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Matem?tica: as medidas em nosso cotidiano

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Elaborar planejamento de um trabalho de campo;
  • Realizar observa??o;
  • Elaborar relat?rio;
  • Identificar o conceito de: altura, comprimento, compara??o e profundidade;
  • Utilizar conceitos matem?ticos aprendidos em atividades;
  • Reconhecer que a tecnologia auxilia no processo de alfabetiza??o;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em:         <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013.

Esta aula tem como par?metro a maci?a presen?a da Matem?tica no cotidiano humano. Por mais que o aluno tenha dificuldades neste conte?do, n?o h? como ?fugir? dela, pois, ela est? por todo lado.  Particularmente, trabalharemos conceitos de: altura, comprimento, compara??o de altura, largura e profundidade.

1? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Trabalho de campo: brincando e aprendendo Matem?tica simultaneamente

Trabalho de campo

Blog: ?Biologia Unifeso?. Dispon?vel em: <http://biologiaunifeso.blogspot.com.br/p/trabalho-de-campo.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, para trabalhar os conceitos propostos acima, ? conveniente que seus alunos vivenciem um momento especial de lazer. O ideal ? programar um dia de lazer em um ?Clube recreativo da cidade? e neste clube, possam: nadar, jogar futebol, v?lei, basquete e fazer uma caminhada ou corrida em uma pista de atletismo. Caso n?o seja poss?vel, conduza-os a um ?Parque da cidade? para poderem visualizar pessoas nestas pr?ticas esportivas. Essa viv?ncia, ou ao menos essa observa??o, ser? fundamental para que compreendam os conceitos a serem trabalhados.

Professor, para realizar um trabalho de campo, ? necess?rio elaborar um planejamento. Este planejamento deve envolver os alunos em todas as etapas e algumas a??es s?o fundamentais, tais como:

  • Deve-se atentar para agendar o local do trabalho de campo;
  • Estabelecer uma data e hora em que ser? realizado;
  • Listar os alunos que ir?o fazendo chamada na sa?da e no retorno do trabalho;
  • Solicitar o uso do uniforme para os alunos;
  • Organizar o meio de transporte;
  • Enviar uma solicita??o para o clube ou parque que ser? visitado;
  • Solicitar a autoriza??o dos pais;
  • Criar regras de conduta para os alunos, antes, durante e ap?s o passeio;
  • Estipular os objetivos e uma metodologia: observa??o, registro, elabora??o de relat?rio, dentre outras;
  • Levar c?mera fotogr?fica digital ou o laptop Um Computador por Aluno - UCA, para registrar alguns momentos importantes;
  • Levar algumas fitas m?tricas ou trenas para alguns registros, caso seja necess?rio.

Fazendo isso, seu trabalho tem grandes chances de ser bem sucedido. 

Dicas extra?das do s?tio Portal do Professor MEC, aula da professora Denize D. Campos Rizzotto. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, no dia do trabalho de campo, resgate com os alunos o objetivo do trabalho. Ressalte que n?o ? apenas lazer, pois a partir das observa??es realizadas durante o trabalho, n?s aprenderemos alguns conceitos matem?ticos muito importantes para nossa vida, pois eles fazem parte de nosso cotidiano.

Durante a realiza??o do trabalho de campo, entre uma atividade e outra, fa?a questionamentos sobre o que observaram.

Elaborando o relat?rio

Ao retornarem para escola, no dia seguinte, solicite aos alunos que elaborem um relat?rio para que n?o percam as observa??es. Fa?am o texto coletivamente, assim os alunos ter?o a oportunidade de participarem e com certeza o relat?rio ficar? muito rico. Se poss?vel revelem algumas fotos e ilustrem o texto, mas se preferir poder? solicitar que eles fa?am a ilustra??o: da piscina, pista de atletismo, quadras ou outros locais observados.

2? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Como vou medir isso?

Professor, naturalmente, desde os primeiros tempos havia a necessidade de medir as coisas, seja em sua altura, largura, profundidade e outros. Em um tempo, relativamente recente, ainda se utilizava medidas como: a l?gua, milha, corrente, jarda, p?, polegada.

