Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reciclagem: contando, registrando e inventando

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Identificar n?meros nos diferentes contextos em que se encontram;
  • Reconhecer a import?ncia da reciclagem para a natureza;
  • Utilizar a contagem oral ao separar objetos em situa??es l?dicas;
  • Ler e interpretar dados em gr?ficos e tabelas;
  • Construir brinquedos ou objetos com materiais recicl?veis;
  • Destacar os aspectos naturais, sociais e culturais da reciclagem nas cidades;
  • Perceber a import?ncia do trabalho e da uni?o da equipe. 

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos j? tenham algum conhecimento pr?vio sobre reciclagem, cuidados e atitudes com o meio ambiente. Consideramos importante ainda, que possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 07 de out. 2013.

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 07 de out. 2013. 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico e ou equipe de trabalho a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, por meio de uma roda de ideias converse com os alunos sobre o conhecimento que eles t?m sobre a ?reciclagem?.

Promova um momento de descontra??o, depois apresente a imagem de Mauricio de Souza aos alunos, em data show ou se preferir imprima e elabore um cartaz em cartolina ou papel color set.

?

capa gibi

?

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cla?dia Miriam. Cole??o Hoje ? dia de Matem?tica. Alfabetiza??o Matem?tica. 1? Ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 75.

Logo ap?s, fa?a questionamentos: 

  • O que o Casc?o est? fazendo?
  • Voc? conhece um lugar parecido com esse?
  • Quantos objetos foram jogados no ch?o?
  • Por que est? escrito ?Salva Praia? na camiseta do Casc?o?
  • O que voc? acha da atitude do Casc?o?
  • O que voc? faria se encontrasse lixo em locais inadequados?
  • Quantos objetos voc? imagina que h? dentro do saco que o Casc?o est? carregando? 

Professor, solicite aos alunos que ilustrem os objetos que existem dentro do saco do Casc?o, usando criatividade e imagina??o.

Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?O lixo do Casc?o?.

Em seguida, proponha para a turma uma ?Atividade de Casa? que ter? como objetivo observar se existe lixo perto de sua casa e em sua rua.

Com a ajuda de um adulto escreva um pequeno texto contando o que voc? sabe sobre o lixo que sai da sua casa e o que voc? e sua fam?lia podem contribuir para produzir menos lixo. 

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RECICLAGEM: CONTANDO E SEPARANDO

Professor, organize a sala de aula para que os alunos apresentem os textos que fizeram como Atividade de Casa. Pe?a que cada um leia o seu texto. Registre na lousa ou em cartolina os aspectos semelhantes e diferentes sobre o lixo dom?stico.

? importante que voc? explique como ser? organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresenta??es.

Em seguida, os alunos dever?o montar um painel ou mural com suas produ??es escritas e escolher um t?tulo para ele.

Professor, explique aos alunos porque temos que reciclar. Eles precisam saber o porqu? das coisas para faz?-lo. ? necess?rio faz?-los entender que a reciclagem existe para evitar a destrui??o do nosso meio ambiente.

VAMOS PRESERVAR! GINCANA DO LIXO

Promova uma gincana na escola sobre o lixo coletado na casa dos alunos. Durante uma semana os alunos dever?o juntar o lixo recicl?vel de casa e trazer para a escola. O lixo a ser coletado dever? ser seco como: latinhas, garrafas pet, embalagens vazias e limpas.

Professor, promova uma roda de conversa na sala de aula com os alunos, sobre o lixo que cada um separou em casa. Abra as sacolas onde o lixo foi acondicionado no espa?o da sala de aula, organize os alunos em grupos e proponha que separem o lixo coletado de acordo com sua caracter?stica.

Fa?a uma lista na lousa ou em cartolina com o nome dos materiais e a quantidade trazida pela turma.

Em seguida, elabore com os alunos, um gr?fico, a fim de que percebam que a maioria dos materiais que utilizamos em casa pode ser reciclada, contribuindo assim com a preserva??o do meio ambiente.

Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que registrem o gr?fico utilizando programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). O tablet tamb?m poder? ser utilizado para elabora??o do gr?fico.

Depois que o gr?fico estiver pronto converse com a turma e pe?a que cada aluno d? sua opini?o sobre a quantidade de materiais que poderia ser reaproveitada, em sua pr?pria casa ou em postos de coletas.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, disponibilize o texto escrito por Emilly Caroba Romeiro, aluna do 3? ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Campo Grande, leia e discuta com a turma:

RECICLAGEM

Meu ? esse poema,
E seu ser? tamb?m,
Recicle essa latinha,
Porque te far? muito bem!

Reciclando voc? cuida da natureza,
Voc? pode reciclar a garrafa e o papel?o tamb?m,

Reciclar ? viver,
E viver ? cuidar do meio ambiente,
Voc? pode reciclar o pl?stico e o vidro tamb?m.

Vamos reciclar para ajudar o planeta,
Porque todos fazem parte dele,
Reciclar sim,
Porque queremos um planeta melhor, enfim!

Emilly Caroba Romeiro ( aluna 3? Ano)

Fonte: S?tio dispon?vel em: <http://www.jornaldoeduardo.jex.com.br/poesias/leia%20o%20lindo%20poema%20sobre%20o%20tema%20reciclagem>. Acesso em: 8 de out. 2013.

Logo ap?s a leitura, fa?a questionamentos: 

  • Qual o assunto do poema?
  • Qual a idade da autora do poema?
  • Por que precisamos reciclar os materiais e objetos?
  • Quais materiais podemos reciclar?
  • Voc? sabe o que significa reciclar? 

