Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para a realiza??o das atividades propostas nessa aula, ? necess?rio que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetiza??o. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA, ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar as ferramentas: KWord, TuxPaint e Webcam.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar:
S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de out. 2013.
S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013.
?
Professor, a adi??o se faz presente em nosso cotidiano, pois utilizamos a adi??o em diversas situa??es de nosso dia a dia: para comprar algo, dar o troco, saber quantos anos eu tenho, se sou mais velho ou mais novo que algu?m, dentre outras in?meras situa??es. Dessa maneira ? um conte?do de grande relev?ncia a ser trabalhado com os alunos em qualquer faixa et?ria, principalmente nas s?ries iniciais do Ensino Fundamental, pois ela ? a base para outras opera??es.
Nesse sentido, nossa sugest?o ? que inicie sua aula no espa?o da ?rodinha? para motiv?-los sobre essa tem?tica. Para tanto, organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o tema adi??o e proponha a eles que pensem sobre as seguintes quest?es:
?
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es. Aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 35.
Depois, converse com eles explicando que agora voc?s ir?o aprender mais sobre adi??o de forma l?dica e divertida.
?
Professor, a literatura ? algo muito pr?prio do universo infantil, devendo assim sempre se reservar espa?o na sala de aula para a conta??o de hist?rias de diferentes g?neros com diferentes objetivos. A hist?ria muitas vezes ? uma estrat?gia para introduzir e aprofundar conhecimentos, por?m seu objetivo maior ? a ludicidade e a magia que envolvem o ato da conta??o de hist?ria.
Nessa perspectiva, nossa proposta ? que voc? trabalhe com seus alunos a hist?ria ?Um amor de confus?o? da autora Dulce Rangel, Editora Moderna. Esse livro aborda diferentes temas como: amizade, solidariedade, compaix?o e tamb?m pode contribuir para a introdu??o do tema adi??o com crian?as. Veja abaixo:
RANGEL, Dulce. Um amor de confus?o. S?o Paulo: Moderna.
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
?
Voc? tamb?m encontra essa hist?ria em slides no s?tio: ?Share?, dispon?vel em: <http://www.slideshare.net/anthonielly/histria-um-amor-de-confuso-de-dulce-rangel>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Para essa conta??o de hist?ria nossa proposta ? que voc? confeccione fantoches para tornar esse momento mais l?dico. Organize seus alunos de maneira que todos possam visualizar os fantoches e a conta??o da hist?ria. Veja abaixo uma sugest?o:
Fonte: Blog: "Papos pedag?gicos de arte D?ia". Dispon?vel em: <http://bonequeiras2.blogspot.com.br/2010/08/um-amor-de-confusao.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Ap?s a conta??o de hist?ria, converse com os alunos questionando-os:
?
Nesse momento, reconte a hist?ria realizando a soma coletiva com os alunos conforme os ovos foram aparecendo. Aproveite para observar se eles compreenderam o conceito de adi??o.
?
Professor, nessa aula a proposta ? que voc? construa um livro com os alunos recontando a hist?ria ?Um amor de confus?o? realizando as contas de adi??o que aparecem na mesma. Para tanto, os alunos poder?o ilustrar a hist?ria e em seguida fazer as contas de adi??o logo abaixo.
Uma sugest?o ? construir um livro online, no computador. Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, poder?o produzir seus textos utilizando as ferramentas do KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio> Processador de Textos). Eles poder?o realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital) para ilustrar. Mas, se sua escola n?o participa do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.
?
Veja um exemplo de como fazer o livro com os alunos, eles poder?o ilustrar a hist?ria e fazer a conta de adi??o logo abaixo. Veja a seguir um trecho da hist?ria:
?
