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Construindo pol?gonos regulares utilizando o software Superlogo e conceitos de ?ngulos internos e externos ? parte 2

Autor e Co-autor(es)

Mariana Martins Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Ara?jo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 2 da matriz do ENEM que ? utilizar o conhecimento geom?trico para realizar a leitura e a representa??o da realidade e agir sobre ela s?o propostos para essa aula o seguinte objetivo:

  • Criar estrat?gias para construir pol?gonos regulares utilizando o Superlogo;
  • Aplicar os conceitos de ?ngulos internos e externos de um pol?gono regular.

Duração das atividades

2 horas/aula (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • ?ngulos internos e externos de um pol?gono regular;
  • Pol?gonos regulares;
  • Comandos b?sicos do Software Superlogo.

Estratégias e recursos da aula

  • Computador e data show com acesso ? internet;
  • C?pias das atividades sugeridas;
  • Laborat?rio de inform?tica com acesso ao software Superlogo.

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Professor (a), o Superlogo ? uma linguagem de programa??o LOGO desenvolvida em meados dos anos 60 no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e colaboradores, com o objetivo de utiliz?-la para fins educacionais. Por ser um software educativo sem fins lucrativos pode ser baixado em v?rios sites como, por exemplo, a vers?o 3.0 est? dispon?vel em http://projetologo.webs.com/slogo.html  (Acesso em 15 de outubro de 2013). Para mais informa??es acesse o link http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2013).

Antes de colocar em pr?tica o planejamento dessa aula, acesse a aula intitulada ?Construindo pol?gonos regulares utilizando o software Superlogo e conceitos de ?ngulos internos e externos? dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52246 (Acesso em 15 de outubro de 2013), pois a presente proposta ? continuidade do trabalho j? publicado no Portal do Professor.

Inicie a aula lembrando os alunos de que no Superlogo,  para tra?ar desenhos, usa o ?ngulo existente entre o eixo de simetria da tartaruga e o lado da figura, ou seja, o ?ngulo externo do pol?gono, conforme ilustra a figura 1.

Figura 1: Exemplo do ?ngulo percorrido pela tartaruga entre o eixo de simetria e o lado do tri?ngulo equil?tero

Figura 1: Exemplo do ??ngulo percorrido pela tartaruga entre o eixo de simetria e o lado do tri??ngulo equil??tero

Fonte: Imagem do pr?prio autor

Em seguida, distribua para os alunos a tabela de cores (Figura 2) ou projete utilizando o computador e o datashow. ? importante lembr?-los de que caso desejem mudar a espessura do l?pis ? s? digitar mudeel [1 5] ou mudeel [1 10] e que para alterar a cor da linha basta digitar mudecl n?. 

Figura 2: Tabela de cores

Figura 2: Tabela de cores

Fonte: Imagem dispon?vel em http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2013.

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No laborat?rio de inform?tica com acesso ao software Superlogo e ? internet, com possibilidade de proje??o utilizando o aparelho data show, proponha que os alunos realizem as atividades abaixo:

1- Quais seriam os comandos necess?rios para tra?ar:

a) Um pent?gono regular?

b) Um hex?gono regular?

c) Um oct?gono regular?

d) Um ene?gono regular?

e) Um dec?gono regular?

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2- Preencha o interior de cada pol?gono com uma cor dispon?vel na tabela de cores.

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Permita que os alunos apresentem diferentes estrat?gias para construir os pol?gonos no Superlogo e, com certeza, aparecer?o sequ?ncias de comandos diferentes. Assim, teste com os alunos se as propostas apresentadas por eles s?o suficientes para realiza??o da atividade e socialize com a turma as diferentes possibilidades.

Segue a seguir uma sequ?ncia de exemplos de poss?veis respostas  que podem ser apresentadas pelos alunos.

a) um pent?gono regular

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Figura 3: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 5  pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72

ou mudeel [1 5] mudecl 5  repita 5 [pf 200 pd 72]

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Figura 4: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

?

b) Um hex?gono regular

Figura 5: Exemplo da atividade realizada

Figura 5: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60

ou  mudeel [1 5] mudecl 0  repita 6 [pf 200 pd 60]

Figura 6: Exemplo da atividade realizada

Figura 6: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 9 (preenchimento com a cor 9)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

?

c) Um oct?gono regular

Figura 7: Exemplo da atividade realizada

Figura 7: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

?

Sugest?o de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45

ou mudeel [1 5] mudecl 0  repita 8 [pf 150 pe 45]

Figura 8: Exemplo da atividade realizada

Figura 8: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

?

d) Um ene?gono regular

Figura 9: Exemplo da atividade realizada

Figura 9: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40

ou mudeel [1 5] mudecl 0  repita 9 [pf 150 pe 40]

Figura 10: Exemplo da atividade realizada

Figura 10: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 4 (preenchimento com a cor 4)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

?

e) Um dec?gono regular

Figura 11: Exemplo da atividade realizada

Figura 11: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

mudeel [1 5] mudecl 0  pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 360 pf 150 pe 36

ou mudeel [1 5] mudecl 0  repita 10 [pf 150 pe 36]

Figura 12: Exemplo da atividade realizada

Figura 12: Exemplo da atividade realizada

Fonte: Print screen da interface da atividade realizada

Sugest?o de Comando:

un pe 45  (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)

pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)

mudecp 6 (preenchimento com a cor 6)

pinte (muda a cor do preenchimento do interior)

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:

Brincando com o logo:

https://docs.google.com/presentation/d/1DTQtrF62hdWG7WC59ITMEQImYCerjIxKEI0mzdk-5jY/edit?pli=1#slide=id.i6. Acesso em 14 de agosto de 2013.

?

Geometria da tartaruga: Contribui??es do Superlogo ao ensino de geometria

Fonte: Dispon?vel em  http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734. Acesso em 14 de agosto de 2013.

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Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo

Fonte: Dispon?vel em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2013.

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Tutorial Superlogo

Fonte: Dispon?vel em http://www.slideshare.net/chedas/super-logo-comandos-para-movimentar-a-tartaruga. Acesso em 14 de agosto de 2013.

Avaliação

Professor (a), avalie se cada participante est? envolvido com a proposta e tamb?m avalie se os alunos est?o realizando as atividades propostas no laborat?rio de inform?tica conforme orienta??o e solicite que eles entreguem uma folha contendo a sequ?ncia de comandos para constru??o de cada uma das figuras planas regulares solicitadas.