Certamente, no decorrer destes tempos at? os dias atuais, essas unidades de medidas se aperfei?oaram, principalmente porque as rela??es humanas ficaram mais complexas e passaram a exigir cada vez mais precis?o em medir as coisas. O famoso ?olh?metro? (maneira de medir os objetos utilizando apenas o olho nu) n?o atende mais as necessidades do homem moderno.

Professor, voc? pode utilizar a seguinte abordagem com seu aluno. Por exemplo: um colega de sua turma lhe pergunta qual ? o tamanho do campo de futebol que voc?s estavam jogando no 1? momento desta aula e voc? diz: ?eu acho que tem o tamanho de um quarteir?o (quadra em algumas regi?es)?. Isso ? utilizar o ?olh?metro?, pois, disse uma medida em que apenas acha, mas n?o tem certeza.

Medidas de comprimento

Fita m??trica

S?tio: ?Turmas Normal M?dio?. Dispon?vel em: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza>. Acesso em: 05 de out. 2013.

No sistema m?trico decimal (maiores informa??es no item Recursos Complementares), a unidade fundamental para medir comprimentos ? o metro, cuja abrevia??o ? (m). Existem os m?ltiplos e os subm?ltiplos do metro. Os m?ltiplos do metro s?o utilizados para medir grandes dist?ncias, enquanto os subm?ltiplos, para pequenas dist?ncias. Para medidas milim?tricas, em que se exige precis?o veja na tabela: 

Metro e seus multiplos

S?tio: ?Turmas Normal M?dio. Quadro de unidades?. Dispon?vel em: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, apresente a seus alunos outras unidades de medida que n?o pertencem ao sistema m?trico decimal. Vejamos as rela??es entre algumas dessas unidades e as do sistema m?trico decimal (lembrando que s?o valores aproximados.):

1 polegada = 25 mil?metros (mm)
1 milha      = 1 609 metros (m)
1 l?gua      = 5 555 metros (m)
1 p?          = 30 cent?metros (cm)

Veja algumas imagens correspondentes:

   Formas de medirFormas de medir

S?tio: ?Turmas Normal M?dio. Quadro de unidades?. Dispon?vel em: <http://turmasnormalmedio.pbworks.com/w/page/60283250/grandeza%20comprimento%20e%20suas%20medidas%20Marcella%20e%20Neuza>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, pergunte aos seus alunos qual ? mais f?cil: medir o campo em que jogaram futebol no 1? momento desta aula com as unidades de medida acima citados ou utilizando o sistema m?trico? Certamente optar?o pelo sistema m?trico, assim, desafie seus alunos a utilizarem o sistema m?trico, por meio da seguinte atividade:

Aluna UCA

1) Utilizando o sistema m?trico, verifique sua altura e a altura de mais cinco colegas de sua turma, anotando as medidas em seu caderno de Matem?tica, seguindo o seguinte modelo:

a) Meu nome ? __________________. Minha altura ? ______m e _____ cm.

b) A altura de meu/minha colega _______________ ? ______m e _____ cm.

c) A altura de meu/minha colega _______________ ? ______m e _____ cm.

d) A altura de meu/minha colega _______________ ? ______m e _____ cm.

e) A altura de meu/minha colega _______________ ? ______m e _____ cm.

f) A altura de meu/minha colega _______________ ? ______m e _____ cm.

2) Fa?a um desenho do seu maior colega e outro do menor.

Maior: Meu/Minha colega de maior altura ? o/a _________________________. Ele/a tem _____ anos e nasceu em ____/____/________.

?

?

?

?

?

?

Menor: Meu/Minha colega de menor altura ? o/a _________________________. Ele/a tem _____ anos e nasceu em ____/____/________.

?

?

?

?

?

?

Professor, ao realizar esta atividade, voc? acabou de trabalhar ?Compara??o de tamanho? com seus alunos. Compara??o, tamb?m conhecida por analogia, uma forma de comparar as coisas, descobrindo nelas suas semelhan?as e suas diferen?as. ? fundamental que os alunos compreendam que um objeto ? grande ou pequeno quando se pode compar?-lo a outro ou a outros objetos.

