Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em ?Cadernos de Forma??o?. Acesso em: 06 de set. 2013.
Esta aula tem como par?metro o processo de alfabetiza??o e letramento nas s?ries iniciais do ensino Fundamental. O enfoque principal ? a utiliza??o das vogais na forma??o de palavras.
1? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo nosso alfabeto: Brasileiro ou Portugu?s?
Blog: Cris Mandarini. Imagem dispon?vel em: <http://crismandarini.blogspot.com.br/2012/03/riscos-de-alfabeto.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, apresente a imagem do alfabeto acima. Utilize um projetor multim?dia ou fa?a um cartaz para deixar exposto na sala de aula. A imagem ? do alfabeto Portugu?s com ?pernas? e ?bra?os?. Sabe por qu?? A resposta ? simples: porque o alfabeto ? t?o rico em sua grafia e nos possibilita tantas varia??es e combina??es para a forma??o de palavras, que nos permite compreender que ele est? vivo.
E em rela??o ao nome de nosso alfabeto, ? poss?vel que algum aluno venha a perguntar: ?por que nosso alfabeto se chama Portugu?s se n?s moramos no Brasil?? ? o momento adequado para explicar. Caso queira, parta da seguinte linha de racioc?nio:
Bandeira de Portugal. Imagem dispon?vel em: <http://www.guiageo-portugal.com/bandeira.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Bandeira do Brasil. Imagem dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/brasil/bandeira-do-brasil/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Em um determinado per?odo da hist?ria ? por volta do ano 1500, existia um territ?rio chamado de ?Terra da Santa Cruz? (hoje conhecido por Brasil) habitado por homens de costumes simples que viviam em harmonia com a natureza, pois, retirava dela todo o seu sustento (alimenta??o). Esse territ?rio n?o era comandado por ningu?m, pois, n?o havia a necessidade de algu?m comand?-lo, pois, como j? falado, viviam todos em paz e na tranquilidade entre si e com a natureza.
Por um acidente de percurso (erro no caminho), a paz e a tranquilidade desse territ?rio chegaram ao fim. Navegantes de um pa?s chamado Portugal (situado na Europa), procuram um pa?s chamado ?ndia, mas avistaram 1? o nosso territ?rio. Pensando que havia chegado ?s ?ndias, chamou os habitantes da Terra de Santa Cruz de ?ndios e os colonizaram (apropriaram desse territ?rio e ali aplicaram suas leis, seu modo de viver, sua cultura e seus costumes).
Ap?s muitos anos, nosso territ?rio mudou algumas vezes de nome e deixou de ser col?nia de Portugal, contudo, muitos costumes dos europeus foram mantidos, inclusive a l?ngua. Assim, nosso alfabeto tamb?m n?o sofreu altera??o e at? hoje ? conhecido por Portugu?s e n?o Brasileiro.
?
Professor, ? importante explicar a seus alunos que o nome alfabeto, ? de origem grega (alphabetos) ? inspirado no alfabeto grego ? atrav?s do latim (alphabetum), constitu?da pelas duas primeiras letras do alfabeto grego (alfa e beta, correspondentes ?s nossas letras A e B, respectivamente), e significa um conjunto de letras usadas para escrever.
Conceito extra?do do s?tio: Wikip?dia, a enciclop?dia livre. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto>. Acesso em: 10 de out. 2013.
A cria??o do alfabeto foi uma evolu??o na hist?ria humana, pois, por meio dele nos diferenciamos dos outros animais pelo fato de nossa comunica??o ser muito mais eficiente do que a deles. Os outros animais s? se correspondem por meio de sons, o que os impossibilita de se comunicarem se estiverem muito distante uns dos outros. J? os seres humanos ? por meio da escrita ? pode se comunicar com outros seres humanos que est?o em outros bairros, outras cidades, outros estados e at? mesmo em outros pa?ses.
Chame a aten??o dos alunos para a presen?a das consoantes: K, W e Y, que foram incorporadas ao nosso alfabeto recentemente, com a nova reforma ortogr?fica, apesar de serem pouco utilizadas em nosso vocabul?rio, elas t?m uma forte presen?a em palavras de origem estrangeiras e nomes pr?prios.
Professor, para verificar se os alunos compreenderam o que lhes foi exposto, proponha a seguinte atividade.
1) Quantas letras possuem o nosso alfabeto? _______________________________
2) Por que na imagem que abre esta aula, as letras de nosso alfabeto est?o com ?bra?os? e ?pernas??
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Marque um (X) na alternativa que considerar correta. Considerando que n?s moramos no Brasil, o nosso alfabeto ? chamado:
a) ( ) Brasileiro
b) ( ) Brasiliense
c) ( ) Portuguense
d) ( ) Portugu?s
4) Observe as bandeiras acima de Brasil e Portugal. Agora, colora as que est?o abaixo de acordo com suas cores originais.
a)
S?tio: "Desenho para colorir.net". Imagem dispon?vel em: <http://desenhoparacolorir.net/desenho-da-bandeira-do-brasil-para-colorir>. Acesso em: 10 de out. 2013.
b)
S?tio: "Colorir gr?tis". Imagem dispon?vel em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bandeiras-dos-paises-de-europa-para-colorir_2.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
2? Momento: aproximadamente 60 minutos.
As vogais na forma??o de palavras
Blog da Professora Ananda Schultz. Imagem dispon?vel em: <http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2011/09/vogais.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, inicie este momento falando da import?ncia das vogais na forma??o de palavras. Das 26 letras do nosso alfabeto, apenas 05 s?o vogais, mas sem elas, ? imposs?vel formar alguma palavra na l?ngua portuguesa. Proponha a seus alunos fazer este teste. Seguramente eles n?o conseguir?o.
