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As vias de transporte do Brasil: analisando as rodovias, ferrovias e hidrovias do estado em que moro

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Exercitar o processo de observa??o e leitura de mapas;
  • Observar e analisar as informa??es referentes ?s vias de transporte do estado em que vivem;
  • Sistematizar as informa??es referentes ? presen?a das vias de transporte existente no estado em que vivem.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos da divis?o politica do Brasil e de vias de transporte.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE

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PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) a circula??o de pessoas e produtos no Brasil ocorre, principalmente, pelos meios de transporte terrestre: rodovi?rio, ferrovi?rio e aqu?tico. Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de an?lise e de reflex?o sobre a presen?a destes meios de transporte para a circula??o de mercadorias interferindo diretamente na economia do pa?s.

Figura 1: Ilustra??o Mapa do Brasil Pol?tico

Mapa Pol?­tico do Brasil - IBGE 

Fonte: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf

 Acesso em: outubro de 2013

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Para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poder?o utilizar o equipamento em sala de aula ou no Laborat?rio de Inform?tica da Escola. Com o computador conectado a internet, acesse o site do Minist?rio dos Transportes (Figura 2) no endere?o web: http://www.transportes.gov.br/ Acesso em outubro de 2013.

Figura 2: P?gina Inicial do Minist?rio dos Transportes

P??gina Inicial do Minist??rio dos Transportes

Fonte: http://www.transportes.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

Depois, acesse o link MAPAS E INFORMA??ES, na barra superior seguido de MAPAS E GEOINFORMA??ES (Figura 3).

Figura 3: P?gina Inicial do Minist?rio dos Transportes

Figura 3: P??gina Inicial do Minist??rio dos Transportes

Fonte: http://www.transportes.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

E, finalmente, no link MAPAS E GEOINFORMA??ES, poder? realizar downloads de mapas do Brasil.

Figura 4: P?gina Inicial do Minist?rio dos Transportes

Figura 4: P??gina Inicial do Minist??rio dos Transportes 

Fonte: http://www.transportes.gov.br/.

Acesso em: outubro de 2013

COMENT?RIO: O processo de alfabetiza??o cartogr?fica ? cont?nuo, aproveite o momento para abordar os elementos que comp?em o mapa como: t?tulo, escala, orienta??o (rosa dos ventos), fonte e a legenda.

1. Inicialmente solicite aos alunos que acessem o Mapa Rodovi?rio (Figura 5).

Figura 5: Mapa Rodovi?rio do Brasil

 Figura 5: Mapa Rodovi??rio do Brasil

Fonte: http://www2.transportes.gov.br/bit/01-inicial/07-download/rodo2013.pdf

Acesso em: outubro de 2013

Direcione as seguintes atividades de observa??o do Mapa Rodovi?rio do Brasil:

a. Localize o estado em que moram.

b. Identifique a capital do estado em que moram.

c. Observe a exist?ncia de rodovias no estado em que moram. 

d. E na regi?o em que se localiza o seu estado identifique a presen?a das rodovias.

e. Em que regi?o apresenta uma menor concentra??o de rodovias? 

f. Por qual motivo voc? acredita que exista a concentra??o de rodovias nesta regi?o?

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SEGUNDO MOMENTO

1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Ferrovi?rio do Brasil (Figura 6).

Figura 6: Mapa Ferrovi?rio do Brasil

 Figura 6: Mapa Ferrovi??rio do Brasil

Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557187.pdf

Acesso em: outubro de 2013

Direcione as seguintes atividades de observa??o do Mapa Ferrovi?rio do Brasil:

a. Localize o estado em que moram.

b. Observe a exist?ncia de ferrovias constru?das no estado em que moram. 

c. E na regi?o em que se localiza o seu estado existem ferrovias constru?das?

d. Em que regi?o apresenta uma maior concentra??o de ferrovias? 

e. Para que dire??o do pa?s as ferrovias est?o direcionadas?

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TERCEIRO MOMENTO

1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Hidrovi?rio do Brasil (Figura 7).

Figura 7: Mapa Hidrovi?rio do Brasil

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Figura 7: Mapa Hidrovi??rio do Brasil

Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557214.pdf

Acesso em: outubro de 2013

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Observe no mapa Hidrovi?rio do Brasil:

a. O estado em que moram.

b. Observe a exist?ncia de trechos naveg?veis no estado em que moram. 

c. E na regi?o em que se localiza o seu estado ? poss?vel identificar a presen?a de trechos naveg?veis?

d. Em que regi?o apresenta uma maior concentra??o de trechos naveg?veis? 

e. Para voc? por qual motivo os trechos naveg?veis localizam-se nesta regi?o?

f. Fa?a uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos fluviais.

g. Agora, fa?a uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos mar?timos.

h. Qual a diferen?a de localiza??o existente entre os portos fluviais e os portos mar?timos?

Professor(a) para que os alunos sistematizem o conhecimento em rela??o as vias de transporte do estado em que moram sugerimos a elabora??o de um texto coletivo seguindo as seguintes etapas:

  • Retorne nos mapas rodovi?rios, ferrovi?rios e hidrovi?rios do Brasil utilizados nas aulas anteriores.
  • Compare os mapas das vias de transporte do estado e sistematize, coletivamente, as descobertas dos alunos em um texto coletivo, com o objetivo de possibilitar aos alunos conhecerem como as pessoas e as mercadorias circulam pelo estado.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

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Minist?rio dos Transportes

Dispon?vel em: http://www.transportes.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

?

G1- Minist?rios dos Transportes

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/topico/ministerio-dos-transportes/

Acesso em: outubro de 2013

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O portal das rodovias do Brasil

Dispon?vel em: http://estradas.com.br/

Acesso em: outubro de 2013

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Ferrovias do Brasil

Dispon?vel em: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com.br/

Acesso em: outubro de 2013

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Transporte hidrovi?rio do Brasil

Dispon?vel em: http://www2.transportes.gov.br/bit/04-hidro/hidro.html

Acesso em: outubro de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A habilidade  de realizar a leitura de mapas como um recurso de aprendizagem;
  4. A sistematiza??o e a elabora??o dos conhecimentos constru?dos.