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Explorando o alfabeto por meio de jogos online

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Estabelecer a rela??o grafema/fonema;
  • Reconhecer as letras do alfabeto;
  • Aprender a ordem alfab?tica;
  • Compreender e diferenciar vogais e consoantes;
  • Realizar jogos na internet;
  • Construir um Blog;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o das atividades propostas nessa aula, ? necess?rio que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetiza??o. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA, ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como: navegar no programa Mozilla Firefox e utilizar as ferramentas Tux Paint e o KWord.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar:

S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de out. 2013.

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013. 

Professor, nosso objetivo com a aula proposta a seguir ? possibilitar a abordagem do alfabeto com os alunos, por meio de recursos tecnol?gicos como o computador, buscando incluir essas estrat?gias no cotidiano da sala de aula, j? que sabemos da import?ncia desses recursos no processo de (re)significa??o do ensino e da aprendizagem. Al?m do mais, o uso dos computadores despertam o interesse dos alunos pelo aprender, tornando-se assim uma valiosa estrat?gia no processo de alfabetiza??o.

Na realiza??o das atividades propostas na aula a seguir, voc? poder? utilizar v?deos e jogos na internet para trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, como:

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  • Ler textos com autonomia;
  • Compreender a rela??o grafema/fonema;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos;
  • Dentre outros.

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Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

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1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: o abc da turma...

Professor, o conhecimento das letras e seus sons, ou seja, a rela??o grafema e fonema, ? de fundamental relev?ncia no processo de alfabetiza??o e letramento, j? que isso pode possibilitar o avan?o das crian?as em suas hip?teses sobre a leitura e a escrita.

J? que nossa proposta ? explorar com os alunos esse conte?do por meio da utiliza??o de tecnologias, nossa sugest?o ? que inicie sua aula convidando-os para assistirem ? um v?deo musical da Turma da M?nica que aborda as letras do alfabeto, a ordem alfab?tica e algumas palavras iniciadas com cada letra do alfabeto. O v?deo ?Turma da M?nica ? ABC? se encontra no Youtube e est? dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk>. Acesso em: 12 de out. 2013.

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Fonte: S?tio: "Youtube - Turma da M?nica ? ABC?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk>. Acesso em: 12 de out. 2013.

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Voc? poder? levar seus alunos para o Laborat?rio de Inform?tica de sua escola e orient?-los a acessarem ao v?deo, ou ent?o projetar o v?deo para seus alunos utilizando um data show.

Caso sua escola participe do Projeto UCA, eles poder?o utilizar seus laptops para assistirem ao v?deo por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Ap?s esse momento, converse com seus alunos sobre o v?deo na rodinha, questionando-os:

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  • Voc?s gostaram do v?deo?
  • Sobre o que ele falava?
  • Voc?s gostam da turma da M?nica?
  • Eles retrataram no v?deo o alfabeto, vamos dizer as letras do alfabeto em voz alta de acordo com a sua ordem?
  • Quantas letras t?m no nosso alfabeto?
  • Com que letra do alfabeto inicia seu nome?

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Fonte da imagem: S?tio: "Sonhos Br". Dispon?vel em: <http://www.sonhosbr.com.br/sonhos/artigos/o-alfabeto-dos-sonhos.html>. Acesso em: 13 de out. 2013.

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NOMES DA TURMA E AS LETRAS DO ALFABETO

Converse com os alunos sobre as letras dos nomes de cada um, questionando-os:

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  • Qual ? a primeira letra de seu nome?
  • E a ?ltima?
  • Quantas letras t?m em seu nome?
  • Quantas vogais?
  • E consoantes? 

?

Apresente aos alunos a lista de chamada da turma, converse com eles questionando-os sobre a ordem em que os nomes v?m escritos na mesma. Por exemplo:

  1. Por que o nome do Alex vem antes do nome da Bianca?
  2. E o da Isabella de Sousa vem depois do nome da Isabella de Lima? Os nomes das duas n?o s?o iguais? O que os diferenciam?

