Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo sentidos a partir do texto e seu contexto

Autor e Co-autor(es)

Selma Sueli Santos Guimar?es imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazu?ta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Inferir em um texto os objetivos de seu produtor e o p?blico alvo a quem se destina;
  • Ler as entrelinhas, isto ?, buscar informa??es para al?m do que est? escrito em um texto, partindo da informa??o textual claramente veiculada, considerando-se o contexto textual e seu conhecimento de mundo pr?vio;
  • Produzir um texto publicit?rio.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Estrat?gias de leitura.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Internet;
  • Computador e projetor;
  • Textos publicit?rios veiculados na internet;
  • Dicion?rios;
  • Trabalho em grupo.

M?dulo 1

De acordo com os Par?metros Curriculares Nacionais,
?
"A leitura ? o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreens?o e  interpreta??o do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto,  sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. N?o se trata de extrair informa??o, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica  estrat?gias de sele??o, antecipa??o, infer?ncia e verifica??o, sem as quais n?o ? poss?vel  profici?ncia. ? o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido,  permitindo tomar decis?es diante de dificuldades de compreens?o, avan?ar na busca de  esclarecimentos, validar no texto suposi??es feitas. Um leitor competente sabe selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a suas necessidades, conseguindo estabelecer as estrat?gias adequadas para abordar tais textos. O leitor competente ? capaz de ler as entrelinhas, identificando, a partir do que est? escrito, elementos impl?citos, estabelecendo rela??es entre o texto e seus conhecimentos pr?vios ou entre o texto e outros textos j? lidos". (PCNs, 1998, p. 69-70)
Texto dispon?vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 18 out 2013.
?
Nesse sentido, esta aula objetiva proporcionar ao aluno condi??es de "ler as entrelinhas", isto ?, condi??es de fazer infer?ncias, partindo da informa??o textual claramente veiculada, considerando-se o contexto textual e seu conhecimento de mundo pr?vio.

ATIVIDADE 1

Se voc? pode fazer sua aula no laborat?rio de inform?tica ou tem a possibilidade de utilizar um computador e um projetor, prepare a aula com esses recursos. Caso contr?rio, fa?a c?pias da imagem publicit?ria abaixo e distribua-as entre os alunos. Nesse caso, fa?a pelo menos uma c?pia colorida, pois a mensagem visual da publicidade tamb?m dever ser decodificada.

Primeiramente, mostre a imagem aos alunos e fa?am juntos uma leitura da mensagem n?o verbal. Explorem as cores, os objetos retratados, relacionem a mensagem n?o verbal e a verbal.

grego

Imagem da Revista Veja Edi??o 2342 de 09/10/2013, p. 27. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 out 2013.

Professor, veja abaixo a transcri??o do texto publicit?rio para facilitar a leitura:

CHEGOU VIGOR GREGO ZERO

TRADICIONAL E MORANGO. O PRIMEIRO

IOGURTE GREGO ZERO GORDURAS.

Ultracremoso, ultrassaboroso e sem gordura.

Mais uma novidade extraordin?ria da Vigor.

-----------------------------------------------------------------

VIGOR GREGO

Iogurte grego bem feito como deve ser.

?

Em seguida, fa?a observa??es e questionamentos como:

1. Chame a aten??o dos alunos para a imagem do iogurte, que sugere cremosidade e sabor.

2. Pe?a aos alunos pra relacionar a imagem do iogurte e a frase: "Ultracremoso, ultrassaboroso e sem gordura".

3. Pergunte aos alunos o que entenderam da frase introdut?ria da publicidade: "Se existia algum motivo para resistir, agora existe zero".

4. O que esse zero significa?

5. Por que agora n?o ? preciso resistir ? tenta??o de tomar um iogurte?

6. Essa publicidade ? atual, foi publicada no in?cio do m?s de outubro. Qual sua rela??o com o contexto em que ela foi produzida? O p?blico alvo dessa publicidade est? interessado em manter a forma? Em resistir ? tenta??o de comer alimentos gordurosos?

7. Qual ? o p?blico alvo dessa publicidade?

8. Quais s?o os adjetivos utilizados no texto para descrever o produto veiculado?

9. Esses adjetivos foram modificados por um prefixo? Qual? Como esses prefixos modificaram o sentido dos adjetivos?

10. O que o uso desses adjetivos provoca no leitor? O uso dos adjetivos intensificou a mensagem publicit?ria?

11. Na frase "Mais uma novidade extraordin?ria da Vigor", tamb?m temos um adjetivo. Qual? Qual o significado de "extraordin?ria"? Qual o efeito do uso desse adjetivo? Procure o significado desse adjetivo no(s) dicion?rio(s). Voc? acha que o adjetivo foi bem empregado? Por qu??

