Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bolivianos no Brasil e brasileiros na Bol?via: coopera??o ou conflito?

Autor e Co-autor(es)

IZABEL CASTANHA GIL imagem do usuário

ADAMANTINA - SP Faculdades Adamantinenses Integradas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar os principais motivos bilaterais, que levam imigrantes bolivianos a migrarem principalmente para a Regi?o Metropolitana de S?o Paulo.

Investigar rela??es entre a imigra??o de povos latino-americanos e as formas contempor?neas de escravid?o.

Reconhecer o papel dos consumidores de produtos de grifes famosas na erradica??o da escravid?o, e o papel da Justi?a no combate a esse mal.

Investigar informa??es sobre as rela??es diplom?ticas, comerciais e culturais entre o Brasil e a Bol?via.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Migra??es internacionais: defini??o e contextualiza??o

Rela??es internacionais do Brasil com os pa?ses da Am?rica Latina: hist?rico e conceitua??o

Solidariedade universal: princ?pios

Estratégias e recursos da aula

Aula recomendada para a segunda s?rie do ensino m?dio.

Atividade 1

BOL1

http://debatendo-a-educacao.blogspot.com.br/2011/02/os-tipo-de-alunos.html

Os professores de Hist?ria, Artes, L?ngua Portuguesa, Sociologia e Filosofia poder?o dar grande contribui??o no desenvolvimento desta aula.

O professor de Geografia dever? dividir a sala em grupos, distribuindo mat?rias jornal?sticas para leitura. Elas ser?o impressas ou lidas diretamente no computador. Para a segunda op??o, os alunos dever?o estar no laborat?rio de inform?tica. As leituras ser?o feitas em voz alta, estimulando a participa??o de todos.

Sugest?es de mat?rias jornal?sticas abordando a tem?tica da vinda de bolivianos ao Brasil e o problema recorrente da escravid?o de parte desses imigrantes podem ser encontradas em

Roupas da Le Lis Blanc s?o fabricadas com escravid?o

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/07/27/roupas-da-le-lis-blanc-sao-fabricadas-com-escravidao/

Oper?rios estrangeiros em SP s?o resgatados de trabalho escravo

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/03/operarios-estrangeiros-sao-resgatados-de-trabalho-escravo-em-sp.html

Governo pede prioridade em caso de morte de menino boliviano em SP

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/06/governo-pede-prioridade-em-caso-de-morte-de-menino-boliviano-em-sp.html

MTE resgata 28 trabalhadores em SP

http://blog.mte.gov.br/trabalho/detalhe-2176.htm#.UkhBm9KkrxQ

?

Roupas da Zara s?o fabricadas com m?o de obra escrava

http://reporterbrasil.org.br/2011/08/roupas-da-zara-sao-fabricadas-com-mao-de-obra-escrava/

Estrangeiros resgatados de escravid?o no Brasil s?o 'ponta de iceberg' http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130508_trabescravo_estrangeiros_fl.shtml

Voltar para a Bol?via n?o ? uma op??o, diz v?tima de explora??o em SP

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110818_bolivianos_pc_pai.shtml

Flagrante de trabalho escravo muda paradigmas de atua??o no setor t?xtil

http://mpt-prt15.jusbrasil.com.br/noticias/2953719/flagrante-de-trabalho-escravo-muda-paradigmas-de-atuacao-no-setor-textil

Quadro 1: Sugest?o de mat?rias jornal?sticas para leitura sobre escravid?o de bolivianos em S?o Paulo      GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

Conversa entre professores

O deslocamento internacional de pessoas tem motiva??es econ?micas, sociais, pol?ticas, religiosas e at? mesmo naturais (enchentes, explos?es vulc?nicas, secas etc.). A decis?o de deixar o seu local de origem envolve quest?es afetivas, portanto pessoais. H? um emaranhado de sentimentos tanto para quem sai quanto para quem fica: sensa??o de perda, esperan?as e incertezas povoam o imagin?rio dos envolvidos. Essa dimens?o subjetiva deve ser contemplada pelo professor, levando os alunos a perceberem o realismo dos temas estudados.

Considerando os v?rios aspectos que envolvem a quest?o do trabalho escravo, sugere-se que a socializa??o das leituras ganhe uma conota??o mais ampla. O professor dever? propor um debate operacionalizado da seguinte maneira:

- Cada grupo indica um aluno representante para expor, em at? quatro minutos, a s?ntese da mat?ria lida.

- Al?m dos alunos expositores, a turma indicar? colegas que representar?o os seguintes segmentos: imigrante boliviano, agente aliciador dessas pessoas em seu pa?s de origem, empres?rio do setor de confec??o (de uma marca famosa), consumidor/a de produtos dessas marcas de grife, agente do Minist?rio do Trabalho, cidad?o militante de uma ONG ligada aos direitos humanos. Cada segmento ter? um representante, que apresentar? seus argumentos em at? tr?s minutos.

