Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que podemos criar com formas geom?tricas?

Autor e Co-autor(es)

R?bia Vanessa Vicente Dem?trio imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Partilhar do momento de aten??o ? hist?ria juntamente com os colegas;

Demonstrar os conhecimentos que possui sobre as formas geom?tricas, bem como, sobre o entendimento da hist?ria abordada no grupo;

Identificar as caracter?sticas que constituem as formas geom?tricas;

Trabalhar em pequenos grupos na confec??o de brinquedos com materiais recicl?veis.

Duração das atividades

Esta aula ? planejada para 2 dias, em que cada momento ter? a dura??o de aproximadamente 30 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula ? indicada para um grupo de crian?as de 4 anos de idade  e para a sua realiza??o ? necess?ria a articula??o entre professor e auxiliar.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Conhecendo as formas do mundo.

Materiais Necess?rios: tapetes, almofadas e o livro sugerido no plano.

Neste primeiro momento, o professor organizar? o espa?o para contar a hist?ria com o auxilio das crian?as. Nesta ocasi?o, os adultos devem auxiliar as crian?as a se acomodarem e conversar com elas explicando-lhes que ouvir?o uma hist?ria especial e, para isso, devem ficar atentas a cada detalhe. A hist?ria sugerida para este plano ? ?As formas do Mundinho? da escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen (Ver recursos complementares). Durante a narrativa, o professor dever? envolver as crian?as, instigando-as sobre o que poder? surgir a seguir, criando uma atmosfera de curiosidade e de participa??o neste momento. As crian?as que j? conhecem essa narrativa podem contribuir para esse momento, adiantando alguns epis?dios ou verbalizando sua opini?o. Escolhemos esta hist?ria com o objetivo de sensibilizar as crian?as em rela??o percep??o de formas geom?tricas em seu cotidiano.

Livro: As formas do mundinho.

Escrito por: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

Imagem dispon?vel em: http://www.extra.com.br/livros/LiteraturaInfantojuvenil/Infantil-ate3anos/Colecao-O-Mundinho-As-Formas-do-Mundinho-284886.html

Acesso em: 08/10/2013

?

A seguir, o professor ir? promover uma conversa com a turma sobre a hist?ria. Inicialmente ir? solicitar ?s crian?as, o que compreenderam sobre a narrativa, direcionando a conversa com os seguintes questionamentos:

  • Quais formas geom?tricas voc?s conhecem?
  • Nos objetos presentes na sala, quais formas podemos identificar?

?

Este momento ? destinado a escuta das crian?as, buscando identificar o que ela compreende sobre a tem?tica abordada e tem percebido a presen?a de formas geom?tricas em sua vida, bem como, sobre o entendimento da hist?ria apresentada. A media??o neste momento de express?o ? fundamental. Os adultos devem auxiliar enfatizando os momentos destinados ao falar e escutar, bem como, nas situa??es de express?o, ajudando na articula??o e na escolha das palavras adequadas.

2? Momento: As formas presentes nos objetos.

Materiais Necess?rios: materiais recicl?veis.

Em seguida, o professor ir? disponibilizar as crian?as uma s?rie de objetos e solicitar para que os toquem, percebendo a textura, o peso e que identifiquem quais formas est?o presentes nestes objetos. A media??o neste momento ? fundamental, j? que o grupo trar? seus saberes acerca daquele objeto e o professor deve ampliar estes conhecimentos, diferenciando as formas planas, dos poliedros. Para auxiliar neste processo de identificar o nome destas formas, o professor pode disponibilizar as formas em uma cartolina com os nomes (figura 3), para que a turma possa visualizar e comparar com os objetos que tem em m?os.

?

Imagem dispon?vel em: http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2010/03/formas-geometricas-espaciais.html e http://cleanlourenco.blogspot.com.br/2012/02/formas-em-toda-parte.html

Acesso em: 08/10/2013

3? Momento: Confeccionando brinquedos.

Materiais necess?rios: materiais recicl?veis, cola, fita adesiva, pap?is coloridos, grude (ver recursos complementares), tintas de v?rias cores, pinc?is e aventais para pintura.

A seguir, o professor dever? desafiar as crian?as a criarem um brinquedo com os materiais recicl?veis. Reunidos em pequenos grupos, as crian?as dever?o combinar o que criar?o e em seguida com o aux?lio do adulto, iniciar a cria??o. A atividade deve ser realizada em pequenos grupos para permitir a media??o de forma mais intensa, momento este em que o professor poder? dar sugest?es de como os objetos podem ser fixados e mostrar-lhes algumas imagens de constru??es realizadas com material recicl?vel. Enquanto um grupo participa da confec??o dos brinquedos o outro grupo de crian?as estar? com o auxiliar de classe, brincando com os espa?os previamente organizados para este momento.

Ap?s organizar os objetos como desejarem, as crian?as podem realizar a t?cnica de papietagem (ver recursos complementares) em suas constru??es. E combinar que no dia seguinte os grupos apresentar?o suas constru??es para o grande grupo.

?

Exposi??o das constru??es.

Imagem dispon?vel em:http://www.riobranco.org.br/149/ensino-fundamental-i/reaproveitando-materiais-reciclaveis

Recursos Complementares

Avaliação

Para avaliar esse plano, o professor deve observar de que forma as crian?as apresentaram seus conhecimentos pr?vios; de que maneira as hist?rias escolhidas e as conversas em grupo ampliaram o conhecimento das crian?as sobre o tema e como elas interagiram nos momentos de roda e de trabalho em pequenos grupos; observar se compreenderam a tem?tica abordada e de que forma perceberam a presen?a das formas geom?tricas na vida cotidiana. ? importante que o professor possa registrar as falas e a??es das crian?as, pois esse instrumento ? fundamental para avaliar e estruturar as pr?ximas interven??es com o grupo.