Giandr?a Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Estabelecer um di?logo de forma coerente;
Desenvolver a criatividade e a imagina??o por meio da hist?ria;
Representar os personagens que conheceu na hist?ria nos momentos de brincadeiras de pap?is sociais;
Demonstrar e ampliar os conhecimentos que possui sobre a profiss?o apresentada ao grupo.
Esta aula ? indicada para crian?as de 3 a 4 anos de idade. Para a efetiva??o deste plano ? necess?rio a articula??o entre dois profissionais, professor e auxiliar.
1? Momento: Uma m?sica que nos lembra uma hist?ria.
Materiais Necess?rios: tapetes, almofadas e o livro sugerido do plano.
Iniciando o dia, o professor dever? acolher as crian?as em espa?o aconchegante com tapetes e almofadas em que elas possam se sentar e conversar. Este espa?o n?o necessita ser a sala de refer?ncia, mas sim, qualquer espa?o da institui??o que propicie este momento de conversa. Ao iniciar a conversa, o professor questionar? as crian?as, perguntando se h? algo que desejam contar ao grupo e deixar? que se expressem livremente. Ap?s ouvir as crian?as que manifestaram este desejo, convidar? as crian?as para cantarem uma can??o em que ir?o brincar com os nomes dos colegas. O nome da can??o ? " A canoa Virou". Ao iniciar a can??o o professor ir? introduzir o nome dos colegas, at? que todos sejam contemplados. Uma estrat?gia interessante e que faz desta situa??o um momento de descontra??o e riso ? modificar o nome das crian?as, como por exemplo Jo?o, pode ser Jo?ozinho, Jo?ozoca...
?
A Canoa Virou
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que n?o soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra c?,
Siri pra l?
Maria ? bela
E quer casar.
Dispon?vel em: http://letras.mus.br/temas-infantis/956057/
Com o t?rmino da brincadeira, a professora dever? perguntar ?s crian?as o que acharam da m?sica, quem j? andou em um barco e como ? esta sensa??o. Ap?s ouvir o grupo sobre suas impress?es, o professor ir? convid?-los para ouvir uma hist?ria emocionante: um marinheiro, um homem que trabalha em um barco, vive aventuras e conhece seres m?gicos. A narrativa escolhida para este momento ? " O barquinho e o Marinheiro" do escritor Jonas Ribeiro. A op??o por essa narrativa, dentre tantas outra, ? dar visibilidade para essa profiss?o e instigar a imagina??o das crian?as pequenas sobre as criaturas que podem habitar o fundo do mar.
?
Livro: O barquinho e o marinheiro
Escrito por: Jonas Ribeiro
Imagem dispon?vel em: http://www.cortezeditora.com.br/DetalheProduto.aspx?ProdutoId={85235AB0-D7B3-E011-955F-842B2B1656E4}
Acesso em: 09/10/2013
Com o t?rmino da narra??o da hist?ria, o professor ir? questionar a turma sobre essa profiss?o. Primeiramente ouvir? os meninos e meninas sobre suas hip?teses e em seguida, explicar? que essa profiss?o ? muito antiga e fundamental para levar as pessoas em viagens distantes, bem como, levar os pescadores em alto mar para pescar peixes e outros animais marinhos. Para conhecer mais sobre a profiss?o, o professor ir? propor ?s crian?as e seus familiares que pesquisem e tragam no pr?ximo dia imagens e noticias desta profiss?o.
?
2? Momento: A profiss?o de Marinheiro.
Materiais Necess?rios: Tesouras, colas, canetas hidrocor, 4 cartolinas, fita adesiva, tapetes e a pesquisa solicitada no dia anterior.
Neste dia, o professor receber? as pesquisas trazidas de casa e organizar? junto com as crian?as todo o material em fichas individuais, com o nome das crian?as e as informa??es que elas trouxeram sobre a profiss?o de Marinheiro. Ap?s organizar as fichas, o professor auxiliar? as crian?as a fixarem-nas no papel pardo, para ent?o dar in?cio ?s apresenta??es desse material, convidando os autores da pesquisa para apresentarem o que desejarem. Neste momento, ? fundamental que o professor atue como mediador, auxiliando-os a elaborar a sua fala e incentivando-os a compartilharem com o grupo o que descobriram sobre a profiss?o abordada.
Se o grupo de crian?as for grande, sugerimos que esse momento de apresenta??o seja realizado em subgrupos, deste modo, as crian?as se sentir?o mais acolhidas em suas falas e poder?o prestar mais aten??o nos colegas. Com o t?rmino das apresenta??es, o grupo decidir? onde expor sua pesquisa, podendo o professor sugerir que o material fique ? disposi??o da unidade escolar para que outras crian?as possam ler e aprender sobre a profiss?o de Marinheiro.
?
3? Momento: Um barco de papel e muitas aventuras.
Materiais Necess?rios: Aparelho de multim?dia, pap?is coloridos, tesoura, cola, l?pis de cor.
Retomando a pesquisa e apresenta??o do dia anterior, o professor ir? convidar as crian?as para assistirem um desenho que auxiliar? na compreens?o desta tem?tica. O v?deo chama-se "Vai dar Samba" (Ver recursos complementares), originado de uma cantiga popular e que transformada em desenho exemplifica a vida de um marinheiro em alto mar, bem como, a produ??o do samba no Brasil.
Ap?s assistirem o v?deo, o professor ir? convidar as crian?as para aprenderem uma dobradura de barco (Ver recursos complementares). Essa proposta ser? realizada em pequenos grupos, sendo que um grupo ficar? nas mesas de dobradura em que o professor ensinar? a atividade, e o outro grupo estar? envolvido com a auxiliar de classe em um espa?o previamente organizado. Sugerimos um momento de manuseio de massinha e de leitura de livros.
Dobradura de Barco
Imagem dispon?vel em: http://www.blogdajulieta.com.br/?p=1833
Acesso em: 09/10/2013
?
Finalizando o plano, o professor convidar? as crian?as para brincarem com seus barcos na ?gua. Para essa proposi??o, sugerimos um dia quente, em que as crian?as possam brincar com ?gua e criar enredos com seus barcos e outros brinquedos que possam enriquecer esse momento.
?
Imagem dispon?vel em: http://emeicelisa2013.blogspot.com.br/2013/06/roda-de-conversa-paz-professora-lais.html
acesso em: 10/10/2013
O professor deve observar e registrar como o grupo interagiu nas diferentes propostas e de que forma as rodas de conversa, m?sicas e hist?rias, alteraram as rela??es estabelecidas entre as crian?as do grupo. ? importante perceber se o livro ampliou as possibilidades de brincadeira, diversificando os repert?rios de pap?is a serem vivenciados, e se o momento de cria??o com papel (dobradura) auxiliou no processo de imagina??o e cria??o das crian?as.