Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar ilustra??es, pequenos textos e hist?rias. Al?m da utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, laptop, m?quina fotogr?fica.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflex?o e pr?tica relacionada ao programa da TV Escola ? Escrita tamb?m ? coisa de crian?a. S?rie: Letra Viva. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4276>. Acesso em: 08 de out. 2013.
Cabe a voc? professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua equipe de trabalho e/ou seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes mesmo dos alunos conhecerem as letras e dominarem a escrita, eles s?o capazes de contar: um fato, uma noticia, uma hist?ria real ou imagin?ria e cantar m?sicas. Cada um de acordo com a sua rotina produz um texto oral. E a essas estruturas com que se comp?em um texto oral ou escrito damos o nome de G?neros textuais, no qual, procuramos atingir inten??es comunicativas semelhantes e ocorrem em situa??es espec?ficas. G?nero Textual ou G?nero de Texto se refere ?s diferentes formas de express?o textual.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: O ?ltimo ano do ciclo de alfabetiza??o: Consolidando os conhecimentos, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), as atividades de leituras devem ser fluentes na pr?tica do professor. ? necess?rio o manuseio de diversos g?neros liter?rios, sejam eles curtos ou n?o. ?leitura livre ou em pequenos grupos com g?neros diversos, em que a professora pode organizar um cantinho de leitura, com variados textos (hist?rias em quadrinhos, livros de hist?rias, jornais, revistas cient?ficas)?.
A pr?tica de leitura deve estar dentro da rotina da sala de aula que seja um hor?rio disponibilizado, de maneira que esta pr?tica fa?a parte do dia a dia dos jovens leitores.
(BRASIL, 2012, p. 14.).
Para a presente aula, sugerimos que voc? providencie uma diversidade de textos (jornal, livros: de hist?ria e de poesias, f?bulas, conto, receitas, cartas, advinhas, bula de rem?dios, gibis dentre outros) para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua o material aleatoriamente para cada grupo. Pe?a aos alunos que explorem os materiais e fa?am uma leitura deleite.
Posteriormente, questione os alunos:
Professor, converse com a turma sobre a fun??o de cada texto:
Disponibilize v?rias caixas para a organiza??o dos mesmos de acordo com a fun??o de cada um. Quando todos os alunos terminarem, fa?a um momento de socializa??o e em seguida, organize um grande painel de acordo com a sele??o dos grupos.
Como registro, proponha aos alunos para preencherem a tabela de acordo com o painel elaborado pelos alunos no caderno de L?ngua Portuguesa.
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, dialogue com a turma sobre as diversas situa??es do dia a dia em que usamos os diferentes g?neros textuais. Prepare fichas para apresentar aos alunos ou leve para a sala de aula objetos que representam os g?neros e explique suas fun??es.
GUIA DE RUAS: para saber como chegar a um endere?o desconhecido.
JORNAL: para pesquisar algum assunto ou ler noticia da sua cidade e regi?o.
CARTA: para escrever para pessoas que est?o longe ou at? mesmo perto. Para compartilhar fatos do nosso cotidiano com amigos e familiares que n?o se encontram ao nosso redor.
PIADAS: para descontrair com os amigos.
CONTO DE FADA: para entrar em contato com o mundo da fantasia.
RECEITA: para produzir.
Em todas as situa??es acima, usamos diferentes g?neros de texto (a defini??o de texto, ali?s, ? um enunciado verbal que faz sentido em para algu?m em determinada situa??o.). Situa??es diversas, finalidades diversas, diferentes g?neros.
Professor, organize os alunos em equipes para visitar a biblioteca da escola. Solicite que o grupo analise os g?neros textuais que existem na biblioteca da sua escola. Separe-os e escreva em uma ficha os nomes: dos g?neros textuais e dos t?tulos e a quantidade existente.
Como forma de registro pe?a que preencham a tabela abaixo:
?
NOME DO G?NERO |
T?TULO |
QUANTIDADE |
Contos de Fadas |
Branca de Neve |
05 |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
Fotografando os G?neros Textuais existentes na biblioteca
Oriente os alunos a utilizarem: Webcam, m?quina digital, MP3, dentre outros recursos tecnol?gicos para registro de imagens, para fazerem as imagens dos g?neros textuais dispon?veis na biblioteca da sua escola. Depois, com as fotos construa um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
Logo ap?s, a pesquisa converse com os alunos levantando alguns questionamentos:
Como forma de registro, organize os alunos em duplas e providencie as atividades abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa.
ATIVIDADE:
Redijam dois g?neros textuais que voc?s mais gostaram de ler na biblioteca.
