Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em ?Cadernos de Forma??o?. Acesso em: 06 de out. 2013.
Esta aula tem como par?metro a maci?a presen?a da Matem?tica no cotidiano humano. Por mais que o aluno tenha dificuldades neste conte?do, n?o h? como ?fugir? dela, pois, ela est? por todo lado. Particularmente nesta aula, trabalharemos as opera??es matem?ticas da adi??o e da subtra??o, necess?rias para fazer compras em um supermercado. Lembrando que para isso, ? necess?rio conhecer as c?dulas do dinheiro brasileiro.
1? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Observando a Matem?tica dentro do supermercado
Professor, a disciplina de Matem?tica ? muito amada por muitos alunos, pois, ? desafiadora e estimulante, pois, o aluno percebe a necessidade de domin?-la para viver bem em nossa sociedade, que ? materialista e capitalista. No entanto, muitos alunos odeiam essa disciplina, por possu?rem muitas dificuldades de aprend?-la. Inconscientemente, criam uma verdadeira ?muralha/barreira? e por consider?-la intranspon?vel, apenas com muito sacrif?cio conseguem derrub?-la.
Para auxili?-los a transpor essa barreira, crie mecanismos prazerosos para auxili?-los a vencer o medo da Matem?tica. Sugerimos uma atividade pr?tica: um trabalho de campo ao supermercado com papai, mam?e ou outro familiar.
Antes desta atividade, abra uma roda de conversa e motive seus alunos sobre a viv?ncia que eles possuem de supermercado. Sugira as seguintes perguntas:
a) Voc? j? foi a um supermercado?
b) Com que frequ?ncia vai ao supermercado com seus pais?
c) Gosta de ir ao supermercado? Por qu??
d) O que mais lhe chama a aten??o em um supermercado?
S?tio: ?Novo Mil?nio?. Imagem dispon?vel em: <http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0102d003.htm>. Acesso em: 08 de out. 2013.
Professor, para concluir este momento, proponha a seguinte atividade:
1) Observe seus pais em rela??o aos seguintes aspectos:
a) Fizeram compras para abastecer a casa durante o m?s: ( ) sim; ( ) n?o
b) Fizeram compras para abastecer a casa durante 15 dias ou menos: ( ) sim; ( ) n?o
c) Procuraram comprar os produtos que estavam na promo??o: ( ) sim; ( ) n?o
d) Pagaram de que maneira: ( ) cart?o de cr?dito/d?bito; ( ) dinheiro; ( ) outra
e) Se pagaram com dinheiro, sobrou troco? Quanto? ____________________________
f) Pe?a o cupom fiscal para os pais, fa?a uma c?pia dele, o cole em seu caderno de Matem?tica.
Professor, leia para seus alunos a reportagem abaixo e aproveite a oportunidade para trabalhar direitos e deveres do cidad?o.
S?tio: ?3A Tecnologia?. Not?cia dispon?vel em: <http://www.3atecnologia.com.br/noticias.php?codigo=168>. Acesso em: 08 de out. 2013.
2? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Planejando o Trabalho de Campo ao supermercado:
Professor, para realizar um trabalho de campo, ? importante elaborar um planejamento. Este planejamento deve envolver os alunos em todas as etapas e algumas a??es s?o fundamentais, tais como:
Dicas extra?das do s?tio Portal do Professor MEC, aula da professora Denize Donizete Campos Rizzotto. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 05 de out. 2013.
Elaborando o relat?rio
No dia seguinte, solicite aos seus alunos que elaborem um relat?rio para que n?o percam as observa??es. Fa?am o texto coletivamente, assim os alunos ter?o a oportunidade de participarem e com certeza o relat?rio ficar? muito rico. Se poss?vel solicite que revelem algumas fotos e ilustrem o texto, mas se preferir poder? solicitar que eles fa?am a ilustra??o do supermercado.
Sobre como planejar um trabalho de campo acesse a aula: ?Desenvolvendo compet?ncias a partir de um trabalho de campo? no S?tio: ?Portal do Professor? Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 02 de out. 2013.
3? Momento: aproximadamente 60 minutos.
