Portal do Professor

Início do Conteúdo

A linguagem e suas fun??es: can??es e poemas

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • (Re)conhecer as fun??es da linguagem.
  • (Re)conhecer as diferentes fun??es da linguagem em can??es e poemas.

Duração das atividades

02 aulas de 60 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidades de leitura e compreens?o de textos;
  • Fun??es da linguagem;
  • Intencionalidade discursiva.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Computador;
  • Projetor;
  • Toca CD;
  • C?pias das letras das can??es;
  • Trabalho em dupla;
  • Trabalho em grupo.

M?dulo 1

ATIVIDADE 1

Professor, essa ? uma aula cujo objetivo ? fixar o aprendizado sobre as fun??es da linguagem. Essa fixa??o ser? feita de forma bem l?dica, tendo como objeto de estudo textos de can??es, textos publicit?rios e poemas. Voc? vai precisar de um computador, um projetor e caixas de som ou, caso isso n?o seja poss?vel, um toca CD ou um aparelho de USB ser? suficiente para reprodu??o das m?sicas. Incentive seus alunos a cantar, pois como reza o ditado, "quem canta seus males espanta". Al?m disso, aprender cantando ? prazeroso e traz resultados positivos.

Para introduzir o assunto, prepare slides ou cartazes com as defini??es das seis fun??es da linguagem para fazer uma boa revis?o com os alunos sobre esses conceitos. Veja as sugest?es abaixo:

1) Fun??o Referencial ou Denotativa

Palavra-chave: referente

Transmite uma informa??o objetiva sobre a realidade. D? prioridade aos dados concretos, fatos e circunst?ncias. ? a linguagem caracter?stica das not?cias de jornal, do discurso cient?fico e de qualquer exposi??o de conceitos. Coloca em evid?ncia o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

Exemplo:

Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma ma??, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que h? dentro da cesta, logo, h? fun??o referencial).

?

2) Fun??o Expressiva ou Emotiva

Palavra-chave: emissor

Reflete o estado de ?nimo do emissor, os seus sentimentos e emo??es. Um dos indicadores da fun??o emotiva num texto ? a presen?a de interjei??es e de alguns sinais de pontua??o, como as retic?ncias e o ponto de exclama??o.

Exemplos:

a) Ah, que coisa boa!

b) Tenho um pouco de medo...

c) N?s te amamos!

?

3) Fun??o Apelativa ou Conativa

Palavra-chave: receptor

Seu objetivo ? influenciar o receptor ou destinat?rio, com a inten??o de convenc?-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, ? comum o uso de tu e voc?, ou o nome da pessoa, al?m dos vocativos e imperativo. ? a linguagem usada nos discursos, serm?es e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Exemplos:

?

a) Voc? j? tomou banho?

b) M?e, vem c?!

c) N?o perca esta promo??o!

?

4) Fun??o Po?tica

Palavra-chave: mensagem

? aquela que p?e em evid?ncia a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e express?o, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da l?gica ou provocar um efeito humor?stico. Embora seja pr?pria da obra liter?ria, a fun??o po?tica n?o ? exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequ?ncia nas express?es cotidianas de valor metaf?rico e na publicidade.

Exemplo:

a)  ?... a lua era um desparrame de prata?.
(Jorge Amado)

?

5) Fun??o F?tica 

Palavra-chave: canal

Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunica??o. ? aplicada em situa??es em que o mais importante n?o ? o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. F?tica quer dizer "relativa ao fato", ao que est? ocorrendo. Aparece geralmente nas f?rmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em express?es que confirmam que algu?m est? ouvindo ou est? sendo ouvido: sim, claro, sem d?vida, entende?, n?o ? mesmo? ? a linguagem das falas telef?nicas, sauda??es e similares.

Exemplo:

Al?? Est? me ouvindo?

?

6) Fun??o Metalingu?stica

Palavra-chave: c?digo

Esta fun??o refere-se ? metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um c?digo usando o pr?prio c?digo. ? a poesia que fala da poesia, da sua fun??o e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gram?ticas e os dicion?rios s?o exemplos de metalinguagem.

Exemplo:

Frase ? qualquer enunciado lingu?stico com sentido acabado.

(Para dar a defini??o de frase, usamos uma frase.)

Observa??es:

- Em um mesmo texto podem aparecer v?rias fun??es da linguagem. O importante ? saber qual a fun??o predominante no texto, para ent?o defini-lo.

- As fun??es para a linguagem foram bem caracterizadas em 1960, por um famoso linguista russo chamado Roman Jakobson, num c?lebre ensaio intitulado "Lingu?stica e Po?tica".

Os slides acima foram adaptados pelo formador. As defini??es est?o dispon?veis em: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 2

Entregue aos alunos c?pias da letra da can??o "Sinal fechado" de Chico Buarque. Como se trata de um di?logo, pe?a a dois alunos que fa?am a leitura em voz alta, em tom de dramatiza??o. Voc? pode pedir para duas ou mais duplas para fazerem a leitura, assim os alunos ter?o oportunidade de compreender melhor a letra da can??o e tamb?m de ouvir interpreta??es diferentes.

