Portal do Professor

Início do Conteúdo

Migra??es internacionais: pessoas e saberes em movimento. Por que estranh?-los?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar motivos naturais, econ?micos, pol?ticos e sociais que provocam o deslocamento internacional de pessoas.

- Identificar rotas de sa?da e de chegada, sob a influ?ncia contempor?nea da globaliza??o.

- Reconhecer poss?veis comportamentos xenof?bicos, que marcam algumas ?reas de destino e suas consequ?ncias.

- Destacar o Brasil como ?rea de destino de imigrantes e o fen?meno de sa?da de brasileiros para v?rios pa?ses do mundo.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimentos migrat?rios: defini??o

Localiza??o espacial das principais ?reas de sa?da e de destino dos imigrantes

Defini??o de emigra??o, imigra??o e migra??o

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a segunda s?rie do ensino m?dio.

Atividade 1

Esta aula poder? tornar-se mais rica e proveitosa com a participa??o dos professores de Hist?ria, Sociologia, Filosofia e Artes.

O professor dever? iniciar a aula com o seguinte questionamento: O Brasil j? foi destino de povos estrangeiros. Continua sendo?

Para responder a esta pergunta o professor dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica e propor a seguinte tarefa: Investigar e selecionar os nomes dos vereadores das c?maras municipais de algumas cidades brasileiras. O quadro 1 apresenta a sugest?o de c?maras municipais de cidades de todas as regi?es brasileiras.  Esta sele??o procura mostrar a diversidade das etnias que formam a na??o, abrindo possibilidade para o estudo das correntes migrat?rias mais intensas entre o final do s?culo XIX at? meados do s?culo XX.

Caxias do Sul/RS   (Regi?o Sul)  Coloniza??o italiana

Vereadores de Caxias do Sul  http://www.camaracaxias.rs.gov.br/site/?idConteudo=109

Pomerode/SC  (Regi?o Sul) Coloniza??o alem?

C?mara Municipal de Pomerode http://www.cmpomerode.sc.gov.br/

Holambra/SP(Regi?o Sudeste)  Coloniza??o holandesa

C?mara Municipal da Est?ncia Tur?stica de Holambra http://www.camaraholambra.com.br/?z=vereadores

Xapuri/AC  Grande presen?a de nordestinos, com origem portuguesa

(Regi?o Norte) Lista de vereadores da C?mara Municipal de Xapuri http://xapuri.aleac.net/noticia/2010/02/lista-de-vereadores-da-camara-municipal-de-xapuri

Quixad?/CE (Regi?o Nordeste) Coloniza??o de origem portuguesa e mistura de povos

Vereadores http://www.camaraquixada.ce.gov.br/vereadores/

Macap?/AP(Regi?o Norte) Coloniza??o de origem portuguesa

Confira lista com nomes dos vereadores eleitos http://www.portalamazonia.com.br/editoria/politica/confira-quem-sao-os-vereadores-eleitos-em-macapa/

Curvelo/MG  (Regi?o Sudeste) Popula??o com mistura de etnias

Vereadores de Curvelo http://www.cmcurvelo.mg.gov.br/legislatura.aspx?id=18

Corumb?/MS(Regi?o Centro Oeste) Presen?a de imigrantes de origem ?rabe e mistura de etnias

Vereadores http://www.camaracorumba.ms.gov.br/

Quadro 1: Sugest?o de cidades e sites das c?maras municipais para observa??o das diferentes etnias que formam o povo brasileiro

 GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

Em grupo de quatro alunos, cada um deles dever? formar um quadro virtual com algumas fotos e nomes de vereadores, selecionando-os em todas as cidades propostas. A indica??o dessa fonte (nomes, fotos e cidades dos vereadores) deve-se ao fato de serem pessoas, que, por op??o, candidataram-se ? fun??o de representantes do povo, tornando-se, portanto, pessoas p?blicas. Os sites oficiais das c?maras municipais trazem a rela??o dos nomes com as respectivas fotos.

Com a ajuda do professor de Hist?ria, os alunos dever?o identificar a origem de alguns desses sobrenomes, destacando a ascend?ncia alem?, polonesa, italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, ?rabe, su??a, e outra.

