Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Recursos:
Professor, essa ? uma aula cujo objetivo ? fixar o aprendizado sobre as fun??es da linguagem. Essa fixa??o ser? feita de forma bem l?dica, tendo como objeto de estudo textos de can??es, textos publicit?rios e poemas. Voc? vai precisar de um computador, um projetor e caixas de som ou, caso isso n?o seja poss?vel, um toca CD ou um aparelho de USB ser? suficiente para reprodu??o das m?sicas. Incentive seus alunos a cantar, pois como reza o ditado, "quem canta seus males espanta". Al?m disso, aprender cantando ? prazeroso e traz resultados positivos.
Para introduzir o assunto, prepare slides ou cartazes com as defini??es das seis fun??es da linguagem para fazer uma boa revis?o com os alunos sobre esses conceitos. Veja as sugest?es abaixo:
1) Fun??o Referencial ou DenotativaPalavra-chave: referente Transmite uma informa??o objetiva sobre a realidade. D? prioridade aos dados concretos, fatos e circunst?ncias. ? a linguagem caracter?stica das not?cias de jornal, do discurso cient?fico e de qualquer exposi??o de conceitos. Coloca em evid?ncia o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere. Exemplo: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma ma??, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que h? dentro da cesta, logo, h? fun??o referencial). |
?
2) Fun??o Expressiva ou EmotivaPalavra-chave: emissor Reflete o estado de ?nimo do emissor, os seus sentimentos e emo??es. Um dos indicadores da fun??o emotiva num texto ? a presen?a de interjei??es e de alguns sinais de pontua??o, como as retic?ncias e o ponto de exclama??o. Exemplos:
|
?
3) Fun??o Apelativa ou ConativaPalavra-chave: receptor Seu objetivo ? influenciar o receptor ou destinat?rio, com a inten??o de convenc?-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, ? comum o uso de tu e voc?, ou o nome da pessoa, al?m dos vocativos e imperativo. ? a linguagem usada nos discursos, serm?es e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos:
|
?
4) Fun??o Po?ticaPalavra-chave: mensagem ? aquela que p?e em evid?ncia a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e express?o, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da l?gica ou provocar um efeito humor?stico. Embora seja pr?pria da obra liter?ria, a fun??o po?tica n?o ? exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequ?ncia nas express?es cotidianas de valor metaf?rico e na publicidade. Exemplo:
|
?
5) Fun??o F?ticaPalavra-chave: canal Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunica??o. ? aplicada em situa??es em que o mais importante n?o ? o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. F?tica quer dizer "relativa ao fato", ao que est? ocorrendo. Aparece geralmente nas f?rmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em express?es que confirmam que algu?m est? ouvindo ou est? sendo ouvido: sim, claro, sem d?vida, entende?, n?o ? mesmo? ? a linguagem das falas telef?nicas, sauda??es e similares. Exemplo:
|
?
6) Fun??o Metalingu?sticaPalavra-chave: c?digo Esta fun??o refere-se ? metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um c?digo usando o pr?prio c?digo. ? a poesia que fala da poesia, da sua fun??o e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gram?ticas e os dicion?rios s?o exemplos de metalinguagem. Exemplo:
Observa??es: - Em um mesmo texto podem aparecer v?rias fun??es da linguagem. O importante ? saber qual a fun??o predominante no texto, para ent?o defini-lo. - As fun??es para a linguagem foram bem caracterizadas em 1960, por um famoso linguista russo chamado Roman Jakobson, num c?lebre ensaio intitulado "Lingu?stica e Po?tica". |
Os slides acima foram adaptados pelo formador. As defini??es est?o dispon?veis em: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php. Acesso em: 17 out 2013.
Entregue aos alunos c?pias da letra da can??o "Sinal fechado" de Chico Buarque. Como se trata de um di?logo, pe?a a dois alunos que fa?am a leitura em voz alta, em tom de dramatiza??o. Voc? pode pedir para duas ou mais duplas para fazerem a leitura, assim os alunos ter?o oportunidade de compreender melhor a letra da can??o e tamb?m de ouvir interpreta??es diferentes.
Terminada a leitura, pergunte aos alunos qual ? a fun??o da linguagem predominante no texto. Em seguida, pe?a-lhes que destaquem todos os exemplos dessa fun??o da linguagem encontrados no texto da can??o.
Sinal FechadoChico Buarque- Ol?! Como vai? - Eu vou indo. E voc?, tudo bem?
- Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro? E - Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo? Quem sabe? - Quanto tempo! - Pois ?, quanto tempo! - Me perdoe a pressa, ? a alma dos nossos neg?cios! - Qual, n?o tem de qu?! Eu tamb?m s? ando a cem! - Quando ? que voc? telefona? Precisamos nos ver por a?! - Pra semana, prometo, talvez nos vejamos? Quem sabe? - Quanto tempo! - Pois ?? Quanto tempo!
- Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das - Eu tamb?m tenho algo a dizer, mas me foge ? lembran?a!
- Por favor, telefone! Eu preciso beber alguma coisa, - Pra semana? - O sinal? - Eu procuro voc?? - Vai abrir, vai abrir? - Eu prometo, n?o esque?o, n?o esque?o? - Por favor, n?o esque?a, n?o esque?a? - Adeus! - Adeus! - Adeus! |
Letra da can??o dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/sinal-fechado.html. Acesso em: 17 out 2013.
