Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lendas Urbanas: ai, que medo!

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros digitais: impacto e fun??o social
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • conhecer lendas urbanas.
  • diferenciar lendas de lendas urbanas.
  • criar uma lenda urbana, a partir de palavras dadas.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • habilidades de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

  • Acesso ? internet.
  • V?deo.
  • datashow
  • Trabalho em grupo
Professor, o g?nero "lendas urbanas" ? muito interessante e os alunos gostam. 

monstros

Imagem dispon?vel em: http://www.x-colawilson.com/t258-artigolendas-urbanas  Acesso em: 15 out. 2013.

M?DULO 1 - LER, LER E LER.....TUDO DE BOM!!!

ATIVIDADE 1

  • PROFESSOR, Comece a aula, perguntando aos alunos:

VOC? ACREDITA EM LENDAS URBANAS OU EM ALGO SOBRENATURAL?

 ACREDITANDO OU N?O, ELAS S?O CONTADAS EM TODAS AS PARTES DO MUNDO, ATERRORIZANDO MUITAS PESSOAS. E VOC? , O QUE ACHA?

Professor, deixe os estudantes falarem ? vontade sobre o tema para depois voc? introduzir o assunto da aula.

?

ATIVIDADE 2

Apresente no datashow o v?deo: 

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=7rc3LmjMcw4 Acesso em: 15 out. 2013

Lendas Urbanas - A boneca enfeiti?ada.

Ao final do v?deo, pergunte aos alunos:

  • O que acham que aconteceu com a menina?

?

ATIVIDADE 3

Para saberem um pouco mais sobre as lendas urbanas, apresente aos estudantes os seguintes slides:

slide 1

SOBRE AS LENDAS URBANAS

?

slide 2

Lendas Urbanas mitos urbanos ou lendas contempor?neas s?o pequenas hist?rias de car?ter fabuloso, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. Geralmente s?o hist?rias que guardam algumas verdades mas como s?o transmitidas atrav?s do efeito ?telefone sem fio? sofrem distor??es grotescas, visto que cada um conta a hist?ria da forma que acha mais interessante. Pela falta de provas e pelas altera??es que sofrem ningu?m fica sabendo ao certo aonde come?a e aonde termina a verdade embutida em uma lenda urbana. Mesmo assim n?o deixam de ser interessante e um tanto assustadoras.

slide 3

As Lendas urbanas sempre fizeram parte do conhecimento popular. N?o importa a cidade em que voc? more, certamente existe uma hist?ria misteriosa contada por algum dos moradores capaz de fazer voc? passar a noite em claro ou ficar bastante incomodado com os piores pesadelos.

slide 4

 Mesmo quando n?o havia internet, as LENDAS URBANAS se propagavam rapidamente e com muita facilidade. Embora pouca coisa tenha sido provada, os mist?rios permanecem e h? quem diga que tudo isso ? verdade. Prepare-se para conhecer alguns dos piores pesadelos de sua vida.

slide 5

N?o importa no que voc? acredite ou n?o. ? poss?vel perceber o medo estampado em seus olhos ao ficar de frente para o sobrenatural. Seu cora??o dispara, suas m?os come?am a tremer e o suor pinga de sua testa. N?o h? o que fazer, voc? n?o tem for?as para continuar e, im?vel, apenas espera pelo seu fim.

?

Converse com os alunos sobre:

  • Voc?s conhecem alguma lenda urbana?
  • Qual/is?

?

ATIVIDADE 4

Professor, reproduza para os alunos c?pias dos textos abaixo. Distribua os textos para grupos de 4 ou 5 alunos cada. Fa?a de modo que os textos passem em cada grupo. No final, todos dever?o ter lido todas as lendas. Pe?a para que as leiam com bastante aten??o.

LENDA 1 - A mulher da estrada-mundo

Essa tamb?m ? muito conhecida, seu surgimento ocorreu em meados dos anos 50/60 devido ao grande crescimento de rodovias que se deu nesses anos. Na maioria das vezes, a lenda fala de uma mulher loira (que pode ser trocada por uma ?ndia ou prostituta) que fica na beira da estrada pedindo carona para os motoristas que passam, quando um resolve parar (muitas vezes caminhoneiros) ela conduz a pessoa at? um cemit?rio pr?ximo, chegando l? a bela mulher desaparece deixando o motorista sem entender nada, logo depois ele a reconhece na foto de uma das l?pides. Em outras vers?es ela simplesmente desaparece dentro do pr?prio ve?culo, depois o motorista descobre pelos moradores das redondezas que a mo?a havia sido atropelada h? muitos anos naquela mesma estrada.  Algumas vezes, antes de desaparecer, o esp?rito da mulher pede ao motorista que ele construa uma capela no lugar onde ele a encontrou para que assim ela possa finalmente descansar em paz. H? ainda vers?es em que ela se deita com o motorista que quando acorda no dia seguinte descobre que ela simplesmente desapareceu sem deixar vest?gios de sua exist?ncia. Uma vers?o mais sangrenta diz que a loira, antes de desaparecer, seduz o motorista que quando tenta beij?-la, acaba perdendo a l?ngua.