Para apresentar as vogais de forma l?dica, exiba o v?deo abaixo. Para isso, conduza os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo em um projetor multim?dia. Mas se os alunos possuem o laptop do Projeto Um computador por Aluno (UCA) conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
S?tio: "Youtube". V?deo completo dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=nL4QDKXm6_Y>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, para exercitar a mem?ria de seus alunos, proponha a atividade abaixo.
1) No v?deo que assistimos, foi apresentadas palavras que se iniciam com vogais. Coloque sua mem?ria para trabalhar e escreva duas palavras iniciadas com as vogais:
a) A: _____________________________; __________________________________
b) E: _____________________________; __________________________________
c) I: _____________________________; ___________________________________
d) O: _____________________________; ___________________________________
e) U: _____________________________; ___________________________________
1) Agora, com a ajuda de sua fam?lia, tente se lembrar de tr?s nomes de pessoas iniciadas com cada uma das cinco vogais.
Lembre-se que nomes de pessoas devem iniciar com letra mai?scula.
a) A: ______________________; ________________________; __________________
b) E: ______________________; ________________________; __________________
c) I: ______________________; ________________________; __________________
d) O: ______________________; ________________________; __________________
e) U: ______________________; ________________________; __________________
2) Ainda com a ajuda de sua fam?lia, tente se lembrar de tr?s nomes de pa?ses, estados brasileiros ou cidades iniciadas com cada uma das cinco vogais.
Lembre-se que nomes de pa?ses devem iniciar com letra mai?scula.
a) A: ______________________; ________________________; __________________
b) E: ______________________; ________________________; __________________
c) I: ______________________; ________________________; __________________
d) O: ______________________; ________________________; __________________
e) U: ______________________; ________________________; __________________
Professor, relembre seus alunos da import?ncia das vogais na forma??o de s?labas, palavras, frases e textos. Exija deles aten??o em seu emprego, pois, uma simples vogal pode modificar totalmente uma palavra.
Veja um exemplo:
C O P O: recipiente utilizado para beber algum l?quido.
C O P A: C?modo de uma casa, extens?o da cozinha.
B O B O: Aquele que s? diz ou faz coisas que a ningu?m interessam.
B A B A: secre??o mucosa que escorre da boca de alguns animais, inclusive do ser humano.
1) Utilize as vogais entre par?nteses e forme palavras.
a) ( ) F __ R __ F __ (Utilize as vogais A e O).
b) ( ) C __ V __ L __ (Utilize as vogais A e O).
C) ( ) S __ L __ D __ (Utilize a vogal A).
d) ( ) __ V __ (Utilize as vogais U e A).
e) ( ) __ L __ F __ N T __ (Utilize as vogais E e A).
3? Momento: aproximadamente 60 minutos.
? exercitando que se aprende
Professor, a teoria ? de fundamental import?ncia para o aprendizado de crian?as, contudo, a pr?tica ? indispens?vel. Assim, oportunize seus alunos a praticarem alguns exerc?cios para aperfei?oar o emprego das vogais.
A primeira sugest?o ? o jogo da mem?ria. Crie fichas de dupla face: de um lado, uma das vogais e um desenho de algo que se inicia com aquela vogal, do outro lado, uma estampa qualquer. Lembrando que no lado da estampa, n?o pode haver nada que leve o aluno a fazer associa??es.
1) Jogo da mem?ria. Exercite sua mem?ria: tente encontrar duas fichas com a mesma vogal e o mesmo desenho. Quando n?o virar duas fichas id?nticas na sequ?ncia, desvire as fichas e passe a vez para o outro jogador. ? medida que encontrar o par id?ntico, retire as fichas do jogo e retenha com voc?. No final, vence o jogo que estiver com o maior n?mero de fichas.
Blog da Professora Ananda Schultz. Imagem dispon?vel em: <http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2011/09/vogais.html>. Acesso: em 10 de out. 2013.
2) Observe as figuras abaixo e fa?a o que se pede.
b)
a)
d)
c)
Blog Giselle Padilha 09. Imagens e exerc?cios dispon?veis em: <http://gisellepadilha09.blogspot.com.br/2012/05/complete-com-as-vogais.html>. Acessadas em: 10 de out. 2013.
Outras possibilidades
Professor, se quiser poder? utilizar alguns jogos online. Veja a sugest?o abaixo de uma ?Carta enigm?tica?. Para isso, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilizem os laptops do Projeto UCA, caso sua escola participe do programa. Voc? poder? tamb?m criar uma ?Carta enigm?tica? em que os alunos devem completar somente com vogais.
Fonte: S?tio ?Pingado.com?. Dispon?vel em: <http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf>, Acesso em: 11 de out. 2013.
Sugest?es de s?tios para o professor:
- Blog: Cris Mandarini. Imagem dispon?vel em: <http://crismandarini.blogspot.com.br/2012/03/riscos-de-alfabeto.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
- S?tio: "Wikip?dia, a enciclop?dia livre". Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto>. Acesso em: 10 de out. 2013.
- Blog da Professora Ananda Schultz. Imagem dispon?vel em: <http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2011/09/vogais.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se: conheceram e aprenderam o alfabeto portugu?s, aprenderam sobre a coloniza??o brasileira, compreenderam que o surgimento do alfabeto significou um avan?o no processo de civiliza??o humana, conheceram as vogais e tamb?m a sua fundamental import?ncia na forma??o de palavras; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.