Em Houaiss; Villar, 2009, encontramos a seguinte defini??o para extraordin?rio:

n adjetivo
1    que foge do usual ou do previsto; que n?o ? ordin?rio; fora do comum. Exs.: acontecimento e., despesas e.
2    n?o regular, fora do estabelecido. Ex.: medidas e., poderes e.
3    que se caracteriza por ser raro, excepcional, not?vel. Ex.: aluno e.
4    que se caracteriza pela estranheza; esquisito. Ex.: suas extravag?ncias o tornavam um ser e.
5    que ? digno de grande admira??o; fabuloso, inacredit?vel. Ex.: hist?rias e.
6    que ? excessivo em quantidade ou em intensidade. Exs.: houve um n?mero e. de comparecimentos,  um sil?ncio e.

12. Qual o impacto no leitor da frase "Iogurte grego bem feito como deve ser."?

13. Essa publicidade alcan?ou seu objetivo? Convenceu o p?blico alvo? Voc? ficou com vontade de experimentar o iogurte?

ATIVIDADE 2

Projete a publicidade sugerida abaixo e trabalhe a compreens?o do texto com seus alunos.

dia dos pais

Imagem da Revista Veja Edi??o 2333 de 07/08/2013, p. 27. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 19 out 2013.

1. Qual ? a data da edi??o desse texto publicit?rio?

2. Qual ? a data comemorativa que temos no m?s de agosto?

3. Existe alguma rela??o entre a data de publica??o da publicidade e a mensagem nela veiculada?

2. Em qual revista essa publicidade foi veiculada? Qual ? o p?blico alvo da Revista Veja?

4. A quem ? dirigido esse texto publicit?rio?

5. Quais s?o as palavras que nos permitem inferir que esse texto se dirige aos filhos?

6. Qual ? a fun??o de linguagem expressa na frase "D? um kit Lupo para seu pai."?

7. O que voc? pensa do slogan #cuecaemeiadasorte, que est? ? esquerda na parte de baixo da publicidade?

8. O texto diz que o pai est? precisando de meia e cueca. Entretanto, no kit Lupo apresentado, al?m das meias e cuecas, podemos ver uma camiseta. Qual sua opini?o sobre isso?

9. Voc? acredita que um presente deve sempre surpreender, isto ?, ir al?m das necessidades?

10. Seria esperado, isto ?, seria normal encontrar uma campanha publicit?ria na Revista Veja da semana que antecede o Dia dos Pais?

ATIVIDADE 3

Projete esta outra publicidade e deixe que os alunos fa?am uma leitura silenciosa do texto.

sandisk

Imagem da Revista Veja Edi??o 2333 de 07/08/2013, p. 55. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 19 out 2013.

Veja a transcri??o do texto publicit?rio que est? abaixo da foto:

Gargalhadas memor?veis e broncas perdo?veis. Cada instante ao lado

dele se torna inesquec?vel. Sandisk, dedicada ? mem?ria flash, com a

confian?a dos profissionais em todo o mundo. Dia dos Pais: preserve

com Sandisk.

Depois que os alunos tiverem feito a leitura silenciosa, proponha uma discuss?o:

1. Qual o produto veiculado nessa publicidade?

2. Qual a data da publica??o da publicidade?

3. ? a mesma data da publicidade anterior. Portanto, foi publicada no m?s em que se comemora o Dia dos Pais. Se n?o houvesse texto escrito, apenas pela imagem poder?amos inferir que o adulto e a crian?a s?o pai e filho? Por qu??

4. A frase "De 4 GB a 128 GB" faz refer?ncia ? qu?? Al?m da capacidade de mem?ria dos cart?es que varia de 4 a 128 GB, qual outra sugest?o de crescimento veiculada pela imagem?

5. O que a moldura vermelha ao redor do rosto da crian?a sugere?

6. O que sugerem as frases "Gargalhadas memor?veis e broncas perdo?veis. Cada instante ao lado dele se torna inesquec?vel."?

7. Qual o sentido da frase "Dia dos Pais: preserve com Sandisk."?

8. Quais s?o as express?es do texto que remetem ao tempo?

9. Por que o tempo seria importante nessa publicidade? Qual a mensagem impl?cita relacionada ao tempo e ? rela??o pai e filho?

!0. A quem se dirige essa publicidade? Na sua opini?o, ela convence o p?blico alvo?

M?dulo 2

ATIVIDADE 1

Projete a imagem publicit?ria sugerida abaixo ou prepare uma c?pia colorida para mostrar aos alunos:

Imagem dispon?vel em: http://obviousmag.org/archives/2008/11/publicidade_criativa.html. Acesso em: 19 out 2013.

1. Qual a mensagem veiculada nessa imagem?

2. H? apenas uma pequena frase escrita em ingl?s. Mas, mesmo que o leitor n?o saiba ingl?s, a mensagem veiculada pela imagem poderia ser decodificada?

