Portal do Professor

Início do Conteúdo

Cientistas da natureza: aprendendo sobre a chuva

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Interpretar informa??es;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Conhecer o ciclo da ?gua;
  • Compreender como se formam as nuvens de chuva e por que chove;
  • Produzir textos;
  • Revisar textos;
  • Realizar observa??es;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o das atividades propostas nessa aula, ? necess?rio que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetiza??o. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox, utilizando as ferramentas TuxPaint,  KWord e Webcam.

Estratégias e recursos da aula

alunos

?

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar:

S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de out. 2013.

S?tio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013.

Na realiza??o das atividades propostas na aula a seguir, voc? poder? utilizar o tema ?Chuva? para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crian?as de forma interdisciplinar, como:

?

  • Ler e produzir textos com autonomia;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes g?neros;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

  

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: observando o tempo/clima...

olhando 

Fonte da imagem: "Noutesia". Dispon?vel em: <http://www.noutesia.com.br/deus-quer-voce-crescendo-espiritualmente-estudos-em-2pedro-parte-iii/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Professor, a natureza ? um mist?rio para todos n?s, imagine para as crian?as que s?o portadoras de grande poder imaginativo. Com certeza todos n?s um dia nos perguntamos: ?De onde vem a chuva? Por que ser? que chove? Nesse sentido, inicie sua aula motivando os alunos dizendo que hoje a aula ser? ao ar livre.

Leve-os ao p?tio de sua escola e convide-os a observarem como est? o tempo, para tanto, oriente-os a olharem para o c?u e questione-os:

?

  • O que vemos ao olhar para o c?u?
  • Como est? o tempo hoje? Quente ou frio?
  • Est? ventando?
  • E o c?u est? ensolarado? Nublado? Com muitas ou poucas nuvens?
  • Quando o c?u est? escuro, com nuvens escuras, ventando, e escutamos trov?es o que geralmente acontece?
  • Quem aqui gosta de chuva?
  • Algu?m sabe de onde ela vem?
  • Por que ser? que chove?
  • Que tal descobrirmos?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 35.

Anote as falas dos alunos elas s?o importantes para a avalia??o do processo de aprendizagem. ? muito interessante comparar as hip?teses dos alunos ao final dos estudos sobre determinados temas, para que elas percebam o que sabiam e o que conseguiram aprender. Se poss?vel solicite a ajuda de um/a estagi?rio/a ou outro/a professor/a para que fa?a os registros das falas.

d

Fonte da imagem: "Significados dos sonhos". Dispon?vel em: <http://www.significadodossonhosonline.com/2012/10/sonhar-com-chuva.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Para encerrar esse momento, proponha ?s crian?as que realizem um desenho representando sua hip?tese sobre a pergunta ?De onde vem a chuva??. Eles tamb?m poder?o escrever sua hip?tese realizando tentativas de escrita. Veja o exemplo de hip?tese de uma aluna do 2? da Eseba- Escola de Educa??o B?sica da UFU.

?

Eu gosto da chuva porque ela ? boa pra gente. Ela d? ?gua pra beber e tomar banho e ela fica l? no c?u porque ? l? que fica a nuvem.

Lorena Martins

?

Fotografe esse momento. Caso seus alunos participem do Projeto UCA eles poder?o utilizar seus laptops para produzir seus textos utilizando as ferramentas do  KWord (Metasys >Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Su?te de escrit?rio > Processador de textos). Eles poder?o realizar os desenhos utilizando as ferramentas do TuxPaint (Metasys > Edusyst > Arte e m?sica > Pintura digital) para ilustrar.

  

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Compreendendo o ciclo da ?gua

d 

Fonte da imagem: "Blog Dr. Veit". Dispon?vel em: <http://www.blogdrveit.com.br/vem-ai-o-dia-da-agua/>. Acesso em: 12 de out. 2013. 

