Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o |
Investigar os principais motivos bilaterais, que levam imigrantes bolivianos a migrarem principalmente para a Regi?o Metropolitana de S?o Paulo.
Investigar rela??es entre a imigra??o de povos latino-americanos e as formas contempor?neas de escravid?o.
Reconhecer o papel dos consumidores de produtos de grifes famosas na erradica??o da escravid?o, e o papel da Justi?a no combate a esse mal.
Investigar informa??es sobre as rela??es diplom?ticas, comerciais e culturais entre o Brasil e a Bol?via.
Migra??es internacionais: defini??o e contextualiza??o
Rela??es internacionais do Brasil com os pa?ses da Am?rica Latina: hist?rico e conceitua??o
Solidariedade universal: princ?pios
Aula recomendada para a segunda s?rie do ensino m?dio.
http://debatendo-a-educacao.blogspot.com.br/2011/02/os-tipo-de-alunos.html
Os professores de Hist?ria, Artes, L?ngua Portuguesa, Sociologia e Filosofia poder?o dar grande contribui??o no desenvolvimento desta aula.
O professor de Geografia dever? dividir a sala em grupos, distribuindo mat?rias jornal?sticas para leitura. Elas ser?o impressas ou lidas diretamente no computador. Para a segunda op??o, os alunos dever?o estar no laborat?rio de inform?tica. As leituras ser?o feitas em voz alta, estimulando a participa??o de todos.
Sugest?es de mat?rias jornal?sticas abordando a tem?tica da vinda de bolivianos ao Brasil e o problema recorrente da escravid?o de parte desses imigrantes podem ser encontradas em
Roupas da Le Lis Blanc s?o fabricadas com escravid?o Oper?rios estrangeiros em SP s?o resgatados de trabalho escravo Governo pede prioridade em caso de morte de menino boliviano em SP MTE resgata 28 trabalhadores em SP http://blog.mte.gov.br/trabalho/detalhe-2176.htm#.UkhBm9KkrxQ ? |
Roupas da Zara s?o fabricadas com m?o de obra escrava http://reporterbrasil.org.br/2011/08/roupas-da-zara-sao-fabricadas-com-mao-de-obra-escrava/ Estrangeiros resgatados de escravid?o no Brasil s?o 'ponta de iceberg' http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130508_trabescravo_estrangeiros_fl.shtml Voltar para a Bol?via n?o ? uma op??o, diz v?tima de explora??o em SP http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110818_bolivianos_pc_pai.shtml Flagrante de trabalho escravo muda paradigmas de atua??o no setor t?xtil |
Quadro 1: Sugest?o de mat?rias jornal?sticas para leitura sobre escravid?o de bolivianos em S?o Paulo GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Conversa entre professoresO deslocamento internacional de pessoas tem motiva??es econ?micas, sociais, pol?ticas, religiosas e at? mesmo naturais (enchentes, explos?es vulc?nicas, secas etc.). A decis?o de deixar o seu local de origem envolve quest?es afetivas, portanto pessoais. H? um emaranhado de sentimentos tanto para quem sai quanto para quem fica: sensa??o de perda, esperan?as e incertezas povoam o imagin?rio dos envolvidos. Essa dimens?o subjetiva deve ser contemplada pelo professor, levando os alunos a perceberem o realismo dos temas estudados. |
Considerando os v?rios aspectos que envolvem a quest?o do trabalho escravo, sugere-se que a socializa??o das leituras ganhe uma conota??o mais ampla. O professor dever? propor um debate operacionalizado da seguinte maneira:
- Cada grupo indica um aluno representante para expor, em at? quatro minutos, a s?ntese da mat?ria lida.
- Al?m dos alunos expositores, a turma indicar? colegas que representar?o os seguintes segmentos: imigrante boliviano, agente aliciador dessas pessoas em seu pa?s de origem, empres?rio do setor de confec??o (de uma marca famosa), consumidor/a de produtos dessas marcas de grife, agente do Minist?rio do Trabalho, cidad?o militante de uma ONG ligada aos direitos humanos. Cada segmento ter? um representante, que apresentar? seus argumentos em at? tr?s minutos.
- Os alunos expositores ser?o colocados em destaque, com as carteiras dispostas em forma de uma mesa de debates. Os demais colegas da sala ouvir?o as exposi??es e far?o perguntas pertinentes ao tema.