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Depois, explique o que ? ordem alfab?tica. Se quiser, voc? poder? mostrar portadores de texto nos quais utilizam a ordem alfab?tica: listas telef?nicas, dicion?rios, dentre outros.

Depois desse momento, proponha uma atividade de registro na qual os alunos poder?o escrever os nomes dos colegas de turma em ordem alfab?tica.

Eles poder?o utilizar seus laptops do Projeto UCA, para realizar essa atividade. Para isso, eles dever?o utilizar o programa o KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de produtividade > Su?te de escrit?rio > Processador de textos), para criar a tabela e digitar os nomes dos colegas. Veja um exemplo abaixo: 

 tabela ordem alfabteica

Fonte: Acervo da pr?pria autora. Atividade realizada pela professora La?s com alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da ESEBA/UFU em setembro de 2013.

Outras Possibilidades...

Voc? poder? propor tamb?m uma PROBLEMATOTECA para eles resolverem, assim, voc? poder? trabalhar de forma interdisciplinar, abordando no??es de adi??o ao mesmo tempo em que trabalha o alfabeto.

PROBLEMATOTECA

  • Escreva seu nome.
  • Quantas letras ele tem?
  • Quantas s?o vogais?
  • Quantas s?o as consoantes?
  • Quantos nomes de colegas da turma come?am com a mesma letra do seu nome? Quais s?o eles?
  • Conte as letras dos nomes de cada colega e anote o n?mero correspondente na frente do nome. Exemplo: Alex ? 4 letras.

  

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Pesquisando na net: construindo meu alfabeto ilustrado

 

Professor, que tal construir um alfabeto ilustrado! Organize sua turma em grupos de cinco alunos e proponha que pesquisem imagens na internet correspondentes a cada letra do alfabeto. Em seguida eles poder?o digitar as letras em uma tabela e colar a imagem cujo nome se inicie com ela abaixo.

Para montar o ?Alfabet?rio? eles poder?o utilizar os computadores do Laborat?rio de Inform?tica de sua escola. Caso possuam os laptops do Projeto UCA eles poder?o pesquisar as imagens na internet por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Ou ent?o utilize o programa Tux Paint,  seguindo os seguintes passos: (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, letras dentre outros.

Caso sua escola n?o disponha dos recursos acima, eles poder?o montar os Alfabet?rios em cartolinas utilizando imagens de revistas, panfletos e jornais.

Se preferir leve alguns modelos de Alfabet?rios para a visualiza??o e compreens?o dos alunos. Segue abaixo um s?tio no qual voc? encontra diferentes modelos de alfabet?rios. Veja algumas op??es:

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Fonte das imagens: S?tio: "Google - Alfabeto Ilustrado. Dispon?vel em: <https://picasaweb.google.com/guidomari76/Alfabetarios#5327319743030678354>. Acesso em: 12 de out. 2013.

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3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Jogando com as letras

Professor, sabemos que os jogos s?o importantes recursos did?ticos para a aprendizagem do SEA (Sistema de Escrita Alfab?tica), uma vez que o ?brincar com a l?ngua? faz parte das atividades que os alunos realizam fora da escola, desde muito cedo. Na alfabetiza??o, os jogos s?o poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o SEA, sem, necessariamente, serem obrigados a realizar treinos enfadonhos e sem sentido. Ao utilizar o jogo, os alunos mobilizam saberes acerca da l?gica de funcionamento da escrita, consolidando aprendizagens j? realizadas ou se apropriando de novos conhecimentos nessa ?rea.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 36.

Nessa perspectiva explore os jogos com seus alunos na internet. Voc? poder? utilizar os jogos com eles em v?rias aulas, dessa forma o trabalho se dar? de forma mais efetiva.