3. Voc? acredita que essa imagem possa convencer o leitor? Por qu??

4. Voc? concorda com a mensagem veiculada nessa imagem?

5. A quem a mensagem verbal "Leia mais." se dirige? Quem ? o p?blico alvo dessa publicidade?

ATIVIDADE 2

Projete a imagem publicit?ria sugerida abaixo ou fa?a uma c?pia colorida para mostrar aos alunos:

 Anuncios Criatividade Publicidade

Imagem dispon?vel em: http://obviousmag.org/archives/2008/11/publicidade_criativa.html. Acesso em: 19 out 2013.

1. Ao projetar a imagem ou mostr?-la aos alunos, esconda a frase embaixo. Mostre apenas a imagem n?o verbal e pergunte aos o significado da imagem.

2. Em seguida, descubra a frase e leia-a com os alunos. Caso os alunos n?o consigam entender a frase em ingl?s, voc? poder? passar a tradu??o: "N?o compre lembran?as de animais ex?ticos". Agora, pergunte novamente aos alunos o significado dessa imagem.

3. Qual a mensagem veiculada nessa imagem?

4. Por que a mala est? sangrando?

4. Qual a rela??o que se estabelece entre lembran?as e viagem?

5. Voc? sabe o que significa a sigla WWF? (Veja nos Recursos Complementares)

ATIVIDADE 3

Mostre a imagem publicit?ria sugerida abaixo aos alunos:

http://2.bp.blogspot.com/_MfnX51I9FHk/S-H1BaSZhzI/AAAAAAAAAFY/JcGDNC-cW0o/s1600/horta+de+elite+2.jpg

Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_MfnX51I9FHk/S-H1BaSZhzI/AAAAAAAAAFY/JcGDNC-cW0o/s1600/horta+de+elite+2.jpg. Acesso em: 19 out 2013.

1. Qual o produto veiculado nessa publicidade?

2. Qual o "jogo de palavras" que se percebe nesse texto? Voc? conhece o filme Tropa de Elite?

3. O slogan "Aqui a natureza ? a estrela" tamb?m faz refer?ncia ao cinema? Como se percebe isso?

4. Voc? conhece a frase "pede pra sair"? J? a ouviu em outra situa??o? Qual?

5. Por que a imagem mostra um tomate com uma boina?

Mostre aos alunos a imagem abaixo e pe?a-lhes que comparem a tipologia do an?ncio publicit?rio e a tipologia do cartaz do filme e tamb?m a boina do tomate e a boina do personagem.

data/img-7

Imagem dispon?vel em: http://marcosself.files.wordpress.com/2010/11/tropadeelite1.jpg. Acesso em: 19 out 2013.

ATIVIDADE 4

data/img-8

Imagem dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-5Nx0ynReRws/T1bWgJEH-EI/AAAAAAAAAB4/P4X_a7O5fjg/s1600/fazer-propaganda-eficiente.jpg. Acesso em: 20 out 2013.

Com a participa??o dos alunos, fa?a uma lista, no quadro, de t?tulos de filmes, seriados ou novelas que todos conhe?am. Feita a lista, escolham um ou dois t?tulos e criem uma publicidade a partir deles, como o modelo da publicidade analisada na Atividade 3.

Como atividade extra classe, voc? pode solicitar que os alunos criem uma publicidade. Eles poder?o utilizar o mesmo recurso de trabalhar a partir de um t?tulo de filme, seriado ou novela. Poder?o tamb?m utilizar frases "clich?s", como a utilizada na publicidade da Hortifruti "pede pra sair". 

Recursos Complementares

Refer?ncia do dicion?rio citado:

HOUAISS, Ant?nio; VILLAR, Mauro Salles. Dicion?rio eletr?nico Houaiss da l?ngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.

Para mais informa??es sobre WWF, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Fund_for_Nature. Acesso em: 19 out 2013.

Para informa??es sobre t?tulos de filmes, acesse:

http://www.interfilmes.com/listadefilmes.html. Acesso em: 20 out 2013.

http://melhoresfilmes.com.br/listas/melhores. Acesso em: 20 out 2013.

http://50anosdefilmes.com.br/2009/os-titulos-dos-filmes-estrangeiros-no-brasil-e-em-portugal-uma-confusao-louca-e-ate-divertida/. Acesso em: 20 out 2013.

Avaliação

  • A avalia??o ser? feita durante as aulas, por meio da observa??o da participa??o dos alunos nas atividades propostas. Nas discuss?es, observe se todos s?o capazes de fazer hip?teses e infer?ncias sobre os textos abordados nas aulas. A atividade individual de cria??o de uma publicidade, feita em casa, poder? ser utilizada como uma avalia??o quantitativa.Professor, veja se os alunos foram criativos e se a tarefa ficou bem feita: colorida e chamativa.