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Refletindo sobre o uso dos rios brasileiros e suas rela??es com o relevo

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Exercitar o processo de observa??o da presen?a dos rios na paisagem;
  • Estabelecer uma rela??o entre os rios e o  relevo;
  • Observar, coletar e organizar informa??es referentes ao uso das ?guas dos rios;
  • Desenvolver uma postura cr?tica e reflexiva em rela??o ao uso e a preserva??o das aguas dos rios.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de bacia hidrogr?fica e de formas do relevo brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo. O contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE

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PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) as bacias hidrogr?ficas (imagem 1), localizadas no interior do continente, s?o cursos de ?gua natural, geralmente ?gua doce, formada por um rio principal e seus afluentes, que s?o rios tribut?rios que desaguam no rio principal. Geralmente os rios s?o utilizados pelos seres humanos para diversos fins e devido ? sua presen?a e import?ncia, torna-se necess?rio conhecer suas caracter?sticas e compreender a sua fun??o na vida da popula??o, tendo como ponto de partida o lugar em que vivem os alunos.

Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de an?lise sobre a import?ncia dos rios para a sociedade e de reflex?es sobre a sua presen?a no seu uso no dia a dia.

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Imagem 1: Ilustra??o Bacia Hidrogr?fica

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Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-6JVWKq9xM_0/T68YQw_JxfI/AAAAAAAAJzk/1RCIWnslysI/s1600/1.JPG

Acesso em: outubro de 2013

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Os alunos dever?o realizar uma pesquisa sobre o principal rio do munic?pio em que vivem e, em seguida, registrarem no caderno:

  • o nome do principal rio do munic?pio;
  • Onde fica a nascente do desse rio;
  • O lugar em que esse rio des?gua;
  • As atividades que s?o desenvolvidas utilizando a ?gua desse rio.

No dia combinado os alunos dever?o apresentar e conversar sobre suas descobertas.

COMENT?RIO: Lembre os alunos que o rio faz parte de uma bacia hidrogr?fica, o rio nasce e des?gua em um determinado lugar e, ao longo do seu curso, recebe ?gua de seus afluentes, muitas vezes as ?guas do rio que passam pelo lugar em que moramos vieram de outros rios e, tamb?m, ir?o passar em outros lugares, formando as bacias hidrogr?ficas.  

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SEGUNDO MOMENTO

Professor(a) para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poder?o utilizar o equipamento em sala. A atividade tamb?m poder? ser desenvolvida no Laborat?rio de Inform?tica da Escola. Com o computador conectado a internet, solicite aos alunos que acessem o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) no endere?o web: http://atlasescolar.ibge.gov.br/ que ? o link do Atlas Geogr?fico Escolar Digital (imagem 2).

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Imagem 2: Atlas Escolar Digital - IBGE

 Atlas Escolar Digital - IBGE 2

Dispon?vel em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

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Depois, oriente os alunos a acessarem o link MAPAS, seguido de MAPAS DO BRASIL e, posteriormente o link FEDERA??O E TERRIT?RIO (imagem 3).

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Imagem 3: Atlas Escolar Digital - IBGE

Atlas Escolar Digital - IBGE 2

Dispon?vel em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-brasil

Acesso em: outubro de 2013

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E, finalmente, que acessem o link POL?TICO, que abrir? a imagem do Mapa Pol?tico do Brasil (imagem 4 e 5).

Imagem 4: Atlas Escolar Digital - IBGE

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Dispon?vel em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-brasil/federacao-e-territorio

Acesso em: outubro de 2013

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Imagem 5: Mapa Pol?tico do Brasil - IBGE

Mapa Pol?­tico do Brasil - IBGE

Dispon?vel em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf

Acesso em: outubro de 2013

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COMENT?RIO: O processo de alfabetiza??o cartogr?fica ? cont?nuo, aproveite o momento para abordar os elementos que comp?em o mapa como: titulo, escala, orienta??o (rosa dos ventos), fonte e a legenda.

Em seguida, proponha aos alunos as seguintes atividades de observa??o do Mapa Pol?tico do Brasil:

a. Localize o estado em que moram.

b. Identifique a capital do estado em que moram.

c. Observe a exist?ncia de rios no estado em que moram. 

Solicite que retornem no endere?o web http://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-brasil/federacao-e-territorio e acessem o link F?SICO (imagem 6).

