Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o e distribui??o mundial da popula??o |
- Identificar os principais fluxos migrat?rios do Brasil a partir do s?culo XX, at? os dias atuais.
- Reconhecer transforma??es espaciais e intera??es culturais provocadas pelas migra??es no per?odo estudado.
Movimentos migrat?rios: defini??o
Migra??es internas no Brasil: espacializa??o
Espa?o e territ?rio: conceitua??o
Divis?o territorial do trabalho: conceitua??o
Aula indicada para a 2? s?rie do ensino m?dio.
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O professor, ap?s dividir a turma em tr?s grandes grupos, dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para que desenvolvam as atividades propostas nos quadros 1, 2 e 3, respectivamente. Os temas propostos no quadro 1 ser?o distribu?dos por sorteio. Observe que, em cada um deles, as informa??es est?o dispostas no sentido vertical. Exemplo: Churrascaria ga?cha em cidades brasileiras (tema do grupo 1) aparece em Porto Alegre/RS, S?o Paulo/SP, Campo Grande/MS, Barreiras/BA, e Porto Velho/RO, representando todas as regi?es do pa?s. O mesmo acontece com o tema 2 (Buchada de bode em cidades brasileiras) e com o tema 3 (Forr? em cidades brasileiras).
Inicialmente, os alunos de cada grupo dever?o acessar os links sugeridos no quadro 1 e, ap?s a visualiza??o geral do conte?do exibido em cada um deles, dever?o responder as quest?es propostas no quadro 2.
Os alunos de cada grupo dever?o acessar os links sugeridos no quadro respectivo, e, ap?s a visualiza??o geral do conte?do exibido, dever?o responder as quest?es propostas no quadro 2.
Grupo 1: Churrascaria ga?cha em cidades brasileiras
http://galpaocrioulochurrascaria.blogspot. com.br/2012/07/churrascaria-e-tradicao- Visualiza??o geral das informa??es apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2. ? |
Grupo 2: Buchada de bode em cidades brasileiras
http://www.luizberto.com/2012/10/28 Visualiza??o geral das informa??es apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2. ? ? ? |
Grupo 3: Forr? em cidades brasileiras
http://www.espacodanca.com/forro/ Visualiza??o geral das informa??es apresentadas nos sites, facilitando as respostas do quadro 2. ? ? ? |
Porto Alegre/RS Vitrine ga?cha http://www.vitrinegaucha.com.br/ A origem do churrasco http://www.batelgrill.com.br/inicio/batel-grill/a-historia-do-churrasco ? ? ? ? |
Fortaleza/CE Buchada de bode ? ?cone da culin?ria local http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx16039822.htm Origem da buchada de bode http://papjerimum.blogspot.com.br/2011/10/um-prato- de-sustanca-buchada-de-bode.html ? ? ? |
Jo?o Pessoa/PB Mapa do forr? em Jo?o Pessoa https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA# Origem do forr? ? ? |
S?o Paulo/SP Vento Haragano Churrascaria http://www.ventoharagano.com.br/ ? |
S?o Paulo/SP Buchada de bode http://ctn.org.br/receita/buchada-de-bode/ ? |
S?o Paulo/SP Mapa do forr? em S?o Paulo https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA |
Campo Grande/MS Ga?cho Gast?o Churrascaria ? ? |
Bras?lia/DF Restaurante Bandeirante Box 13-15 http://www.amarelasinternet.com/br/brasilia/restaurante_ bandeirante_comida_tipica_nordestina_brasilia_comida_ |
Bras?lia/DF Mapa do forr? em Bras?lia https://www.google.com.br/?gws_rd=cr&ei=9odUUvjZHZbK4AOz_oHYBA#q ? |
Barreiras/BA Churrascaria ga?cha em Barreiras http://www.todentro.com/guia/state/BA/city/Barreiras/ |
Rio Branco/AC Buchada ou buchada de bode em Rio Branco |
Rio Branco/AC Forr? do Senadinho ? levado aos bairros de Rio Branco http://globotv.globo.com/rede-amazonica-ac/jornal-do-acre/v/forro-do-senadinho-e-levado-aos-bairros-de-rio-branco/2870601/ |
Porto Velho/RO Churrascaria ga?cha http://www.amarelasinternet.com/br/porto_velho/restaurante_ |
Rio de Janeiro/RJ Barrac?o do aconchego http://rioshow.oglobo.globo.com/gastronomia/ restaurantes/barracao-do-aconchego-2210.aspx ? |
Rio de Janeiro/RJ Agenda de forr? http://agendaforro.blogspot.com.br/ ? ? |
Quadro 1:Culin?ria e dan?a como manifesta??es culturais GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Para facilitar a compreens?o, segue uma s?ntese do conte?do apresentado em cada quadro.