Por exemplo, um beb? ? pequeno se for comparado a uma crian?a de oito (8) anos, mas se for comparada a uma lata de refrigerante este beb? ? grande. A crian?a de oito (8) anos ? maior que um beb? (logo, grande), mas se comparada a um jogador de basquete profissional ? menor (logo, pequena). Um jogador profissional de basquete ? maior que uma crian?a de oito (8) anos (logo, grande), mas se for comparado a um pr?dio, ? menor (logo, pequeno) e assim por diante.

BebeCriancaOscarPredio

Beb? ? Imagem dispon?vel em: <http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Bebe-de-Olhos-Azuis/>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Crian?a ? Imagem dispon?vel em: <http://www.birafitness.com/cuidados_com_sua_coluna.htm>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Jogador de basquete ? Imagem dispon?vel em: <http://maumauexterminador.blogspot.com.br/2013/05/apos-duas-cirurgias-oscar-schmidt-luta.html>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Pr?dio ? Imagem dispon?vel em: <http://xinguturismo.blogspot.com.br/2010/09/programa-de-indio-do-dia-implosao-de.html>. Acesso em: 06 de out. 2013.

3? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Medidas de precis?o

Precisao - exatidao

Imagem dispon?vel em: <http://quimicoisas.blogspot.com.br/2013/04/diferenca-entre-exatidao-e-precisao.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, diga a seus alunos que existem objetos microsc?picos e objetos absurdamente grandes. Como medi-los? Talvez algum aluno apressado poderia responder: ?com a r?gua? (forma mais utilizada e eficiente na ambiente escolar). De fato ? uma boa alternativa, mas existem objetos que s?o praticamente invis?veis a olho nu.

Professor, relembre os alunos do momento inicial em que seus alunos estavam jogando basquete. Um jogo de muito contato f?sico. Se algum aluno olhou despretensiosamente na cabe?a do colega que est? com piolho, devido ao seu pequeno tamanho, provavelmente n?o encontrou o causador de tanto desconforto.

Piolho

S?tio: ?UOL?. Imagem dispon?vel em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-acabar-de-vez-com-os-piolhos/>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Dica ao professor: ao acessar ao sitio acima, voc? encontrar? algumas dicas preventivas contra os piolhos. Se for conveniente, trabalhe-as com seus alunos, pois, ? comum crian?as em idade escolar ?pegar piolho?. Se for conveniente, utilizando um projetor multim?dia, assista ao v?deo abaixo com seus alunos, e explore a m?sica ?Piolho? do grupo Cocoric?. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Piolho - musica

M?sica e letra completa dispon?vel em: <http://letras.mus.br/cocorico/1635035/>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Como alguns objetos s?o dif?ceis de enxergar a olho nu, seria assim necess?rio, um instrumento de medida de precis?o, que satisfizesse a necessidade de medir objetos muito pequenos.  O telesc?pio ? um aparelho que auxiliaria essa medi??o por meio de um subm?ltiplo do m, o mil?metro (mm), que equivale a 1 m dividido por mil (1.000).

Telescopio

S?tio: ?Orfury?. Imagem dispon?vel em: <http://www.orfury.com.br/blog/11636/como-fazer-um-telescopio.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, tranquilize seu aluno, pois, ele n?o necessita dominar a divis?o para fazer este c?lculo, explique para ele que basta ?caminhar? tr?s casas para a esquerda do n?mero que chegar? a medida (em mm) do objeto desejado.

1m = 0,001. 

? como se a v?rgula estivesse imediatamente ap?s o n?mero 1 (1,0 m). Para transformar este metro em mm, basta ?caminhar? com a v?rgula, tr?s casas para a esquerda do n?mero. Lembrando que ? esquerda do n?mero, preenchemos com o n?mero de zeros (0) que for necess?rio. Veja o exemplo:

1 = metro (m)

0,1 = 1 casa = dec?metro (dm)

0,01 = 2 casas = cent?metro (cm)

0,001 = 3 casas = mil?metro (mm)

Professor, proponha uma atividade l?dica que auxiliar? seus alunos a fixarem seus conhecimentos sobre ?Medidas de precis?o?. 

