Portal do Professor

Início do Conteúdo

As formas geom?tricas no cotidiano infantil: criando e recriando

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Artes Dan?a: Dan?ar
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar figuras geom?tricas: quadrado, ret?ngulo, c?rculo e tri?ngulo em lugares e objetos;
  • Conhecer as caracter?sticas das figuras geom?tricas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Elaborar diferentes g?neros textuais como: convite, hist?ria, instru??es de um jogo;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o das atividades propostas nessa aula, ? necess?rio que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetiza??o. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizar as ferramentas: TuxPaint, KPresenter, KWord e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar:

S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 08 de out. 2013.

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 08 de out. 2013.

Na realiza??o das atividades propostas na aula a seguir, voc? poder? utilizar o tema ?Formas geom?tricas? para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crian?as de forma interdisciplinar, como:

?

  • Ler textos com autonomia;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes g?neros;
  • Produzir textos com autonomia;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dentre outros.

?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

?

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: hist?ria das formas geom?tricas

forma 

Fonte: Blog Magia da escola - formas geom?tricas. Dispon?vel em: <http://magiadaescola.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html>. Acesso em: 13 de out. 2013.

?

Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Geografia, Matem?tica, ?tica, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um.

Professor, as formas geom?tricas est?o presentes nos diversos ambientes e espa?os dos quais participamos no nosso cotidiano. Identificar e reconhecer as formas geom?tricas ? algo que desafia e diverte alunos de todas as idades.

Para iniciar essa aula, sugerimos que voc? prepare uma conta??o de hist?ria para seus alunos abordando formas geom?tricas. Nossa sugest?o ? a hist?ria ?Clact...Clact...Clact...?, das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca. Editora ?tica. Ele possibilita um trabalho interdisciplinar, permitindo  o di?logo entre os conte?dos de Matem?tica e L?ngua Portuguesa, por meio da explora??o das formas geom?tricas e do trabalho com a leitura e a escrita.

livro

 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Voc? sabia?

?Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola ? a distribui??o dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, cr?nica, mem?rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 08 de out. 2013.

?

Voc? pode acessar o livro no s?tio dispon?vel em: <http://picasaweb.google.com/bibipancera/Clact#5231206629375086738>. (Acesso em: 08 de out. 2013) e apresent?-lo para seus alunos em slides. Caso sua escola participe do Projeto UCA, os alunos poder?o acessar a hist?ria por meio do programa  KPresenter acessando(Metasys > Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Gerador de Apresenta??es)

Depois da conta??o de hist?ria fa?a uma rodinha e converse com seus alunos sobre a hist?ria. Voc? poder? question?-los sobre:

  • Quem escreveu este livro?
  • O que voc?s est?o vendo na capa do livro?
  • Por que o nome da hist?ria ? Clact...Clact?
  • O que voc?s observam nesta ilustra??o?
  • Por que ser? que a tesoura nunca ficava satisfeita?
  • Quais as formas geom?tricas ela formou?
  • Vamos explorar as caracter?sticas de cada forma geom?trica que apareceu na hist?ria? Como ? o quadrado? O ret?ngulo? O c?rculo? O ret?ngulo?
  • Voc?s conhecem outras formas geom?tricas? Quais? Como elas s?o?
  • E se voc? fosse esta tesoura, como voc? organizaria os pap?is picados?

?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 35.

Professor, para registrar esse momento entregue pap?is coloridos para seus alunos para que eles recortem no formato de formas geom?tricas e em seguida organize-os e pe?a que colem em uma folha de papel branco A4, de acordo com crit?rios pessoais. Voc? poder? sugerir alguns exemplos:

  • Pela cor;
  • Pela forma;
  • Misturado;
  • Dentre outras maneiras.

Depois de pronta, eles dever?o sentar em roda de conversa e apresentar seus trabalhos explicando aos colegas quais crit?rios utilizaram para organizar seus pap?is.

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Criando uma hist?ria:  Se eu fosse a ?Clact... Clact??

Professor, nossa sugest?o para esse momento ? que voc? trabalhe a escrita e leitura dos alunos, visando aprofundar e consolidar conhecimentos necess?rios no processo de alfabetiza??o e letramento. Eles dever?o criar uma hist?ria utilizando formas geom?tricas em grupo. Essa atividade tamb?m poder? contribuir para agu?ar a criatividade dos alunos.