Outras vers?es dessa lenda se passam em cidades grandes e s?o protagonizadas por motoristas de t?xi, nelas o taxista recebe uma passageira muito bela e jovem, ela pede uma corrida at? um cemit?rio qualquer da regi?o, chegando l? ela d? ao motorista o endere?o de sua casa e diz que l? ele ir? receber seu pagamento, no dia seguinte, quando o motorista vai receber o dinheiro, o pai da menina lhe diz que ? imposs?vel sua filha ter feito essa corrida, afinal, ela havia morrido h? muitos anos. O taxista, sem entender nada, fica ainda mais confuso ao reconhecer numa foto a menina que ele conduziu no dia anterior.

Dispon?vel em: http://ahduvido.com.br/50-lendas-urbanas Acesso em 13 out. 2013.

LENDA 2 - A Loira do banheiro ou a mulher de algod?o

Loira do banheiro

Essa ? sem d?vida a lenda mais conhecida da lista, j? tinha ouvido diversas vers?es diferentes em diversos estados diferentes (em Minas Gerais, S?o Paulo, Alagoas, Bahia e Esp?rito Santo, em cada lugar ? uma hist?ria diferente ?) dessa mesma lenda, mas no final, a base era quase sempre a mesma. Uma aluna (algumas vezes uma professora) loira e muito bonita que aparece nos banheiros dos col?gios assustando os estudantes que matam aula. Uma constate em todas as vers?es ? o algod?o, a Loira est? sempre envolta nele, ou com ele saindo de suas feridas, olhos e ouvidos. Algumas vers?es a retratam como um professora que foi assassinada por alunos revoltados, que n?o satisfeitos, a torturaram fazendo cortes profundos em sua pele e enfiando algod?o nas feridas. Em outras vers?es ela ? uma aluna que morreu no banheiro da escola enquanto matava aula (?s vezes devido a um escorreg?o que terminava com sua cabe?a na privada, outras vezes ela morria sufocada com um mau cheiro que sa?a do ralo, bizarro mesmo!), ap?s sua morte, seu esp?rito passou a ficar vagando pelos banheiros assustando os alunos que matam aula como ela fazia. Nesse caso, o algod?o ? referente aos tufos que os m?dicos enfiam no nariz, boca e ouvidos dos mortos por conta das secre??es post mortem. H? ainda quem diga que pode-se invocar a Loira do Banheiro dando descarga tr?s vezes, depois chutando o vaso uma vez e por fim virando-se rapidamente para o espelho. Outras vertentes dizem que basta falar 5 vezes Maria Sangrenta na frente do espelho ? meia noite.

Dispon?vel em:  http://ahduvido.com.br/50-lendas-urbanas  Acesso em 13 out. 2013.

LENDA 3 O Palha?o da Kombi


Em meados de 1990 uma est?ria assombrou a grande S?o Paulo. Por ocasi?o do lan?amento de uma s?rie especial no jornal NP chamada "os Crimes que abalaram o Mundo".
Foi apresentado o caso de um Palha?o norte americano que na d?cada de 60 assassinava crian?as. Algu?m inspirado na reportagem come?ou a difundir a hist?ria de que um palha?o na cidade de Osasco estaria roubando crian?as para vender seus ?rg?os, moda na ?poca, aos poucos a est?ria chegou em toda grande S?o Paulo, e ganhava tons cada vez mais ver?dicos, agora o palha?o atacava em todo a regi?o, tinha dois ajudantes, uma Kombi azul, e s? atacava em escolas publicas.
A hist?ria chegou ao ponto que pessoas juravam ter visto reportagem no "AQUI AGORA", e realmente o boato foi t?o forte que o NP chegou a dar algumas capas para a "gangue do Palha?o", uma escola (nome desconhecido), em Mau? chegou a ser "atacada" pelo Palha?o, todos sabiam de algu?m que conhecia a v?tima, mas ningu?m conhecia a pr?pria v?tima.

Texto dispon?vel em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/186058/ Acesso em: 15 out. 2013.

?

LENDA 4 - A Mulher de branco

No folclore brasileiro, o mito ? descrito como sendo a materializa??o de um fantasma de mulher que, aparentando ser real e de grande beleza f?sica, seduz homens solit?rios e os convence a acompanh?-la at? ? sua casa. Invariavelmente seguem-na at? ?s proximidades de um cemit?rio, por volta da meia-noite, quando ent?o s?o informados ser ali a sua morada, desaparecendo em seguida.

