Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem |
Aula 01
Introdução
Em um momento em que se fala tanto de mudanças climática e suas possíveis conseqüências, é oportuno tratar da questão climática com os alunos, buscando compreender o conceito de clima, sendo este visto como a interação de elementos e fatores climáticos, cujos significados serão trabalhados nessa aula.
Para iniciar a presente atividade, leve seus alunos ao pátio da escola para observar o céu. Solicite para que eles descrevam como está o dia:
• Chuvoso?
• Nublado?
• Ensolarado?
A partir do que eles responderem, solicite que eles expliquem o porquê do céu estar da maneira como eles observam. Esse é o momento de trabalhar o conceito de tempo e clima como elementos inter-relacionados mais distintos.
Explique para seus alunos que Tempo é o estado momentâneo da atmosfera e clima conjunto de fatores meteorológicos que caracterizam a condição média da atmosfera em uma data região.
Pergunte a seus alunos:
• Todos os dias do ano o céu está da mesma maneira?
Escute o que eles tem a dizer...é o momento de trabalhar com eles os elementos e fatores do clima. O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos. São analisadas as variações da temperatura e da umidade, como são os tipos de precipitação (chuvas, neve ou granizo), a periodicidade da sucessão de estações úmidas e secas, etc.
Por essa razão, o clima pode ser como uma "sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local da superfície terrestre", enquanto o tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado momento.
Elementos do clima
Retornando à sala de aula trabalhe com seus alunos o conceito de elementos do clima. Explique que eles são atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região, a saber:
• A umidade está relacionada à quantidade de vapor de água presente na atmosfera em determinado instante e pode ser expressa em valores absolutos ou relativos:
a) A umidade absoluta do ar é a quantidade (em gramas) de vapor d'água.
b) A umidade relativa do ar é obtida através da relação entre a umidade absoluta (a quantidade de vapor de água do ar) e o ponto de saturação (a quantidade máxima de vapor de água que o ar conse gue reter), em determinado local e momento. Ela é expressa em porcentagem (%).
Quando, na atmosfera, a umidade atinge o ponto de saturação, ela libera água que cai sobre o solo em forma de chuva ou outros tipos de precipitação.
• A pressão atmosférica é a força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície.
Em regiões onde as temperaturas são mais baixas a pressão atmosférica é maior, pois as moléculas de ar estão mais concentradas. No entanto, em regiões mais elevadas, de menor temperatura, também há menor concentração de moléculas de ar (ar mais rarefeito) e, neste caso, menor será a pressão.
• Já temperatura registra o calor da atmosfera de um lugar, cuja variação depende da sua localização e da circulação atmosférica.
Fatores do clima
Já os fatores climáticos são os responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima e devem ser analisados em conjunto: uma localidade, por exemplo, pode estar perto do mar e ser seca, ou pode estar próxima a linha do equador e ser fria.
Os principais fatores são a latitude, a altitude, a distância de uma localidade em relação ao mar, as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.
Portanto, busca compreender como esses fatores se relacionam e se estruturam são fundamentos importantes para que os educandos tenham uma melhor percepção sobre alguns fenômenos climáticos contemporâneos.
Como dever de casa, solicite aos seus alunos que produzam um texto dissertativo sobre o clima em sua cidade, buscando correlacionar o que foi discutido em sala de aula.
Caro professor (a), para saber mais visite:
www.cptec.inpe.br/products/clima/portal/faqs.shtml
Aula 02
Professor receba o material produzido pelos alunos. Inicie a aula relembrando com os alunos os conceitos de clima e de tempo. Revise também quais são os elementos e fatores do clima.
Uma boa maneira de trabalhas essas idéias e extrair relações e mediante a confecção de um Climograma.
Mas o que é um climograma?
É, basicamente, uma forma clássica de representação do clima, o que permite de uma maneira simples e pratica a comparação entre duas ou mais regiões no tocante às varia&cc edil;ões climát i cas existentes. Pode ser estruturado com um gráfico em barra (histograma) de precipitação (chuva) e um gráfico de linha de temperatura. Ambas as variáveis são médias mensais e os meses ficam no eixo X.
O climograma identifica o clima de uma região em função da temperatura e da pluviosidade, mas não quer dizer o clima como um todo!
Existem distintas maneiras de se fazer um climograma. Podem ser produzidos em cartolina e também de maneira digital, na página do Instituto Nacional de Metereologia/INMET.
Vamos conhece-las!
Para a confecção de um climograma, o primordial é ter uma tabela anual de precipitação e temperatura anual de uma região. Ela deve ser estruturada de maneira que nas colunas, coloque os meses e na primeira linha marcamos os dados de precipitação e na segunda, os de temperatura.
Veja o exemplo da tabela:
Essa tabela deve ser feita de maneira que a precipitação seja expressa em um gráfico em barras e a temperatura em linha. Eis o exemplo:
Leia o climograma com seus alunos e procure descrever as variações de temperatura e precipitação, por exemplo:
• Quais meses choveram mais?
• Quais choveram menos?
• Em que mês a temperatura foi mais baixa?
• Onde foi mais alta?
Outra sugestão é perguntar a seus alunos como o clima influencia atividades no seu estado como a agricultura, pecuária, atividades industriais ou o cotidiano das pessoas. Relacione essas informações com os dados do climograma que você construir.
Outras sugestões de perguntas a serem feitas a seus alunos são:
• Existem deslizamentos de terra?
• Quando determinadas árvores e plantas, características do lugar, florescem ou dão frutos?
• Algumas doenças aumentam ou diminuem o número de casos em alguma estação do ano?
Esse trabalho de construção de climogramas pode também ser feito de maneira eletrônica no site do INMET, eis o link:
www.inmet.gov.br/html/clima.php
Siga as instruções do site para desenvolver sua atividade em sala
1) Escolha os parâmetros oferecidos na página e uma das estações para obter os climogramas de cada estado brasileiro.
2) Analise o climograma construído e tire conclusões com seus alunos.
Conclusão da atividade
Os climogramas podem ser produzidos baseados em dados de distintas localidades. É uma oportunidade dos alunos visualizarem as variações do tempo e o regime climático de um local.
Aproveite essa oportunidade e divida a sala em grupos, proponha que os alunos criem climogramas de estados brasileiros ou países. Como sugestão de atividade, eles podem apresentar em seminário as peculiaridades dos climas das regiões brasileiras.
Podem também criar de um folheto ressaltando as qualidades do clima local, com o objetivo de atrair turistas e/ou investimentos que podem ser divulgados na escola em uma exposição ou feira de ciências.