Com a ajuda dos professores de Sociologia e Filosofia, os alunos dever?o ser orientados sobre a responsabilidade no uso da imagem e do nome das pessoas, mesmo que estejam dispon?veis na internet.

Conceitos como privacidade, respeito, e limite devem ser trabalhados com muito zelo.

Ap?s essa etapa da atividade, os arquivos dever?o ser apagados, com o acompanhamento do professor.

?

Ainda em grupo de quatro pessoas, os alunos dever?o responder os questionamentos propostos.

1- Quais etnias podem ser identificadas pelo sobrenome dessas pessoas?

2- H? negros vereadores? Em caso afirmativo:

a) eles s?o t?o numerosos quanto os brancos? (  ) N?o. (  ) Sim. Como se explica esse fato?

b) eles t?m sobrenomes africanos? (  ) N?o. (  ) Sim. Como se explica esse fato?

3- H? ind?genas compondo os legislativos municipais? (  ) N?o.  (  ) Sim. Como se explica esse fato?

4- Em quais regi?es brasileiras s?o mais presentes imigrantes e descendentes de

a) Portugueses?               d) Espanh?is?                                                  g) Ind?genas?

b) Italianos?                       e) ?rabes?                                                         h) Poloneses?

c) Alem?es?                       f) Negros e afrodescendentes?                    i) Japoneses?

5- Quais outras etnias podem ser detectadas na an?lise das fotos, dos nomes e dos sobrenomes?

Quadro 2: Questionamentos para interpreta??o do painel virtual com fotos e nomes dos vereadores de diferentes munic?pios brasileiros

GIL, Izabel Castanha, 2013. (Org.)

A socializa??o da atividade ser? feita oralmente, no laborat?rio de inform?tica, com a proje??o do painel virtual na tela. Todos os alunos dever?o participar expondo as informa??es levantadas e as interpreta??es pessoais da experi?ncia realizada.

Esta atividade tem como objetivo pedag?gico a presentifica??o do tema, levando o aluno a perceb?-lo na composi??o da sociedade brasileira, fazendo parte, portanto, do seu pr?prio cotidiano.

Atividade 2

Para esta atividade o professor dever? dividir a sala em dois grandes grupos para que sejam investigados dois aspectos ligados ?s migra??es internacionais envolvendo o Brasil. A) Aspecto 1: Investiga??o e compreens?o do movimento migrat?rio de entrada de estrangeiros no pa?s, desde a coloniza??o at? os dias atuais. B) Aspecto 2: Investiga??o e compreens?o do movimento migrat?rio de sa?da de brasileiros, a partir da segunda metade do s?culo XX.

O quadro 3, apresentado na sequ?ncia, refere-se ao aspecto 1 e o quadro 4 refere-se ao aspecto 2. Os temas ser?o definidos por sorteio e os grupos desenvolver?o as tem?ticas propostas. O grande grupo respons?vel pelo aspecto 1 ser? subdividido em oito subgrupos e a cada um deles ser? atribu?do um tema.

Grupo 1: Portugueses no Brasil: colonizadores ou imigrantes?

MIG1

www.rosauramourao.blogspot.com

Investigar aspectos hist?ricos da coloniza??o portuguesa no Brasil e em quais locais do territ?rio se fixaram durante o per?odo colonial. Investigar a hist?ria contempor?nea da imigra??o portuguesa no pa?s. Investigar as atividades econ?micas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribui??es dessa etnia ? sociedade brasileira. Identificar a legisla??o que normatiza a condi??o especial dos portugueses no Brasil e a de brasileiros em Portugal. Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia.

Fontes de pesquisa:

Imigra??o portuguesa no Brasil http://www.infoescola.com/historia/imigracao-portuguesa-no-brasil/

Portugueses no Brasil http://portuguesesbrasil.com/

Portal das comunidades portuguesas

http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/BR

Decreto n? 70.391, de 12/04/1972. Promulga a Conven??o sobre Igualdade de Direitos e Deveres entre Brasileiros e Portugueses. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D70391.htm

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

?

?

?

Grupo 5: Espanh?is no Brasil: ser? que a semelhan?a das l?nguas os atraiu?

