Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Pedro Henrique Barbosa Montandon de Ara?jo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: transforma??es e mentalidades |
O mundo globalizado atual nos d? a impress?o de uma unicidade de organiza??es sociais, pol?ticas e econ?micas. Contudo, ser? esta a ?nica forma de se organizar em sociedade? O desenvolvimento da sociedade tem realmente um fim teleol?gico? Onde o come?o e o fim j? est?o predeterminados? O objetivo ? mostrar que h? diferentes organiza??es sociais, assim como diferentes culturas e sistemas econ?micos. Mostrar, ainda, a dimens?o pluridirecional do desenvolvimento hist?rico de cada povo.
Os alunos ir?o aprender, por meio do estudo dos povos pr?-colombianos, tanto o acaso hist?rico quanto no??es de alteridade. Apesar de este ser o objetivo principal, ser? tratado, tamb?m, o conte?do hist?rico dos povos pr?-colombianos.
Os alunos dever?o ter no??es sobre as Grandes Navega??es e a coloniza??o espanhola.
ATIVIDADE 1
Instru??es para o professor:
A Descoberta das Am?ricas inaugura um novo olhar do homem sobre o mundo. A comprova??o da exist?ncia de terras e, principalmente, vida aparentemente humana, para al?m das Colunas de H?rcules, rompe com o conceito de mundo medieval. As fontes do conhecimento, como os escritos sagrados, n?o conseguem mais explicar esse Novo Mundo. Em meio ? adapta??o do paradigma medieval ? nova realidade, germina um novo paradigma de mundo.
Pensando, ent?o, na descoberta de vida humanoide em outro planeta, o aluno poder? ter uma maior no??o da magnitude da descoberta de civiliza??es nas Am?ricas. Assim como a nossa fonte de conhecimento atual, baseada na ci?ncia, d?-nos como imposs?vel a exist?ncia de humanos fora da Terra, a fonte de conhecimento da ?poca dava como imposs?vel a exist?ncia de vida humana no al?m-mar.
A primeira narrativa ? acerca do descobrimento e da conquista. O professor dever? introduzir o conte?do em rela??o ao descobrimento da Am?rica, baseado no livro did?tico ou tendo liberdade de escolher a pr?pria abordagem. O essencial ? a abordagem do descobrimento e de como se deu a conquista destes povos. A aula nesta atividade ser? basicamente expositiva, por?m dando liberdade ao aluno de fazer questionamentos e indaga??es ao longo da explica??o.
Texto base:
?A coloniza??o espanhola das Am?ricas come?ou com a chegada de Crist?v?o Colombo ?s Am?ricas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as ?ndias e convenceu-se de que o encontrara. Ele foi feito governador dos novos territ?rios e fez v?rias outras viagens atrav?s do Oceano Atl?ntico. Enriqueceu com o trabalho de escravos nativos, que obrigou a minar ouro, e tamb?m tentou vender escravos na Espanha. Apesar de ser geralmente visto como um excelente navegador, era fraco como administrador e foi destitu?do do governo em 1500.
A chegada dos espanh?is ? Am?rica insere-se no contexto da expans?o mar?tima europeia. A coloniza??o levou a Espanha a fazer incurs?es no novo continente, dominando e destruindo sociedades ind?genas, como a dos incas e dos astecas, em busca de metais preciosos encontrados e explorados em grande quantidade pelos conquistadores, que se utilizavam para tanto da m?o-de-obra servil ind?gena.
Para consolidarem sua domina??o nos territ?rios americanos, os espanh?is tiveram que travar muitas batalhas contra os habitantes nativos do continente. Os principais obst?culos para a conquista espanhola foram os imp?rios Inca e Asteca. Apesar de j? estarem em decl?nio quando da chegada dos espanh?is e de n?o formarem um imp?rio com poder centralizado, os Maias representaram uma resist?ncia consider?vel em cada uma de suas cidades aut?nomas.