Professor, converse com a turma sobre o que significa ?reciclar?. Reciclar ? aproveitar o material de que foi feito um objeto ou uma embalagem e, com ele, obter novos objetos. Esses materiais s?o chamados de ?Lixo que n?o ? lixo?. Para reciclar ? preciso separar o lixo. Separando e reciclando, contribu?mos para manter o planeta mais limpo e saud?vel.

Em seguida, disponibilize a imagem abaixo para os alunos em data show ou se preferir imprima e elabore um cartaz em cartolina ou papel color set.

lat??es

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cla?dia Miriam. Cole??o Hoje ? dia de Matem?tica. Alfabetiza??o Matem?tica. 1? Ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 81.

 Professor, levante questionamentos:

  • Voc? j? viu lat?es como esses? Onde?
  • Para que eles servem?
  • Por que os lat?es possuem cores diferentes?
  • Voc? e sua fam?lia costumam separar o lixo em casa?
  • E na escola, voc? costuma separar o lixo em lat?es como esses?

Professor, converse com os alunos da import?ncia do lixo ser descartado em ambiente apropriados, como os lat?es da coleta, que podemos separar de acordo com as propriedades. Por isso, os lat?es s?o separados por cores que obedecem a par?metro como:

informa????es

Imagem- Acervo da pr?pria autora.

Professor, organize a turma em pequenos grupos, onde os alunos dever?o elaborar cartazes informativo para divulgar ? comunidade escolar, sobre o lixo que deve ser separado de acordo com suas propriedades e cores.

Providencie os materiais necess?rios: papel color set, cartolinas, revistas, panfletos de supermercados, cola, tesouras, l?pis de cor, pinceis at?micos, dentre outros.

Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus cartazes, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Separando o lixo?.

Professor, fa?a uma lista de desafios que podem ser realizados com os alunos e toda a comunidade escolar. Veja a sugest?o dos primeiros anos da Escola de Educa??o B?sica- ESEBA divulgada em seu Blog: Projeto 3 Rs em A??o na ESEBA. Dispon?vel em: <http://3rsnaescola.blogspot.com/>. Neste s?tio voc? encontrar? sugest?o de desafios entre as turmas do 1? ano e informa??es sobre o cuidado com o meio ambiente. Acesso em: 08 de out. 2013.

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente o v?deo aos alunos de acordo com os recursos tecnol?gicos que a sua escola possui. Se houver Laborat?rio de Inform?tica organize os alunos para assistirem ao v?deo sobre a reciclagem de materiais, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

video 5

  • Fonte: V?deo: ?Youtube: Atitudes Positivas: O Processo da Coleta Seletiva?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis>. Neste v?deo voc? aprender? como separar os res?duos nos coletores. Acesso em: 08 de out. 2013.

Posteriormente, questione os alunos:

  • O que o v?deo ensina?
  • Voc? conhece algu?m que separa os res?duos diariamente?
  • Voc? e sua fam?lia separam o lixo dom?stico?
  • O que se pode fazer para mudar atitudes e h?bitos?

COMO COLABORAR?

Professor, organize uma campanha de recolhimento de lixo recicl?vel na escola e divulgue na r?dio da escola. ? fundamental o envolvimento de toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcion?rios.). Por isso, agende o dia, prepare o local para o recebimento e os coletores.

Separe, com o aux?lio dos alunos, o lixo de acordo com suas propriedades: papel/papel?o, metal, vidro e pl?stico, somente os materiais secos, caso n?o tenha lat?es para colocar o material recolhido, reaproveite caixas de papel?o pintadas com as cores universais da coleta seletiva.

Combine com anteced?ncia com alguma empresa de ?Coleta Seletiva do Lixo? em sua cidade, para que os mesmos possam recolher os materiais recicl?veis.

Outra possibilidade  ? criar um Blog para divulgar a campanha, fa?a uma pesquisa pr?via nos s?tios abaixo para auxiliar na constru??o de Blog: 

 ?Vamos criar um Blog da turma??. Acessada no s?tio do Portal do Professor:

Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulga??o da campanha.

?

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INVENTANDO BRINQUEDOS DIVERTIDOS

Professor, promova a constru??o de brinquedos feitos com materiais recicl?veis. Os alunos poder?o selecionar os materiais e construir os brinquedos em grupos.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? selecionar alguns s?tios que ensinam como construir brinquedos recicl?veis para trabalhar com essa tem?tica na sala de aula.

Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), veja alguns links que ensinam passo a passo a confec??o de brinquedos.

video 6

jogo 6

Instigue os alunos a trocarem ideias e refletirem sobre os materiais utilizados na confec??o dos brinquedos e as curiosidades descobertas.

Organize a sala de aula para os alunos brincarem com os brinquedos. Depois, quando todos brincarem fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam, o que sentiram (dificuldade ou facilidade) e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente.

Aproveite a atividade e solicite que registrem em um texto a confec??o do brinquedo, para isso, dever?o listar o material que utilizaram e o modo de fazer, assim voc? estar? trabalhando com texto instrucional. Depois, eles poder?o trocar os textos entre eles para que saibam construir diversos brinquedos.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

 Sugest?es de links para os professores:

  • ?Sua pesquisa.com. Coleta Seletiva de Lixo?. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o que ? a reciclagem, a sua import?ncia, o descarte de materiais recicl?veis. Acesso em: 08 de out. 2013.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e escrita; identificar n?meros nos diferentes contextos em que se encontram; reconhecer a import?ncia da reciclagem para a natureza; utilizar a contagem oral ao separar objetos em situa??es l?dicas; ler e interpretar dados em gr?ficos e tabelas; construir brinquedos ou objetos com materiais recicl?veis; destacar os aspectos naturais, sociais e culturais da reciclagem nas cidades; perceber a import?ncia do trabalho e da uni?o em equipe e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.