Portal do Professor

Início do Conteúdo

Refletindo sobre a produ??o e o destino do lixo dom?stico

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Exercitar o processo de observa??o da produ??o e da presen?a do lixo;
  • Observar, coletar e organizar informa??es referentes a produ??o do lixo dom?stico;
  • Desenvolver uma postura cr?tica e reflexiva em rela??o a produ??o e o destino do lixo dom?stico.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de meio ambiente e paisagem urbana.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) atualmente a paisagem urbana sofre com os diferentes tipos de polui??o que, a cada dia,  tem aumentado em fun??o da expans?o urbana e da mudan?a de h?bitos da popula??o. Um dos grandes problemas urbanos ? a produ??o dos res?duos s?lidos (lixo) e o seu destino.  V?rios s?o os atores que s?o respons?veis pela produ??o dos res?duos s?lidos como as ind?strias, com?rcios e as resid?ncias. Nesta proposta de aula destacaremos o papel de cada indiv?duo na produ??o e a sua responsabilidade pelo destino dos res?duos s?lidos produzidos.

Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de reflex?o e an?lise sobre os seus h?bitos e a import?ncia de mudan?as tendo em vista a melhoria do meio ambiente.  

Inicie a aula pela leitura individual da cr?nica de Lu?s Fernando Ver?ssimo ? ?O lixo? - do livro O analista de Bag? dispon?vel no endere?o web http://www.nre.seed.pr.gov.br/goioere/arquivos/File/anexo1_cronica_o_lixo.pdf  (Acesso em outubro de 2013).

?

O LIXO
?

Encontram-se na ?rea de servi?o. Cada um com seu pacote de lixo. ? a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora ? do 610.
- E o senhor do 612
- ?.
- Eu ainda n?o lhe conhecia pessoalmente...
- Pois ?...
- Desculpe a minha indiscri??o, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu qu??
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca ? muito. Sua fam?lia deve ser pequena...
- Na verdade sou s? eu.
- Mmmm. Notei tamb?m que o senhor usa muito comida em lata.
- ? que eu tenho que fazer minha pr?pria comida. E como n?o sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora tamb?m...
- Me chame de voc?.
- Voc? tamb?m perdoe a minha indiscri??o, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- ? que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, ?s vezes sobra...
- A senhora... Voc? n?o tem fam?lia?
- Tenho, mas n?o aqui.
- No Esp?rito Santo.
- Como ? que voc? sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Esp?rito Santo.
- ?. Mam?e escreve todas as semanas.
- Ela ? professora?
- Isso ? incr?vel! Como foi que voc? adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor n?o recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois ?...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- ?.
- M?s not?cias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele j? estava bem velhinho. L? no Sul. H? tempos n?o nos v?amos.
- Foi por isso que voc? recome?ou a fumar?
- Como ? que voc? sabe?
- De um dia para o outro come?aram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- ? verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, gra?as a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranq?ilizantes. Foi uma fase. J? passou.
- Voc? brigou com o namorado, certo?
- Isso voc? tamb?m descobriu no lixo?
- Primeiro o buqu? de flores, com o cart?ozinho, jogado fora. Depois, muito len?o de papel.
- ?, chorei bastante, mas j? passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- ? que eu estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- ?. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. N?o saio muito. Sabe como ?.
- Namorada?
- N?o.
- Mas h? uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. At? bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Voc? n?o rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, voc? quer que ela volte.
- Voc? j? est? analisando o meu lixo!
- N?o posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engra?ado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhec?-la. Acho que foi a poesia.
- N?o! Voc? viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas s?o muito ruins!
- Se voc? achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles s? estavam dobrados.
- Se eu soubesse que voc? ia ler...
- S? n?o fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, n?o sei: o lixo da pessoa ainda ? propriedade dela?
- Acho que n?o. Lixo ? dom?nio p?blico.
- Voc? tem raz?o. Atrav?s do lixo, o particular se torna p?blico. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo ? comunit?rio. ? a nossa parte mais social. Ser? isso?
- Bom, a? voc? j? est? indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O qu??
- Me enganei, ou eram cascas de camar?o?
- Acertou. Comprei uns camar?es gra?dos e descasquei.
- Eu adoro camar?o.
- Descasquei, mas ainda n?o comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- ?.
- N?o quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e p?e os restos fora.

