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A matem?tica est? por todo lado

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Geografia Dist?ncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer que estamos inseridos no universo da Matem?tica;
  • Aperfei?oar o desenho utilizando a escala;
  • Aprender o que ? dobro e metade;
  • Identificar antecessor e sucessor;
  • Realizar c?lculos mentais de  porcentagem;
  • Reconhecer que a tecnologia auxilia no processo de alfabetiza??o;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em:         <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013.

Esta aula tem como par?metro a maci?a presen?a da Matem?tica no cotidiano humano. Por mais que o aluno tenha dificuldades neste conte?do, n?o h? como ?fugir? dela, pois, ela est? por todo lado.  

1? Momento: aproximadamente 60 minutos.

A Matem?tica em nossa casa

A matematica em nossa casa

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Professor, nesta aula, seu desafio ? demonstrar a seus alunos que a Matem?tica est? por todo lado. Ela ? uma ci?ncia que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situa??es pr?ticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela verdade dos fatos atrav?s de t?cnicas precisas e exatas. Ao longo da hist?ria, a Matem?tica foi sendo constru?da e aperfei?oada, organizada em teorias v?lidas e utilizadas atualmente.
Ela prossegue em sua constante evolu??o, investigando novas situa??es e estabelecendo rela??es com os acontecimentos do dia a dia.

S?tio: Brasil Escola. Imagem e conceito dispon?veis em: <http://www.brasilescola.com/matematica/>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, demonstre que a Matem?tica est? em nossa casa. Na cozinha: nas medidas das deliciosas receitas utilizadas pela mam?e; na sala: na ci?ncia utilizada para construir a televis?o; no quarto: nas medidas utilizadas na distribui??o dos m?veis no local; na garagem: nas medidas adequadas para proteger um carro; no banheiro: na quantidade programada de ?gua utilizada para dar a descarga e tamb?m ? encontrada em outros lugares da casa, mesmo antes dela estar pronta. Para isso, leve para sala de aula a c?pia de uma planta de uma casa, ou utilize um projetor multim?dia e projete a planta abaixo para que eles compreendam o conceito de escala que vamos trabalhar a seguir. Explore a rela??o entre o espa?o que a planta est? representando, ou seja, ela representa uma ?rea de 72m? em um desenho que tem uma m?dia de 15cm. Veja a planta a seguir:

Planta de casa - escala

Fonte: Blog: ?Mais ou menos Matem?tica?. Dispon?vel em: <http://maisoumenosmatematica.blogspot.com.br/2010/07/area-de-figuras-planas.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Introduzindo o conceito de escala

Professor, introduza o conceito de escala com seus alunos. A escala ? uma linha reta (uma r?gua, por exemplo) que, dividida em partes iguais, permite representar metros, quil?metros ou outra unidade de medida. Estas escalas s?o utilizadas para tra?ar/esbo?ar dist?ncias e dimens?es de maneira proporcional num plano ou mapa. Conceito extra?do do s?tio: ?Conceito. De?. Dispon?vel em: <http://conceito.de/escala>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Este trabalho possibilita o di?logo entre diferentes ?reas do conhecimento: Matem?tica, Geografia e L?ngua Portuguesa, pois as atividades propostas transitam pelos tr?s conte?dos. 

Proponha aos alunos, exteriorizarem o engenheiro que existe dentro de cada um deles. Desafie-os a projetarem edifica??es.

Aluna UCA

Utilizando os conceitos matem?ticos de escala, em seu caderno de Matem?tica, projete tr?s edifica??es utilizando a escala 1cm = 1m.

a) Sua pr?pria casa.

b) A casa de seus sonhos.

c) A escola em que estudam.

Dobro e metade

Professor, para concluir este momento, trabalhe com seus alunos os conceitos de dobro e metade.

Dobro: ? quando se multiplica por dois (2) uma medida, uma quantidade ou um valor num?rico.