Nesta atividade voc? poder? trabalhar com os alunos o ?Ciclo da ?gua na natureza? de forma l?dica e divertida. Esse momento ser? importante para que os alunos compreendam que a ?gua n?o pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas ela ? renovada em seu ciclo, e ? por conta desse ciclo que ocorre a chuva.

Professor, nossa sugest?o ? que trabalhe uma hist?ria sobre o ciclo da ?gua com seus alunos. No Blog ?Pr? Hist?rias? voc? encontra a ?Hist?ria de uma gotinha de ?gua?, dispon?vel em: <http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html >. Acesso em: 11 de out. 2013. Veja abaixo: 

 gotinha

Fonte: "Blog Pr? Hist?rias - Hist?ria de uma gotinha de ?gua?, dispon?vel em: <http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html    >. Acesso em: 11 de out. 2013.    

?

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops e acessem o v?deo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Outra op??o ? levar seus alunos para assistirem ao v?deo no Laborat?rio de Inform?tica, ou ent?o projetar o v?deo para eles por meio de um projetor multim?dia.

Voc? poder? trabalhar outro v?deo com seus alunos nessa mesma aula, que aborda o ciclo da ?gua. Outra possibilidade ? enviar o link no caderno de ?Atividade de casa?, para que os alunos assistam com seus pais e familiares e possam socializar o que aprenderam na escola, bem como, adquirir mais informa??es sobre o tema. Veja algumas sugest?es abaixo:

Fonte: ?Smartkids ? ciclo da ?gua?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html >.  Acesso em: 11 de out. 2013.

ciclo agua 

?

menina lapis

Que tal criar um texto s?ntese, sobre a chuva?

Depois de abordar os v?deos proponha que eles construam um texto sintetizando o que aprenderam. A sequ?ncia abaixo poder? ser utilizada pelos alunos como um exemplo ou ajuda mem?ria para que eles criem os seus textos. Outra op??o ? utilizar somente os desenhos para que eles escrevam.

Veja a seguir:

s 

 Fonte: ?Blog professora Juce ? como acontece a chuva?. Dispon?vel em: <http://professorajuce.blogspot.com.br/2012/04/como-acontece-chuva.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?

Nesse momento voc? poder? abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:

?

  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produ??o: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades com ajuda de escriba;
  • Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes j? escritas e planejando os trechos seguintes;
  • Organizar o texto dividindo-o em t?picos e par?grafos;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32 a 37.

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Vamos jogar!

O Portal do Professor do MEC, tem um recurso muito interessante, ? um jogo onde os alunos poder?o verificar o que aprenderam sobre a chuva e o ciclo da ?gua. Voc? poder? utiliz?-lo com seus alunos nesse momento, ou se preferir no final do trabalho com o tema chuva. Para tanto, eles poder?o acess?-lo no Laborat?rio de Inform?tica de sua escola, ou ent?o, se sua escola faz parte do Projeto UCA, os alunos poder?o acessar o jogo utilizando seus laptops e o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet). Veja abaixo:

Fonte: ?Portal do Professor MEC ? ciclo da ?gua?. Dispon?vel em: <recursos/mec_2992/CicloDaAgua.swf>.   Acesso em: 11 de out. 2013.

mec

?

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Construindo um pluvi?metro!

Ap?s entenderem o ciclo da ?gua, explique aos alunos que os cientistas precisam observar tamb?m a quantidade de chuva de um dia ou local, para entenderem o tempo e as mudan?as clim?ticas.

Para isso, utilizam um instrumento chamado pluvi?metro, como esse mostrado na figura abaixo:

p

Fonte: S?tio: "Brasil escola ? constru??o de um pluvi?metro". Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Depois trabalhe o seguinte texto:

?

O PLUVI?METRO SIGNIFICA (PLUVIO = NUVEM CARREGADA DE CHUVA + METRO = MEDIDA). ? UM INSTRUMENTO QUE RECOLHE A ?GUA DA CHUVA E DETERMINA O VALOR DA PRECIPITA??O, MEDIDA EM MIL?METROS.