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Imagem 6: Mapa F?sico do Brasil - IBGE

 Imagem 6: Mapa F?­sico do Brasil - IBGE

Dispon?vel em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf

Acesso em: outubro de 2013

 Agora, com o Mapa F?sico do Brasil na tela, proponha coletivamente as atividades a seguir:

Atividade

1. Localize o estado em que moram.

2. Identifique os principais rios do estado em que moram.

3. Observe a legenda:

a. O que ela indica?

b. A cor mais clara indica o que?

c. E a mais escura?

d. Podemos afirmar que a altera??o das cores na legenda refere-se ? varia??o da altitude do relevo?

e. Quais s?o os pontos de maior altitude no relevo do Brasil?

f. Qual a altitude media da maior parte do estado em que voc? mora? 

4. Observando a altitude do relevo e os principais rios do estado em que voc? mora identifique para que dire??o o rio segue?

5. Para voc?, existe rela??o entre o relevo o os cursos dos rios? Explique.

COMENT?RIO: O relevo brasileiro apresenta Planaltos que s?o superf?cies com eleva??o e aplainadas, de maior altitude, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste ? superior ao de ac?mulo de sedimentos, as Plan?cies que s?o superf?cies relativamente planas, de menor altitude, onde o processo de deposi??o de sedimentos ? superior ao de desgaste e a Depress?o Absoluta que ? a regi?o que fica abaixo do n?vel do mar e a Depress?o Relativa que fica acima do n?vel do mar, regi?es de menor altitude.

Posteriormente, oriente os discentes a acessarem o Mapa do Relevo do Brasil no endere?o web http://www.escolakids.com/public/images/legenda/96216aafcb60044406aa43d2a75a98c9.jpg e que  realizem, coletivamente, a seguinte atividade:

Atividade: Observando o Mapa do relevo do Brasil, na tela do computador:

Imagem 7: Mapa Relevo do Brasil

Imagem 7: Mapa Relevo do Brasil

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Dispon?vel em: http://www.escolakids.com/public/images/legenda/96216aafcb60044406aa43d2a75a98c9.jpg

Acesso em: outubro de 2013

a. Localize o estado em que moram.

b. Compare o mapa das formas do relevo com o mapa da altitude.

c. Identifique a forma do relevo do estado em que moram.

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TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) inicie a aula evidenciando a import?ncia dos rios para os seres humanos e que, dependendo da sua localiza??o, suas ?guas s?o utilizadas para diversos fins. Para que os alunos compreendam melhor a fun??o dos rios nas sociedades solicite uma pesquisa, em sala de aula, utilizando como fonte de pesquisa a internet. Para tanto, sugerimos as seguintes etapas:

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Etapa 1:  Pesquisa

1. Organize os alunos em duplas;

2. Retorne ao mapa ?Mapa F?sico do Brasil? - IBGEno link http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf

3. Pe?a para que os alunos identifiquem e selecionem um rio que se localiza em ?rea de planalto e outro que se localiza em ?rea de plan?cie;

4. Para conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas nos rios de plan?cie e de planalto, solicite-lhes que pesquisem e que:

a. Descubram em que estado e em que regi?o se localiza estes rios;

b. Identifiquem no mapa do relevo do Brasil a localiza??o do lugar e em que tipo de relevo est? localizado;

c. Quais s?o as atividades desenvolvidas nestes rios e que fatores levaram a serem desenvolvidas neste lugar;

d. Estabele?am uma rela??o entre a forma do relevo em que o rio se localiza e as atividades desenvolvidas.

5. Pesquisem e organizem uma apresenta??o utilizando os recursos da inform?tica. Sugere-se que apresente imagens para ilustrar as descobertas. 

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Etapa 2:  Socializa??o

1) No dia combinado os alunos dever?o apresentar os resultados de suas pesquisas.

2) No final das apresenta??es sistematize, coletivamente, as descobertas dos alunos em um quadro (figura 1) que poder? ficar em exposi??o na sala de aula.

 Figura 1: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS RIOS BRASILEIROS 

RIOS DE PLANALTO RIOS DE PLAN?CIE
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     Fonte: Arquivo do autor

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto.

Acesso em: maio de 2013

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?gua

Dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html.

Acesso em: maio de 2013

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Portal do S?o Francisco ? Relevo Brasileiro

Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/relevo-brasileiro/relevo-brasileiro.php.

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de utilizar a inform?tica como um recurso par a aprendizagem;
  5. A capacidade de leitura e analise de mapas;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  7. A elabora??o da apresenta??o e o dom?nio do conte?do.