Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Indicadores de qualidade de vida e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Atividade l?dica.
Exibi??o de v?deo.
Roteiro.
Atividade em duplas.
Pesquisa na internet.
Apresenta??o da pesquisa.
Atividade 1:
Para o professor:
1) A atividade pode ser realizada na sala de aula ou em outro espa?o, como p?tio ou quadra.
2) Converse com o professor de Educa??o F?sica para uma parceria na atividade.
3) Pe?a aos alunos que fa?am alguns movimentos de alongamento.
Sugest?o de movimentos:
Dispon?vel em: http://www.mundoest.com.br/blog/?p=1336. Acesso em: 15 outubro 2013.
?
4) Ap?s a atividade, apresente a quest?o para reflex?o e discuss?o com os alunos:
5) Estimule os alunos a perceberem que o sistema locomotor (ossos, m?sculos e articula??es) permitiram a realiza??o de movimentos.
?
?
Dispon?vel em: http://www.fifevoluntaryaction.org.uk/temporary/chpnewsletter.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.
?
Atividade 1:
Para o professor:
1) Exiba o v?deo em sala de aula ou no laborat?rio de inform?tica:
Sistema locomotor. Dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=ROc74f75dVQ. Acesso em: 15 outubro 2013.
2) Elabore um roteiro para os alunos acompanharem durante o v?deo.
3) Durante a exibi??o do v?deo, fa?a pausas, quando julgar necess?rio.
4) O roteiro poder? conter perguntas, abordando as estruturas e fun??es do sistema locomotor.
?
Atividade 2:
Para o professor:
1) Organize os alunos em 5 grupos para uma pesquisa sobre a os h?bitos e a sa?de do sistema locomotor.
2) A pesquisa poder? ser feita no laborat?rio de inform?tica ou os alunos podem trazer o material para a sala de aula.
3) Cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar um tema, conforme a sugest?es de sites:
Grupo 1: Obesidade e sistema locomotor
Obesidade e postura. Dispon?vel em: http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3468/2474. Acesso em: 15 outubro 2013.
A preval?ncia de sobrepeso e obesidade em escolares. Dispon?vel em: http://www.rebrae.com.br/artigo/prevalencia.pdf. Acesso em: 15 outubro 2013.
?
Grupo 2: H?rnia de disco
H?rnia de disco. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/hernia-de-disco/. Acesso em: 17 outubro 2013.
H?rnia de disco. Dispon?vel em: http://www.patologiadacoluna.com.br/hernia_disco.php. Acesso em: 17 outubro 2013.
?
Grupo 3: Artrose
Artrose. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/letras/a/artriteartrose/. Acesso em: 17 outubro 2013.
Artrose. Dispon?vel em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310. Acesso em: 17 outubro 2013.
?
Grupo 4: L.E.R
LER. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/doencas/lesao-por-esforco-repetitivo/. Acesso em: 17 outubro 2013.
LER. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/letras/l/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/. Acesso em: 17 outubro 2013.
?
Grupo 5: Escoliose
Escoliose. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/saude/escoliose/. Acesso em: 17 outubro 2013.
Escoliose. Dispon?vel em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/escoliose. Acesso em: 17 outubro 2013.
?
4) Informe aos alunos que eles dever?o pesquisar sobre as causas, sintomas, tratamento e preven??o (quando houver) das doen?as.
5) Al?m disso, poder?o preparar uma apresenta??o em cartazes ou power point.
6) Agende um dia para a apresenta??o das pesquisas.
Sugest?o de v?deo para o professor:
Sistema locomotor humano. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=F83zP4kW6Ww. Acesso em: 16 outubro 2013.
A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser considerados o envolvimento e a participa??o dos alunos durante as atividades propostas. Em rela??o a avalia??o quantitativa poder?o ser avaliados a pesquisa e a apresenta??o.