Portal do Professor

Início do Conteúdo

APRENDENDO A PENSAR SOBRE LIMITE

Autor e Co-autor(es)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA;

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Repensar o que se entende por LIMITE e a sua importância nas ações cotidianas.
  2. Compreender as diferentes funções do LIMITE nas situações cotidianas de sua vida e dos demais colegas.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios 

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Alunos sentados em círculo. O professor deverá propor aos alunos: Em uma folha de papel, desenhem a primeira imagem que vier à cabeça, quando digo a palavra “LIMITE”. Em seguida, escrevam palavras que expressem os sentimentos que tiveram ao ouvir a palavra “LIMITE” e ao desenhar a imagem que o representa. Cada aluno deverá socializar o que fez, colocando o seu desenho no centro do círculo. Todo o grupo deverá observar os desenhos produzidos, estabelecendo as várias relações entre eles: por semelhanças, diferenças, complementaridade e outras, e comentar sobre o que perceberam.

2º Momento: Os alunos divididos em subgrupos deverão formular perguntas sobre o tema e, em seguida, socializá-las para o grande grupo. Num trabalho de esforço conjunto, é feita a escolha de uma das perguntas apresentadas pelos grupos, para aprofundamento da discussão. O professor amplia o debate, problematizando-o com questões, tais como: Para que serve o limite? O limite é sempre ruim? O limite pode ser bom e necessário? Em que situações? Como é para vocês conviver com pessoas que não respeitam os limites?

3º Momento: O professor e os alunos deverão elaborar, por escrito, uma síntese das idéias mais significativas sobre o tema, geradoras de reflexão, no sentido de pautar as ações cotidianas nos diversos espaços sociais.

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:

Professor, você pode apresentar aos alunos o vídeo a seguir para ampliar o debate acerca do tema limite, de forma a instigar os alunos a estabelecerem relações entre o conteúdo do vídeo e situações vividas por eles envolvendo esta temática, em diferentes espaços sociais.

http://www.youtube.com/watch?v=nk6_yubydGA&feature=related

 

Recursos Complementares

Sugestão de leitura complementar para o professor:

La Taille, Yves de. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 1998.

Avaliação

AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe avaliar como lida com o limite em relação a si mesmo, em relação ao grupo de alunos, colegas de trabalho e outros.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que esta aula contribuiu para compreender a importância do limite nas relações cotidianas.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções solicitadas. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de formular perguntas.