- No seu lixo ou no meu?

?

Ap?s a leitura realize um conversa coletiva com os alunos sobre a cr?nica. Questione-os sobre:

  • Quem mora no apartamento 610?
  • E no apartamento 612?
  • Por qual motivo o morador do 610 utiliza comida em lata?
  • A fam?lia da moradora do 612 mora no estado do Esp?rito Santo. Qual o nome da capital do estado? E de que regi?o este estado faz parte?
  • Como foi poss?vel para o vizinho descobrir o estado em que mora a fam?lia de sua vizinha?
  • O que aparece no lixo dos moradores que n?o deve ser consumido e que faz mal para a sa?de?
  • O que o vizinho encontrou no lixo que possibilitou que ele percebesse que sua vizinha tinha terminado o namoro?
  • O vizinho encontrou poesias escritas no lixo. Por qual motivo ele n?o ficou com as poesias?
  • Voc? concorda que o lixo produzido por uma pessoa ? uma propriedade particular?
  • Voc? concorda que atrav?s do lixo, o particular se torna p?blico? Por qual motivo?
  • Voc? j? parou para observar o seu lixo? O que tem jogado nele?

?

SEGUNDO MOMENTO

Solicite aos alunos que acompanhem, durante uma semana, o que tem produzido de res?duos s?lidos (lixo seco e lixo ?mido) ao longo do dia e que preencham o quadro (figura 1) com o nome do produto que consumiu e o que produziu de lixo. N?o ? necess?rio anotar os res?duos s?lidos produzidos pela higiene pessoal.

Figura 1: Modelo de quadro de acompanhamento de res?duos s?lidos produzidos durante uma semana

DIA DA SEMANA

PRODUTO CONSUMIDO

RES?DUOS S?LIDOS PRODUZIDO

SEGUNDA

banana

bala

casca

papel

TER?A

?

   

QUARTA

?

   

QUINTA

?

   

SEXTA

?

   

S?BADO

?

   

DOMINGO

?

? ?

Fonte: Elabora??o pr?pria

COMENT?RIO: Para realizar a atividade ? importante explicar para os alunos sobre a diferen?a entre lixo seco e lixo ?mido. O lixo seco ? o que pode ser reciclado: papel?o, PET, pl?sticos, latinhas, sucatas, pap?is, jornais e vidros de embalagens limpos e sem tampas. E o lixo ?mido que ? composto por materiais org?nicos e n?o recicl?veis como as cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida. 

?

Ap?s a coleta de dados, registrados no quadro, proponha as seguintes atividades:

  1. Analise o quadro em que voc? anotou o nome dos res?duos s?lidos produzidos durante uma semana. Depois, responda as quest?es propostas:
  2. Observe a lista com o nome dos produtos consumidos e fa?a uma lista com o nome dos produtos industrializados e dos produtos naturais consumidos por voc? durante uma semana. 

?

PRODUTOS NATURAIS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
?

?

?

?

?

?

?

?

?

a. Voc? consome mais produtos industrializados ou naturais?

b. Analisando a lista dos produtos consumidos. Para voc?, como anda a sua alimenta??o?

c. Voc? considera que ? necess?rio melhorar a sua alimenta??o? O que seria poss?vel fazer? 

d. Em que lugar voc? depositou os res?duos s?lidos produzidos por voc? ao longo de uma semana?

e. Fa?a uma lista com o nome dos res?duos s?lidos que voc? produziu e que poderiam ser reciclados?

f. O que voc? poderia fazer para diminuir a produ??o de res?duos s?lidos?

g. Voc? saberia dizer qual o destino final dos res?duos s?lidos produzidos por voc??

h. De quem ? a responsabilidade pelos res?duos s?lidos que voc? produziu? Justifique sua resposta.

?

COMENT?RIO: Estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Ci?ncias e proponha uma amplia??o do assunto com a discuss?o sobre a import?ncia de h?bitos alimentares saud?veis que interfere na melhoria da qualidade de vida e tamb?m na diminui??o da produ??o de res?duos s?lidos industrializados. 

?