Professor, no momento das produ??es em grupos voc? dever? orientar os alunos quanto a escrita. Fa?a revis?es dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior aten??o.
Converse com os alunos, sobre o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. ? importante que voc? prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e contar sobre os g?neros que mais lhe chamaram aten??o.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize as fotos tiradas pelos alunos na visita ? biblioteca da escola e confeccione com eles um ?Jogo da mem?ria? dos diversos g?neros textuais. Para isso, providencie alguns materiais: cartolina, cola, tesoura, canetinha, l?pis de cor. Construa o jogo com os alunos na sala de aula.
JOGO DA MEM?RIA
Fonte da imagem: Acervo da pr?pria autora.
?
QUE TAL CRIAR UMA CAMPANHA LITER?RIA?
Converse com o/a bibliotec?rio/a da sua escola e apresente o levantamento da quantidade de obras liter?rias existentes na sua escola feito pela sua turma. Em seguida, promova uma ?Campanha? para arrecadar obras de diversos g?neros textuais. ? importante envolver toda a comunidade escolar, para isso crie cartazes e outdoor, divulgue na r?dio, no Blog ou p?gina da internet se a escola possuir.
Professor, caso sua escola possua os laptops, voc? poder? sugerir que os alunos fa?am seus cartazes utilizando o programa KWord seguindo os passos: KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no mural da escola para aprecia??o de todos.
QUE TAL PRODUZIR UM JORNAL DA TURMA?
Professor, disponibilize o texto abaixo para discuss?o em sala de aula com os alunos sobre a estrutura de um jornal e suas se??es.
S?tio: ?Ajudinha B?sica. G?neros Textuais?. Dispon?vel em:<http://conectmar.blogspot.com/2011/05/generos-textuais_09.html>. Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de diferentes g?neros textuais para se trabalhar em sala de aula e uma sugest?o de trabalhar com a constru??o de um jornal em sala de aula, veja as produ??es dos alunos. Acesso em: 03 de out. 2013.
N?o esque?a de que seu objetivo ? divertir os leitores com hist?rias criativas. Para isso, leia as seguintes orienta??es:
As produ??es coletivas v?o ser lidas por colegas, professores e comunidade escolar, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:
Por fim, analise o texto que o seu grupo escreveu, veja se apresenta as informa??es de forma clara e objetiva.
Prepare um momento para os grupos apresentarem suas produ??es aos colegas, providencie fantoches para os grupos contarem ou dramatizarem uma de suas hist?rias.
Professor, como os alunos ainda est?o no processo de alfabetiza??o e n?o dominam a escrita ortogr?fica, fa?a uma leitura dos textos criados pelos grupos e realize a reescrita com eles. Sabemos que n?o ? f?cil fazer isto com todos os grupos em um mesmo dia, por isso, fa?a ao longo da semana para que eles possam rever a forma que escreveram antes de publicarem o jornal.
Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am as ilustra??es utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Noticias da Turma?.
Os alunos poder?o realizar uma busca de imagens no s?tio <www.google.com.br>, acesso em: 13 de out. 2013 e inserir no trabalho. O trabalho poder? ser impresso e afixado no mural da sala de aula.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Professor, crie um Blog para divulgar as produ??es dos alunos, fa?a uma pesquisa pr?via nos s?tios abaixo para auxiliar na constru??o de Blog.
Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulga??o das produ??es de textos.
Sugest?es de links para os alunos:
S?tio: ?Colorir e Aprender: Parlendas, Adivinhas e Cantigas. Brincando com Textos?. Dispon?vel em: <http://colorireaprender.blogspot.com/2009/02/parlendas-cantigas-e-adivinhas.html>. Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de parlendas, cantigas e adivinhas para ler e se encantar. Acesso em: 10 de out. 2013.
Sugest?es de links para os professores:
S?tio: ?TV Escola ? Escrita tamb?m ? coisa de crian?a. S?rie: Letra Viva?. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=comzoo&view=item&itemid=4276>. Neste v?deo voc? ter? informa??es da import?ncia de se trabalhar com a leitura e escrita, com atividades diversificadas e com v?rios g?neros de textos. Acesso em: 08 de out. 2013.
S?tio: ?Alfabetiza??o e Cia. Sugest?es de Atividades - O Carteiro Chegou?. Dispon?vel em: <http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2010/03/sugestoes-de-atividades-livro-o.html>. Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de atividades com os g?neros textuais a partir de uma hist?ria ?O carteiro Chegou?. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes g?neros textuais; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos; elaborar um jornal com produ??es coletivas da turma; desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.