Na conquista, os espanh?is consolidavam alian?as com diversos povos ind?genas. Esses povos n?o eram homog?neos, cada um tinha seus pr?prios interesses, cultura, inimigos, aliados. Os espanh?is exploraram as rivalidades existentes entre os povos ind?genas, facilitando assim sua vit?ria.?1
A descoberta da Am?rica colocou, ainda, o homem frente a frente com suas cren?as; se antes o homem acreditava estar s? no mundo, ele descobre outros seres ? sua semelhan?a, o que, primeiro, gerou a discuss?o sobre a exist?ncia deles como humanos e, posteriormente, uma discuss?o sobre a g?nese da ra?a humana, j? que a explica??o at? ent?o vigente, n?o conseguia dar uma explica??o completa.
Ap?s esta breve aula expositiva, o professor dever? abrir a aula para discuss?o do assunto, bem como para sanar as d?vidas dos alunos.
1 RESTALL, Matthew. Sete mitos da conquista espanhola, p. 97.
?
ATIVIDADE 2
Na segunda aula, o professor dever? introduzir os alunos ao imagin?rio europeu sobre os novos povos. Uma liga??o entre a primeira aula e a segunda ? poss?vel e necess?ria.
Esta narrativa ? acerca da representa??o do europeu sobre os povos aut?ctones. Ela tem como proposta mostrar a rela??o entre descoberto e descobridor, a representa??o do europeu sobre o ind?gena e suas negocia??es iniciais. O professor dever? dividir os alunos em grupos, para que cada um desses grupos analise um ou mais documentos referentes ao imagin?rio do europeu sobre as sociedades ind?genas e a Am?rica.
Documentos para serem utilizados:
?Que coisa p?de suceder a estes b?rbaros de mais conveniente e mais saud?vel que ficar submetidos ao imp?rio daqueles cuja prud?ncia, virtude e religi?o os h?o-de converter de b?rbaros, tais que apenas mereciam o nome de seres humanos, em homens civilizados t?o quanto podem s?-lo; de torpes e libidinosos, em probos e honrados, de ?mpios e servos dos dem?nios, em crist?os e adoradores do verdadeiro Deus??1
?Estas gentes s?o muito pac?ficas e medrosas, nuas, como j? disse, sem armas e sem leis.? (Colombo 4/11/1492).
?? aldeia grande, a maior que at? ali t?nhamos visto [...]. Os ?ndios desta aldeia s?o de m?dia disposi??o; andam totalmente nus; suas armas s?o atiradeiras de ?est?lica?, com os de cima s?o inimigos e lhes fazem guerra. As casas s?o redondas e grandes e de pau-a-pique, cobertas de folhas de palmeira at? o ch?o, com cada duas portas. Chegamos a esta aldeia de repente e sem que os ?ndios soubessem de n?s; mas quando nos viram, se puseram em guerra [?]?2
?E digo que Vossas Altezas n?o devem permitir que nenhum estrangeiro tenha qualquer rela??o com esse pa?s e n?o ponha nele os p?s se n?o for cat?lico crist?o, pois a expans?o e gl?ria da religi?o crist? s?o finalidade e princ?pio desta empresa, e que n?o admitam nessas regi?es ningu?m que n?o seja bom crist?o.? (Colombo, 27/11/1492).
?Creio que se come?armos, em breve Vossas Altezas conseguir?o converter a nossa Santa F? uma multid?o de povos, ganhando grandes territ?rios e riquezas, assim como todos os povos da Espanha, pois h? sem d?vida nestas terras grandes quantidades de ouro.? (Colombo, 12/11/1492).
?Por isso, quando a imagem desse Novo Mundo, que Deus me permitiu ver, se apresenta a meus olhos, quando revejo assim a bondade do ar, a abund?ncia dos animais, a variedade das aves, a formosura das ?rvores e das plantas, a excel?ncia das frutas em geral, as riquezas que embelezam essa terra, logo me acode a exclama??o do profeta do salmo 104: ?Senhor Deus, como tuas obras diversas s?o maravilhosas em todo o Universo! Como tudo fizeste com grande sabedoria! Em suma, a terra est? cheia de tua magnific?ncia?.?