Aluna UCA

a) Construa, em casa, com aux?lio de seus pais, um telesc?pio utilizando as orienta??es dispon?veis em: <http://www.orfury.com.br/blog/11636/como-fazer-um-telescopio.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

b) Em sua opini?o, qual ? a medida mais adequada para medir o piolho da cabe?a de seu colega jogador de basquete?

b.1) (   ) metro

b.2) (   ) cent?metro

b.3) (   ) mil?metro

c) Complete:

c.1) Para transformar 1 m em dm, devemos caminhar com a v?rgula ____ casas.

c.2) Para transformar 1 m em cm, devemos caminhar com a v?rgula ____ casas.

c.3) Para transformar 1 m em mm, devemos caminhar com a v?rgula ____ casas.

Grandes medidas

Professor, assim como existem objetos extremamente pequenos e dif?ceis de serem vistos a olho nu, tamb?m existe objetos extremamente grandes. Nossos alunos poderiam novamente perguntar: ?como medir isso?? Certamente n?o com os mesmos instrumentos acima citados, pois, seriam ineficientes. Quais utilizar ent?o? Para medir objetos grandes, o ideal ? utilizar a medida quil?metro.

O quil?metro ? representado pelo s?mbolo (km) e ? uma unidade de medida de comprimento que deriva do metro e pertence ao Sistema Internacional de Unidades (SI). A palavra "quil?metro" resulta da combina??o do prefixo quilo ("mil") com a palavra metro, raz?o por que um quil?metro equivale a mil metros. Conceito dispon?vel no s?tio: Wikip?dia, a enciclop?dia livre. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Quil%C3%B4metro>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, relembre seus alunos do momento em que corriam ou caminhavam pela pista de atletismo no 1? momento desta aula. Compare-o ? quadra do basquete e pergunte qual ? maior. Certamente falar?o que ? a pista, pois, de fato ?.

Segundo a Federa??o Internacional de Basquete (FIBA), o comprimento de uma quadra de basquete deve ser de 28 m. Segue imagem com as principais medidas.

Quadra de basquete

Blog: ?Esporte Castro Alves?. Imagem dispon?vel em: <http://esportecastroalves.blogspot.com.br/2011/05/quadra-de-basquete.html>. Acesso em: 05 de out. 2013.

A quadra de basquete ? muito maior do que o piolho (medido em mm), mas ? bem menor do que a pista de atletismo que deve ser medida em km.

Veja a imagem da pista de atletismo da cidade de Maring?, situada no estado do Paran?. Como ela tem mais de mil (1.000) m, ela deve ser medida em km e com certeza tem mais de 1 km. 

Pista de atletismo

Blog: ?O di?rio?. Imagem dispon?vel em: <http://blogs.odiario.com/dinizneto/2010/05/31/pista-de-atletismo-de-maringa/>. Acesso em: 05 de out. 2013.

Professor, explique para seus alunos que para transformar metros em quil?metros, basta multiplicar por mil (1.000). Contudo, tranquilize-os, pois, eles n?o necessitar?o dominar a multiplica??o para fazer este c?lculo, explique para eles que basta ?caminhar? tr?s casas para a direita do n?mero que chegar? a medida (em km) do objeto desejado.

1 km = 1.000m.

? como se a v?rgula estivesse imediatamente ap?s o n?mero 1 (1,0 m). Para transformar este metro em km, basta ?caminhar? com a v?rgula, tr?s casas para a direita do n?mero. Lembrando que ? direita do n?mero, preenchemos com o n?mero de zeros (0) que for necess?rio. Veja o exemplo:

1,0 = metro (m)

10, = 1 casa = 10 m = 1 (dam) dec?metro.

100, = 2 casas = 100m = 1 (hm) hect?metro.

1000, = 3 casas = 1000m = 1 (km) quil?metro.