MIG5

http://www.brasil.gov.br/imagens/linha-do-tempo/linha-do-tempo-historia-da-imigracao/1890-imigrantes-espanhois/view

Investigar aspectos hist?ricos da coloniza??o espanhola no Brasil e em quais locais do territ?rio se fixaram. Investigar a hist?ria contempor?nea da imigra??o espanhola no pa?s. Investigar as atividades econ?micas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribui??es dessa etnia ? sociedade brasileira. Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia.

Fontes de pesquisa:

A imigra??o espanhola no Brasil

http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/a-imigracao-espanhola-no-brasil.htm

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

?

?

?

?

?

?

?

Grupo 2: Italianos no Brasil: quando e por que vieram?

MIG2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_em_Minas_Gerais

Investigar aspectos hist?ricos da coloniza??o italiana no Brasil e em quais locais do territ?rio se fixaram. Investigar a hist?ria contempor?nea da imigra??o italiana no pa?s. Investigar as atividades econ?micas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribui??es dessa etnia ? sociedade brasileira. Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia.

Fontes de pesquisa:

Imigra??o italiana no Brasil http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/

Imigrantes italianos http://www.imigrantesitalianos.com.br/

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

?

?

?

?

?

Grupo 6: Outros povos: ?rabes, poloneses, su??os, e outros. Por que somos um pa?s cosmopolita?

MIG6 MIG6-2

http://lucianoandancas.blogspot.com.br/2011/03/o-mascate.html

www.educadores.diaadia.pr.gov.br

Investigar aspectos hist?ricos da coloniza??o desses povos no Brasil e em quais locais do territ?rio se fixaram. Investigar a hist?ria contempor?nea desses grupos minorit?rios no pa?s. Investigar as atividades econ?micas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribui??es dessa etnia ? sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adapta??o desses povos no Brasil. Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia.

Fontes de pesquisa:

Imigra??o ?rabe: um certo oriente no Brasil http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes

Imigra??o polonesa

http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/imigracao-polonesa/

Su??os no Brasil

http://www.suicosdobrasil.com.br/

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

Grupo 3: Alem?es no Brasil: por que se fixaram no Sul?

MIG3

http://www.imigracaoalemasc.com.br/conteudo.php?sys=1&id=1113

Investigar aspectos hist?ricos da coloniza??o alem? no Brasil e em quais locais do territ?rio se fixaram. Investigar a hist?ria contempor?nea da imigra??o alem? no pa?s; as atividades econ?micas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribui??es dessa etnia ? sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adapta??o desses povos no Brasil. Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia.

Fontes de pesquisa:

Brasil Alemanha http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/paginas/imigracao-alema

Imigra??o alem?

http://www.educacional.com.br/reportagens/alemanha/default.asp

Da Europa para o Brasil

http://www.imigracaoalemasc.com.br/conteudo.php?sys=1&id=1113

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

?

Grupo 7: Negros no Brasil: eles s?o considerados imigrantes?

MIG7

http://www.imigrantesbrasil.com/2008/05/imigrao-do-negro-africano-at-abolio-da.html#axzz2fZGp0TMV

Investigar aspectos hist?ricos da vinda desses povos no Brasil e em quais locais do territ?rio se fixaram. Investigar a hist?ria contempor?nea desses grupos no pa?s. Investigar as atividades econ?micas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribui??es dessa etnia ? sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adapta??o desses povos no Brasil.  Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia.

Fontes de pesquisa:

Negros http://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/gente-paulista_negros

Imigra??o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

?

?

Grupo 4: Japoneses no Brasil: por que a Am?rica atraiu esses asi?ticos?

MIG4

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-nacional-do-imigrante-japones-6.php

Investigar aspectos hist?ricos da coloniza??o desses povos no Brasil e locais do territ?rio em que se fixaram. Investigar a hist?ria contempor?nea desses grupos minorit?rios; as atividades econ?micas a que mais se dedicavam e as que se dedicam hoje, aspectos de sua cultura e as contribui??es dessa etnia ? sociedade brasileira. Identificar dificuldades de adapta??o desses povos no Brasil. Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes desta etnia.