Texto dispon?vel em; http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/186058/ Acesso em: 16 out. 2013.

Agora, depois de lidas as lendas, vamos conversar?

  • Qual a lenda de que gostaram mais? Por qu??
  • Qual ou quais as impress?es que as lendas causaram em voc?s?

?

  • Professor, permita que seus alunos falem e apresentem seus pontos de vista sobre as lendas.

?

M?DULO II - PRODUZINDO UMA LENDA URBANA

?

ATIVIDADE 1

  • PROFESSOR,  distribua os estudantes em grupos e reproduza c?pia do texto abaixo para os grupos. 

Pe?a que leiam o texto com aten??o e depois, cada grupo dever? ficar respons?vel por resumir uma parte do texto motivador para os colegas. O professor deve direcionar os grupos, dividindo o texto entre eles.

?

COMO FUNCIONAM AS LENDAS URBANAS

Em 1994, a pol?cia de Las Vegas relatou uma preocupante s?rie de crimes ocorridos na ?rea. A primeira v?tima foi um homem de Ohio que estava na cidade para um congresso de vendas. No bar do hotel, o homem iniciou uma conversa com uma atraente mulher. Segundo ele, os dois ficaram conversando e tomaram alguns drinks no decorrer de umas duas horas. Em algum momento, o homem apagou e quando voltou a si, ele se viu deitado numa banheira de hotel coberto de gelo. Ao lado, no ch?o, havia um telefone e um bilhete dizendo "Ligue para o 911 sen?o voc? vai morrer". Ele chamou uma ambul?ncia e foi levado ?s pressas ao hospital, onde os m?dicos o informaram de que tinha passado por uma grande cirurgia. Um de seus rins foi removido, aparentemente por uma gangue que vende ?rg?os humanos no mercado negro. Ap?s esta ocorr?ncia, muitos crimes similares foram relatados, fazendo com que a pol?cia de Las Vegas emitisse avisos aos turistas.

?

?

H? uma boa probabilidade de voc? ter escutado esta hist?ria ou alguma varia??o dela. As not?cias sobre os "ceifadores de ?rg?os" de Las Vegas passaram por milhares e milhares de pessoas no decorrer de dez anos. Foi repetida de boca em boca, por e-mail e at? mesmo atrav?s de folhetos impressos. Mas n?o h? absolutamente nenhuma evid?ncia que alguma coisa desse tipo tenha ocorrido em Las Vegas ou em qualquer outro lugar. Esta hist?ria fict?cia ? essencialmente uma lenda urbana, um incr?vel conto passado de uma pessoa a outra como sendo verdadeiro.

Neste texto, vamos conhecer as lendas urbanas e saber como s?o, de onde v?m e porque se propagam t?o rapidamente. Tamb?m iremos explorar algumas ideias referentes ao seu significado social e ver como as hist?rias se modificam no decorrer dos anos.

De modo geral, uma lenda urbana ? qualquer hist?ria fict?cia da atualidade, dita como verdadeira, que alcan?a um p?blico muito grande ao ser passada de uma pessoa a outra. Muitas foram inspiradas em um evento real, mas evolu?ram ao serem transmitidas verbalmente. N?o ? poss?vel rastrear uma lenda para descobrir a sua origem: elas parecem ter vindo de lugar nenhum.

?

?

Lenda ou falta de informa??o?

?

Os folcloristas apresentaram diversas defini??es para as lendas urbanas. Para muitos, uma lenda ? uma hist?ria com personagens e alguma trama. J? outros atribuem ?s lendas as informa??es falsas amplamente divulgadas. Por exemplo, uma cren?a err?nea de que voc? ir? automaticamente concluir a faculdade em um semestre se o seu companheiro de quarto se matar ? geralmente considerado uma lenda urbana.

Mesmo que estes "fatos" nem sempre possuam as caracter?sticas narrativas de uma lenda t?pica, s?o passados de uma pessoa para outra e geralmente possuem os elementos: alerta, terror ou humor nos contos. Lendas urbanas espec?ficas podem ser propagadas tanto como fato ou como hist?ria. Por exemplo, algu?m poderia lhe dizer que h? jacar?s gigantes no esgoto de Nova York ou poderia lhe contar sobre um grupo de garotos que trope?ou num destes animais.

As lendas urbanas est?o em todo lugar, mas h? alguns aspectos que se repetem. Normalmente, as lendas se caracterizam pela combina??o de humor, terror, alerta, embara?o, moralidade ou apelo ? empatia. Geralmente t?m um enredo imprevis?vel, mas veross?mil o suficiente para ser considerado verdadeiro.

?

