Graziela M. Beretta L?pez
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
| Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
| Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
O desfralde ? um momento importante e delicado que acontece na vida das crian?as e as institui??es de educa??o podem participar ativamente desse processo. A retirada das fraldas ? uma ocasi?o fundamental no desenvolvimento das crian?as e indica que elas est?o adquirindo mais independ?ncia em rela??o aos cuidados com seu corpo e tendo possibilidade de controlar seus esf?ncteres. Para contribuir no processo de desfralde das crian?as a professora poder? organizar esta proposta, para que as crian?as brinquem de desfraldar as bonecas antes de iniciar seu pr?prio processo. Essa aula foi pensada para crian?as de 1,5 a 2,5 anos, mas ela tamb?m poder? acontecer com crian?as de outras faixas et?rias como uma amplia??o do repert?rio de brincadeiras de pap?is sociais presentes no grupo.
1? MOMENTO - Preparar o espa?o e os elementos para a brincadeira
Sabemos que o ato de trocar as fraldas ? influenciado pela cultura na qual a crian?a est? inserida. A maneira de realizar as trocas e os elementos utilizados para auxiliarem nesse processo variam de acordo com o local e o tempo em que a crian?a est? inserida. Por esse motivo ? interessante que a professora pergunte ao grupo o que ? preciso para trocar as fraldas de um beb?. A professora ir? anotar a fala das crian?as e trar? para a brincadeira objetos que representem o que as crian?as citaram. ? importante compreender que estas perguntas t?m como objetivo ressaltar o que as crian?as j? sabem a esse respeito, mas a media??o do adulto deve estar posta, com o intuito de ampliar o repert?rio de experi?ncias das crian?as, sobretudo porque se tratam de crian?as bem pequenas.
Exemplos de elementos utilizados na troca de fraldas: fraldas descart?veis ou de pano, algod?o, ?gua, len?o umedecido, pomada para assaduras, talco etc. Para representar esses elementos a professora poder? utilizar sucata ou pedir ?s fam?lias que tragam embalagens vazias dos produtos utilizados em casa para esse fim. Como as embalagens vazias s?o fr?geis para as crian?as manipularem durante a brincadeira, a professora poder? encher as embalagens com jornal ou outro material que n?o deixe os objetos muito pesados (as crian?as tamb?m poder?o ajudar) e lacrar adequadamente, sempre observando a seguran?a das crian?as e lembrando que, nessa faixa et?ria, ? comum levarem objetos ? boca. ? interessante confeccionar mais unidades de cada produto para que mais crian?as possam brincar.
2? MOMENTO - Trocar as fraldas
Cada crian?a ou cada dupla de crian?as dever? ter uma boneca e uma fralda. A professora poder? pedir a contribui??o da institui??o ou dos pais para obter as fraldas para a brincadeira. Caso n?o seja poss?vel, poder? confeccionar fraldas de brinquedo (ver recursos complementares) ou, ainda, substitu?-las por len?os ou retalhos de tecidos.
A professora ir? organizar o grupo para que observem como trocar a fralda da boneca. Na sequ?ncia, a professora ir? fazer com as bonecas o mesmo processo que realiza com as crian?as do grupo quando h? a necessidade de troca de fraldas. Durante esse momento, ? importante que converse com as crian?as sobre o que est? fazendo e, ao mesmo tempo, fazer perguntas ao grupo, de modo que estimule as crian?as a perceberem o processo que envolve a troca de fraldas.
Acervo Institucional NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2010
?
Em seguida, disponibilizar? ?s crian?as os objetos confeccionados para brincarem de trocar a fralda das suas bonecas.
Acervo Institucional NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day - 2010.
3? MOMENTO - Desfralde das bonecas
Seguindo a proposta do momento anterior, a professora ir? utilizar brinquedos e objetos confeccionados com material reciclado com o objetivo de mostrar ao grupo como fazer para n?o usar mais as fraldas e introduzir o uso do banheiro, contribuindo nesse processo de transi??o. Para isso, sugere-se que a professora organize na sala um espa?o para ser o banheiro das bonecas. Poder?o ser providenciadas privadas de brinquedo ou penicos para crian?as com formato de privadas (para facilitar o uso pelas crian?as). Caso n?o seja poss?vel adquirir esse material, pode-se confeccionar a privada e demais mobili?rios do banheiro com caixas de leites e outros materiais recicl?veis. As crian?as poder?o contribuir no processo de confec??o deste ambiente, enchendo as caixas de leite com jornal amassado e, posteriormente, pintando as caixas com as tintas dispon?veis na escola, sugere-se a tinta guache. Exemplo:
?
A professora ir? mostrar ao grupo como a boneca far? suas necessidades no vaso sanit?rio. Para isso ir? lembrar cada detalhe do processo, como dar descarga, limpar-se com o papel higi?nico e lavar as m?os. Tamb?m poder? utilizar alguns recursos usados com as crian?as, como "dar tchau" para o coc? e xixi antes da descarga, representar a boneca fazendo xixi na roupa e explicando que n?o tem problema, que isso poder? acontecer at? que ela aprenda a fazer suas necessidades no banheiro (ver nos recursos complementares dicas sobre o desfralde, que poder?o ser usadas nas brincadeiras). Quando a professora terminar de mostrar algumas possibilidades de brincar com as bonecas e o uso das privadas, oferecer? ao grupo a possibilidade de brincar e aproveitar? para observar como as crian?as utilizam esses materiais e como se envolvem na brincadeira. Ressaltando a necessidade do envolvimento da professora na brincadeira como refer?ncia do grupo.
Acervo Institucional NDI/CED/UFSC
Foto: Giseli Day 2009
?
4? MOMENTO - Conta??o de Hist?rias
Para enriquecer a possibilidade de brincadeiras relacionadas ao desfralde e ao uso do banheiro, bem como para oferecer mais conhecimento a cerca desse processo, a professora poder? preparar uma Conta??o de hist?rias para o grupo utilizando livros que possuem uma tem?tica relacionada. Sugest?es:
Fontes:http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40538#/8/
?
Para finalizar, ? importante enfatizarmos que a repeti??o das proposi??es realizadas com as crian?as s?o importantes e necess?rias para o desenvolvimento infantil, principalmente nesta faixa et?ria. Por esse motivo a aula poder? ser repetida em diferentes momentos. Outra possibilidade de trabalhar esta tem?tica com as crian?as poder? ser encontrada neste link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52011
Modelo de fralda confeccionada para bonecas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52011
Dicas sobre o desfralde:http://crecheladybug.blogspot.com.br/2012/06/projeto-de-apoio-ao-desfralde.html
Entrevista com psic?loga e outros livros sobre o tema: http://www.maesaobra.com.br/2011/05/02/o-psiquiatra-luis-carlos-prado-e-a-psicologa-adriana-zanonato-explicam-como-deve-ser-feito-o-desfralde/
A professora poder? avaliar se: a crian?a se envolveu na atividade proposta; ampliou suas possibilidades de brincadeira, enriquecendo seu repert?rio; participou da Conta??o de hist?rias; ampliou seu conhecimento sobre o pr?prio corpo e sua higiene e como interagiu com os amigos.