Fontes de pesquisa:

Imigra??o Jap?o Brasil http://www.saopaulo.sp.gov.br/imigracaojaponesa/historia.php

A imigra??o japonesa http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/japao/

Imigra??o japonesa na Amaz?nia merece mais investiga??o

http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/03/18/imigracao-japonesa-na-amazonia-merece-mais-investigacao-diz-cientista/

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

?

?

?

?

?

?

?

?

Grupo 8: O Brasil contempor?neo ainda atrai estrangeiros?

MIG8

http://bulgarosnobrasil.org/tag/estrangeiros/

Investigar as caracter?sticas da imigra??o contempor?nea no Brasil, identificando os grupos mais numerosos e os fatores que o atraem no pa?s. Identificar exig?ncias para se tornar um estrangeiro legalizado no Brasil. Se poss?vel, entrevistar e fotografar imigrantes que tenham entrado no pa?s h? pouco tempo.

Fontes de pesquisa:

Nova onda de imigrantes no Brasil

http://www.infoescola.com/atualidades/nova-onda-de-imigracao-no-brasil/

Economia brasileira atrai estrangeiros e imigra??o aumenta 50% em seis meses

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/11/1o/economia-brasileira-atrai-estrangeiros-e-imigracao-aumenta-50-em-seis-meses

Quando um imigrante tem direito de permanecer no Brasil?

http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/quando-imigrante-tem-direito-permanecer-brasil-503732.shtml

Imigra??o: cresce n?mero de estrangeiros no Brasil; h? menos brasileiros no exterior

http://www.ebc.com.br/noticias/retrospectiva-2012/2012/12/retrospectiva-imigracao

Lei n? 6.815, de 19 de agosto de 1980. Define a situa??o jur?dica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigra??o.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6815.htm

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

Quadro 3: Temas para pesquisa em grupo: imigrantes no Brasil      GIL, Izabel Castanha, 2013. (Org.)

A outra metade da turma investigar? os temas sugeridos no quadro 4, sendo atribu?do a esses alunos o desenvolvimento do aspecto 2. A turma ser? subdividida em seis grupos e, por sorteio, e cada um deles desenvolver? um dos temas.

Intenciona-se fazer um comparativo entre o movimento de entrada de v?rios povos no Brasil e o movimento de sa?da de brasileiros para outros pa?ses e continentes. Esses movimentos s?o motivados por circunst?ncias econ?micas, pol?ticas, sociais, e at? mesmo naturais. Compreender os motivos que geram a sa?da e os que influenciam a escolha dos destinos ajuda a explicar a din?mica de uma ?poca e como isso influencia a organiza??o social, econ?mica e espacial das ?reas envolvidas.

Grupo 1: Brasileiros na Europa: passear, estudar ou morar naquele continente?

MB!

http://amarelinha.co.uk/2011/09/encontro-da-rede-de-brasileiros-na-europa/

Identificar motivos que levam muitos brasileiros a migrarem para pa?ses europeus, tra?ando o perfil socioecon?mico desses migrantes. Identificar os pa?ses mais procurados e por qu?. Investigar as dificuldades para a quantifica??o real do n?mero de brasileiros naquele continente, em decorr?ncia da migra??o clandestina. Investigar os caminhos para a legaliza??o de brasileiros em pa?ses estrangeiros. Entrevistar e fotografar brasileiros que est?o vivendo em algum pa?s europeu (por meio de contato com familiares, ? poss?vel fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletr?nicos)

Fontes de pesquisa

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

Imigra??o brasileira na Europa

 http://calenda.org/207156

Migra??es na Europa

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4136/1/MIGRACOES-NA-EUROPA-Resumo/Paacutegina1.html

?

?

Grupo 4:  Migra??o de c?rebros: o que ?? Que consequ?ncias traz ao pa?s?

MB4

http://geografiaetal.blogspot.com.br/2013/06/fuga-ou-atracao-de-cerebros.html

Definir a met?fora migra??o ou fuga de ?c?rebros?. Investigar as principais causas da sa?da dessas pessoas e os principais pa?ses para onde v?o. Reconhecer as consequ?ncias desse movimento migrat?rio para os pa?ses em menos desenvolvidos, de onde a maior parte deles se origina. Entrevistar e fotografar brasileiros que est?o vivendo em algum pa?s europeu (por meio de contato com familiares, ? poss?vel fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletr?nicos)

Fontes de pesquisa

Fuga ou atra??o de c?rebros?

http://geografiaetal.blogspot.com.br/2013/06/fuga-ou-atracao-de-cerebros.html

Cresce n?mero de casos de ?fuga de c?rebros? no Brasil

http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2011/07/11/cresce-casos-de-fuga-de-cerebros-no-brasil/

Grupo 2: Brasileiros nos Estados Unidos: passear, estudar ou morar naquele pa?s?