Exemplo 1: Como est? frio, tenho que tomar o dobro de cuidado para n?o pegar um resfriado. (Tomar 2 vezes mais cuidado.).

Exemplo 2: Como nas f?rias muitos parentes v?m nos visitar, nossa casa precisaria ter o dobro do tamanho. (Ter 2 vezes mais c?modos.).

Exemplo 3: Como pr?mio por nossa turma ter tirado as maiores notas da escola nestas provas, teremos o dobro de tempo no p?tio. (O tempo foi multiplicado por 2.).

Metade: ? quando se divide por dois (2) uma medida, uma quantidade ou um valor num?rico.

Exemplo 1: Em ?poca de promo??o, algumas lojas vendem suas mercadorias pela metade do pre?o. (Pre?o dividido por 2.).

Exemplo 2: No jogo de hoje no hor?rio da Educa??o F?sica, meu time fez a metade dos gols da semana passada. (Gols dividido por 2.).

Exemplo 3: Como consequ?ncia por nossa turma n?o ter se comportado bem hoje, vamos ter apenas metade de p?tio (Tempo de brincar dividido por 2.).

Aluna UCA

Leia e analise atentamente as assertivas. Coloque nos par?nteses (D) para o dobro e (M) para a metade.

a) Se vou passear na casa de meu colega e eu n?o estou acostumado com o lugar, devo ter o/a (   ) de aten??o para n?o me perder.

b) Se o caminho de minha casa at? a escola era de 4 km e agora ? de 2 km, vou caminhar o/a (   ) do caminho.

c) Se anunciarem na sala que os pre?os dos alimentos do barzinho da escola v?o subir, ? melhor eu levar o/a (   ) do dinheiro.

d) Eu sou o goleiro do time da escola. No 1? jogo do campeonato eu levei 4 gols e agora levei 8. Eu levei o/a (   ) de gols.

2? Momento: aproximadamente 60 minutos.

 Jogando com a Matem?tica

Professor, proponha alguns jogos que desenvolvam o racioc?nio l?gico e a habilidade de seus alunos para fazer c?lculos mentais (sem o aux?lio do l?pis e papel.). Ser? necess?ria a sua media??o para explicar os objetivos dos jogos, pois, apesar de ser muito simples, a orienta??o est? em ingl?s.

Jogo 1: Descubra o sinal da opera??o de acordo o resultado.

Jogando com a matematica

Fonte: S?tio: ?Os jogos.com.br?. Dispon?vel em: <http://www.ojogos.com.br/jogo/Whats-Your-Sign.html?campaignmedium=casualpromo&campaignelement=thumb4&campaignname=gamepromotion>.  Acesso em: 01 de out. 2013.

 Jogo 2:

Jogo matematica

Fonte: S?tio: ?Os jogos.com.br?. Dispon?vel em:<http://www.ojogos.com.br/jogo/mathematics-.html?campaignmedium=casualpromo&campaignelement=thumb4&campaignname=gamepromotion>. Acesso em: 01 de out. 2013.

3? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Descomplicando a Matem?tica

Professor, ? fundamental retirar da cabe?a de seus alunos que a Matem?tica ? dif?cil ou complicada. Existem v?rias t?cnicas para amenizar, ?aliviar o peso? desta disciplina. A seguir, apresente a eles uma dessas t?cnicas ensinada por um garoto de apenas oito anos de idade. Antes, trabalhe com eles os conceitos de sucessor/antecessor e porcentagem.

Antecessor e Sucessor

Professor, para explicar a seus alunos de forma l?dica os conceitos de antecessor e sucessor, conte a seguinte hist?ria.

O reino dos sonhos

Trono real - Sucessor e antecessor

Fonte: S?tio: ?Selado na promessa?. Imagem dispon?vel em: <http://seladonapromessa.wordpress.com/2011/06/08/como-se-apresentar-diante-de-deus/>. Acesso em: 01 de out. 2013.

?