DONA GALINHA UM OVO BOTOU.Fonte da imagem: Blog: "Absolut Dream". Dispon?vel em: <http://mini-fofoquinhas.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html>. Acesso em: 13 de out. 2013. |
MAS, QUANDO FOI PASSEAR, OUTROS DOIS OVOS NO CAMINHO ELA ENCONTROU.________ + ________ = _________ OVOS.? |
Caso sua escola n?o disponha de computador, voc? tamb?m poder? fazer a hist?ria impressa com seus alunos. No Blog da Verinha, voc? encontra uma sugest?o de livro impresso que servir? como uma refer?ncia para esse trabalho. Dispon?vel em: <http://verinhaalfabetizacao.blogspot.com.br/2013/04/um-amor-de-confusao.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Que tal organizar uma ?Tarde de aut?grafos? com seus alunos e familiares? Para tanto, converse com seus alunos e proponha a eles que realizem uma ?Tarde de aut?grafos? com seus familiares na qual cada um poder? apresentar a vers?o do livro ?Um amor de confus?o?. Para isso, voc?s poder?o confeccionar convites para os familiares. Aproveite esse momento para trabalhar com seus alunos como se faz um convite, as fun??es e caracter?sticas desse tipo de texto. Fotografem esse momento, utilizando uma m?quina ou a Webcam localizada na ?rea de trabalho do laptop do Projeto UCA.
No dia da ?Tarde de aut?grafos? organize seus alunos cada um com seu livro, para que possam apresentar aos seus familiares e explicar como foi a sua constru??o.
?
Professor, sabemos que os jogos s?o importantes estrat?gias did?ticas j? que despertam interesse e curiosidade no universo infantil e adulto. Dessa maneira, nossa proposta ? que sejam abordados diferentes jogos com os alunos visando a aprendizagem e a consolida??o de conhecimentos sobre a adi??o. Abaixo seguem algumas sugest?es:
Esse jogo pode ser realizado em duplas ou individualmente. Para se jogar em duplas ? necess?rio que voc? disponibilize um dado para cada aluno e uma folha de papel A4 para cada um, l?pis e borracha. Para jogar individualmente o aluno precisar? de dois dados e uma folha de papel.
Instru??es:
?
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
?
Observa??o: os alunos dever?o registrar o jogo no caderno de Matem?tica.
Depois do jogo, eles poder?o trocar de folhas e corrigir as adi??es efetuadas pelo colega. A corre??o tamb?m poder? ser realizada pela professora.
Esse jogo tamb?m pode ser jogado individualmente ou em grupo de tr?s ou quatro alunos. Para tanto, providencie: um dado para cada aluno, Material Dourado, folhas de papel A4, l?pis e borracha. Esse jogo ? parecido com o primeiro, mas difere, pois consiste em utilizar o material dourado para fazer a soma, utilizando dessa maneira material concreto, o que facilita a aprendizagem da adi??o.
Instru??es:
Eles devem fazer a soma utilizando o Material Dourado e anotar o resultado.
Fonte: Blog: "Para pensar em Educa??o - Material Dourado". Dispon?vel em: <http://katiadiehl.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Professor, o boliche ? um jogo que desperta muito interesse nos alunos devido ao movimento que o mesmo exige e por seu poder l?dico. Assim, nossa sugest?o ? que voc? construa um jogo de boliche com seus alunos no intuito de brincar e realizar contas de adi??o.
Para confeccionar o jogo, voc?s poder?o utilizar garrafas pet descart?veis ou garrafas de iogurte de 1 litro. Para que as garrafas n?o fiquem muito leves voc? poder? ench?-las com papel ou com um pouco de ?gua. Os alunos poder?o pintar e enfeitar as garrafas utilizando diferentes materiais: tintas, colas coloridas, durex colorido, bot?es, E.V.A, dentre outros. Depois, confeccione fichas com n?meros e cole nas garrafas. Os n?meros colados nas garrafas correspondem aos valores de cada uma.
A bolinha poder? ser feita com meias velhas, jornal, fita crepe, dentre outros materiais.