Como fazer?

  1. Organize-os em grupo de quatro alunos e convide-os a criarem uma hist?ria, para tanto aborde com eles que uma hist?ria deve conter in?cio, meio e fim.
  2. Depois de escreverem a hist?ria eles dever?o ilustr?-la. Para isso, poder?o utilizar pap?is picados: coloridos e recortados em formatos de formas geom?tricas, bem como outros materiais como: bot?es, colas coloridas, palitos de picol?, dentre outros. Disponibilize estes materiais em uma mesa para os alunos.
  3. Entregue duas folhas de papel A4 para cada grupo, uma para a escrita outra para ilustra??o.
  4. Eles poder?o eleger um escriba no grupo ou revezarem-se na escrita, por?m reforce que todos devem participar da constru??o da hist?ria dialogando sobre a escrita ortogr?fica e conte?do da mesma.
  5. Quando eles terminarem realize a corre??o com cada grupo. Uma forma interessante de realizar a corre??o de texto com os alunos ? projet?-lo em um data show para que todos possam visualizar e participar da corre??o. Caso n?o disponha desse recurso escreva na lousa, da mesma forma como os alunos escreveram e realize a corre??o com todos.
  6. Caso os alunos possuam os laptops do Projeto UCA, poder?o produzir seus textos utilizando as ferramentas do  KWord acessando (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Textos). Eles poder?o realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint acessando (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital) para ilustrar.

  

Avaliando e aprendendo:

 

Solicite que os alunos apresentem suas produ??es uns para os outros, assim, al?m de socializarem suas produ??es, eles dever?o dialogar com os colegas sobre o que entenderam e o que n?o ficou claro. Para divulgar os textos montem um painel na sala de aula.

Outras possibilidades...

Voc? poder? organizar com seus alunos uma ?Mostra liter?ria? apresentando as hist?rias criadas por eles. Para tanto, confeccione convites para as fam?lias dos alunos visitarem a ?Mostra?, aproveite para trabalhar as caracter?sticas desse g?nero textual.

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Encontrando formas geom?tricas em nossa escola

Professor, o objetivo dessa atividade ? que os alunos participem de uma viv?ncia que possibilitar? que eles identifiquem e reconhe?am as formas geom?tricas que est?o presentes no ambiente escolar.

Para isso, proponha aos alunos que realizem um passeio pela escola e observem no ambiente, objetos cujas formas estejam nos formatos de formas geom?tricas.

Eles poder?o utilizar uma m?quina fotogr?fica para registrar o passeio e os objetos observados. Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, poder?o utilizar a Wbcam localizada na ?rea de trabalho dos computadores para fotografar esse momento.

Ap?s o passeio eles poder?o desenhar os objetos observados e escrever ao lado o nome da forma geom?trica a qual se assemelha. Outra sugest?o ? entregar para eles uma tabela para que eles desenhem, ou escrevam os nomes dos objetos observados de acordo com a forma geom?trica ao qual se assemelha.

Veja abaixo uma sugest?o:

QUADRADO

?

?

?

RET?NGULO

?

?

?

TRI?NGULO

?

?

?

C?RCULO

?

?

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Dan?a das formas geom?tricas

Professor, proponha aos alunos uma atividade l?dica, convide-os a brincarem de ?Dan?a das figuras geom?tricas? no p?tio de sua escola.

Para isso, utilize giz ou fita crepe, trace no ch?o do p?tio, em tamanho grande e em diversas posi??es, diferentes figuras geom?tricas: quadrados, ret?ngulos, tri?ngulos, c?rculos e trap?zios. ? preciso tra?ar o mesmo n?mero de figuras, para o n?mero de alunos do grupo.   

Antes de iniciar a brincadeira explore com os alunos os lados e os cantos das figuras, perguntando se a forma geom?trica possui lados, quantos s?o, se os lados s?o de tamanhos iguais ou diferentes e at? mesmo o nome de um objeto que lembre aquela forma. Fa?a isso com todas as formas.

Coloque uma m?sica animada e explique aos alunos que assim que ela come?ar a tocar, eles dever?o andar em volta das figuras. Quando a m?sica parar, um dever? entrar em uma das figuras.   