- Os alunos expositores ser?o colocados em destaque, com as carteiras dispostas em forma de uma mesa de debates. Os demais colegas da sala ouvir?o as exposi??es e far?o perguntas pertinentes ao tema.

OBS: Um grupo ficar? respons?vel pela representa??o espacial do fen?meno estudado. Num mapa mundi de grande propor??o (dispon?vel em quase todas as escolas), poder?o ser fixadospequenos papeis autocolantes (chamados de post-its).

- Com uma determinada cor, ser? demarcada a Bol?via. Algumas mat?rias indicam a vinda de peruanos, haitianos, e outros vizinhos da Am?rica Latina. Esses pa?ses tamb?m dever?o ser demarcados com a mesma cor usada para assinalar a Bol?via. No territ?rio brasileiro, os post-its ser?o colados na Regi?o Metropolitana de S?o Paulo, ?rea de destino da maior parte desses povos.

- Na internet, ? poss?vel copiar as logomarcas das empresas citadas nas mat?rias jornal?sticas. A ideia ? representar a espacializa??o das mesmas, mostrando, no mapa mundi, em que pa?ses elas t?m movimenta??o comercial. Sugere-se que as logomarcas sejam impressas e coladas em pequenos papeis autocolantes (post-its) e fixadas nos pa?ses onde est?o presentes. Com apoio da coordena??o de ?rea e da dire??o da escola, sugere-se a impress?o colorida.  No caso do Brasil, as logomarcas ser?o coladas em todos os Estados onde elas est?o presentes. Os sites dessas marcas costumam indicar a rela??o de filiais, com os respectivos endere?os.

OBS: Esse mapa mundi dever? ser afixado atr?s das carteiras onde estar?o sentados os alunos expositores, formando uma esp?cie de cen?rio para o debate.

A conclus?o da experi?ncia did?tica vivenciada dever? ocorrer por meio da reda??o de uma s?ntese, em estilo narrativo dissertativo. Para enriquecer o trabalho, sugere-se que cada grupo fa?a a reda??o sob uma das seguintes perspectivas: imigrante boliviano, agente aliciador dessas pessoas em seu pa?s de origem, empres?rio do setor de confec??o (de uma marca famosa), consumidor/a desses produtos de grife, agente do Minist?rio do Trabalho, cidad?o militante de uma ONG ligada aos direitos humanos.

Ap?s a revis?o feita pelo professor, as reda??es dever?o ser fixadas no mural da sala de aula, para que todos possam ler a produ??o da turma.

Atividade 2

BOL2

http://debatendo-a-educacao.blogspot.com.br/2012/10/deia-do-professor.html

Objetiva-se aprofundar o tema, levando os alunos a compreender e a argumentar sobre alguns aspectos, como: o que tem levado os bolivianos a virem para o Brasil? A Bol?via tamb?m recebe brasileiros? Quais s?o as implica??es legais e diplom?ticas da recep??o desses estrangeiros no pa?s? Por que o Brasil tornou-se polo de interesse de povos latino-americanos?  Seria poss?vel uma conviv?ncia harmoniosa?

A tem?tica da recep??o desses povos tem provocado calorosos debates entre os brasileiros. Por outro lado, a m?dia tem noticiado casos extremos, como o trabalho escravo e algumas agress?es criminosas contra esses vizinhos estrangeiros.

Para responder a esses e a outros questionamentos, sugere-se o desenvolvimento de uma atividade especial: uma mesa de debates, com a participa??o de professores da pr?pria escola, das ?reas de Geografia, Hist?ria, Sociologia e Filosofia. Sugere-se tamb?m que o convite seja estendido a algumas autoridades da cidade, como o juiz de direito ou o promotor de justi?a da comarca, o delegado, ou um advogado conhecido. OBS: A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mant?m um projeto denominado OAB vai ? escola. Um contato antecipado pode promover esta parceria.

Uma proposta de tema para o debate pode ser: O papel do Brasil na Am?rica Latina: imigra??o, coopera??o, trabalho e pol?tica.

Os debatedores dever?o ser contatados com anteced?ncia para que preparem suas apresenta??es, de modo a abordar diferentes perspectivas. Com apoio da coordena??o de ?rea e da dire??o da escola, dever? ser feita uma adequa??o no hor?rio de aulas para que os professores debatedores e as turmas envolvidas estejam dispon?veis na data preestabelecida. Cada debatedor ter? dez minutos para as suas argumenta??es, que ser?o seguidas de um momento de perguntas e participa??o dos alunos.

Atividade 3

BOL3

   http://escolartes.blogspot.com.br/

A solidariedade universal ? um dos valores a ser constru?do e cultivado entre as pessoas, principalmente entre os jovens, que vivem neste tempo de p?s globaliza??o. O conhecimento formal ? importante, por?m, o respeito ? fruto da conviv?ncia. Pouco conhecemos acerca de nossos vizinhos sul-americanos e a escola pode se transformar num local privilegiado para que isso aconte?a.