OBS: Um grupo ficar? respons?vel pela representa??o espacial do fen?meno estudado. Num mapa mundi de grande propor??o (dispon?vel em quase todas as escolas), poder?o ser fixadospequenos papeis autocolantes (chamados de post-its).
- Com uma determinada cor, ser? demarcada a Bol?via. Algumas mat?rias indicam a vinda de peruanos, haitianos, e outros vizinhos da Am?rica Latina. Esses pa?ses tamb?m dever?o ser demarcados com a mesma cor usada para assinalar a Bol?via. No territ?rio brasileiro, os post-its ser?o colados na Regi?o Metropolitana de S?o Paulo, ?rea de destino da maior parte desses povos.
- Na internet, ? poss?vel copiar as logomarcas das empresas citadas nas mat?rias jornal?sticas. A ideia ? representar a espacializa??o das mesmas, mostrando, no mapa mundi, em que pa?ses elas t?m movimenta??o comercial. Sugere-se que as logomarcas sejam impressas e coladas em pequenos papeis autocolantes (post-its) e fixadas nos pa?ses onde est?o presentes. Com apoio da coordena??o de ?rea e da dire??o da escola, sugere-se a impress?o colorida. No caso do Brasil, as logomarcas ser?o coladas em todos os Estados onde elas est?o presentes. Os sites dessas marcas costumam indicar a rela??o de filiais, com os respectivos endere?os.
OBS: Esse mapa mundi dever? ser afixado atr?s das carteiras onde estar?o sentados os alunos expositores, formando uma esp?cie de cen?rio para o debate.
A conclus?o da experi?ncia did?tica vivenciada dever? ocorrer por meio da reda??o de uma s?ntese, em estilo narrativo dissertativo. Para enriquecer o trabalho, sugere-se que cada grupo fa?a a reda??o sob uma das seguintes perspectivas: imigrante boliviano, agente aliciador dessas pessoas em seu pa?s de origem, empres?rio do setor de confec??o (de uma marca famosa), consumidor/a desses produtos de grife, agente do Minist?rio do Trabalho, cidad?o militante de uma ONG ligada aos direitos humanos.
Ap?s a revis?o feita pelo professor, as reda??es dever?o ser fixadas no mural da sala de aula, para que todos possam ler a produ??o da turma.
http://debatendo-a-educacao.blogspot.com.br/2012/10/deia-do-professor.html
Objetiva-se aprofundar o tema, levando os alunos a compreender e a argumentar sobre alguns aspectos, como: o que tem levado os bolivianos a virem para o Brasil? A Bol?via tamb?m recebe brasileiros? Quais s?o as implica??es legais e diplom?ticas da recep??o desses estrangeiros no pa?s? Por que o Brasil tornou-se polo de interesse de povos latino-americanos? Seria poss?vel uma conviv?ncia harmoniosa?
A tem?tica da recep??o desses povos tem provocado calorosos debates entre os brasileiros. Por outro lado, a m?dia tem noticiado casos extremos, como o trabalho escravo e algumas agress?es criminosas contra esses vizinhos estrangeiros.
Para responder a esses e a outros questionamentos, sugere-se o desenvolvimento de uma atividade especial: uma mesa de debates, com a participa??o de professores da pr?pria escola, das ?reas de Geografia, Hist?ria, Sociologia e Filosofia. Sugere-se tamb?m que o convite seja estendido a algumas autoridades da cidade, como o juiz de direito ou o promotor de justi?a da comarca, o delegado, ou um advogado conhecido. OBS: A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mant?m um projeto denominado OAB vai ? escola. Um contato antecipado pode promover esta parceria.
Uma proposta de tema para o debate pode ser: O papel do Brasil na Am?rica Latina: imigra??o, coopera??o, trabalho e pol?tica.
Os debatedores dever?o ser contatados com anteced?ncia para que preparem suas apresenta??es, de modo a abordar diferentes perspectivas. Com apoio da coordena??o de ?rea e da dire??o da escola, dever? ser feita uma adequa??o no hor?rio de aulas para que os professores debatedores e as turmas envolvidas estejam dispon?veis na data preestabelecida. Cada debatedor ter? dez minutos para as suas argumenta??es, que ser?o seguidas de um momento de perguntas e participa??o dos alunos.
http://escolartes.blogspot.com.br/
A solidariedade universal ? um dos valores a ser constru?do e cultivado entre as pessoas, principalmente entre os jovens, que vivem neste tempo de p?s globaliza??o. O conhecimento formal ? importante, por?m, o respeito ? fruto da conviv?ncia. Pouco conhecemos acerca de nossos vizinhos sul-americanos e a escola pode se transformar num local privilegiado para que isso aconte?a.