3. Em dupla, realize uma pesquisa na Prefeitura do munic?pio, em sites ou em outras fontes que possam fornecer informa??es sobre a produ??o e o destino final dos res?duos s?lidos produzidos pela popula??o do lugar em que voc? vive. Procure descobrir:

a. Qual a produ??o di?ria de lixo do seu munic?pio?

b. Em que lugar o lixo ? depositado? Em aterros sanit?rios? Se n?o, em que lugar?

c. Existe no munic?pio em que voc?s vivem coleta seletiva dos res?duos s?lidos? Por qual motivo?

d. Para voc?s, os res?duos s?lidos produzidos pela popula??o do munic?pio em que moram s?o tratados de forma correta?

e. O que seria poss?vel fazer para melhor o cuidado com os res?duos s?lidos produzidos em seu munic?pio? Tem alguma sugest?o? Qual?

f. No dia combinado com o professor e os colegas apresentem os dados da pesquisa.

?

4. Sugere-se a leitura e a discuss?o do texto Quem produz o lixo tem que cuidar dele dispon?vel no endere?o web http://g1.globo.com/nova-etica-social/platb/2013/07/03/quem-produz-o-lixo-tem-que-cuidar-dele/ (Acesso em outubro de 2013). Para tanto, providencie c?pias do texto ou encaminhe os alunos para o laborat?rio de inform?tica para que, com as m?quinas conectadas a internet, tenham acesso ao texto para a leitura.

?

COMENT?RIO: Professor(a) para realizar esta atividade, possibilite aos alunos que apresentem suas descobertas e conversem sobre o assunto conduzindo as apresenta??es para que seja poss?vel propor algumas a??es que contribuam para diminuir os impactos provocados pelos res?duos s?lidos no meio ambiente.

?

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) espera-se que a partir da pesquisa e da discuss?o proposta, realizada no segundo momento desta aula, os alunos tenham apresentado sugest?es de a??es pr?ticas que sinalizem a mudan?a de seus h?bitos e propostas atividades que possam ser desenvolvidas com a comunidade escolar. Para continua??o e fechamento dessa discuss?o sugere-se, ent?o, duas atividades.

1? atividade:

A produ??o coletiva de um folder ou prospecto, que ? um tipo de impresso publicit?rio, de apenas uma folha, geralmente produzido em papel A4, frente e verso, para divulgar as informa??es levantadas durante a pesquisa e sugest?es de como cuidar dos res?duos s?lidos dom?sticos produzidos pela comunidade escolar. O folder pode ser produzido coletivamente ou individualmente, conforme decis?o do grupo.

2? atividade:

Sugere-se que, seja realizada na escola, a encena??o da cr?nica de Lu?s Fernando Ver?ssimo ? ?O lixo? - do livro O analista de Bag? e, ap?s a apresenta??o da pe?a teatral sejam distribu?dos os folders para os participantes.

?

COMENT?RIO: Estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Portugu?s para a produ??o do folder e Artes C?nicas e Artes Visuais para a prepara??o do cen?rio e a organiza??o e desenvolvimento da pe?a teatral.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

?

Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto.

Acesso em: maio de 2013

?

O que ? lixo seco?

Dispon?vel em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=4

Acesso em: outubro de 2013

?

O que ? lixo ?mido?

Dispon?vel em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=6

Acesso em: outubro de 2013

  

Quem produz o lixo tem que cuidar dele

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/nova-etica-social/platb/2013/07/03/quem-produz-o-lixo-tem-que-cuidar-dele/.

Acesso em: outubro de 2013

?

Dicas de como fazer um folder

Dispon?vel em: http://www.des1gnon.com/2011/06/dicas_folder/.

Acesso em: outubro de 2013

?

VERISSIMO, Luis Fernando. O lixo. In.: VERISSIMO, Luis Fernando. O analista de Bag?.

Dispon?vel em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/goioere/arquivos/File/anexo1_cronica_o_lixo.pdf

Acesso em: outubro de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A capacidade de registrar, observar e analisar situa??es do dia a dia;
  5. A habilidade  de trabalhar em grupo e de realizar pesquisas, que ? um dos importantes recursos para aprendizagem;
  6. A elabora??o e a apresenta??o utilizando diferentes linguagens do que foi compreendido.
  7. O desempenho na apresenta??o teatral.