Professor, proponha uma atividade l?dica que auxiliar? seus alunos a fixarem seus conhecimentos sobre ?Grandes medidas?. 

Aluna UCA

a) Desenhe em seu caderno de Matem?tica, uma grande pista de atletismo.

b) Em sua opini?o, qual ? a medida mais adequada para medir uma pista de atletismo ou uma estrada que liga uma cidade a outra?

b.1) (   ) metro (m)

b.2) (   ) cent?metro (cm)

b.3) (   ) quil?metro (km)

4? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Que altura tem isso? Qual a profundidade?

Professor, ? natural que crian?as pequenas fiquem impressionadas quando visualizam algo muito longo, comprido, largo, profundo ou alto, inclusive, algumas pessoas adultas lhes parecem verdadeiros ?gigantes?. Como n?o possuem muito par?metro, vivem se perguntando: que altura isso tem? Qual a profundidade disto? Para tentar responder a algumas dessas perguntas, ensine algumas unidades de medidas para que ent?o, possam responder algumas dessas perguntas.

Que altura tem isso?

  1. Peso e altura m?dia das crian?as

Professor, como j? falado anteriormente, as crian?as vivem perguntando: ?que altura isso tem??. Como j? dizia um velho s?bio: ?Existe respostas para todas as perguntas, mesmo que a resposta seja ?Eu n?o sei?. Apresente a seus alunos o quadro de peso e altura m?dia de crian?as brasileiras. Esse quadro ? significativo para trabalhar a altura e o peso de seus alunos, assim, pode ao mesmo tempo trabalhar alimenta??o saud?vel (lembrando que muitas crian?as brasileiras em idade escolar est?o acima do peso) e medi??o de altura dos alunos da turma e comparar as medidas obtidas.

Tabela de pesos e medidas

S?tio: ?Bililo Baby?. Tabela dispon?vel em: <http://www.bililobaby.com.br/noticias/tabela-de-peso-e-altura-da-crianca-para-cada-idade>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Professor, ao t?rmino da atividade, se for conveniente, proponha um ?Lanche comunit?rio? para ser realizado no hor?rio do recreio de um dos dias que sucederam esta atividade. Nesta oportunidade, solicite que os alunos tragam apenas lanches saud?veis, sem muito a??car, fritura ou gordura. Provavelmente gostar?o mais de seus lanches habituais do que os saud?veis, contudo, fale da import?ncia da alimenta??o saud?vel para a preserva??o da sa?de.

Frutas

S?tio: ?Apub Sa?de?. Imagem dispon?vel em: <http://apubsaude.com.br/?page_id=455>. Acesso em: 06 de out. 2013.

  1. Peso e altura m?dia de adultos

Professor, para que o trabalho desenvolvido com as crian?as d? frutos, ? necess?rio fazer o mesmo com seus familiares, pois, como as crian?as ainda n?o t?m autonomia de escolher o que comer e nem distinguir o que faz bem ou mal para sua sa?de, ela necessita do aux?lio de seus pais. No entanto, podemos concluir que muitas crian?as n?o se alimentam corretamente, porque seus pais tamb?m n?o o fazem e nem ao menos se preocupam com sua sa?de ou com a de seus filhos. Assim, trabalhe a tabela de peso e de altura com os familiares de seus alunos. Para isso, cole a seguinte tabela no caderno de Matem?tica de seus alunos e proponha uma ?Atividade de casa?.

Medias de peso e altura

Medias de peso e altura

Atividade para casa

1) Realize uma pesquisa com seus pais e escreva as respostas em seu caderno de Matem?tica.

a) Meu entrevistado ? do sexo: (   ) masculino (   ) feminino

b) Qual ? seu nome completo? _________________________________________

c) Qual ? sua idade? _________________________________________________

d) Qual ? sua altura? _________________________________________________

e) Qual ? seu peso? __________________________________________________

f) Voc? considera ter uma alimenta??o saud?vel? Justifique. ________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Ap?s a entrevista, compare os dados coletados por voc? e com os dados da tabela acima, de acordo com o sexo, altura e peso. Veja se seu entrevistado est? ou n?o cuidando de sua sa?de.