Professor, pergunte para cada aluno o nome da figura que ele escolheu. Recomece a brincadeira, orientando os alunos a escolherem novas figuras.   A brincadeira termina quando sobrar apenas um aluno.   

menina lapis

Depois da brincadeira, retorne com seus alunos para a sala de aula e proponha uma atividade na qual eles dever?o criar coletivamente as regras da brincadeira para presentear um colega de outra turma da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles o texto instrucional e suas caracter?sticas.

Escreva as regras no quadro com a ajuda de seus alunos. Depois de pronto, cada aluno deve copiar o texto em uma folha de papel A4 branca, e ilustrar representando a brincadeira. Eles dever?o escrever o nome de um colega de outra turma que eles conhe?am para presentear. Caso eles n?o conhe?am voc? poder? combinar com uma colega de trabalho, um momento para que eles v?o at? a sala dela presenteiem seus colegas.

Outras possibilidades...

Caso seus alunos possuam os laptops do Projeto UCA, eles poder?o produzir seus textos utilizando as ferramentas do  KWord acessando (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Textos). Eles poder?o realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint acessando (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital) para ilustrar. E em seguida, poder?o enviar para outros colegas por e-mail, por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Mas, se a sua escola n?o participa do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Jogando com as formas geom?tricas

Ap?s a realiza??o das atividades anteriores, voc? poder? utilizar jogos e passatempos para fixar e aprofundar conceitos com os alunos, al?m de ser uma excelente estrat?gia no processo de ensino e de aprendizagem por seu poder l?dico. Eles poder?o acessar os jogos e os passatempos e as m?sicas utilizando a internet em casa ou no Laborat?rio de Inform?tica da escola. Caso participem do Projeto UCA, podem acessar utilizando seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

?

 Seguem algumas sugest?es:

JOGO 1 - ESCOLA GAMES

Nesse jogo, ? preciso capturar formas geom?tricas atrav?s das setas de dire??o do teclado. ? um jogo bem din?mico e ? preciso acertar as formas e fugir de animais marinhos, al?m de evidenciar apenas uma forma por jogo.

JGO

  Fonte: S?tio: ?Escola games ? jogo formas geom?tricas?. Dispon?vel em:<http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/>. Acesso em: 08 de out. 2013.

?

JOGO 2- DISCOVERY KIDS BRASIL

? um jogo mais simples, baseado em forma e sombras, onde se faz uma an?lise de qual sombra pertence a qual forma geom?trica.

S

 Fonte: S?tio: ?Discovery Kids Brasil ? jogo das figuras?. Dispon?vel em: <http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/mini_jogos/todos/figuras/>. Acesso em: 08 de out. 2013.

?

JOGO 3 - JOGOS DA ESCOLA

O objetivo desse jogo ? formar a imagem encaixando as formas geom?tricas nos locais corretos.

J3 

Fonte: S?tio: "Jogos da escola - Formas geom?tricas?. Dispon?vel em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/formas-geometricas>. Acesso em: 08 de out. 2013.

?

Passatempos:

Fonte: S?tio: ?Papacaio ? passatempo?.Dispon?vel em: <http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections_art&op=view>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Fonte: S?tio: ?Smartkids ? passatempo formas geom?tricas?. Dispon?vel em:<http://www.smartkids.com.br/passatempos/matematica-formas-geometricas.html>. Acesso em: 08 de out. 2013.

?

Nestes s?tios, as crian?as poder?o imprimir figuras para colorir, recortar e montar, inclusive o Tangran. Sendo o primeiro s?tio, um ?timo estimulante para a criatividade.

Ap?s realizar os jogos converse com seus alunos e pergunte a opini?o deles, veja se gostaram, se tiveram dificuldades, de quais jogos gostaram mais.  

Recursos Complementares

Livro: CANINI, Renato Vinicius. Um redondo pode ser quadrado? S?o Paulo: Formato.

S?tio: "Oficina de aprendizagem  ?  jogo". Dispon?vel em: <http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm > . Acesso em: 08 de out. 2013.

V?deo:  ?Youtube ? v?deo _  Figuras geom?tricas?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw&NR=1>. Acesso em: 08 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto nacional pela alfabetiza??o na idade certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles foram capazes de: identificar figuras geom?tricas: quadrado, ret?ngulo, c?rculo e tri?ngulo em lugares e objetos; conhecer as caracter?sticas das figuras geom?tricas; utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula e desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas, al?m de elaborar diferentes g?neros textuais como: convite, hist?ria, instru??es de um jogo. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.