O quadro 1 apresenta uma s?rie de endere?os eletr?nicos para que o aluno fa?a uma viagem virtual a algumas cidades estrategicamente selecionadas para perceberem a presen?a de elementos culturais, como culin?ria e dan?a em todas as regi?es brasileiras.
O quadro 2 apresenta um roteiro com questionamentos para serem respondidos, com base nas informa??es dos links relacionados no quadro 1. As respostas devem ser anotadas no caderno para socializa??o ap?s a resolu??o das quest?es do quadro 4, ao final de todos os exerc?cios.
O quadro 3 apresenta um exerc?cio visual. Completando as informa??es com imagens retiradas da internet, os alunos ter?o a oportunidade de perceber a uniformiza??o do espa?o provocada pelas t?cnicas e as desigualdades sociais, provocada pela distribui??o desigual da riqueza. Nos exemplos selecionados, tratam-se da mecaniza??o e da monocultura. A insignificante presen?a humana nas ?reas rurais selecionadas contrasta com a profunda altera??o do meio natural, enquanto a observa??o das concentra??es populacionais nas periferias das grandes cidades permite visualizar a materializa??o da concentra??o de riqueza e consequentes desigualdades sociais.
O quadro 4 apresenta questionamentos para a interpreta??o das imagens.
Grupo 1: Churrascarias ga?chas em cidades brasileiras 1- Acesse os links sugeridos e identifique os elementos que caracterizam um t?pico churrasco ga?cho. 2- Investigue a hist?ria do churrasco e explique por que ele se caracteriza como um prato t?pico do sul brasileiro. 3- A presen?a de churrascarias ga?chas em todas as regi?es brasileiras se explica pela popularidade do prato ou pela presen?a do ga?cho em todo o territ?rio nacional? Comente. |
Grupo 2: Buchadas de bode em cidades brasileiras 1- Acesse os links sugeridos e identifique os elementos que caracterizam uma t?pica buchada de bode nordestina. 2- Investigue a hist?ria da buchada e explique por que ele se caracteriza como um prato t?pico do nordeste brasileiro. 3- A buchada de bode presente no card?pio de restaurantes de todas as regi?es brasileiras se explica pela popularidade do prato ou pela presen?a do nordestino em todo o territ?rio nacional? Comente. |
Grupo 3: Forr? em cidades brasileiras 1- Acesse os links sugeridos e identifique os motivos que fazem do forr? um ritmo musical tipicamente nordestino. 2- Investigue a hist?ria do forr? e explique por que ele se caracteriza como um ritmo t?pico do nordeste brasileiro. 3- A pr?tica do forr? em todas as regi?es brasileiras se explica pela popularidade do ritmo ou pela presen?a do nordestino em todo o territ?rio nacional? Comente. |
Quadro 2: Culin?ria e dan?a como manifesta??o cultural. Interpreta??o do quadro 1 GIL, Izabel Gil, 2013 (Org.)
A pr?xima etapa consiste na realiza??o de duas tarefas e cada grupo dever? preparar sua din?mica da seguinte forma: 1?) Preenchimento do quadro 3, com imagens retiradas da internet (lembrando sempre de citar a fonte); 2?) Respostas ?s quest?es do quadro 4 .
A atividade seguinte (quadro 3) dever? ser respondida por todos os grupos. Assim, formar-se-?o tr?s diferentes quadros de imagens. A proje??o virtual dos mesmos numa tela facilitar? a observa??o de semelhan?as e diferen?as na percep??o dos alunos.