Para isso, voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica de sua escola. Outra possibilidade ? solicitar como ?Atividade de casa? que eles brinquem com os jogos com seus pais em casa utilizando a internet, mas veja se todos possuem esse recurso primeiramente.

Caso eles possuam os laptops do Projeto UCA, eles poder?o acessar os jogos utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de internet).

Observa??o: nos laptops do Projeto UCA encontram-se dispon?veis  diversos jogos abordando o alfabeto, nesse sentido se sua escola possui esse recurso n?o deixe de explor?-lo com seus alunos. Para isso dever?o acessar o Tux Typing (Aplicativos > Edusys > Ferramentas de aprendizagem > Digita??o para crian?as > Tux Typing > Cascata de peixes).

A seguir iremos sugerir alguns s?tios de jogos que abordam o alfabeto de forma l?dica e divertida, como op??es para voc? trabalhar na sua sala de aula:

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JOGO 1: ALFABETO POOH

No jogo abaixo ? poss?vel abordar com os alunos, as letras min?sculas  e mai?sculas do alfabeto. Eles dever?o fazer a correspond?ncia entre os dois tipos de letra.

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S?tio: ?Ache jogos ? Alfabeto do POOH?. Dispon?vel em:<http://www.achejogos.com/infantis/Alfabeto_do_Pooh_4062.html>. Acesso em: 12 de out. 2013.

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JOGO 2: ALFABETO SAB?O

No jogo abaixo a garotinha solta bolhas de sab?o com a letra dentro. O aluno deve utilizar o mouse do computador para apertar na letra do alfabeto correspondente a que a menina soprou.

sabao 

S?tio: ?Escola games ? alfabeto sab?o?. Dispon?vel em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/alfabetoSabao/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

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JOGO 3: TRILHA ALFAB?TICA

Nesse jogo o aluno deve completar as letras do alfabeto que faltam na trilha. Para isso, deve clicar com o mouse no espa?o da letra e digit?-la.

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S?tio: ?Educa jogos ? trilha alfab?tica?. Dispon?vel em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/trilha-alfabetica/>.  Acesso em: 12 de out. 2013.

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JOGO 4: MEM?RIA DO ALFABETO

Nesse jogo, o aluno deve clicar com o mouse nas cartas buscando fazer a correspond?ncia entre a letra e imagem, cujo nome se inicia com a mesma letra.

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S?tio: ?Educa Jogos ? Mem?ria do alfabeto?. Dispon?vel em: <http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/memoria-do-alfabeto/>. Acesso em: 12 de out. 2013.

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JOGO 5: ABECED?RIO

O objetivo desse jogo ? o aluno clicar na letra que inicia o nome da imagem, abordando a rela??o grafema/fonema.

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S?tio: ?Jogos UOL ? abeced?rio?. Dispon?vel em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/abcdario/>. Acesso em: 11 de out. 2013.

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JOGO 6: JOGO DO ALBABETO

O objetivo desse jogo ? o aluno clicar na imagem que come?a com a letra que est? sendo mostrada pelo macaco, e arrastar com o mouse at? o quadro ao lado da letra. Esse jogo tamb?m aborda a rela??o grafema/fonema.

macaco

S?tio: ?Smartkids ? jogos alfabeto?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/conteudo/jogos-educativos/alfabeto/alfabeto-em-flash.swf>.  Acesso em: 11 de out. 2013.

  

Professor, ? importante tamb?m que os alunos saibam reconhecer e diferenciar as vogais e consoantes. Para tanto, seguem algumas sugest?es de jogos para trabalhar essa abordagem:

 

 JOGOS ABORDANDO VOGAIS:

Objetivo: ligar as imagens ?s vogais que correspondem a letra inicial dos seus respectivos nomes. Exemplo: imagem do anel liga na vogal ?a?.

q 

S?tio: ?Turminha querubim ? jogo vogais?. Dispon?vel em: <http://www.turminhaquerubim.com.br/showjogo.php?jogo=2>. Acesso em: 11 de out. 2013.

?

