Antomar Ara?jo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos da divis?o politica do Brasil e de vias de transporte.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) a circula??o de pessoas e produtos no Brasil ocorre, principalmente, pelos meios de transporte terrestre: rodovi?rio, ferrovi?rio e aqu?tico. Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de an?lise e de reflex?o sobre a presen?a destes meios de transporte para a circula??o de mercadorias interferindo diretamente na economia do pa?s.
Figura 1: Ilustra??o Mapa do Brasil Pol?tico
Fonte: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf
Acesso em: outubro de 2013
?
Para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poder?o utilizar o equipamento em sala de aula ou no Laborat?rio de Inform?tica da Escola. Com o computador conectado a internet, acesse o site do Minist?rio dos Transportes (Figura 2) no endere?o web: http://www.transportes.gov.br/ Acesso em outubro de 2013.
Figura 2: P?gina Inicial do Minist?rio dos Transportes
Fonte: http://www.transportes.gov.br/
Acesso em: outubro de 2013
Depois, acesse o link MAPAS E INFORMA??ES, na barra superior seguido de MAPAS E GEOINFORMA??ES (Figura 3).
Figura 3: P?gina Inicial do Minist?rio dos Transportes
Fonte: http://www.transportes.gov.br/
Acesso em: outubro de 2013
E, finalmente, no link MAPAS E GEOINFORMA??ES, poder? realizar downloads de mapas do Brasil.
Figura 4: P?gina Inicial do Minist?rio dos Transportes
Fonte: http://www.transportes.gov.br/.
Acesso em: outubro de 2013
COMENT?RIO: O processo de alfabetiza??o cartogr?fica ? cont?nuo, aproveite o momento para abordar os elementos que comp?em o mapa como: t?tulo, escala, orienta??o (rosa dos ventos), fonte e a legenda.
1. Inicialmente solicite aos alunos que acessem o Mapa Rodovi?rio (Figura 5).
Figura 5: Mapa Rodovi?rio do Brasil
Fonte: http://www2.transportes.gov.br/bit/01-inicial/07-download/rodo2013.pdf
Acesso em: outubro de 2013
Direcione as seguintes atividades de observa??o do Mapa Rodovi?rio do Brasil:
a. Localize o estado em que moram.
b. Identifique a capital do estado em que moram.
c. Observe a exist?ncia de rodovias no estado em que moram.
d. E na regi?o em que se localiza o seu estado identifique a presen?a das rodovias.
e. Em que regi?o apresenta uma menor concentra??o de rodovias?
f. Por qual motivo voc? acredita que exista a concentra??o de rodovias nesta regi?o?
?
SEGUNDO MOMENTO
1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Ferrovi?rio do Brasil (Figura 6).
Figura 6: Mapa Ferrovi?rio do Brasil
Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557187.pdf
Acesso em: outubro de 2013
Direcione as seguintes atividades de observa??o do Mapa Ferrovi?rio do Brasil:
a. Localize o estado em que moram.
b. Observe a exist?ncia de ferrovias constru?das no estado em que moram.
c. E na regi?o em que se localiza o seu estado existem ferrovias constru?das?
d. Em que regi?o apresenta uma maior concentra??o de ferrovias?
e. Para que dire??o do pa?s as ferrovias est?o direcionadas?
?
TERCEIRO MOMENTO
1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Hidrovi?rio do Brasil (Figura 7).
Figura 7: Mapa Hidrovi?rio do Brasil
?
Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557214.pdf
Acesso em: outubro de 2013
?
Observe no mapa Hidrovi?rio do Brasil:
a. O estado em que moram.
b. Observe a exist?ncia de trechos naveg?veis no estado em que moram.
c. E na regi?o em que se localiza o seu estado ? poss?vel identificar a presen?a de trechos naveg?veis?
d. Em que regi?o apresenta uma maior concentra??o de trechos naveg?veis?
e. Para voc? por qual motivo os trechos naveg?veis localizam-se nesta regi?o?
f. Fa?a uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos fluviais.
g. Agora, fa?a uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos mar?timos.
h. Qual a diferen?a de localiza??o existente entre os portos fluviais e os portos mar?timos?
Professor(a) para que os alunos sistematizem o conhecimento em rela??o as vias de transporte do estado em que moram sugerimos a elabora??o de um texto coletivo seguindo as seguintes etapas:
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
Minist?rio dos Transportes
Dispon?vel em: http://www.transportes.gov.br/
Acesso em: outubro de 2013
?
G1- Minist?rios dos Transportes
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/topico/ministerio-dos-transportes/
Acesso em: outubro de 2013
?
O portal das rodovias do Brasil
Dispon?vel em: http://estradas.com.br/
Acesso em: outubro de 2013
?
Ferrovias do Brasil
Dispon?vel em: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com.br/
Acesso em: outubro de 2013
?
Transporte hidrovi?rio do Brasil
Dispon?vel em: http://www2.transportes.gov.br/bit/04-hidro/hidro.html
Acesso em: outubro de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: