UBERLANDIA - MG
Universidade Federal de Uberl?ndia
Eliana Dias e Lazu?ta Goreti de Oliveira
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo
Ci?ncias Naturais
Vis?es de mundo
Educa??o Escolar Ind?gena
Ci?ncias
Corpo humano e a sa?de
Educa??o Profissional
Ambiente, Sa?de e Seguran?a
T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de
Educa??o Profissional
Ambiente, Sa?de e Seguran?a
T?cnico em Citopatologia
Educa??o Profissional
Ambiente, Sa?de e Seguran?a
T?cnico em Enfermagem
Educa??o Profissional
Ambiente, Sa?de e Seguran?a
T?cnico em Farm?cia
Educa??o Profissional
Ambiente, Sa?de e Seguran?a
T?cnico em Ger?ncia de Sa?de
Educa??o Profissional
Ambiente, Sa?de e Seguran?a
T?cnico em Registros de Sa?de
Educa??o Profissional
Ambiente, Sa?de e Seguran?a
T?cnico em Vigil?ncia em Sa?de
Ensino Fundamental Final
Ci?ncias Naturais
Ser humano e sa?de
Ensino M?dio
Biologia
Qualidade de vida das popula??es humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Associar a solu??o de problemas de sa?de com o correspondente desenvolvimento cient?fico e tecnol?gico.
Identificar padr?es em fen?menos e processos vitais dos organismos, como manuten??o do equil?brio interno.
Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas como texto discursivo, tabelas e rela??es matem?ticas.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e a implementa??o da sa?de individual ou coletiva.
Identificar os microrganismos associados ? g?nese de diferentes tipos de c?ncer.
Avaliar as medidas de preven??o de c?nceres causados por microrganismos.
Analisar a transmiss?o; o diagn?stico; a incid?ncia (estat?sticas); os sintomas e evolu??o dos c?nceres causados por microrganismos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Citologia, histologia, anatomia e fisiologia humana.
Classifica??o dos seres vivos: microrganismos.
Estratégias e recursos da aula
Estrat?gias
Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; montagem e apresenta??o de trabalho; campanha de preven??o na escola.
Recursos
Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; imagens e textos digitais.
O professor dever? providenciar uma c?pia da quest?o para cada aluno e deixar que resolvam individualmente em sil?ncio. Em seguida, dever? projet?-la utilizando o data show para melhor visualiza??o de todas as informa??es contidas na tabela.
Diferentes fatores ambientais em conjunto com fatores gen?ticos est?o relacionados com a g?nese do c?ncer. Dentre os fatores ambientais destacam-se alguns micro-organismos que causam ou favorecem o aparecimento do c?ncer. Na tabela a seguir encontra-se listados alguns desses organismos e os tipos de c?nceres relacionados a esses micro-organismos bem como a porcentagem mundial estimada.
?
Organismo
Tipo de C?ncer
Porcentagem mundial estimada
V?rus de Epstein-Barr (EBV)
Linfoma N?o Hodgin
Linfoma de Hodgin
Tumor Nasofar?ngeno
10% a 15%
30% a 50%
40% a 70%
V?rus da Hepatite B (HBV)
Tumores de f?gado
40% a 70%
V?rus da Hepatite C (HCV)
Tumores de f?gado
20% a 30%
Papilomav?rus humano (HPV)
C?ncer do colo de ?tero
90%
Helicobacter pylori
Sugere-se envolvimento com c?ncer g?strico*
Cerca de 25%
Herpesv?rus 8
Sarcoma de Kaposi
Cerca de 90%
?
Com base na tabela anterior assinale a alternativa correta:
a) Os v?rus s?o os organismos mais relacionados com o surgimento do c?ncer em diferentes ?rg?os
b)Todos os v?rus conhecidos est?o relacionados com o aparecimento de c?lulas cancer?genas
c) A exist?ncia de v?rus relacionados com o c?ncer mostra que todos os v?rus s?o potencialmente capazes de determinar muta??es determinantes do c?ncer
d) A bact?ria da esp?cie H. pylori est? obrigatoriamente vinculada com a g?nese de c?ncer no trato gastrointestinal
e) O c?ncer de colo uterino ? exclusivamente ocasionado pelo v?rus HPV
O professor dever? discutir com os alunos cada alternativa, ouvindo os alunos, prestando especial aten??o aos seus conhecimentos pr?vios sobre o tema. A resposta correta n?o ser? essencial neste momento. Para certificar-se de que cada afirmativa ? correta ou n?o, os alunos dever?o fazer pesquisas que as respaldem ou n?o.
Atividade 2 - Pesquisas na internet
Tendo como refer?ncia as informa??es apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.
O professor dever? distribuir os alunos em seis grupos de modo que cada grupo pesquise sobre um tipo de c?ncer e os microrganismos respons?veis por sua g?nese , exceto o primeiro tema que, devido a associa??o do v?rus a mais de um tipo de c?ncer, dever? ser distribu?do em dois grupos (1 e 2). Cada grupo dever? pesquisar um dos temas fazendo registros de acordo com a sugest?o de itens apontada pelo professor. Estes registros dever?o ser digitados e enviados ao professor por e-mail para avalia??o.
Sugerimos os textos e os endere?os para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou d?vidas, dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso em s?tios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem s?tios mais confi?veis, como os das institui??es p?blicas e revistas de divulga??o cient?fica.
Os registros do grupo dever?o conter, no m?nimo, os seguintes itens:
Nome da doen?a- tipo de c?ncer
Microrganismo causador e suas caracter?sticas
Transmiss?o
Diagn?stico
Incid?ncia/estat?sticas
Sintomas e evolu??o da doen?a
Tratamento
Preven??o
Temas para pesquisa e de endere?os onde conte?dos referentes a eles est?o disponibilizados para acesso
Mononucleose - Entrevista Feita pelo Dr Dr?uzio Varela a Jo?o Silva de Mendon?a, m?dico infectologista, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor do Servi?o de Mol?stias Infecciosas do Hospital do Servidor P?blico do Estado de S?o Paulo. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/letras/m/mononucleose/. Acessado em 16/10/2013.
Atividade 3 - Montagem das apresenta??es do trabalho
Cada grupo de alunos dever? preparar uma apresenta??o que sintetize o tema sorteado na atividade anterior para socializar os aspectos destacados com a turma.
Os alunos dever?o montar estas apresenta??es, por meio do programa PowerPoint, que permite a digita??o de textos e utiliza??o de imagens que poder?o ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.
Atividade 4 - Semin?rios para socializa??o do conte?do dos textos
Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para que cada grupo socializem-nas. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.
A socializa??o dos aspectos destacados pelo professor dever?o acontecer envolvendo toda a turma. Nesta socializa??o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
M?dulo 2- Sintetizando informa??es
Atividade 1- Leitura e discuss?o de texto
Sugerimos que o professor providencie uma c?pia de um texto que sintetiza as informa??es pesquisadas e apresentadas pelos alunos no m?dulo anterior. Este texto traz a mesma tabela constante na quest?o do ENEM e explana sobre cada microrganismo (v?rus, bact?rias e protozo?rios) e o c?ncer que origina.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. O professor dever? salvar previamente o texto em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show e disponibilizar uma c?pia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor dever? disponibilizar a tabela e as quest?es da atividade 2.
A leitura dever? ser feita em voz alta por um aluno, e os demais acompanham, com pausas para esclarecimentos e/ou constata??es feitos pelo professor ou alunos. O professor dever? nomear um aluno diferente para a leitura em voz alta do trecho referente a cada microrganismo e o(os) c?ncer(es) decorrente de sua a??o no organismo.