Soja no Rio Grande do Sul ? ? ? ? ? |
Soja em Mato Grosso ? ? ? ? ? ? |
Soja no Maranh?o ? ? ? ? ? ? |
Soja em Roraima ? ? ? ? ? ? |
Soja na Bahia ? ? ? ? ? ? |
Pastagem no interior de S?o Paulo ? ? ? ? ? |
Pastagem em Mato Grosso do Sul ? ? ? ? ? |
Pastagem no Par? ? ? ? ? ? |
Pastagem na Bahia ? ? ? ? ? |
Pastagem no Rio Grande do Sul ? ? ? ? ? |
Queimadas na Amaz?nia ? ? ? ? ? |
Queimadas no cerrado ? ? ? ? ? |
Queimadas na mata Atl?ntica ? ? ? ? ? |
Queimadas no Pantanal mato-grossense ? ? ? ? |
Queimadas na caatinga ? ? ? ? ? |
Favelas em S?o Paulo ? ? ? ? ? |
Favelas em Goi?nia ? ? ? ? ? |
Favelas em Recife ? ? ? ? ? |
Favelas em Manaus ? ? ? ? ? |
Favelas em Curitiba ? ? ? ? ? |
Quadro 3: A espacializa??o das t?cnicas, a concentra??o de riquezas, e a uniformiza??o do espa?o. Atividade visual GIL, Izabel Gil, 2013 (Org.)
A partir do preenchimento do quadro com as imagens, ainda em grupo, os alunos dever?o responder as quest?es propostas.
Responda as quest?es com base nas imagens que voc? colocou no quadro 3. 1- Originalmente, a soja ? uma leguminosa cultivada em ?reas temperadas. Como se explica o seu plantio nas latitudes tropicais do Brasil? 2- Quais grupos humanos brasileiros foram os principais respons?veis pelo seu plantio no Centro Oeste, Nordeste e Norte? 3- A partir de quando houve a tropicaliza??o da soja no Brasil? Como isso foi poss?vel? |
4- As paisagens ?midas e sub ?midas tropicais caracterizam-se pela diversidade da flora e da fauna. A substitui??o da floresta e do cerrado pelas pastagens provoca a chamada monodiversidade. Identifique impactos positivos e negativos da expans?o da pecu?ria e da monocultura da soja no Centro Oeste e no Norte brasileiro. 5- A partir de d?cada de 1970, houve grande expans?o da pecu?ria para essas regi?es. Quais fatores contribu?ram para isso? 6- Associe a expans?o da pecu?ria e da soja com o fen?meno das migra??es internas do ?ltimo quartel do s?culo XX. |
7- Identifique cidades que se formaram com a expans?o da soja e da pecu?ria nessa mesma ?poca. 8- O fen?meno da metropoliza??o de S?o Paulo e do Rio de Janeiro ocorreu a partir da d?cada de 1950, tendo a industrializa??o como fator principal. A metropoliza??o e a faveliza??o dessas cidades ocorreram ao mesmo tempo. Estabele?a uma rela??o entre os fen?menos da industrializa??o, metropoliza??o, faveliza??o e migra??es internas. |
Quadro 4: Interpreta??o das imagens selecionadas para compor o quadro 3 GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Para a socializa??o dessas atividades, o professor dever? organizar um debate com os alunos dispostos num grande c?rculo. Todos devem participar expondo o resultado de suas investiga??es e suas opini?es pessoais sobre as experi?ncias vivenciadas. At? este momento, as observa??es estavam restritas aos grupos e as respostas haviam sido anotadas no caderno.
Para a realiza??o desta atividade sugere-se que os alunos formem grupos de 4 ou 5 pessoas.
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O professor dever? imprimir os mapas sugeridos na sequ?ncia, ou levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para acesso virtual. A tem?tica das migra??es internas e suas representa??es cartogr?ficas fazem parte do conte?do program?tico do ensino m?dio, estando presentes nos livros did?ticos de Geografia.
Para a realiza??o desta atividade sugere-se que os alunos formem grupos de 4 ou 5 pessoas.