Na hist?ria dos ceifadores de ?rg?os, voc? pode observar como estes elementos se juntam. O aspecto mais extraordin?rio ? a sensa??o de terror: a imagem do homem que ao acordar se v? deitado numa banheira cheia de gelo com um rim a menos ? realmente l?gubre. Mas o gancho real ? o alerta. De tempos em tempos, muitas pessoas viajam para cidades desconhecidas e Las Vegas ? um dos pontos tur?sticos mais populares do mundo. Esta hist?ria tamb?m traz uma li??o de moral: a de que o executivo acabou numa situa??o desagrad?vel, depois de tomar uns drinques no bar e flertar com uma mulher misteriosa.

Isto ? chamado de conto preventivo. Outra vertente que surgiu recentemente numa torrente de reportagens ? a hist?ria da contamina??o por fluidos do corpo humano encontrados numa comida de restaurante. O que mais se espalhou foi o rumor da presen?a de ratos e camundongos em garrafas de refrigerante e outros alimentos pr?-embalados.

H? tamb?m muitas hist?rias de contamina??o que t?m a ver com a inje??o de drogas n?o intencional. Uma lenda particularmente difundida relata que os traficantes de drogas estavam revestindo tatuagens tempor?rias com LSD. Eles fornecem estas tatuagens ?s crian?as que as aplicam e assim absorvem a droga atrav?s da pele. Supostamente, esta seria uma maneira de fazer com que as crian?as ficassem viciadas em LSD e se tornassem clientes habituais. Embora repetidos an?ncios p?blicos afirmem que esta hist?ria n?o ? verdadeira, pessoas preocupadas continuam a advertir sobre estas tatuagens, colocando avisos em delegacias policiais, escolas e outros locais p?blicos.

Nem todas as lendas urbanas possuem aspectos t?o m?rbidos e pesados. Muitas delas n?o t?m nenhum elemento preventivo ou moral. S?o simplesmente hist?rias engra?adas ou piadas comuns contadas como se realmente tivessem acontecido. Uma delas relata que um homem fez um seguro da sua valiosa caixa de charutos, fumou todos eles e depois tentou receber o seguro alegando que foram danificados num inc?ndio. Um outro conto fala sobre o motorista b?bado que foi parado pela pol?cia. O policial manda o homem sair do carro para um teste de sobriedade. Mas quando o teste est? para come?ar, um outro carro cai numa vala. O policial corre para ajudar o outro motorista e o homem b?bado aproveita a oportunidade para fugir. Quando chega em casa, ele rapidamente adormece no sof?. De manh?, ele ouve batidas na sua porta, abre e encontra o mesmo policial da noite anterior. O homem jura que estava em casa a noite toda at? que o policial pede para olhar a sua garagem. Quando abre o port?o, ele fica chocado ao ver o carro do policial estacionado l? ao inv?s do seu pr?prio.

Esta hist?ria sobre o carro policial se espalhou pelo mundo de formas diferentes. Foi at? assunto de um filme "G?nio Indom?vel", onde um dos personagens diz que isto aconteceu com um de seus amigos. 

Texto e imagens dispon?veis em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/lendas-urbanas.htm Acesso em: 15 out. 2013.

?

ATIVIDADE 2

?

Produ??o de texto

Professor, a ideia ? solicitar aos alunos que criem uma lenda urbana. Para tanto, eles ter?o que usar as dez palavras sugeridas abaixo para compor o texto, que dever? fazer sentido. 

  • Professor, voc? pode sugerir outras palavras. Fique ? vontade. 

?

MONSTRUOSO               CRIAN?AS

DECAPITADO                   FUTEBOL

OBESO                               TA?A

VAGALUMES                      ?RVORES

MULETA                             V?RUS

?

Os estudantes dever?o escrever os textos diretamente no computador. Eles dever?o salv?-lo em word e enviar para o e-mail da professora que os devolver? corrigidos. Poder?o procurar imagens na internet para ilustrar os textos.

?

ATIVIDADE 3

Depois de corrigidos os textos, o professor e os alunos poder?o public?-los no blog da turma ou afix?-los nos murais da escola.

Recursos Complementares

Professor, para auxili?-lo na tarefa de ensinar, acesse:

?

Aula Portal do Professor:

Avaliação

  • A avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de observa??o e reflex?o por parte do professor, em todas as atividades propostas.  A reflex?o deve servir para que o professor repense sua pr?tica pedag?gica, principalmente se algum aluno se mostrar desinteressado pelas atividades.

Professor, avalie, principalmente, a capacidade de os estudantes trabalharem em grupo, bem como a capacidade  deles organizarem o texto usando as palavras sugeridas, de forma que o texto tenha sentido. Para avaliar, voc? pode usar os crit?rios:

  • (   ) criatividade
  • (     ) ortografia
  • (     ) coes?o
  • (     ) coer?ncia
  • (     ) estrutura sint?tica