em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 06 de out. 2013).

A apresenta??o dos grupos poder? ser feita por meio de exposi??o oral, utiliza??o do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, ap?s a apresenta??o de todos os semin?rios, abrir espa?o para uma discuss?o, estimulando os alunos a identificarem as informa??es que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Al?m disso, ele deve acompanhar a apresenta??o dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informa??es relevantes, bem como para promover uma s?ntese das conclus?es.


Quarto momento: Reda??o

Prepara??o do ambiente:

Esse momento da aula poder? ser desenvolvido no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula. Ser?o necess?rios um computador e um projetor multim?dia para a proje??o dos textos. O professor pode tamb?m ?copiar? e ?colar? os textos em documentos de um editor de texto ? como, por exemplo, o Microsoft Word ? e imprimi-los em transpar?ncias para exibi??o em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 - Terapia gen?tica cura crian?as impedidas de andar e falar, site Folha de S?o Paulo
Dispon?vel: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2013/07/1310016-terapia-genetica-cura-criancas-impedidas-de-andar-e-falar.shtml (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Texto 2 - Estudo descobre falha gen?tica que pode causar alergias, site Veja
Dispon?vel: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/estudo-descobre-falha-genetica-que-pode-desencadear-alergias  (Acesso feito em 06 de out. 2013).

O professor dever? solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno fa?a o mesmo com o texto 2.

Com base no conte?do j? trabalhado na aula e a partir das informa??es veiculadas por meio dos textos, o professor dever? orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma reda??o com o seguinte tema:


- Gen?tica: limites e possibilidades
 

Essa atividade poder? ser realizada em conjunto com o professor de L?ngua Portuguesa, que poder?, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discuss?o sobre como elaborar uma reda??o dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conte?do trabalhado na aula em ambos os conte?dos.

Cabe ao professor promover a socializa??o convidando os alunos a exporem suas reda??es no mural da sala. Se o espa?o do mural for insuficiente para expor todas as reda??es concomitantemente, o professor pode realizar um rod?zio di?rio das reda??es, adotando como crit?rio, por exemplo, a ordem alfab?tica da lista de presen?a.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Texto: ?Primeira Lei de Mendel?, site Brasil Escola
Dispon?vel: http://www.brasilescola.com/biologia/primeira-lei-mendel.htm(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Texto: ?5 etapas para realizar uma boa pesquisa escolar?, site Nova Escola
Dispon?vel:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4(Acesso feito em 06 de out. 2013)


Sugest?es de links para alunos:
 

V?deo: ?Gen?tica Princ?pios B?sicos?, site Youtube
Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=prA82ejgMiA(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Texto: ?Primeira lei de Mendel?, site Info Escola
Dispon?vel: http://www.infoescola.com/biologia/primeira-lei-de-mendel/ (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Texto: ?Primeira Lei de Mendel?, site Mundo Educa??o
Dispon?vel: http://www.mundoeducacao.com/biologia/primeira-lei-mendel.htm (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Avaliação

A avalia??o dos alunos poder? ser feita em todos os momentos da aula. Como sugest?o, o professor pode avaliar a participa??o e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e coment?rios, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualiza??o, no semin?rio de pesquisa ou mesmo na reda??o.

Os resultados dessa avalia??o servir?o de subs?dio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Gen?tica: aprendendo sobre a 1? Lei de Mendel ? Parte 2, dispon?vel no Portal do Professor.