Com o apoio do professor de Artes e de Hist?ria, pode-se fazer uma investiga??o sobre a cultura boliviana, incluindo sua ascend?ncia ind?gena e espanhola, suas m?sicas e dan?as, pratos t?picos, vestimentas, tipos de moradia, entre outros aspectos. A iniciativa torna-se mais viva se houver, na comunidade, um/a boliviano/a ou algu?m que j? tenha visitado aquele pa?s. Essas pessoas devem ser convidadas para darem seus depoimentos e ajudarem, de alguma forma, na organiza??o do evento. Objetos e fotos de diferentes regi?es da Bol?via, se poss?vel, ajudar?o a compor o cen?rio do evento.

Grupo 1: Forma??o hist?rica do povo boliviano

Investigar a forma??o hist?rica da na??o boliviana, identificando os principais grupos ind?genas, a coloniza??o espanhola, brasileiros que migraram para aquele pa?s, entre outros povos.

Fontes de pesquisa

Forma??o dos estados nacionais http://www.coladaweb.com/historia/formacao-dos-estados-nacionais

Bol?via http://pt.wikipedia.org/wiki/Bol%C3%ADvia

Comit? soma for?as por agricultores brasileiros da Bol?via

http://al-ac.jusbrasil.com.br/noticias/1668271/comite-soma-forcas-por-agricultores-brasileiros-da-bolivia

Grupo 4: Moradias bolivianas t?picas e modernas

Investigar a caracteriza??o da arquitetura boliviana, identificando a influ?ncia ind?gena e espanhola.

Fontes depesquisa

Bol?via principais destinos tur?sticos

http://www.consuladodeboliviaenrio.org.br/pri_rut_br.php

Vestimentas e moradias na Bol?via

http://viagem.uol.com.br/album/copacabana_bolivia_album.htm#fotoNav=5

?

?

?

?

Grupo 2: M?sicas e dan?as t?picas bolivianas

Investigar algumas das principais manifesta??es art?sticas da Bol?via, destacando as m?sicas e dan?as t?picas. Identificar as influ?ncias culturais presentes nessas manifesta??es culturais.

Fontes de pesquisa

Bol?via declara dan?as t?picas como patrim?nios culturais

http://missoesembolivia.blogspot.com.br/2007/12/danas-tpicas-de-bolvia.html

La Paz ? Festas populares

http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/lapaz

De Portugal a Bol?via, 1? Parada Migrante apresenta dan?as e m?sicas t?picas de 12 pa?ses

http://catracalivre.com.br/geral/agenda/barato/de-portugal-a-bolivia-1a-parada-migrante-apresenta-dancas-e-musicas-tipicas-de-12-paises/

?

Grupo 5: Geografia da Bol?via: paisagens naturais

Investigar a caracteriza??o geral da geografia boliviana, identificando aspectos naturais e antr?picos na produ??o espacial daquele pa?s.

Fontes de pesquisa

Geografia da Bol?via  http://www.infoescola.com/bolivia/geografia-da-bolivia/

Bol?via  http://www.brasilescola.com/geografia/bolivia.htm

?

?

?

       

?

?

?

?

                       

Grupo 3: Pratos t?picos bolivianos

Investigar a caracteriza??o da culin?ria regional boliviana, identificando as influ?ncias

culturais presentes.

Fontes de pesquisa

Comidas t?picas de Bol?via

http://catracalivre.com.br/geral/agenda/barato/de-portugal-a-bolivia-1a-parada-migrante-apresenta-dancas-e-musicas-tipicas-de-12-paises/

Chairo: um prato t?pico da Bol?via que aquece e alimenta

http://www.gastronomiaverde.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=371:chairo-um-prato-tipico-da-bolivia-que-aquece-e-alimenta&catid=49:gastronomia-e-biodiversidade

?

Grupo 6: Geografia da Bol?via: economia e desenvolvimento social

Investigar a caracteriza??o econ?mica e social da Bol?via, identificando PIB, IDH, e outros indicadores socioecon?micos. Identificar solu??es encontradas pelos governantes e pela sociedade para supera??o das desigualdades sociais.

?

Fonte de pesquisa

Economia da Bol?via

http://www.infoescola.com/bolivia/economia-da-bolivia/

Imagens da economia da Bol?via

https://www.google.com.br/search?q=economia+da+bolivia&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=oFpUUsaDIIS09QTo_YCICw&sqi=2&ved=0CE4QsAQ&biw=1440&bih=770&dpr=1

?

?

?

Quadro 1. Temas para pesquisa em grupo        GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)

Em data e hor?rio predefinidos, alunos e professores apresentar?o esta manifesta??o cultural, estendendo o convite a outras turmas da escola. 

Recursos Complementares

Avaliação

Participa??o, interesse, pontualidade, s?o aspectos comportamentais e atitudinais que devem ser considerados na composi??o da m?dia final. Em rela??o ao conhecimento, o professor dever? considerar o desempenho dos alunos nas interpreta??es propostas.