Portal do Professor

Início do Conteúdo

?A Conquista da Am?rica: os primeiros contatos?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Ventura de Souza Fernandes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Migra??es, cultura e identidades
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O principal objetivo destas atividades ? analisar as representa??es constru?das por europeus e ind?genas acerca do ?encontro de culturas? por eles protagonizado. Com isso, pretende-se que os alunos possam desenvolver uma leitura cr?tica acerca do tema da coloniza??o, analisando-a a partir de aspectos como respeito ? diversidade cultural e ? alteridade. O aluno poder? identificar, tamb?m, as motiva??es europeias para a coloniza??o das terras americanas. 

Duração das atividades

Sete aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? interessante que os alunos conhe?am os antecedentes hist?ricos europeus relacionados ao tema da expans?o ultramarina: a transi??o do feudalismo ao capitalismo comercial ? o mercantilismo. Tamb?m seria muito apropriado que os alunos tivessem conhecimentos acerca da vida dos povos americanos antes da presen?a europeia.  

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

1?. AULA

?

O professor dever? iniciar a aula com uma breve introdu??o que retome o contexto antecedente aos primeiros contatos entre europeus e americanos, salientando os aspectos econ?micos, pol?ticos e culturais motivadores da expans?o ultramarina, bem como a condi??o americana pr?via ao encontro. Para subsidiar a exposi??o, o professor poder? utilizar-se do v?deo produzido pela TV Escola, denominado Pluralidade Cultural. Primeiros Contatos (18 minutos de dura??o).

- Link de acesso ao v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=LtTxaBhcRwc

?

Em seguida, dever? ser proposto um breve debate a respeito da percep??o dos alunos acerca desse encontro.

2?. e 3?. AULAS

As duas aulas seguintes dever?o ser dedicadas ao aprofundamento das discuss?es apresentadas na primeira aula. ? necess?rio que estas aulas ocorram em ambiente em que computadores estejam dispon?veis aos alunos. Primeiro, a turma dever? ser dividida em tr?s grupos. Em seguida, os grupos realizar?o pesquisas sobre cada um dos tr?s temas, que se iniciar?o pelos sites sugeridos (mas n?o dever?o restringir-se a eles). A partir disso, eles colher?o subs?dios para a an?lise da imagem que coube ao seu grupo. Ao fim, os grupos dever?o entregar por escrito ao professor uma an?lise interpretativa, a mais ampla poss?vel, das imagens, que dever? sustentar-se pela pesquisa realizada por eles. A an?lise dever? ser apresentada para a turma ao fim da terceira aula. ? necess?rio que os alunos tenham data-show a sua disposi??o para a realiza??o da atividade.

Grupo 1: ?A Expans?o Mar?tima e Comercial?.

Viagem Ultramarina

Legenda: Rotas das Viagens.

Dispon?vel em: http://mariliacoltri.blogspot.com.br/2012/08/grandes-navegacoes-e-expansao-maritima.html

Sites sugeridos:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/expansao_ultramarina

http://www.brasilescola.com/historiag/expansao-maritima-europeia.htm

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html

?

Grupo 2: ?Exterm?nio e Escravid?o Ind?gena?.

contando indios

Legenda: "Negociantes contando ?ndios".  

Dispon?vel em:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2007/ju368pag6-7.html

Sites sugeridos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil

http://www.alunosonline.com.br/historia-do-brasil/primeiros-contatos-entre-indigenas-europeus.html

http://www.infoescola.com/brasil-colonia/escravidao-de-indios/

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-no-brasil-relacionamento-complexo-de-duas-civilizacoes.htm

?

Grupo 3: ?Diversidade ?tnica Ind?gena?.

Debret

Legenda: Pintura de Debret.

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Debret37.jpg

?

Sites sugeridos:

http://www.infoescola.com/educacao/escolas-indigenas-uma-busca-pela-cultura-sufocada/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil

http://www.geo.com.br/ezines/news2012/nosso_jeito_de_informar/educador/marco/anexos/Descobrimento_do_Brasil_22abr.pdf

http://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/LEMAD-DH-USP_Hist%C3%B3ria_Ind%C3%ADgena.pdf

http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJA63EBC0EITEMIDFA0430E7648D419180475685478B468CPTBRIE.htm

?

4?. e 5?. AULAS

?

J? tratados aspectos gerais sobre o contexto hist?rico em que se deu a conquista americana, estas aulas ser?o dedicadas ? discuss?o da percep??o dos ind?genas acerca dos seus primeiros contatos com os europeus. Vale lembrar que s?o praticamente inexistentes as fontes hist?ricas que podem lan?ar luz ?s representa??es ind?genas produzidas no s?culo XVI. Como forma de abordar a perspectiva ind?gena, o que nos ? poss?vel ? o trabalho sobre as representa??es que as popula??es remanescentes produziram desse encontro.