Com o apoio do professor de Artes e de Hist?ria, pode-se fazer uma investiga??o sobre a cultura boliviana, incluindo sua ascend?ncia ind?gena e espanhola, suas m?sicas e dan?as, pratos t?picos, vestimentas, tipos de moradia, entre outros aspectos. A iniciativa torna-se mais viva se houver, na comunidade, um/a boliviano/a ou algu?m que j? tenha visitado aquele pa?s. Essas pessoas devem ser convidadas para darem seus depoimentos e ajudarem, de alguma forma, na organiza??o do evento. Objetos e fotos de diferentes regi?es da Bol?via, se poss?vel, ajudar?o a compor o cen?rio do evento.
Grupo 1: Forma??o hist?rica do povo boliviano Investigar a forma??o hist?rica da na??o boliviana, identificando os principais grupos ind?genas, a coloniza??o espanhola, brasileiros que migraram para aquele pa?s, entre outros povos. Fontes de pesquisa Forma??o dos estados nacionais http://www.coladaweb.com/historia/formacao-dos-estados-nacionais Bol?via http://pt.wikipedia.org/wiki/Bol%C3%ADvia Comit? soma for?as por agricultores brasileiros da Bol?via |
Grupo 4: Moradias bolivianas t?picas e modernas Investigar a caracteriza??o da arquitetura boliviana, identificando a influ?ncia ind?gena e espanhola. Fontes depesquisa Bol?via principais destinos tur?sticos http://www.consuladodeboliviaenrio.org.br/pri_rut_br.php Vestimentas e moradias na Bol?via http://viagem.uol.com.br/album/copacabana_bolivia_album.htm#fotoNav=5 ? ? ? ? |
Grupo 2: M?sicas e dan?as t?picas bolivianas Investigar algumas das principais manifesta??es art?sticas da Bol?via, destacando as m?sicas e dan?as t?picas. Identificar as influ?ncias culturais presentes nessas manifesta??es culturais. Fontes de pesquisa Bol?via declara dan?as t?picas como patrim?nios culturais http://missoesembolivia.blogspot.com.br/2007/12/danas-tpicas-de-bolvia.html La Paz ? Festas populares http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/lapaz De Portugal a Bol?via, 1? Parada Migrante apresenta dan?as e m?sicas t?picas de 12 pa?ses ? |
Grupo 5: Geografia da Bol?via: paisagens naturais Investigar a caracteriza??o geral da geografia boliviana, identificando aspectos naturais e antr?picos na produ??o espacial daquele pa?s. Fontes de pesquisa Geografia da Bol?via http://www.infoescola.com/bolivia/geografia-da-bolivia/ Bol?via http://www.brasilescola.com/geografia/bolivia.htm ? ? ?
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Grupo 3: Pratos t?picos bolivianos Investigar a caracteriza??o da culin?ria regional boliviana, identificando as influ?ncias culturais presentes. Fontes de pesquisa Comidas t?picas de Bol?via Chairo: um prato t?pico da Bol?via que aquece e alimenta ? |
Grupo 6: Geografia da Bol?via: economia e desenvolvimento social Investigar a caracteriza??o econ?mica e social da Bol?via, identificando PIB, IDH, e outros indicadores socioecon?micos. Identificar solu??es encontradas pelos governantes e pela sociedade para supera??o das desigualdades sociais. ? Fonte de pesquisa Economia da Bol?via http://www.infoescola.com/bolivia/economia-da-bolivia/ Imagens da economia da Bol?via ? ? ? |
Quadro 1. Temas para pesquisa em grupo GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Em data e hor?rio predefinidos, alunos e professores apresentar?o esta manifesta??o cultural, estendendo o convite a outras turmas da escola.
Brasil e Bol?via: um hist?rico de pol?micas e constrangimentos http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/08/27/brasil-e-bolivia-um-historico-de-polemicas-e-constrangimentos/
Mais cultura nas escolas
Participa??o, interesse, pontualidade, s?o aspectos comportamentais e atitudinais que devem ser considerados na composi??o da m?dia final. Em rela??o ao conhecimento, o professor dever? considerar o desempenho dos alunos nas interpreta??es propostas.