Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sistema locomotor: locomo??o, sustenta??o e sa?de

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Indicadores de qualidade de vida e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as estruturas e fun??es dos ?rg?os do sistema locomotor.
  • Compreender a import?ncia do sistema locomotor para a nossa locomo??o e sustenta??o.
  • Discutir a import?ncia de h?bitos cotidianos (alimenta??o, postura) para a sa?de do sistema locomotor.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Estruturas e fun??es dos sistemas digest?rio, cardiovascular e respirat?rio.

Estratégias e recursos da aula

  • Atividade l?dica.

  • Exibi??o de v?deo.

  • Roteiro.

  • Atividade em duplas.

  • Pesquisa na internet.

  • Apresenta??o da pesquisa.

M?DULO 1: Apresenta??o do tema

Atividade 1:

Para o professor:

1) A atividade pode ser realizada na sala de aula ou em outro espa?o, como p?tio ou quadra.

2) Converse com o professor de Educa??o F?sica para uma parceria na atividade.

3) Pe?a aos alunos que fa?am alguns movimentos de alongamento.

 Sugest?o de movimentos:

Alongamento

Dispon?vel em: http://www.mundoest.com.br/blog/?p=1336. Acesso em: 15 outubro 2013.

?

4) Ap?s a atividade, apresente a quest?o para reflex?o e discuss?o com os alunos:

  •  Quais as estruturas do nosso corpo foram respons?veis pela realiza??o dos movimentos durante os alongamentos?

5) Estimule os alunos a perceberem que o sistema locomotor (ossos, m?sculos e articula??es) permitiram a realiza??o de movimentos.

?

M?DULO 2: Desenvolvimento do tema

Sistema locomotor

?

Dispon?vel em: http://www.fifevoluntaryaction.org.uk/temporary/chpnewsletter.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.

?

Atividade 1:

Para o professor:

1) Exiba o v?deo em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica:

Sistema locomotor. Dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=ROc74f75dVQ. Acesso em: 15 outubro 2013.

2) Elabore um roteiro para os alunos acompanharem durante o v?deo.

3) Durante a exibi??o do v?deo, fa?a pausas, quando julgar necess?rio.

4) O roteiro poder? conter perguntas, abordando as estruturas e fun??es do sistema locomotor.

?

Atividade 2:

Para o professor:

1) Organize os alunos em 5 grupos para uma pesquisa sobre a os h?bitos e a sa?de do sistema locomotor.

2) A pesquisa poder? ser feita no laborat?rio de inform?tica ou os alunos podem trazer o material para a sala de aula.

3) Cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar um tema, conforme a sugest?es de sites:

Grupo 1: Obesidade e sistema locomotor

Obesidade e postura. Dispon?vel em: http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3468/2474. Acesso em: 15 outubro 2013.

A preval?ncia de sobrepeso e obesidade em escolares. Dispon?vel em: http://www.rebrae.com.br/artigo/prevalencia.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.

?

Grupo 2: H?rnia de disco

H?rnia de disco. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/hernia-de-disco/. Acesso em: 17 outubro 2013.

H?rnia de disco. Dispon?vel em: http://www.patologiadacoluna.com.br/hernia_disco.php. Acesso em: 17 outubro 2013.

?

Grupo 3: Artrose

Artrose. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/letras/a/artriteartrose/. Acesso em: 17 outubro 2013.

Artrose. Dispon?vel em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310. Acesso em: 17 outubro 2013.

?

Grupo 4: L.E.R

LER. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/doencas/lesao-por-esforco-repetitivo/. Acesso em: 17 outubro 2013.

LER. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/letras/l/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/. Acesso em: 17 outubro 2013.

?

Grupo 5: Escoliose

Escoliose. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/saude/escoliose/. Acesso em: 17 outubro 2013.

Escoliose. Dispon?vel em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/escoliose. Acesso em: 17 outubro 2013.

?

4) Informe aos alunos que eles dever?o pesquisar sobre as causas, sintomas, tratamento e preven??o (quando houver) das doen?as.

5) Al?m disso, poder?o preparar uma apresenta??o em cartazes ou power point.

6) Agende um dia para a apresenta??o das pesquisas.

Recursos Complementares

Sugest?o de v?deo para o professor:

Sistema locomotor humano. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=F83zP4kW6Ww. Acesso em: 16 outubro 2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser considerados o envolvimento e a participa??o dos alunos durante as atividades propostas. Em rela??o a avalia??o quantitativa poder?o ser avaliados a pesquisa e a apresenta??o.