Nossa abordagem se pautar? pela desmistifica??o da ideia de um ?ndio passivo e assujeitado diante das circunst?ncias hist?ricas sem, contudo, matizar a expressiva viol?ncia que marcou o encontro entre europeus e ind?genas. Para tanto, iniciaremos nossas atividades com a leitura do texto ?Povos Ind?genas no Brasil?, que trata das rela??es que os povos ind?genas estabeleceram com os europeus. Ao destacar o protagonismo ind?gena, o texto procura evidenciar aspectos identit?rios dessas popula??es, que dever?o ser resgatados nos debates em sala de aula. Em seguida, o professor dever? utilizar como recurso did?tico o v?deo Uma outra hist?ria. Nele, ind?genas prestam depoimentos em que revelam sua perspectiva sobre a chegada dos europeus ao territ?rio brasileiro. 

Mapa

Legenda: Distribui??o das comunidades ind?genas ? ?poca da chegada dos europeus.

Dispon?vel em:

http://4.bp.blogspot.com/_sECTDN_Ut-8/Sn7p3DB3e2I/AAAAAAAACec/EMTL288rV10/s320/TRIBOS+IND%C3%8DGENAS+SECULO+XVI.jpg

Mapa 2

Legenda: Mapa Comunidades Ind?genas (2001).

Dispon?vel em: http://www.lago.com.br/acervo/Mapas/images/POVOS%20INDIGENAS_jpg.jpg

- Link para o texto ?Povos Ind?genas no Brasil?:

http://bndigital.bn.br/redememoria/pindigenas.html

 - Link para o v?deo:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me001199.mp4 (aproximadamente 15 minutos)

- Ficha T?cnica do Recurso:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18482

?

A partir da leitura e da apresenta??o do filme, o professor dever? iniciar um debate pautado sobre as seguintes quest?es:

- Segundo a perspectiva dos ind?genas, o que caracterizou seu encontro com os portugueses?

- De acordo com o que foi visto, ? poss?vel tratar as comunidades ind?genas a partir de uma perspectiva ?nica?

-  O que se pode dizer a respeito das rela??es entre povos ind?genas?

- ?Uma guerra de ocupa??o?. Como podemos interpretar essa met?fora?

- Em que propor??o os ind?genas foram dizimados?

- De que maneira foram dizimados?

- A viol?ncia que atingiu as comunidades ind?genas foi apenas f?sica? Explique.

Ao fim, os alunos dever?o, em grupos de cinco pessoas, elaborar uma s?ntese das discuss?es em forma de texto. Ela dever? pautar-se na perspectiva ind?gena acerca do encontro com os europeus, destacando-se o papel da diversidade cultural dessas comunidades para a leitura que produziram sobre esse contato. O texto dever? ser entregue em data estipulada pelo professor.

?

6?. e 7?. AULAS

?

A perspectiva europeia foi, por muito tempo, dominante na forma de se interpretar o encontro entre ind?genas e europeus. Nesse sentido, vale o trabalho com um documento hist?rico bastante conhecido, mas fundamental. Trata-se da Carta de Pero Vaz de Caminha que aborda o ?achamento? do Brasil.

?

- Link para o texto completo da Carta:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-colonia-documentos-1-carta-de-achamento-do-brasil.htm

?

Sugest?o: a carta ? bastante ampla. O professor poder? selecionar alguns trechos para o trabalho em sala de aula.

?

O professor dever? projetar a Carta (ou seus trechos) em sala de aula para a leitura conjunta. Ao fim, os alunos dever?o ser estimulados a discutir os seguintes pontos:

- Como os ind?genas s?o descritos?

- Que interpreta??es Pero Vaz de Caminha profere acerca do modo de vida dos ind?genas?

- ? luz das discuss?es que fizemos acerca das percep??es ind?genas, que outras interpreta??es podem ser feitas sobre isso?

?

Atividade avaliativa

?

Retomar os grupos das aulas anteriores e solicitar uma ?reescrita? da Carta de Pero Vaz de Caminha a partir das discuss?es feitas nessa unidade. A ideia ? de que eles possam oferecer uma nova interpreta??o a respeito do encontro entre europeus e ind?genas, contemplando os sentidos plurais que lhe podem ser atribu?dos. A atividade dever? ser entregue em data agendada pelo professor e o texto afixado em algum mural escolar.  

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos dever?o ser avaliados por sua participa??o e pela qualidade de suas produ??es textuais. ? importante que sejam consideradas as habilidades de problematiza??o e cr?tica, que dever?o sustentar as interpreta??es elaboradas.