Em um lugar muito distante, existia um reino muito antigo e poderoso. Neste reino as pessoas viviam maravilhosamente bem umas com as outras. Elas eram amigas e gostavam de ajudar a todos que precisavam. O nome do rei era Auxiliador da Bondade Generosa. Ele teve v?rios antecessores (reis que reinaram antes dele ? seu pai, seu av?, seu bisav? e outros tantos de sua fam?lia) e sua esposa estava gr?vida de um filho que seria seu sucessor (rei que ir? reinar depois dele.).

O rei Auxiliador n?o foi respons?vel por todas as coisas boas que existiam neste reino, pois, desde muitos s?culos os seus antecessores vinham realizando esses grandes feitos. Mas, como todo bom pol?tico, ele deu continuidade a essas maravilhas e em sua administra??o respeitava o povo, dando a eles a dignidade que todo s?dito merece ter: vida, sa?de, educa??o, moradia, emprego, lazer e v?rios outros benef?cios.

Aquele povo era muito feliz, pois, era respeitado. O tempo foi passando e o reino s? ia melhorando. O filho daquele rei cresceu e se tornou um grande homem. Mas como o tempo passa para todo mundo, seu pai ? o rei Auxiliador ? tamb?m envelheceu e ficou muito doente e ap?s alguns anos veio a falecer. Os s?ditos ficaram muito tristes e choraram muito, pois, amavam o seu rei, contudo, a alegria deles n?o morreu, pois, tinha a certeza que seu sucessor daria o melhor de si para que aquele reino continuasse maravilhoso como era. De fato, isso aconteceu e aquele reino viveu feliz por muitos s?culos.

Autor: Rones Aureliano de Sousa

Produzindo texto

Professor, aproveite a hist?ria e proponha uma atividade interdisciplinar. Solicite que os alunos fa?am uma releitura da hist?ria, ou seja, reconte-a alterando os personagens e o enredo, mas mantendo a ideia de antecessor e sucessor. Ap?s a produ??o de texto, solicite que troquem as produ??es; um colega vai ler a hist?ria do outro e comentar. Ap?s este trabalho, fa?a uma exposi??o no varal de hist?rias na sala de aula, para que todos tenham acesso ?s produ??es dos colegas.

Aluna UCA

Introduzidos os conceitos de antecessor e de sucessor, proponha a atividade abaixo referente ? hist?ria contada pelo professor. ? interessante fornecer uma c?pia escrita da mesma, para cada aluno.

1) Qual ? o t?tulo da hist?ria? ______________________________________________

2)  Qual era o nome completo do rei? _______________________________________

3) Naquele reino as pessoas eram tristes ou alegres? Explique.___________________________________________________________________________________________________________________________________

4) O que significa o termo antecessor?________________________________________

5 ) O que significa o termo sucessor?________________________________________

Professor, diga a seus alunos que assim como os reis, os n?meros tamb?m possuem antecessores e sucessores, pois, os n?meros naturais nascem da necessidade de os homens contarem quantidades de coisas ou objetos. Esse conceito foi estabelecido a partir da sucess?o dos n?meros naturais, que se constitui num conjunto infinito de n?meros, denominado conjunto dos n?meros naturais.

IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, ?}

Esse conjunto tem as seguintes caracter?sticas:

  • ? representado pelas letras IN (mai?scula);
  • ? um conjunto infinito (n?o tem fim);
  • Todo n?mero natural dado tem um SUCESSOR (n?mero que vem depois do n?mero dado), considerando tamb?m o zero.

Por exemplo: 

O sucessor de 0 ? 0 + 1 = 1
O sucessor de 5 ? 5 + 1 = 6
O sucessor de 57 ? 57 + 1 = 58
O sucessor de 113 ? 113 + 1 = 114

  • Todo n?mero natural dado, exceto o zero, tem um ANTECESSOR (n?mero que vem antes do n?mero dado.).