Terminada a leitura, pergunte aos alunos qual ? a fun??o da linguagem predominante no texto. Em seguida, pe?a-lhes que destaquem todos os exemplos dessa fun??o da linguagem encontrados no texto da can??o.

Sinal Fechado

Chico Buarque

- Ol?! Como vai?

- Eu vou indo. E voc?, tudo bem?

- Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro? E
voc??

- Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo? Quem sabe?

- Quanto tempo!

- Pois ?, quanto tempo!

- Me perdoe a pressa, ? a alma dos nossos neg?cios!

- Qual, n?o tem de qu?! Eu tamb?m s? ando a cem!

- Quando ? que voc? telefona? Precisamos nos ver por a?!

- Pra semana, prometo, talvez nos vejamos? Quem sabe?

- Quanto tempo!

- Pois ?? Quanto tempo!

- Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das
ruas...

- Eu tamb?m tenho algo a dizer, mas me foge ? lembran?a!

- Por favor, telefone! Eu preciso beber alguma coisa,
rapidamente?

- Pra semana?

- O sinal?

- Eu procuro voc??

- Vai abrir, vai abrir?

- Eu prometo, n?o esque?o, n?o esque?o?

- Por favor, n?o esque?a, n?o esque?a?

- Adeus!

- Adeus!

- Adeus!

Letra da can??o dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/sinal-fechado.html. Acesso em: 17 out 2013.

Feita a compreens?o da letra musical, exiba o v?deo da can??o Sinal fechado na voz de Chico Buarque e Maria Bethania. Convide os alunos para cantar. Divirtam-se, a can??o ? linda!!

Observa??o: Caso voc? tenha tempo e interesse, saia um pouco do tema da aula e provoque uma discuss?o com os alunos a respeito da mensagem da m?sica. Chame a aten??o dos alunos para a revisita??o da mensagem subjetiva da letra. Essa can??o foi escrita nos anos 1970 e ? atual at? hoje. Veja, por exemplo, como a cena descrita nos versos abaixo ? atual e acontece todos os dias:

- Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro? E
voc??

- Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo? Quem sabe?

Ainda com rela??o ? falta de tempo, percebe-se que essa queixa n?o ? caracter?stica dos dias atuais, pois na ?poca em que a can??o foi escrita j? se dizia:

- Me perdoe a pressa, ? a alma dos nossos neg?cios!

- Qual, n?o tem de qu?! Eu tamb?m s? ando a cem!

E, para finalizar, pergunte aos alunos o que eles entendem dos versos:

- Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das
ruas...

- Eu tamb?m tenho algo a dizer, mas me foge ? lembran?a!

?

sinal fechado

V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1pMXoeVh8_s. Acesso em: 17 out 2013.

M?dulo 2

ATIVIDADE 1

Professor, para a explora??o da letra dessa can??o, caso queira economizar papel, apenas projete a letra em tamanho suficiente para que todos acompanhem a leitura. Para que os alunos participem de forma ativa, pe?a-lhes que fa?am a leitura em voz alta. Deixe que dois ou tr?s alunos fa?am a leitura. Em seguida, pergunte-lhes qual ? a fun??o de linguagem predominante na letra musical. Verifique a compreens?o do texto e, se necess?rio, fa?am uma pesquisa no dicion?rio para checar a defini??o de palavras que possam ser desconhecidas para os alunos, tais como, ideograma, anagrama, barbarismo, neologismo entre outras.

Gram?tica

?

Palavra Cantada

O substantivo
? o substituto
Do conte?do

O adjetivo
? a nossa impress?o
Sobre quase tudo

O diminutivo
? o que aperta o mundo
E deixa mi?do

O imperativo
? o que aperta os outros
E deixa mudo

Um homem de letras
Dizendo ideias
Sempre se inflama

Um homem de ideias
Nem usa letras
Faz ideograma

Se altera as letras
E esconde o nome
Faz anagrama

Mas se mostro o nome
Com poucas letras
? um telegrama

Nosso verbo ser
? uma identidade
Mas sem projeto

E se temos verbo
Com objeto
? bem mais direto

No entanto falta
Ter um sujeito
Pra ter afeto

Mas se ? um sujeito
Que se sujeita
Ainda ? objeto

Todo barbarismo
? o portugu?s
Que se repeliu

O neologismo
? uma palavra
Que n?o se ouviu

J? o idiotismo
? tudo que a l?ngua
N?o traduziu

Mas tem idiotismo
Tamb?m na fala
De um imbecil

?

Letra da can??o dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/gramatica.html. Acesso em: 17 out 2013.

