Antomar Ara?jo Ferreira; Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 2 da matriz do ENEM que ? utilizar o conhecimento geom?trico para realizar a leitura e a representa??o da realidade e agir sobre ela s?o propostos para essa aula o seguinte objetivo:
?
Professor (a), o Superlogo ? uma linguagem de programa??o LOGO desenvolvida em meados dos anos 60 no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e colaboradores, com o objetivo de utiliz?-la para fins educacionais. Por ser um software educativo sem fins lucrativos pode ser baixado em v?rios sites como, por exemplo, a vers?o 3.0 est? dispon?vel em http://projetologo.webs.com/slogo.html (Acesso em 15 de outubro de 2013). Para mais informa??es acesse o link http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2013).
Antes de colocar em pr?tica o planejamento dessa aula, acesse a aula intitulada ?Construindo pol?gonos regulares utilizando o software Superlogo e conceitos de ?ngulos internos e externos? dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52246 (Acesso em 15 de outubro de 2013), pois a presente proposta ? continuidade do trabalho j? publicado no Portal do Professor.
Inicie a aula lembrando os alunos de que no Superlogo, para tra?ar desenhos, usa o ?ngulo existente entre o eixo de simetria da tartaruga e o lado da figura, ou seja, o ?ngulo externo do pol?gono, conforme ilustra a figura 1.
Figura 1: Exemplo do ?ngulo percorrido pela tartaruga entre o eixo de simetria e o lado do tri?ngulo equil?tero
Fonte: Imagem do pr?prio autor
Em seguida, distribua para os alunos a tabela de cores (Figura 2) ou projete utilizando o computador e o datashow. ? importante lembr?-los de que caso desejem mudar a espessura do l?pis ? s? digitar mudeel [1 5] ou mudeel [1 10] e que para alterar a cor da linha basta digitar mudecl n?.
Figura 2: Tabela de cores
Fonte: Imagem dispon?vel em http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/Logo/Superlogo.pdf. Acesso em 16 de setembro de 2013.
?
No laborat?rio de inform?tica com acesso ao software Superlogo e ? internet, com possibilidade de proje??o utilizando o aparelho data show, proponha que os alunos realizem as atividades abaixo:
1- Quais seriam os comandos necess?rios para tra?ar:
a) Um pent?gono regular?
b) Um hex?gono regular?
c) Um oct?gono regular?
d) Um ene?gono regular?
e) Um dec?gono regular?
?
2- Preencha o interior de cada pol?gono com uma cor dispon?vel na tabela de cores.
?
Permita que os alunos apresentem diferentes estrat?gias para construir os pol?gonos no Superlogo e, com certeza, aparecer?o sequ?ncias de comandos diferentes. Assim, teste com os alunos se as propostas apresentadas por eles s?o suficientes para realiza??o da atividade e socialize com a turma as diferentes possibilidades.
Segue a seguir uma sequ?ncia de exemplos de poss?veis respostas que podem ser apresentadas pelos alunos.
a) um pent?gono regular
Figura 3: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 5 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72 pf 200 pe 72
ou mudeel [1 5] mudecl 5 repita 5 [pf 200 pd 72]
Figura 4: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
?
b) Um hex?gono regular
Figura 5: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60 pf 200 pe 60
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 6 [pf 200 pd 60]
Figura 6: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 9 (preenchimento com a cor 9)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
?
c) Um oct?gono regular
Figura 7: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
?
Sugest?o de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45 pf 150 pe 45
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 8 [pf 150 pe 45]
Figura 8: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 13 (preenchimento com a cor 13)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
?
d) Um ene?gono regular
Figura 9: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40 pf 150 pe 40
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 9 [pf 150 pe 40]
Figura 10: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 4 (preenchimento com a cor 4)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
?
e) Um dec?gono regular
Figura 11: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
mudeel [1 5] mudecl 0 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 36 pf 150 pe 360 pf 150 pe 36
ou mudeel [1 5] mudecl 0 repita 10 [pf 150 pe 36]
Figura 12: Exemplo da atividade realizada
Fonte: Print screen da interface da atividade realizada
Sugest?o de Comando:
un pe 45 (para a tartaruga caminhar em dire??o ao interior da figura)
pf 20 (para a tartaruga entrar no interior da figura)
mudecp 6 (preenchimento com a cor 6)
pinte (muda a cor do preenchimento do interior)
Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:
Brincando com o logo:
https://docs.google.com/presentation/d/1DTQtrF62hdWG7WC59ITMEQImYCerjIxKEI0mzdk-5jY/edit?pli=1#slide=id.i6. Acesso em 14 de agosto de 2013.
?
Geometria da tartaruga: Contribui??es do Superlogo ao ensino de geometria
Fonte: Dispon?vel em http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20120827154305.pdf?PHPSESSID=fdb6d12870c8aaf4688b74f0ad0dd734. Acesso em 14 de agosto de 2013.
?
Geometria e tecnologia nos anos iniciais: algumas propostas com o software Superlogo
Fonte: Dispon?vel em http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/2804_1686_ID.pdf. Acesso em 14 de agosto de 2013.
?
Tutorial Superlogo
Fonte: Dispon?vel em http://www.slideshare.net/chedas/super-logo-comandos-para-movimentar-a-tartaruga. Acesso em 14 de agosto de 2013.
Professor (a), avalie se cada participante est? envolvido com a proposta e tamb?m avalie se os alunos est?o realizando as atividades propostas no laborat?rio de inform?tica conforme orienta??o e solicite que eles entreguem uma folha contendo a sequ?ncia de comandos para constru??o de cada uma das figuras planas regulares solicitadas.