A MEDI??O DA QUANTIDADE DE CHUVA DE UM DETERMINADO LOCAL ? DADA ATRAV?S DO ?NDICE PLUVIOM?TRICO, QUE CONSISTE NUMA MEDI??O EM MIL?METROS, POR EXEMPLO, QUANDO SE FALA QUE CHOVEU 10 MIL?METROS NA CIDADE, SIGNIFICA QUE ESSA SERIA A ALTURA M?DIA ALCAN?ADA PELA ?GUA A PARTIR DO CH?O, NA ?REA TOTAL DA CIDADE EM DETERMINADO PER?ODO DE TEMPO. ESSE ?NDICE ? OBTIDO ATRAV?S DE ESTA??ES METEOROL?GICAS ESPALHADAS EM DIFERENTES PONTOS MUNIDAS DE UM APARELHO CHAMADO PLUVI?METRO.

Texto adaptado de: ?Brasil escola ? constru??o de um pluvi?metro?. Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013. 

Logo ap?s, sugira a constru??o de um pluvi?metro. A dica ? propor a atividade abaixo como atividade de casa. Para isso, trabalhe com eles o texto instrucional: sua estrutura, elementos que ele cont?m e sua fun??o, que ? de instruir, orientar o leitor. Mostre outros exemplos de textos instrucionais como: receitas culin?rias, bula de rem?dios e outros.

Veja os passos:

?

MATERIAIS PARA A CONSTRU??O DE UM PLUVI?METRO:

- GARRAFA PET LISA.
- FITA ADESIVA TRANSPARENTE.
- R?GUA DE PL?STICO.
- AREIA.
- CIMENTO.

s 
PLUVI?METRO ARTESANAL

?

PLUVI?METRO ARTESANAL: CONSTRUINDO UM PLUVI?METRO
?

1? - CORTE A PARTE DE CIMA DA GARRAFA LOGO ABAIXO ONDE TERMINA A CURVA, FAZENDO ASSIM UM FUNIL.


2? - MISTURE A AREIA COM CIMENTO E COLOQUE UM POUCO DE ?GUA, FORMANDO UMA MASSA, SEM DEIXAR FICAR MUITO AGUADO.


3? - COLOQUE NO FUNDO DA GARRAFA AT? FICAR LEVEMENTE ACIMA DA LINHA ENTRE A PARTE LISA E A CURVATURA DA BASE.


4? - D? V?RIAS BATIDINHAS NAS LATERAIS DA GARRAFA PARA ASSENTAR BEM A MASSA, AO CHEGAR ? LINHA, JOGUE UM POUQUINHO DE CIMENTO SOBRE A ?GUA QUE DEVE TER EMPO?ADO, D? MAIS ALGUMAS BATIDINHAS E DEIXE SECAR POR 12 HORAS.


5? - VERIFIQUE SE A SUPERF?CIE DO CIMENTO FICOU BEM PLANA. CASO N?O TENHA FICADO, JOGUE UM POUQUINHO DE CIMENTO COM ?GUA PARA DEIX?-LA ASSIM.


6? - DEIXE SECAR POR UNS DOIS OU TR?S DIAS.


7? - PRENDA A R?GUA VERTICALMENTE DO LADO DE FORA DA GARRAFA COM A FITA ADESIVA, DE MANEIRA QUE O ZERO DA R?GUA FIQUE EXATAMENTE RENTE A SUPERF?CIE DO CIMENTO.


8? - COLOQUE O FUNIL NA BOCA DA GARRAFA, CONFORME A FOTO ACIMA.

PARA A MAIOR EFICI?NCIA DO PLUVI?METRO, ? IDEAL INSTAL?-LO EM CAMPO ABERTO E PELO MENOS A 1,5M DE ALTURA.

AGORA ? S? REALIZAR A ATIVIDADE, ACOMPANHANDO AS PRECIPITA??ES PLUVIOM?TRICAS E ANOTANDO OS DADOS OBTIDOS. NO FINAL DE UM PER?ODO (UMA OU DUAS SEMANAS), J? SE PODE REALIZAR A M?DIA DA QUANTIDADE DE CHUVA.