Consultando o texto, os alunos dever?o preencher a tabela abaixo e responder em seus cadernos as perguntas apresentadas na sequ?ncia.
Tipo de c?ncer
Microrganismo(s) causador(es)
Tipo de microrganismo(s): (v?rus, bact?ria(s) ou protozo?rio(s)
Preven??o
C?ncer g?strico
?
?
?
Carcinoma de vias biliares
?
?
?
Sarcoma de kaposi
?
?
?
C?ncer do colo do ?tero
?
?
?
Tumores de f?gado
?
?
?
Tumor nasofar?ngeo
?
?
?
Linfoma de Hodgin
?
?
?
Linfoma N?o Hodgin
?
?
?
C?ncer de bexiga
?
?
?
?
Quest?es
1- Quais s?o os tipos de c?nceres causados por v?rus?
2- Quais s?o os tipos de c?nceres causados por protozo?rios?
3- Quais s?o os tipos de c?nceres causados por bact?rias?
4- Quais destes microrganismos s?o sexualmente transmiss?veis? Como evit?-los?
5- O beijo pode transmitir qual(ais) destes microrganismos?
Atividade 3- Discus?o da atividade 2
A discuss?o da atividade 2 dever? acontecer, tendo como ponto de partida o preenchimento da tabela e as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado.Aten??o especial dever? ser dada ?s imagens e informa??es contidas nas 7 pranchas (fotos) no final do texto, que o professor dever? salvar previamente em seu computador e apresent?-los aos alunos por meio de proje??o, utilizando o aparelho data show
M?dulo 3- Campanha de preven??o
Atividade 1 - Campanha de preven??o de c?ncer na escola
Ap?s a constru??o de todo esse referencial te?rico sobre o tema "Microrganismos e a g?nese de c?ncer", os alunos estar?o aptos a promover uma interven??o na escola no sentido de sensibilizar a comunidade a respeito dessas doen?as, suas causas e como evit?-las adotando medidas de preven??o que podem ser controladas por cada indiv?duo.
Dever?o confeccionar faixas, cartazes e/ou apresentar esquetes (cenas teatrais r?pidas) que chamem a aten??o de todos para a preven??o das doen?as cardiovasculares. As esquetes dever?o acontecer no recreio cultural, se a escola oferecer este espa?o. Se n?o houver recreio cultural, o professor de Biologia dever? apresentar essa proposta na reuni?o de professores e solicitar espa?o para apresenta??es em salas de aula. Se houver r?dio na escola, este espa?o dever? ser usado para apresenta??o do trabalho feito, dos resultados obtidos e da campanha.
As imagens e informa??es contidas nas 7 pranchas (fotos) no final do texto Os micr?bios por tr?s do c?ncer, dispon?vel em http://saude.abril.com.br/edicoes/0353/medicina/microbios-cancer-698019.shtml (acessado em 17/10/2013) dever?o ser salvas no computador e impressas em tamanho maior para que os alunos montem um painel a ser colocado na entarda da escola, onde haja maior n?mero de pessoas circulando diariamente, contribuindo assim para informar e alertar toda a comunidade escolar.
Linfoma de Hodgkin e sua associa??o com o v?rus Epstein-Barr - See more at: http://www.medportal.com.br/oncologia/linfoma-de-hodgkin-e-sua-associacao-com-o-virus-epstein-barr/#sthash.6ZWPEnoj.dpuf
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Infec??o pelo v?rus Epstein-Barr tem influ?ncia sobre o desenvolvimento do carcinoma de laringe? Detec??o de EBV pelo Real-Time Polymerase Chain Reaction em tecidos tumorais de pacientes com carcinoma de laringe.Dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1808-86942013000400004&script=sci_arttext. Acessado em 16/10/2013.
A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.
Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos.
As pesquisa na internet, as apresenta??es do trabalho em forma de semin?rios e a campanha de preven??o realizados pelos grupos, dever?o ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.