Qual a Profundidade?

Professor, recorde com seus alunos o momento vivenciado na piscina. Abra uma roda de conversa e ou?a as hist?rias que tem para contar: brincadeiras, divers?o, sustos e outras coisas.

Ap?s ouvi-los, solicite que observem a imagem abaixo e ou?a o que gostariam de falar sobre ela. Provavelmente falar?o que a piscina possui v?rios degraus e em cada ?rea da piscina existe uma profundidade diferente. Utilize um projetor multim?dia para projet?-la ou reproduza a imagem para eles colarem no caderno de Matem?tica e realizarem a atividade a seguir.

Piscina

Sitio: ?Construdeia?. Imagem dispon?vel em: <http://construdeia.com/profundidade-de-piscina/>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Professor, contudo, amplie o conhecimento de seus alunos, explicando a eles que o termo profundidade ? mais amplo do que isso, pois, al?m de se referir de uma medida da base ao topo de um objeto, significa tamb?m um atributo do que ? profundo, quando se refere a um lan?amento de longa distancia no sentido do campo do advers?rio e quando se refere a um efeito do desenho que cria a ilus?o de espa?o em tr?s dimens?es.

No entanto, n?o se tratar? nesta aula de todas essas varia??es de significados, apenas no que diz respeito ao que a figura sugere: a medida da base ao topo. Vamos descobrir onde ? a base e onde ? o topo?

Base ? o que apoia o objeto no ch?o. J? o topo ? a parte de cima, a mais alta do objeto. Na figura abaixo, por exemplo, o n?mero 01 representa a base (parte que apoia a pir?mide) e o n?mero 04 representa o topo (parte de cima e mais alta da pir?mide).

Piramide

Sitio: ?Meu bolso em dia?. Imagem dispon?vel em: <http://www.meubolsoemdia.com.br/canais/dica/equilibrio-na-alimentacao-e-no-bolso>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Professor, ? importante dizer aos alunos que algumas profundidades podem ser medidas com as unidades do sistema m?trico: mm, cm, m ou km (? o caso da piscina em que nadaram no in?cio desta aula.). Contudo, algumas muito amplas, s? podem ser medidas com equipamentos ou tecnologias mais avan?adas, como a ?Batimetria?, por exemplo, que mede a profundidade das ?guas dos rios, rios, lagos dentre outros.

Aplique uma atividade em que possa verificar o aprendizado dos alunos at? este momento da aula.

Aluna UCA

1) Analise as assertivas e coloque nos par?nteses, (V) para as alternativas corretas e (I) para as alternativas incorretas.

a) (   ) Em uma piscina, o lugar onde as pessoas apoiam os p?s ? a o topo.

b) (   ) Em uma piscina, o lugar onde as pessoas apoiam os p?s ? a base.

c) (   ) Em uma piscina, o lugar em que mais r?pido as pessoas tem contato ? a base.

d) (   ) Em uma piscina, o lugar em que mais r?pido as pessoas tem contato ? o topo.

2) Analise a imagem da piscina e responda. (Lembre-se que o metro ? a unidade fundamental do sistema m?trico de comprimentos. Acima dele, pode-se utilizar o km e abaixo, o cm). 

a) Qual ? a profundidade m?xima da piscina?__________________________________

b) Qual ? a profundidade m?nima da piscina? __________________________________

c) Ainda observando a figura da piscina, responda: em sua opini?o, por que existem tamanhos e profundidades diferentes para as piscinas? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Recursos Complementares

Sugest?es de s?tios para o professor:

- ?Sistema m?trico?. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_m%C3%A9trico>. Acesso em: 05 de out. 2013.

- ?Batimetria ? Sistema de medida mais tecnol?gica?. Maiores informa??es dispon?veis em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Batimetria>. Acesso em: 06 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se aprenderam o conceito de altura, comprimento, compara??o e profundidade; se reconheceram o avan?o da tecnologia para calcular grandes extens?es e profundidades; se desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; se desenvolveram atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.