Observa??o: caso voc? tenha o jogo de boliche dispon?vel em sua sala de aula, voc? poder? colar as fichas com os numerais e utiliz?-lo na brincadeira.
Esse jogo poder? ser realizado em duplas. E voc? poder? disponibilizar para seus alunos uma folha de papel com uma tabela para eles anotarem suas pontua??es em cada jogada e depois realizarem a soma para ver quem ganhou o jogo. Voc?s poder?o fazer essa tabela na lousa, ou caso estejam jogando no p?tio, risquem a tabela com giz no ch?o. Veja um exemplo da tabela:
JOGO DE BOLICHE |
||||
PONTUA??O |
1? JOGADA |
2? JOGADA |
3? JOGADA |
TOTAL DE PONTOS |
JOGADOR 1 |
|
|
|
|
JOGADOR 2 |
|
|
|
|
Fonte: Acervo da pr?pria autora.
?
Observa??o: o n?mero de jogadas escritas na tabela deve ser condizente com as jogadas realizadas durante o jogo.
Instru??es:
?
?
?
Fonte da imagem: S?tio: "Perola da Net - jogo boliche". Dispon?vel em: <http://www.peroladanet.com/jogo-de-boliche-on-line/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Professor, essa atividade exige mais dos alunos tendo um n?vel de complexidade mais elevado, pois nela o professor dita uma conta de adi??o, os alunos devem fazer a soma mentalmente e anotar o resultado em seu caderno, ou em uma folha de papel separada. Veja um exemplo:
- O professor dita a adi??o: 4 + 9 ? igual a?
- O aluno deve fazer a soma mentalmente e anotar o resultado que ser?: 13.
Ap?s o jogo, fa?a a corre??o com seus alunos.
?
Professor, a seguir sugerimos alguns jogos que poder?o ser explorados no computador pelos alunos utilizando a internet em casa ou na escola. Sabe-se que o uso das tecnologias na educa??o muito pode contribuir para o redimensionamento do processo de ensino e de aprendizagem. Caso participem do Projeto UCA, podem acessar utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).
?
?
S?tio: ?Bomba Jogos ? jogo adi??o?. Dispon?vel em: <http://www.bombajogos.com/jogos-online/4166-Ben10_Addition.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
S?tio: ?Smartkids ? jogo de adi??o?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
S?tio: ?Discovery Kids ? aprenda a somar?. Dispon?vel em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/somar/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
S?tio: "Jogos da escola ? aprenda a somar?. Dispon?vel em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/201-somar>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
S?tio: "Educa Jogos ? relacione". Dispon?vel em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/matematica/socializacao-matematica/ >. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Ap?s realizar os jogos com os alunos verifique o que eles mais gostaram, o que n?o gostaram, e avalie se conseguiram realizar os jogos com autonomia.
?
Professor, ? importante ressaltar que os exerc?cios de fixa??o s?o relevantes para consolidar e aperfei?oar as habilidades e os conhecimentos dos alunos sobre a adi??o. Dessa maneira, voc? poder? realizar diversos exerc?cios no caderno de Matem?tica, na internet, dentre outros, para a fixa??o da adi??o pelos alunos. Realize tamb?m atividades de casa utilizando opera??es de adi??o, para que exercitem o que aprenderam em casa.
Blog: ?Educriar ? atividades sobre a hist?ria - Um amor de confus?o?. Dispon?vel em:<http://educriarprof.blogspot.com.br/2011/11/livro-um-amor-de-confusao-dulce-rangel.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
M?sica: ?A galinha magricela?. Terra Letras.mus.br. Dispon?vel em: <http://letras.mus.br/eliana/91155/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos.
Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram no??es de adi??o; reconheceram as terminologias adequadas que retratam a adi??o; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como: convite e hist?ria liter?ria; realizaram jogos envolvendo adi??o; confeccionaram um livro e aprenderam a trabalhar em equipe. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.