MB2

http://blogdobarath.blogspot.com.br/2012/11/perguntas-e-respostas-como-tirar-visto.html

Identificar motivos que levam muitos brasileiros a migrarem para os Estados Unidos, tra?ando o perfil socioecon?mico desses migrantes. Investigar as dificuldades para a quantifica??o real do n?mero de brasileiros naquele pa?s, em decorr?ncia da migra??o clandestina. Investigar os caminhos para a legaliza??o de brasileiros em pa?ses estrangeiros. Entrevistar e fotografar brasileiros que est?o vivendo em algum pa?s europeu (por meio de contato com familiares, ? poss?vel fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletr?nicos)

Fontes de pesquisa

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

O n?mero de imigrantes nos Estados Unidos

http://www.brasilescola.com/geografia/o-numero-imigrantes-nos-estados-unidos.htm

?

?

?

?

?

Grupo 5: Xenofobia: brasileiros maltratados no exterior?

MB5

http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/42/xenofobia-na-europa-os-padroes-atuais-de-migracao-internacional--252496-1.asp

Definir xenofobia e os motivos que a provocam. Identificar a??es afirmativas para minimiz?-las. Reconhecer a necessidade de fortalecimento da solidariedade universal como um valor ?tico. Entrevistar especialistas (advogados, professores pesquisadores, profissionais da ?rea de seguran?a) ou at? mesmo pessoas que j? foram v?tima de algum tipo de comportamento xenof?bico.

Fontes de pesquisa

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

Xenofobia na Europa: os novos padr?es das migra??es internacionais

http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/42/xenofobia-na-europa-os-padroes-atuais-de-migracao-internacional--252496-1.asp

?

?

?

Grupo 3: Brasileiros no Jap?o: de volta ?s origens?

MB3

http://www.mundodastribos.com/vagas-de-emprego-para-brasileiros-no-japao.html

Identificar motivos que levam muitos brasileiros a migrarem para o Jap?o, tra?ando o perfil hist?rico e socioecon?mico desses migrantes. Investigar as dificuldades para a quantifica??o real do n?mero de brasileiros naquele pa?s, em decorr?ncia da migra??o clandestina. Investigar os caminhos para a legaliza??o de brasileiros em pa?ses estrangeiros. Entrevistar e fotografar brasileiros que est?o vivendo em algum pa?s europeu (por meio de contato com familiares, ? poss?vel fazer a entrevista e obter as fotos por canais eletr?nicos)

Fontes de pesquisa

Os migrantes hoje

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml

Imigra??o brasileira no Jap?o http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_brasileira_no_Jap%C3%A3o

Mesmo com d?lar baixo, decass?guis preferem investir no Brasil

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL334894-9356,00-MESMO+COM+DOLAR+BAIXO+DEKASSEGUIS+PREFEREM+INVESTIR+NO+BRASIL.html

?

?

?

?

?

?

Grupo 6: Brasileiros praticam xenofobia contra estrangeiros?

MB6

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/padilha-qualifica-de-xenofoba-atitude-de-medicos-que-hostilizaram-cubanos.html

Definir xenofobia e os motivos que a provocam. Identificar a??es afirmativas para minimiz?-las. Reconhecer a necessidade de fortalecimento da solidariedade universal como um valor ?tico. Entrevistar especialistas (advogados, professores pesquisadores, profissionais da ?rea de seguran?a) ou at? mesmo pessoas que j? foram v?tima de algum tipo de comportamento xenof?bico.