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Quadro 5: Representa??o cartogr?fica dos fluxos migrat?rios brasileiros GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Mapa 1 (Esquerda): (IBGE, Censos 1950-1980) http://geografalando.blogspot.com.br/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
Mapa 2 (Direita): Taxa l?quida migrat?ria, segundo os munic?pios ? Brasil-2000 http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf
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Interprete os mapas representando os fluxos migrat?rios das d?cadas de 1950 a 1980 e acesse as fontes sugeridas para responder as quest?es propostas. Links: Fluxos migrat?rios http://www.not1.com.br/fluxos-migratorios-migracao-nas-regioes-brasil-causas-e-informacoes/ Migra??o interna no Brasil http://www.brasilescola.com/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm V?deo: Migra??es internas http://www.youtube.com/watch?v=URSVxdYIK_g&feature=youtu.be 1- Identifique as principais motiva??es e as principais ?reas de sa?da e as de destino de brasileiros nas d?cadas de a) 1950-1960. b) 1960-1970. c) 1970-1980. 2- Identifique transforma??es espaciais provocadas por a) Nordestinos em S?o Paulo e Rio de Janeiro. d) Sulistas no Centro-Oeste. b) Nordestinos em Bras?lia. d) Sulistas na Amaz?nia. c) Nordestinos na Amaz?nia. e) Sulistas no Nordeste. 3- Por que os nordestinos constitu?ram o maior n?mero de migrantes ao longo do s?culo XX? 4- Por que os sulistas migraram em maior n?mero para o Centro Oeste e a Amaz?nia? 5- Por que Bras?lia recebeu tantos migrantes nas d?cadas de 1950 e 1960? 6- Identifique manifesta??es culturais que os migrantes podem receber e influenciar nos lugares onde se fixam. Observe o mapa da direita (Taxa l?quida migrat?ria, segundo os munic?pios ? Brasil-2000) para responder as quest?es propostas. O link para acesso ao mapa original ? http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf ? 7- Relacione estados brasileiros, que, no Censo demogr?fico do IBGE, de 2000, registraram a) pouca sa?da de migrantes. Quais motivos explicam esse fato? b) recep??o de um n?mero m?dio de migrantes. Quais motivos explicam esse fato? c) recep??o de um n?mero grande de migrantes. Quais motivos explicam esse fato? 8- Baseando-se nas representa??es dos fluxos migrat?rios do mapa 1, use o mapa mudo abaixo para fazer a representa??o dos principais fluxos migrat?rios das d?cadas iniciais do s?culo XXI. Observa??es: a) Aponte os motivos que explicam os atuais deslocamentos de brasileiros. b) Caracterize os atuais fluxos migrat?rios. c) D? um t?tulo e coloque legenda no seu mapa.
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Quadro 6: Interpreta??o de mapas e textos GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Para a socializa??o dos resultados, o professor dever? propor um debate, organizando a turma num grande c?rculo. Todos os alunos dever?o apresentar suas respostas, enriquecendo a atividade com suas percep??es pessoais e vivenciais sobre o tema pesquisado. Caso haja algum aluno migrante, ele dever? ser estimulado a expor sua experi?ncia pessoal. Assim, al?m de compartilharem da hist?ria do colega, ter?o a oportunidade de exercitar o respeito ? diversidade cultural e ?tnica.
O professor poder? fixar uma cartolina na parede da sala e estimular os alunos a registrarem sua opini?o sobre a experi?ncia vivenciada (em uma frase, no m?ximo). Sugere-se que o professor d? um t?tulo ao cartaz. Exemplo de t?tulo: Brasil ? um pa?s em movimento.
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O professor dever? orientar os alunos para garimparem quest?es de vestibular, ENEM e concursos p?blicos que abordam a tem?tica das migra??es. Essa coleta dever? ser feita em sites abertos, sendo relativamente f?cil o acesso ?s quest?es e respostas. Cada aluno dever? garimpar tr?s quest?es, sendo uma de cada modalidade sugerida anteriormente. Um aluno por grupo dever? receber as quest?es, eliminando as repetidas. Esse arquivo ser? enviado a um aluno volunt?rio da sala, que se encarregar? de verificar a duplicidade de alguma quest?o, enviando o arquivo final ao professor. Este, por sua vez, poder? selecionar algumas quest?es para refor?o conceitual e uso no momento formal de avalia??o.
Migra??es internas no Brasil ? pesquisa http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42313
Os fluxos migrat?rios no Brasil http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/gente-chega-gente-sai-488822.shtml
Pain?is sobre migra??es http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/paineis-migracao-488779.shtml
Participa??o, interesse, envolvimento, pontualidade, s?o aspectos comportamentais e atitudinais que o professor poder? considerar nesta aula. Al?m deles, ? poss?vel verificar o dom?nio conceitual expresso nos questionamentos e nos debates propostos.