Texto adaptado de: Brasil escola ? constru??o de um pluvi?metro. Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.

?

Ao final de um per?odo predeterminado, duas semanas, por exemplo, pe?a que levem seus pluvi?metros para a sala de aula e percebam fatores como:

- Na casa de quem choveu mais?

- Na casa de quem choveu pouco?

- Dentre outros.

?

menino tarefa

Outra atividade interessante, ? criar com os alunos um pau de chuva, para que possam reproduzir o som da chuva.

Esse "instrumento musical", ? um artefato ind?gena, mas pode ser confeccionado com os alunos, inclusive com materiais reutilizados, como rolo de papel higi?nico e jornal.

Veja um exemplo:

?

MATERIAIS UTILIZADOS:

 

- ROLOS DE PAPEL HIGI?NICO, TOALHA, ALUM?NIO OU SIMILAR.

- FITA CREPE E COLA.

- PEDA?O DE PAPEL MAIS GROSSO, COMO PAPEL?O OU PAPEL CART?O.

- JORNAL.

- ARAME.

- ARROZ.

- TINTAS PARA DECORAR.

 

PASSO A PASSO:

 

1? PASSO: JUNTE OS ROLOS COM FITA CREPE, ELES T?M QUE TER O MESMO DI?METRO.

 s

2? PASSO: CORTE V?RIOS PEDACINHOS DE JORNAL. FA?A UMA MISTURA DE METADE DE ?GUA COM METADE DE COLA E, COM A AJUDA DE UM PINCEL, V? GRUDANDO OS PEDACINHOS DE JORNAL POR TODO O TUBO ESPALHANDO COLA TANTO POR CIMA QUANTO POR BAIXO DELES. DEIXE SECAR.

 d  

3? PASSO: DESENHE NO PAPEL DURO, DUAS TAMPAS, USANDO COMO MOLDE A ABERTURA DO ROLO. COLE UMA DAS TAMPAS EM UM DOS LADOS COM FITA CREPE. RETOR?A O ARAME COM AJUDA DE UM ALICATE PARA FORMAR BOLAS. INSIRA AS BOLAS DE ARAME NO PAU DE CHUVA E EM SEGUIDA COLOQUE O ARROZ. PONHA A OUTRA TAMPA E GRUDE-A COM FITA CREPE.

 f  

4? PASSO: CUBRA AS TAMPAS TAMB?M COM PEDA?OS DE JORNAL, REFOR?ANDO A JUN??O J? FEITA COM A FITA CREPE.

  4

5? PASSO: PINTE COM MOTIVOS IND?GENAS.

  5

UM PAU DE CHUVA MAIOR TEM UMA SONORIDADE MAIS INTERESSANTE, PORTANTO JUNTE V?RIOS ROLOS PARA O SOM FICAR LEGAL.

A QUANTIDADE DE ARROZ E ARAME TAMB?M INTERFEREM SIGNIFICATIVAMENTE NO SOM, ENT?O, ANTES DE FECHAR A TAMPA COM A FITA CREPE, TESTE A SONORIDADE DO INSTRUMENTO.
OS PEDA?OS DE JORNAL COM A MISTURA DE ?GUA E COLA S?O MUITO IMPORTANTES, POIS DEIXAM O INSTRUMENTO MAIS RESISTENTE, REFOR?ANDO PRINCIPALMENTE AS JUN??ES FEITAS COM FITA CREPE. AL?M DISSO, DEIXA O INSTRUMENTO MAIS UNIFORME E F?CIL DE PINTAR.

Adapta??o do texto encontrado no Blog Arte de Vivi ? como fazer um pau de chuva. Dispon?vel em:< http://artesdevivi.blogspot.com.br/2012/05/como-fazer-um-pau-de-chuva-com-material.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Previs?es do tempo: vamos analisar?