?Construindo? as mercadorias presentes no cupom fiscal de suas compras
Professor, esta aula se iniciou na sala de aula, mas as atividades que seguir?o abaixo ser?o motivadas pelo trabalho de campo realizado pelos alunos ao supermercado na atividade anterior. O objetivo do trabalho de campo foi despertar nos alunos o interesse em aprender Matem?tica para poderem conquistar ?certa? independ?ncia.
Agora, novamente na sala de aula e de posse do cupom fiscal que est? colado no caderno de Matem?tica, proponha uma atividade de reproduzir parte do supermercado na sala de aula. Para isso, organize a sala de aula da maneira que possa lembrar os corredores de um supermercado. Lembre-se de disponibilizar as mesas dos alunos (carteiras em alguns locais) para que eles fa?am delas, as estantes do supermercado. D? uma r?pida explica??o de como confeccionar cart?es para que possam desenhar os produtos. Disponibilize o papel, cola, l?pis de cor e tesoura.
Outra op??o seria pedir que os alunos tragam de casa embalagens vazias de produtos para serem expostos para compra no ?Supermercado Faz de Conta?, na sala de aula.
1) Desenhe o carrinho ou a cesta que utilizaram para realizar as compras.
2) Confira o cupom fiscal e anote em seu caderno o valor de cada mercadoria presente nele, de acordo com o quadro abaixo:
PRODUTO |
QUANTIDADE |
VALOR UNIT?RIO (DO PACOTE, CARTELA OU KG) |
VALOR TOTAL (SOMA DOS PACOTES OU CARTELAS) |
Arroz |
01 pacote de 5kg |
X |
X |
Feij?o |
02 pacotes de 1 kg |
X |
X + 2 |
Iogurte |
03 cartelas com 06 unidades |
X |
X + 3 |
Carne |
04 Kg |
X |
X + 4 |
3) Construa cart?es e desenhe neles, os produtos que comprou no supermercado. Coloque-os nas ?prateleiras? preparadas por seu professor.
4? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo as c?dulas do dinheiro brasileiro
Professor, qualquer crian?a, por menor que seja j? sabe que para comprar, ? preciso ter dinheiro. Algumas, pela pequena idade e mais ainda pela inexperi?ncia, cometem o engano de pensar e sugerir aos pais: ?n?o tem dinheiro, passe no cart?o? como se no dia estabelecido, n?o houvesse a necessidade de pagar e com dinheiro a fatura do cart?o. Independente do equ?voco, o certo ? que tem plena consci?ncia que as coisas n?o s?o gratuitas e que ? necess?rio de alguma forma, pagar para levar algum produto para casa.
No entanto, a maioria delas n?o conhece as c?dulas de nosso dinheiro, nem t?o pouco os s?mbolos que as comp?em: o rosto e os animais estampados nas c?dulas, o tamanho diferenciado nas notas e outros. Assim, aproveite a oportunidade e fa?a essa demonstra??o por meio das figuras abaixo: a primeira apresentar? as antigas c?dulas tanto de papel, quanto as moedas. Na sequ?ncia, as novas c?dulas. Para isso, conduza os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo em um projetor multim?dia. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
As c?dulas antigas
S?tio: ?Folha de S?o Paulo?. Imagem dispon?vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u75299.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.
As novas c?dulas
Blog ?Que acham?? Imagem dispon?vel em: <http://queacham.blogspot.com.br/2013/05/o-que-acham-do-significado-do-rosto-nas.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.
No Blog onde est? localizada a figura acima e no s?tio Folha de S?o Paulo, cont?m todas as informa??es que necessitar?. Trabalhe-as com seus alunos da maneira que considerar conveniente e oportuno.
Professor, outra op??o ? solicitar que os alunos comprem nas lojas populares o ?dinheirinho? para colarem no caderno.
Para concluir este momento, solicite que os alunos realizem a seguinte atividade:
1) Escreva por extenso o valor de cada nota:
a) ___________________________________
b) ___________________________________
c) ___________________________________
S?tios e imagens dispon?veis em:
a) Sitio: ?Em.com.br?. Imagem dispon?vel em: <http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/02/15/internas_economia,278133/mp-encara-polemica-sobre-inscricao-deus-seja-louvado-nas-cedulas-de-real.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.
b) S?tio: ?Super Not?cia?. Dispon?vel em: <http://www.otempo.com.br/super-noticia/frases-ser%C3%A3o-mantidas-1.92747>. Acesso em: 08 de out. 2013.
c) S?tio: ?Correio 24 h?. Imagem dispon?vel em: <http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/deputado-acredita-em-piada-sobre-nome-de-lula-em-cedulas-e-comete-gafe/>. Acesso em: 08 de out. 2013.