Agora, projete o v?deo com a letra da can??o e cante com a turma!!!

palavra cantada

V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=iCK1aaF8Yi4. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 2

Pergunte aos alunos se j? ouviram falar sobre o cantor Moacyr Franco. Verifique se eles conhecem alguma(s) de suas m?sicas. Comente com os alunos que a m?sica que voc?s v?o ouvir ? do g?nero marcha de carnaval e foi lan?ada em 1959. Fa?a c?pias da letra da m?sica e entregue aos alunos. Projete o v?deo da can??o. Deixe que os alunos ou?am uma ou duas vezes, depois pergunte a eles qual ? a fun??o da linguagem predominante na letra da m?sica. Aproveite para comentar com a turma como era a festa de carnaval na ?poca do lan?amento dessa m?sica. Pe?a aos alunos que conversem com seus pais e perguntem a eles se conhecem essa can??o.

Me d? um dinheiro a?!

Autores: Homero Ferreira
Int?rprete: Moacir Franco
Ano: 1959

Ei, voc? a?!
Me d? um dinheiro a?!
Me d? um dinheiro a?!

N?o vai dar?
N?o vai dar n?o?
Voc? vai ver a grande confus?o
Que eu vou fazer bebendo at? cair
Me d? me d? me d?, ?!
Me d? um dinheiro a?!

Letra dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/me-dinheiro-ai-673441.shtml. Acesso em: 17 out 2013.

me da um din

V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wTDdd3dFPG4. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 3

Projete o v?deo sugerido abaixo e mostre aos alunos uma par?dia feita com a marchinha de carnaval que eles acabaram de ouvir. A par?dia se chama Mel? do mensal?o. Depois da exposi??o do v?deo, verifique se os alunos reconheceram a fun??o da linguagem predominante no texto da par?dia. Discuta com os alunos sobre a mensagem cr?tica explicitada na letra da par?dia.

mensal??o

Imagem e v?deo dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=8cPcm_eHP_8. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 4

Nessa atividade, exponha o texto publicit?rio sugerido abaixo e pergunte aos alunos qual ? a fun??o da linguagem predominante. Reforce com os alunos que o objetivo da fun??o conativa ou apelativa ? influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, sugest?o, convite ou apelo. Chame a aten??o para o fato de que os verbos normalmente est?o no imperativo: fuja, escolha, procure, conhe?a. Esse tipo de fun??o ? muito comum em textos publicit?rios, em discursos pol?ticos ou de autoridade.

Pergunte aos alunos se eles reconhecem outra fun??o tamb?m presente nas primeiras frases do texto.

Imagem dispon?vel em: http://duvidasredacao.blogspot.com.br/2009/10/funcao-apelativa-ou-conotativa.html. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 5

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-CKl7uTzccwg/TtWNrnDJeOI/AAAAAAAAAYY/PwVexvjU7i8/s1600/Transarte+-+27nov11+-+Encerramento+-+Alexandra+Martins-36.jpg. Acesso em: 17 out 2013.

Encerre a aula trabalhando um poema que tenha como fun??o predominante a emotiva. Voc? pode escolher um poema grande ou v?rios pequenos. Aproveite esse momento para trabalhar a t?cnica de declama??o de poemas. Voc? pode pedir aos alunos que declamem os poemas por meio da leitura ou at? mesmo que memorizem os poemas. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupo aplicando a t?cnica de jogral. Incentive seus alunos!!! Seja criativo e envolva a turma nessa atividade!!! ? uma ?tima oportunidade para descobrir talentos novos. A sugest?o do poema abaixo Eu sei que vou te amar ? uma can??o de Ant?nio Carlos Jobim e Vin?cius de Morais. Portanto, v?rios alunos poder?o participar, cantando, tocando viol?o e declamando. Voc? poder?, inclusive, fazer um trabalho em parceria com o professor de Artes.

Can??o:

eu sei q vou

Letra e can??o dispon?veis em: http://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/eu-sei-que-vou-te-amar.html. Acesso em: 17 out 2013.

Poema declamado:

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero viv?-lo em cada v?o momento
E em seu louvor ei de espalhar meu canto
e rir meu riso e derramar meu pranto
ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
quem sabe a morte angustia de quem vive
quem sabe solid?o fim de quem ama

Eu possa lhe dizer do amor (que tive)
Que n?o seja imortal posto que ? chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes

Poema dispon?vel em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTI4OTcy/. Acesso em: 17 out 2013.

Recursos Complementares

Para outros slides sobre as fun??es da linguagem, acesse:

http://www.slideshare.net/LilianLima3/funes-de-linguagem-11389349. Acesso em: 17 out 2013.

Para exerc?cios sobre as fun??es da linguagem, acesse:

http://bergamocarolina15.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-funcoes-da-linguagem-1-ano.html. Acesso em: 17 out 2013.

Avaliação

  • A avalia??o ser? feita ao longo da aula, de modo processual. O professor dever? observar se os alunos s?o capazes de reconhecer as fun??es da linguagem nos v?rios textos abordados durante as atividades propostas. Caso o professor queira, poder? fazer uma avalia??o quantitativa, posteriormente, por meio de aplica??o de exerc?cios orais e/ou escritos sobre os conceitos das fun??es e suas aplica??es em textos diferentes.