Finalize os estudos sobre a chuva analisando as previs?es do tempo e marcando um dia de banho de chuva, para isso poder?o pesquisar nos s?tios que fornecem a previs?o do tempo:

?

S?tio: ?Clima tempo?. Dispon?vel em:<www.climatempo.com.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

S?tio: ?Tempo agora?. Dispon?vel em: <www.tempoagora.com.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

S?tio: ?CPTEC ? previs?o do tempo?. Dispon?vel em: <http://tempo.cptec.inpe.br/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

?

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, por meio do programa  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet). Mas, se n?o participam deste projeto, poder?o utilizar o Laborat?rio de Inform?tica. Eles tamb?m poder?o utilizar as ferramentas do tablet.

Voc? poder? construir com seus alunos um calend?rio da chuva. Para tanto, providencie um calend?rio com os dias do m?s para cada aluno. Entregue para eles cartolina azul e branca para que eles confeccionem nuvens e gotas de chuva. Eles dever?o colar as nuvens e as gotas nos dias que eles vir?o nas pesquisas que possivelmente ir? chover.

Eles poder?o fazer dois calend?rios para comparar se as previs?es estavam corretas ou n?o.

Outra op??o ? fazer gr?ficos representando a quantidade de dias que choveu no ano, para ver em qual m?s do ano ocorreu mais a chuva.

No Blog ?Minhas atividades pedag?gicas?, voc? encontra modelos de calend?rios de todos os meses do ano de 2013. Dispon?vel em: <http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br/2013/01/calendarios-de-2013-turma-da-monica.html>. Acesso em: 12 de out. de 2013. Veja um exemplo abaixo:

?

ca

?

Banho de Chuva:

banho 

Fonte da imagem: "Blog Bonde do forr?". Dispon?vel em: <http://vibesul1.blogspot.com.br/2011/04/banho-de-chuva.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Para a realiza??o do banho de chuva, d? prefer?ncia a um per?odo mais quente, para garantir maior participa??o dos alunos e envie um bilhete aos pais ou respons?veis, solicitando roupas para a troca e toalha. Veja um exemplo:

Senhores pais ou respons?veis,

Durante essas semanas estudamos sobre as chuvas. Posteriormente, pensamos que, a melhor forma de entend?-la ? senti-la.

Por isso programamos um banho de chuva que, possivelmente, acontecer? no dia: ____/____/______.

Por?m, por se tratar de um fen?meno natural, esse agendamento ? baseado apenas em previs?es de tempo, o que pode haver falhas.

Caso a chuva esteja acompanhada de ventos fortes ou rel?mpagos que podem acarretar riscos, nossa atividade de ?banho de chuva? ser? cancelada ou adiada para outra data.

Assim, solicito que, al?m da autoriza??o,  coloque na mochila de sua crian?a uma troca de roupa e toalha, para que possamos utiliz?-las no dia que chover. Obrigada,

Professora  La?s

___________________________________________________________________________________

Aluno (a):____________________________________________

(   ) Autorizo

(   ) N?o autorizo

Assinatura: _____________________________________

 Fotografe esse momento, para tanto, utilize m?quina fotogr?fica, tablet ou ent?o a Webcam dos laptops  do Projeto UCA de seus alunos. Em seguida voc?s poder?o fazer um mural e uma produ??o de texto contando como foi esse momento. 

Recursos Complementares

S?tio ?Sua pesquisa ? chuva?. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm>. Acesso em: 12 de out. 2013.

S?tio: ?Ci?ncia a m?o?. Dispon?vel em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaocicloda>. Acesso em: 12 de out. 2013.

S?tio: ?M?sica ?gua - Palavra Cantada?. Dispon?vel em: <http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos.

Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, e analise se eles: desenvolveram habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas e habilidades de leitura e de escrita; compreenderam como ocorre o ciclo da ?gua e sua inter - rela??o com a chuva; produziram textos organizando roteiros e revisando-os; realizaram observa??es e se desenvolveram atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.