Ap?s alguns minutos de trabalho, o professor dever? interrogar sobre a an?lise de cada grupo sobre a documenta??o. Alguns pontos comuns dever?o aparecer na apresenta??o, s?o eles:
- Os Ind?genas como canibais a serem civilizados;
- Os Ind?genas como pag?os a serem catequizados;
- Os Ind?genas como povos atrasados em rela??o aos europeus;
- A Am?rica como para?so terreal;
- A Am?rica como lugar cheio de riquezas a serem exploradas.
Ap?s a apresenta??o, mais uma discuss?o sobre o assunto dever? ser feita, agora incluindo uma discuss?o sobre alteridade. No final da aula, o professor dever? dividir os alunos em grupos para a execu??o da aula seguinte.
?
ATIVIDADE 3
Devido ? extens?o do conte?do aqui proposto, os alunos dever?o, em grupo, apresentar os diferentes povos e sociedades ind?genas pr?-colombianas. Os principais t?picos dever?o ser: economia, cultura, religi?o e sociedade. O professor dever? orientar a busca das fontes para este trabalho, sendo ele respons?vel, ainda, por verificar a pertin?ncia de novas fontes propostas pelos alunos.
Na falta de conte?do abordado pelas apresenta??es, o professor dever? complementar o conte?do n?o exposto. O ideal seria que os grupos apresentassem este trabalho em forma de cartazes, para fazerem uso de fontes iconogr?ficas e obterem uma vis?o mais did?tica do conte?do. Ap?s esta apresenta??o, o professor dever? partir para a ?Aplica??o de Conhecimentos?.
Instru??es para os alunos:
Como voc?s viram, na parte anterior da aula, os europeus viam os ?ndios de uma forma muito peculiar. Mas ser? mesmo que os moradores da Am?rica viviam daquela forma?
Para responder a isso, voc?s dever?o dividir-se em grupos, sendo cada um respons?vel por pesquisar as caracter?sticas de algumas sociedades da Am?rica. Entre estas caracter?sticas, devem estar envolvidas: Cultura, Economia, Pol?tica e Religi?o. Fiquem ? vontade, para discutirem, tamb?m, o que acharem importante.
Ap?s a pesquisa, voc?s dever?o apresentar ? sala suas conclus?es. Voc?s dever?o, ainda, criar algum material para a apresenta??o, como cartazes ou murais. Abusem das imagens e de pequenos textos, para sintetizar a pesquisa.
Em caso de d?vidas para a pesquisa, voc?s podem procurar o professor, ele indicar? os caminhos para a pesquisa.
Observa??o: ? recomendado que o professor destine um hor?rio, dentro ou fora do hor?rio de aula, para auxiliar os alunos nas suas respectivas pesquisas. A atividade de pesquisa ? fundamental para que os alunos comecem a ter uma autonomia de busca pelo conhecimento e, sendo assim, o apoio do professor ? importante para que essa transi??o seja a mais simples e proveitosa poss?vel.
O tempo de aula dever? ser destinado ? inicia??o da pesquisa. A dura??o desta atividade depender? do entendimento do pr?prio professor, se os objetivos foram alcan?ados ou n?o.
Grupos:
- ?Astecas?.
