Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar palavras, identificar a mesma palavra com escrita diferente. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 07 de out. 2013.
S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 07 de out. 2013.
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico e ou equipe de trabalho a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.
?
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? apresente o livro com a hist?ria ?O Reizinho Mand?o? da autora Ruth Rocha, de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando.
Fonte: S?tio: ?Skoob. O Reizinho Mand?o?. Dispon?vel em: <http://www.skoob.com.br/livro/24476-o-reizinho-mandao>. Neste s?tio voc? encontra a obra de Ruth Rocha ?O Reizinho Mand?o? e a sinopse do livro. Acesso em: 09 de out. 2013.
Sinopse
Voc? deixaria algu?m te mandar calar a boca?
Este livro fala sobre um rei que ? muito mand?o e que acaba ficando muito s? na vida. Ele explica que uma pessoa nunca deve ser mandona porque o preju?zo vem para ela, que fica sem amigo nenhum.
Professor, se preferir utilize data show ou leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica e acesse o s?tio e conte a hist?ria online.
? importante ressaltar que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o.
Em seguida, prepare algumas quest?es para serem discutidas ap?s a leitura da hist?ria.
Posteriormente, questione os alunos:
Professor, apresente aos alunos fichas com as palavras: Rei, Reizinho e Reiz?o.
Converse com os alunos que os objetos, as pessoas ou os animais podem apresentar varia??es de tamanho. Na hist?ria ouvida as palavras Rei e Reizinho s?o substantivos, elas possuem uma varia??o de tamanho, a isto damos o nome de grau. Os substantivos podem estar em tr?s graus: normal (REI) - aumentativo (REIZ?O) ? diminutivo (REIZINHO).
Professor, organize com a turma uma lista de palavras que eles conhecem e que acham interessante. A partir destas palavras geradoras, a turma ter? como desafio descobrir o seu diminutivo e o seu aumentativo. Para ficar mais legal, a turma poder? ser organizada em dois grandes grupos. Entregue uma lista de palavras para cada grupo e lance o desafio, em que um grupo ficar? respons?vel por transformar as palavras no diminutivo e o outro no aumentativo. Ao final, os grupos poder?o apresentar suas respostas e ouvir as sugest?es do outro grupo. Depois, fa?a, em uma cartolina, uma lista coletiva contendo as respostas dos grupos e afixe-a no mural da sala de aula, para que todos possam ter acesso.
Professor, organize os alunos em 4 equipes, onde cada grupo dever? providenciar alguns objetos de casa e trazer para a sala de aula.
Procure um objeto que voc? usa para:
?
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize uma caixa grande para colocar os objetos e brinquedos que os grupos trouxeram. Os alunos poder?o apresentar seus objetos antes de colocar dentro da caixa. Estabele?a um di?logo, voc? poder? questionar:
Organize os alunos em roda e brinque com a caixa com os objetos, coloque uma m?sica e cada aluno passa a caixa, assim que a m?sica parar quem estiver com a caixa na m?o pega um objeto e diz para a turma o nome dele. A professora anota no quadro ou cartolina as palavras. Assim, a brincadeira segue at? o ?ltimo objeto a ser pego.
Em seguida, dialogue com os alunos que diminutivo e aumentativo n?o transmitem somente a ideia de algo pequeno ou grande, mas tamb?m de carinho, afeto, ironia, desprezo...
Vamos conhecer o diminutivo e o aumentativo dos objetos da caixa?
O desafio agora ? descobrir o diminutivo e o aumentativo de cada objeto.
Professor, proponha o registro da atividade no caderno de L?ngua Portuguesa.
Hoje brincamos na sala de aula com a caixa de objetos e descobrimos o nome de v?rios objetos que utilizamos em casa. Escreva as palavras no quadro de acordo com o que se pede:
PALAVRA ? NORMAL |
PALAVRA DIMINUTIVO |
PALAVRA AUMENTATIVO |
ESCOVA |
? |
? |
PENTE |
? |
? |
SABONETE |
? |
? |
COLHER |
? |
? |
GARFO |
? |
? |
COPO |
? |
? |
CARRO |
? |
? |
BONECA |
? |
? |
BOLA |
? |
? |
GARRAFA |
? |
? |
?
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que os alunos fa?am desenhos de alguns objetos da caixa, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Imprima e monte as fichas com o aumentativo e o diminutivo. Exponha no mural da sala de aula.
Caso sua escola n?o possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? imprimir atividades online de cruzadinhas de palavras, passatempos de aumentativo e diminutivo e colar no caderno de L?ngua Portuguesa. Veja algumas sugest?es a seguir:
?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO E APRENDENDO
Professor, organize os alunos para uma atividade no Laborat?rio de Inform?tica ou auxilie os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os s?tios abaixo:
?
Caso sua escola n?o possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? imprimir atividades no s?tio da Smartkids e colar no caderno de L?ngua Portuguesa.
JOGO DOMIN? AUMENTATIVO E DIMINUTIVO
Professor, nesse momento apresente o jogo domin? aos alunos. ? importante que ao apresentar um jogo ? turma fa?a uma demonstra??o, ou seja, a primeira jogada deve ser feita coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo. Disponibilize a cartela abaixo para os alunos e pe?a que recortem as fichas, cole-as em caixinhas de f?sforo e depois ? s? jogar.
?
Aumentativo
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
Diminutivo
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
Professor, os alunos poder?o registrar as palavras do jogo em seu caderno e depois, formar frase com cada uma. Fa?a interven??es sempre que necess?rio durante a atividade.
Quando todas as duplas terminarem, fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam da brincadeira, se sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. ? importante que voc? prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observa??es feitas sobre a brincadeira, socializando as frases formadas.
Sugest?o de links para os professores:
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; conhecer o grau do substantivo: diminutivo e aumentativo; identificar palavras escritas do diminutivo e de aumentativo; produzir pequenas frases; compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.