2) Escreva em seu caderno, a frase presente em todas as c?dulas do dinheiro brasileiro que indica que o Brasil ? oficialmente um pa?s crist?o: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual o nome da ?pessoa? que tem seu rosto estampado nas c?dulas de dinheiro brasileiro? Explique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) A 3? quest?o dever? ser realizada em casa com o aux?lio de um adulto, de prefer?ncia da pessoa com quem foi fazer as compras no supermercado.
Pesquise e escreva em seu caderno de Matem?tica, o nome dos animais que est?o estampados nas c?dulas do dinheiro brasileiro e fale um pouco sobre este animal: nome, nome cient?fico, de qual regi?o este animal ? origin?rio, se voc? j? viu este animal de perto e outras informa??es que julgar necess?rias.
Professor, providencie c?dulas do dinheiro brasileiro (sem valor), muito encontradas em alguns jogos de tabuleiro, conforme o modelo abaixo. Caso considere mais estimulantes para os alunos, construa juntamente com eles, os prot?tipos das c?dulas que ser?o utilizadas no pr?ximo momento desta aula.
S?tio: Educacional. Imagem dispon?vel em: <http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/feito.asp>. Acesso em: 08 de out. 2013.
5? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando as opera??es de adi??o e subtra??o
Professor, este momento em que o ?Laborat?rio? (local que lembra um supermercado) est? montado e os alunos est?o cheios de ?Dinheiro?, est? prop?cio para trabalhar as opera??es de adi??o e de subtra??o com seus alunos.
A motiva??o ?: passear pelo ?supermercado? e comprar a quantidade de produtos que o dinheiro que possuem permitir. Ap?s as ?compras?, o aluno dever? somar os valores dos produtos para passar os produtos no caixa. Um aluno (que se candidatar ou que voc? escolher) far? o papel do funcion?rio do caixa e ficar? respons?vel por receber dos ?clientes? e devolver o troco se preciso for. Oriente-os levar ao ?supermercado? papel (o pr?prio caderno de Matem?tica) e l?pis para fazer os c?lculos. Voc? poder? tamb?m utilizar um rod?zio, para que v?rios alunos vivenciem a fun??o de ?caixa?. Fique por perto e fa?a as interfer?ncias que forem necess?rias, mas combine com eles antecipadamente.
S?tio: ?Mundo das Tribos?. Dispon?vel em: <http://www.mundodastribos.com/como-fazer-com-que-seu-filho-se-comporte-no-supermercado.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.
Os alunos ficam proibidos de utilizarem calculadora, o que os obrigar?o a realizar os c?lculos. Dever?o armar a opera??o e efetu?-las para chegar ao resultado.
? importante que registre n?o apenas a opera??o, mas a situa??o problema, por exemplo:
Sugest?es de s?tios para o professor:
- S?tio: ?Mundo das Tribos. Comportamento de crian?as em supermercados?. Dispon?vel em: <http://www.mundodastribos.com/como-fazer-com-que-seu-filho-se-comporte-no-supermercado.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.
- S?tio: ?3A Tecnologia. Sobre Cidadania. Not?cia?. Dispon?vel em: <http://www.3atecnologia.com.br/noticias.php?codigo=168>. Acesso em: 08 de out. 2013.
- S?tio: ?Nova Escola. Sobre adi??o e subtra??o?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-adicao-subtracao-1-2-3-ano-matematica-637802.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.
- S?tio: ?Folha de S?o Paulo. Sobre as antigas c?dulas do dinheiro brasileiro?. Imagem dispon?vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u75299.shtml>. Acesso em: 08 de out. 2013.
- Blog: ?Que acham? Sobre as novas c?dulas do dinheiro brasileiro?. Dispon?vel em: <http://queacham.blogspot.com.br/2013/05/o-que-acham-do-significado-do-rosto-nas.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se conheceram as c?dulas e moedas do dinheiro brasileiro; se aprenderam e exercitaram al?m da cidadania, as opera??es matem?ticas da adi??o e da subtra??o; se desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; se desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.