Sites:
Astecas
http://www.suapesquisa.com/astecas/
http://www.suapesquisa.com/astecas/deuses_astecas.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/arte_asteca.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/cultura_astecas.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/economia_asteca.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/livros_astecas.htm
- ?Maias?.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/astecas/deuses_maias.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/economia_maias.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/maias.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/livros_maias.htm
- ?Incas?.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/astecas/deuses_incas.htm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/incas.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/livros_incas.htm
http://www.doismiledoze.com/incas-economia/
1 Apud ZAVALA, Silvio. Por la senda hispana de la libertad. M?xico: Fondo de Cultura Econ?mica, 1992. p. 35.
2 Almesto. Relaci?n verdadera, p. 119. ?Est?lica?, ou ??tlatl?, do n?uatle ?ahtlatl?, ? um instrumento de madeira utilizado para lan?ar dardos ou pequenas lan?as bastante disseminado nas Am?ricas ? ?poca da conquista espanhola (N.E.).
?
Machu Picchu. Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/astecas/imagens_incas.htm
Quipu: Sistema de comunica??o Inca, n?o se sabe se era usado somente para contabilidade ou tamb?m como escrita.
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/astecas/imagens_incas.htm
Ru?nas da cidade de Palenque. (Maia)
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/astecas/imagens_maias.htm
Glifos Maias. Serviam como escrita.
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/astecas/imagens_maias.htm
Guerreiro Jaguar ? Personagem da Mitologia Asteca.
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/astecas/imagens_astecas.htm
Montezuma III. ?ltimo imperador Asteca.
Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Astecas
?
ATIVIDADE 4
Apresenta??o dos trabalhos de grupo. Cada grupo dever? apresentar em frente a toda turma os resultados das suas pesquisas. Se, por acaso, o professor notar a falta de certos conte?dos, ele dever? complementar esses conte?dos ao final da apresenta??o.
Ap?s as apresenta??es, o professor dever? instigar os alunos a compararem as fontes utilizadas na atividade 3 com o conte?do apresentado na atividade 5. Os alunos dever?o, ent?o, produzir um pequeno texto demonstrando suas conclus?es ap?s este debate.
Esta atividade ir? fazer a ponte entre aplica??o do conhecimento e reflex?o.
Instru??es para os alunos:
Voc? deve ter notado que a vis?o dos europeus n?o condiz muito com a apresenta??o de seus colegas.
Tendo em vista esta diferen?a, produza um pequeno texto (de at? uma p?gina) discutindo, primeiro, as diferen?as e, depois, pensando por que h? diferen?a entre uma vis?o e outra.
Ap?s as apresenta??es, o professor dever? guiar tr?s reflex?es com os alunos.
A primeira reflex?o a ser desenvolvida ? sobre o olhar pessoal, sobre outras pessoas, principalmente quando estas est?o ligadas a culturas diferentes da do aluno. Uma discuss?o sobre xenofobia pode ser significativa.
A segunda reflex?o vai ao encontro da globaliza??o. Como nos lembra Fran?ois Hartog, vivemos em um regime de historicidade presentista, no qual a nossa experi?ncia ocidental nos ? apresentada como o fim de um longo processo de evolu??o social, fazendo da democracia capitalista a mais apropriada ao g?nero humano. Assim, ? aconselh?vel a discuss?o e a apresenta??o de outras formas de organiza??o social.
A terceira reflex?o vem a colaborar com a segunda. O foco aqui ? discutir a hist?ria como acaso, n?o sendo, portanto, como argumenta Walter Benjamin, uma sucess?o de eventos ligados entre si; a linha teleol?gica, embasada em causas e efeitos, ? quebrada. Vemos, portanto, a sociedade atual como um acaso da hist?ria e n?o como o fim de uma linha evolutiva social.
Sites:
http://www.brasilescola.com/historia-da-america/povos-precolombianos.htm
http://www.mundoeducacao.com/historia-america/as-civilizacoes-precolombianas.htm
http://www.suapesquisa.com/astecas/
http://www.algosobre.com.br/historia/civilizacoes-pre-colombianas.html#.UkzFyYY3thw
http://www.infopedia.pt/$civilizacoes-pre-colombianas
http://pt.scribd.com/doc/6250602/Civilizacoes-Pre-Colombianas
Todas as atividades que envolvem a participa??o dos alunos ser?o avaliadas, inclusive as discuss?es iniciais e finais.