Feita a compreens?o da letra musical, exiba o v?deo da can??o Sinal fechado na voz de Chico Buarque e Maria Bethania. Convide os alunos para cantar. Divirtam-se, a can??o ? linda!!
?
V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1pMXoeVh8_s. Acesso em: 17 out 2013.
Professor, para a explora??o da letra dessa can??o, caso queira economizar papel, apenas projete a letra em tamanho suficiente para que todos acompanhem a leitura. Para que os alunos participem de forma ativa, pe?a-lhes que fa?am a leitura em voz alta. Deixe que dois ou tr?s alunos fa?am a leitura. Em seguida, pergunte-lhes qual ? a fun??o de linguagem predominante na letra musical. Verifique a compreens?o do texto e, se necess?rio, fa?am uma pesquisa no dicion?rio para checar a defini??o de palavras que possam ser desconhecidas para os alunos, tais como, ideograma, anagrama, barbarismo, neologismo entre outras.
Gram?tica
O substantivo |
?
Letra da can??o dispon?vel em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/gramatica.html. Acesso em: 17 out 2013.
Agora, projete o v?deo com a letra da can??o e cante com a turma!!!
V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=iCK1aaF8Yi4. Acesso em: 17 out 2013.
Pergunte aos alunos se j? ouviram falar sobre o cantor Moacyr Franco. Verifique se eles conhecem alguma(s) de suas m?sicas. Comente com os alunos que a m?sica que voc?s v?o ouvir ? do g?nero marcha de carnaval e foi lan?ada em 1959. Fa?a c?pias da letra da m?sica e entregue aos alunos. Projete o v?deo da can??o. Deixe que os alunos ou?am uma ou duas vezes, depois pergunte a eles qual ? a fun??o da linguagem predominante na letra da m?sica. Aproveite para comentar com a turma como era a festa de carnaval na ?poca do lan?amento dessa m?sica. Pe?a aos alunos que conversem com seus pais e perguntem a eles se conhecem essa can??o.
Me d? um dinheiro a?!
Autores: Homero Ferreira
Ei, voc? a?! |
Letra dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/me-dinheiro-ai-673441.shtml. Acesso em: 17 out 2013.
V?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wTDdd3dFPG4. Acesso em: 17 out 2013.
Projete o v?deo sugerido abaixo e mostre aos alunos uma par?dia feita com a marchinha de carnaval que eles acabaram de ouvir. A par?dia se chama Mel? do mensal?o. Depois da exposi??o do v?deo, verifique se os alunos reconheceram a fun??o da linguagem predominante no texto da par?dia. Discuta com os alunos sobre a mensagem cr?tica explicitada na letra da par?dia.
Imagem e v?deo dispon?veis em: http://www.youtube.com/watch?v=8cPcm_eHP_8. Acesso em: 17 out 2013.
Nessa atividade, exponha o texto publicit?rio sugerido abaixo e pergunte aos alunos qual ? a fun??o da linguagem predominante. Reforce com os alunos que o objetivo da fun??o conativa ou apelativa ? influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, sugest?o, convite ou apelo. Chame a aten??o para o fato de que os verbos normalmente est?o no imperativo: fuja, escolha, procure, conhe?a. Esse tipo de fun??o ? muito comum em textos publicit?rios, em discursos pol?ticos ou de autoridade.
Pergunte aos alunos se eles reconhecem outra fun??o tamb?m presente nas primeiras frases do texto.
Imagem dispon?vel em: http://duvidasredacao.blogspot.com.br/2009/10/funcao-apelativa-ou-conotativa.html. Acesso em: 17 out 2013.
Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/-CKl7uTzccwg/TtWNrnDJeOI/AAAAAAAAAYY/PwVexvjU7i8/s1600/Transarte+-+27nov11+-+Encerramento+-+Alexandra+Martins-36.jpg. Acesso em: 17 out 2013.
Encerre a aula trabalhando um poema que tenha como fun??o predominante a emotiva. Voc? pode escolher um poema grande ou v?rios pequenos. Aproveite esse momento para trabalhar a t?cnica de declama??o de poemas. Voc? pode pedir aos alunos que declamem os poemas por meio da leitura ou at? mesmo que memorizem os poemas. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupo aplicando a t?cnica de jogral. Incentive seus alunos!!! Seja criativo e envolva a turma nessa atividade!!! ? uma ?tima oportunidade para descobrir talentos novos. A sugest?o do poema abaixo Eu sei que vou te amar ? uma can??o de Ant?nio Carlos Jobim e Vin?cius de Morais. Portanto, v?rios alunos poder?o participar, cantando, tocando viol?o e declamando. Voc? poder?, inclusive, fazer um trabalho em parceria com o professor de Artes.
Can??o:
Eu Sei Que Vou Te Amar
Compositor: Ant?nio Carlos Jobim/Vin?cius De MoraesEu sei que vou te amar |
Letra e can??o dispon?veis em: http://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/eu-sei-que-vou-te-amar.html. Acesso em: 17 out 2013.
Poema declamado:
De tudo ao meu amor serei atento |
Poema dispon?vel em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTI4OTcy/. Acesso em: 17 out 2013.
http://www.slideshare.net/LilianLima3/funes-de-linguagem-11389349. Acesso em: 17 out 2013.
http://bergamocarolina15.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-funcoes-da-linguagem-1-ano.html. Acesso em: 17 out 2013.