Objetivo: completar a palavra com a vogal que falta. Esses dois  jogos a seguir s?o mais complexos, pois exigem que o aluno realize hip?teses de leitura e de escrita.

es

S?tio: ?Blog Iara Medeiros ? jogo vogais?. Dispon?vel em: <http://www.medeirosjf.net/iara/vogais/pooh.swf>. Acesso em: 11 de out. 2013.

?

u 

Blog: ?Alfabetizando Iara Medeiros ? Jogo das letras?. Dispon?vel em: <http://www.medeirosjf.net/iara/vogais/jogodasvogais.swf>. Acesso em: 11 de out. 2013.

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JOGOS ABORDANDO CONSOANTES:

                                                                                  Nesse jogo o aluno deve clicar com o mouse nas cartas buscando fazer a correspond?ncia entre a letra e imagem cujo nome se inicia com a mesma letra.

 s

Blog: ?Alfabetizando Iara Medeiros ? Jogo das letras?. Dispon?vel em: <http://www.medeirosjf.net/iara/fonemas/Jogo%20das%20letras.swf>. Acesso em: 11 de out. 2013.

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O jogo abaixo consiste em digitar as consoantes que faltam nas palavras. Esse jogo aborda hip?teses de escrita e leitura dos alunos e ? excelente para abordar ortografia e s?labas complexas como, por exemplo: CH, CL, dentre outras.

 ar

Sitio: ?Jogos da escola ? atividades de portugu?s?. Dispon?vel em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/atividades-portugues/309-completar-letra-faltante-da-palavra-consoantes>.   Acesso em: 11 de out. 2013.

Professor, ap?s realizar os jogos converse com seus alunos e pergunte a opini?o deles, veja se gostaram, se tiveram dificuldades, de qual jogos gostaram mais. Voc? poder? propor para eles a cria??o de jogos sobre o tema Dengue como, por exemplo: mem?ria, trilhas, dentre outros.

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4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Vamos socializar... construindo um Blog ?O alfabeto ? divertido?

Que tal criar um Blog da turma socializando jogos abordando o tema alfabeto? Proponha para seus alunos que construam um Blog no qual eles possam postar jogos abordando o alfabeto e informa??es sobre eles. Eles poder?o socializar os jogos que realizaram na escola que mais gostaram, explicar aos outros como se joga bem como expor fotos dos momentos que eles realizaram os jogos na sala de aula.

Eles tamb?m poder?o pesquisar jogos novos para postar no Blog.

Decida com a turma o per?odo de atualiza??o de informa??es no Blog.

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Fonte da imagem: CanStockPhoto. Dispon?vel em: <http://www.canstockphoto.com.br/%C3%A1rvore-letras-alfabeto-7836823.html>. Acesso em: 13 de out. 2013.

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Seguem sugest?es de alguns s?tios que ensinam como construir um Blog:

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Entre nos Recursos do Portal do Professor e acesse o s?tio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 10 de out. 2013. Acesse ?Produ??o de textos colaborativos usando internet? e depois abra: Como criar um Blog.

Fonte: ?Youtube?. Como criar um Blog. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Fonte: S?tio: ?Como criar ? como fazer e criar na internet?. Dispon?vel em:<http://www.comocriar.net.br/como-criar-um-blog/>. Nesse s?tio voc? encontra instru??es de como criar um Blog. Acesso em: 12 de out. 2013.

Recursos Complementares

Texto: ?A influ?ncia da inform?tica?, s?tio Canal do Educador, Brasil Escola. Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/influencia-informatica-desenvolvimento-infantil.htm>. Acesso em: 11 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas, constituindo-se dessa forma em uma avalia??o formativa. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas e habilidades de leitura e de escrita; se reconheceram letras do alfabeto, a rela??o grafema/fonema, e as vogais e consoantes; se realizaram os jogos na internet de forma participativa e interativa e se participaram de forma efetiva da constru??o do Blog. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.