Fontes de pesquisa

Padilha qualifica de xen?foba atitude de m?dicos que hostilizaram cubanos

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/padilha-qualifica-de-xenofoba-atitude-de-medicos-que-hostilizaram-cubanos.html

Xenofobia, homofobia e viol?ncia dar?o o tom da manifesta??o do Dia do Basta em Rio Branco

http://pagina20online.com.br/index.php/politica/1425-xenofobia-homofobia-e-violencia-darao-o-tom-da-manifestacao-do-dia-do-basta-em-rio-branco.html

Xenofobia e bairrismo

http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1038&Itemid=261

Crimes de ?dio

http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1035&Itemid=257

Quadro 4: Temas para pesquisa: brasileiros fora do Brasil     GIL, Izabel Castanha, 2013. (Org.)

A socializa??o dos resultados ser? feita por meio de um evento cultural, com a contribui??o do professor de Artes. O cen?rio (audit?rio, sal?o nobre, p?tio ou quadra esportiva da escola) dever? ser dividido em dois ambientes: a) um deles retratar? a entrada de estrangeiros no pa?s; b) o outro retratar? a sa?da de brasileiros para outros pa?ses. A xenofobia caracteriza-se como uma tem?tica que perpassa as duas situa??es, por isso dever? ser representa em ambas.

A encena??o dever? trazer elementos informativos sobre os motivos dos deslocamentos, os impactos pessoais e familiares provocados, as expectativas dos dois grupos (os que chegam e os que recebem), a inser??o ou n?o na nova comunidade, peculiaridades culturais de cada povo representado (dan?a, culin?ria, vestimenta, l?ngua etc.), influ?ncias que recebem e que exercem na comunidade receptora, o papel do Estado nos dois extremos do movimento migrat?rio (na sa?da e na chegada), entre outros aspectos.

A xenofobia dever? ser representada como um estranhamento da nova realidade, demonstrando a intoler?ncia, o preconceito e a barreira que se coloca em rela??o ?s trocas de saberes entre os povos. Os professores de Hist?ria, Sociologia e Filosofia podem dar valiosa contribui??o na abordagem dessa tem?tica.

Em data, hor?rio e local predefinidos, os grupos far?o as suas apresenta??es. O convite poder? ser estendido a outras turmas, proporcionando oportunidade l?dica para o aprendizado.

Atividade 3

Para o encerramento da aula prop?em-se duas tarefas:

A) Ao final das dramatiza??es, um aluno previamente orientado pelo professor dever? solicitar aos presentes (os alunos da pr?pria turma e de outras turmas, de acordo com a articula??o com os demais colegas professores) que permane?am no local por mais alguns minutos. Alunos de todos os grupos dever?o distribuir um post-it para cada colega da plateia solicitando que escrevam sua opini?o sobre a troca de saberes entre os povos, por meio das migra??es. 

B) Cada grupo dever? elaborar um texto narrativo dissertativo, com cerca de trinta linhas, sintetizando as principais informa??es apreendidas durante as investiga??es.

N?o h? tradu??o para a palavra post-it.

Como se observa na imagem, esse recurso corresponde a pequenos blocos de papel colorido, em que uma das extremidades

apresenta material adesivo, que facilita a sua fixa??o.

Trata-se de material facilmente encontrado em papelarias, a pre?os acess?veis.

?

?

MB7

                 www.kalunga.com.br

?

Com orienta??es do professor, ser? organizado um mural com fotos do evento cultural, os post-its (pequenos papeis autocolantes) escritos pelos colegas, e os textos s?nteses. 

Observa??es: a) Recomenda-se que sejam distribu?dos post-its de v?rias cores, com o objetivo de colorir o mural, tornando-o mais atrativo; b) As s?nteses dever?o ser digitadas e coladas ao lado das fotos que representam cada tema, contribuindo para ampliar a compreens?o do observador.

Recursos Complementares

A constru??o do movimento para uma dramatiza??o http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3157

A arte imita a vida: a import?ncia do teatro na forma??o humana

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24094

A dramatiza??o como instrumento de ensino

http://educador.brasilescola.com/orientacoes/dramatizacao-como-instrumento-ensino.htm

Avaliação

Participa??o, interesse, pontualidade, s?o aspectos comportamentais e atitudinais que devem ser considerados na composi??o da m?dia final. Em rela??o ao conhecimento, o professor dever? considerar o desempenho dos alunos nas interpreta??es propostas.