Por exemplo:

O antecessor de 1 ? 1 ? 1 = 0
O antecessor de 7 ? 7 ? 1 = 6
O antecessor de 14 ? 14 ? 1 = 13
O antecessor de 73 ? 73 ? 1 = 72

Fonte: Conceito extra?do do s?tio: ?Col?gio Web?. Dispon?vel em: <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/4-ano/o-sucessor-e-o-antecessor-de-um-numero-natural.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, certamente seus alunos apreenderam os conceitos dos termos, sucessor e antecessor. Agora, proponha a seguinte atividade:

Aluna UCA

1) Qual ? o sucessor dos seguintes n?meros:

a) 12: _________________________________________________________________

b) 28: _________________________________________________________________

c) 69: _________________________________________________________________

d) 00: _________________________________________________________________

2) Qual ? o antecessor dos seguintes n?meros:

a) 12: _________________________________________________________________

b) 28: _________________________________________________________________

c) 69: _________________________________________________________________

d) 00: _________________________________________________________________

3) Observe a figura abaixo e responda quem ? o sucessor ao trono da Inglaterra:

Kate e William - Sucessor

Fonte: S?tio: ?Humor Geral?. Dispon?vel em: <http://www.humorgeral.com/humor/quem-vai-ser-o-sucessor-ao-trono-da-inglaterra>. Acesso em: 01 de out. 2013.

                a) (   ) O pai de Kate

                b) (   ) O filho de Kate e William

                c) (   ) O irm?o de William

Porcentagem

Professor, explique com suas pr?prias palavras para seus alunos que porcentagem ? quando dividimos um valor ou medida por 100. Qual ? a necessidade de sabermos isso? A resposta ? simples. ? porque em nosso dia a dia, sentimos a necessidade de comprar coisas. Quando pedimos desconto, o vendedor diminui o pre?o em partes.

Pensemos no seguinte exemplo. O valor de um conjunto de roupas ? R$ 100,00. Para calcular a porcentagem, divide-se o valor total (R$100,00) por cem (100) partes iguais, que no caso, daria (R$ 1,00). Agora, ? s? multiplicar o valor de uma parte (R$ 1,00) pelo valor do desconto dado pelo vendedor (10%).

  • Ficaria assim:

R$ 100/100 partes = 1 (resultado).

1(resultado) x 10% (desconto) = 10 parte que o cliente recebeu de desconto.

R$ 100 (valor inicial) ? 10 (valor que o cliente deixou de pagar) = 90.

Logo, o valor que devemos pagar ? R$ 90,00.

Veja de outro modo: imagine que o ret?ngulo abaixo ? a barra completa de chocolate.

 R$ 10,00 (valor total) 100% do valor do chocolate

Agora, a barra de chocolate est? dividida em 10 por??es iguais. Cada por??o equivale a 10% da barra de chocolate.

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

Se o cliente receber um desconto de 10%, basta diminuir uma por??o da barra completa. Ficaria assim:

10,00 (Valor total da barra) ? 1 parte (Desconto) = 9,00 (Valor que o cliente vai pagar).

Professor, de posse desses conceitos, os alunos est?o aptos a assistirem e compreenderem as dicas apresentadas no v?deo a seguir. Para isso, conduza os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo em um projetor multim?dia. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA, conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Menino de 8 anos - bom em matematica

Fonte: S?tio: ?Youtube?. V?deo completo dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=oBCdJ_q7urw>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, incentive seus alunos a utilizarem as dicas do menino do v?deo para fazerem c?lculos de porcentagem.

Aluna UCA

Utilizando as dicas do menino do v?deo, responda:

a) Quanto ? 43% de 432?

b) Quanto ? 15% de 123?

Recursos Complementares

- S?tio: ?Matem?tica Essencial?. Dispon?vel em: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, inclusive nos jogos sobre Matem?tica e verifique se aprenderam: fazer desenhos utilizando a escala; os conceitos de: dobro e metade, sucessor e antecessor e porcentagem. Estas observa??es ser?o ?teis para que voc? elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.