Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informa??es em hist?rias, textos informativos e v?deos. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, laptop, m?quina fotogr?fica e filmadora.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola. De onde vem o leite. S?rie: DE ONDE VEM? Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2411>. Acesso em: 08 de out. 2013.
Cabe a voc? professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico e ou sua equipe de trabalho, a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? apresente o livro com a hist?ria ?A VACA que botou um OVO? ou se preferir acesse o s?tio abaixo e conte online, de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica.
? importante ressaltar que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o.
Professor, disponibilize a hist?ria aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas quest?es para serem discutidas ap?s a leitura da hist?ria.
Posteriormente, questione os alunos:
Ap?s o di?logo com os alunos, pe?a para conversarem sobre a import?ncia de cada animal na fazenda e o que cada um fornece de alimento ao homem.
DE OLHO NA HIST?RIA: FICHA LITER?RIA
Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem o t?tulo da hist?ria e a autora. Pe?a para destacarem no texto estas informa??es, al?m da parte que mais lhes chamou aten??o. Como registro proponha a realiza??o da atividade abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa.
?
Escola de Educa??o B?sica da UFU Professora: Priscila Gerv?sio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ Hoje ouvimos uma hist?ria ?A Vaca que botou um OVO?, uma vaquinha se sentia triste por n?o fazer nada que considerava importante. Mas, suas amigas galinhas ouviram e tentaram ajudar fazendo... Agora, resolva as quest?es abaixo:
______________________________________________________________ 2. Descreva a parte da hist?ria, que voc? considera interessante. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3. Responda: O que as outras vacas faziam que a Mimosa n?o conseguia fazer? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. Imagine se voc? encontrasse uma vaca que botasse ovos. O que voc? faria? Escreva e ilustre sua resposta. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ?
? |
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, voc? poder? sugerir que fa?am seus desenhos para ilustrar a hist?ria, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?A VACA que botou um OVO?.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Que tal investigar a origem do leite?
O leite ? usado para fazer v?rias receitas: doces, molhos, rem?dios naturais e muitas outras coisas. A menininha Kika vai mostrar como ? a fabrica??o dele.
Professor, prepare o ambiente e apresente o v?deo: DE ONDE VEM O LEITE? De acordo com os recursos tecnol?gicos dispon?veis em sua escola.
EXPLORANDO O V?DEO
Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma antes do v?deo. Registre na lousa algumas indaga??es para a observa??o dos alunos. Ao assistirem o v?deo pe?a a eles que fa?am anota??es e respondam as quest?es, al?m de registrarem outras considera??es que acharem fundamentais.
Depois dessa conversa, apresente o v?deo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo:
Fonte: S?tio: ?TV Escola o Canal da Educa??o: De onde vem o leite?? Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2411>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es de onde vem o leite. Acesso em: 08 de out. de 2013.
Como registro, proponha aos alunos que em duplas, elaborem um texto descrevendo o trajeto do leite at? chegar a sua casa.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que representem o trajeto com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).
Professor, o trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conte?do. Dessa forma, converse sobre as considera??es feitas pelos alunos.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO OS TIPOS DE LEITE
Professor, leve para a sala de aula diferentes formas de como o leite ? comercializado (caixinha, saquinho e tamb?m vendido diretamente por fazendeiros). Os alunos poder?o estar em grupos ou mesmo em uma roda de conversa e explorar as caracter?sticas de cada um. Assim, poder?o perceber as informa??es contidas em cada um e a forma como s?o industrializados. Providencie r?tulos/caixinhas de diversos tipos de leite e apresente aos alunos. Se preferir utilize data show ou retroprojetor.
Fonte: S?tio: ?Calu todos os produtos?. Dispon?vel em: <http://www.calu.com.br/produtos/index/pag/2/>. Neste s?tio voc? encontrar? v?rios produtos derivados do leite. Acesso em: 09 de out. 2013.
Quando vamos ao supermercado encontramos o leite integral e o leite desnatado, mas voc? sabe a diferen?a entre eles?
VISITA AO LABORAT?RIO DE INFORM?TICA
Professor, caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam pesquisar sobre A origem e os diferentes tipos de leite, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.
Veja algumas sugest?es:
Solicite que explorem o s?tio abaixo e descubram a origem da comercializa??o do leite e tamb?m a forma como ele ? industrializado.
?
?
?
Professor, ? importante investigar se existe algum aluno com intoler?ncia a lactose, converse com os alunos sobre o assunto. Existem pessoas que ingerem outros leites em sua alimenta??o, o leite de soja ou leite de cabra.
O trabalho com textos online requer de voc?, professor, uma leitura pr?via dos mesmos, para que possa conhec?-los e criar estrat?gias pedag?gicas direcionadas ao conte?do trabalhado. Se preferir, fa?a uma montagem com as principais informa??es obtidas nos s?tios acima recomendados.
Como forma de registro, organize a turma em equipes e solicite que cada grupo seja respons?vel por um tipo de leite, elaborem pequenas frases comentando as informa??es do leite escolhido.
Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am desenho para ilustrar a frase, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o.
Professor, ? fundamental que os alunos apresentem suas produ??es aos colegas. Portanto, organize o espa?o e converse sobre a forma das apresenta??es de suas observa??es, socializando suas descobertas.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie a receita: ?O Doce de Leite?, para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.
Disponibilize uma c?pia aos alunos para a leitura e a discuss?o da receita.
Doce de Leite
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO
?
Fonte: S?tio: ?Tudo Gostoso. Doce de Leite Caseiro?. Dispon?vel em: <http://www.tudogostoso.com.br/receita/4865-doce-de-leite-caseiro.html>. Neste s?tio voc? encontrar? v?rias receitas salgadas e doces. Acesso em: 09 de out. 2013.
Professor, registre a receita no caderno de Portugu?s. Depois, que tal preparar o doce de leite na cozinha da escola com a ajuda dos alunos? Para isso, providencie os ingredientes e agende com as cozinheiras o dia e o hor?rio.
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, proponha um trabalho de campo em uma fazenda ou mesmo em um local da sua cidade com animais como (vaca ou mesmo cabra) para que os alunos possam ver a origem do leite. Para isso, voc? precisa de autoriza??o dos pais dos alunos e da dire??o da escola.
Para realizar um trabalho de campo, ? necess?rio elaborar um planejamento. Este planejamento deve envolver os alunos em todas as etapas e algumas a??es s?o fundamentais, tais como:
Dicas extra?das do s?tio Portal do Professor MEC, aula: desenvolvendo compet?ncias a partir de um trabalho de campo, da professora Denize D. Campos Rizzotto. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154. Acesso em: 05 de Out. 2013.
Professor, cabe a voc? de acordo com a sua realidade, utilizar os recursos tecnol?gicos dispon?veis em sua escola, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar o trabalho de campo por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Elaborando o relat?rio
? importante que voc? prepare o ambiente da sala de aula ao retornar, para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observa??es feitas durante a atividade. Elaborem um relat?rio para que n?o percam as observa??es. Fa?am o texto coletivamente, assim os alunos ter?o a oportunidade de participar e com certeza o relat?rio ficar? muito rico. Se poss?vel revelem algumas fotos e ilustrem o texto, mas se preferir poder? solicitar que eles fa?am a ilustra??o do local observado.
Sugest?es de links para os alunos:
Sugest?es de links para os professores:
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes g?neros textuais: hist?ria e receitas; perceber e comparar finalidade de um texto; analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.