Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONVIVENDO COM AS DIFEREN?AS

Autor e Co-autor(es)

Marta Regina Alves Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

F?tima Rezende Naves Dias; Gl?ucia Costa Abdala Diniz; Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pensar, de maneira cr?tica, sobre as condutas morais que orientam nossas a??es cotidianas. Refletir sobre o respeito ?s diferen?as na conviv?ncia com os outros. Aprender a perceber e respeitar o pr?prio ritmo, ao mesmo tempo em que descobre a diferen?a no ritmo das outras pessoas.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Aquecimento: Trabalho a partir da f?bula de Esopo: "A Lebre e a Tartaruga".

Quest?es iniciais feitas pelo professor aos alunos:

Voc?s j? viram uma tartaruga? Como ela ?? Como se movimenta? E uma lebre? Como ?? Com que animal se parece? Como se movimenta? (Se necess?rio, o professor informa aos alunos que a lebre ? um animal mam?fero e que se parece muito com o coelho. A diferen?a ? que ? maior e muito veloz na corrida, isso porque suas patas posteriores s?o muito maiores do que as anteriores).

Em seguida, o professor convida o grupo a movimentar-se ora como lebre, ora como tartaruga. No momento em que os alunos imitam os animais, o professor sugere a eles que procurem se perceber e entrar em contato com os sentimentos, as sensa??es relativas a estas formas e ritmos diferentes de ser.

A??o:

1? Momento:

O professor dever? conversar com os alunos sobre o que sabem acerca das f?bulas: O que ? uma f?bula? A que elas se servem? Que f?bulas eles conhecem? (Se necess?rio, O professor informa aos alunos que toda f?bula encerra uma li??o moral; que essa li??o, muitas vezes, orienta as nossas a??es; que conhecer e atribuir novos sentidos ? essas li??es ? um desafio interessante; que os personagens das f?bulas s?o animais...).  Logo em seguida, o professor far? a leitura em voz alta da f?bula A lebre e a TArtaruga.


A LEBRE E A TARTARUGA(f?bula atribu?da a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine)

A LEBRE E A TARTARUGA

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_g1Tp3lT6qFo/SckTL09iYzI/AAAAAAAAAZ4/NfH0-7eOkGk/s1600-h/A+lebre+e+a+tartaruga.jpg

Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais r?pida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga come?ou a treinar enquanto era observada pela lebre, que se ria dos esfor?os da tartaruga.

Chegou o dia da corrida. A lebre e a tartaruga posicionaram-se e, ap?s o sinal, partiram. A tartaruga estava correndo o mais rapidamente que conseguia, mas foi ultrapassada pela lebre que, visto j? estar a uma longa dist?ncia da sua concorrente, se deitou a dormir.

Enquanto a lebre dormia, n?o se dava conta que a tartaruga se ia aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, a lebre, horrorizada, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre come?ou a correr o mais depressa que pode, tentando a todo o custo ultrapassar a tartaruga. N?o conseguiu.

2? Momento:

Em grupos, os alunos dever?o elaborar o final da hist?ria, ? partir da seguinte quest?o: ?O que voc?s imaginam que aconteceu na floresta ap?s a vit?ria da tartaruga?? Em seguida, solicitar que criem a Moral da Hist?ria.

3? Momento:

Socializa??o do trabalho realizado pelos grupos. Discuss?o sobre as id?ias apresentadas relativas ao final e a Moral dados ? hist?ria.

4? Momento:

Problematiza??o da tem?tica, apresentando quest?es, tais como: Voc?s conhecem pessoas ?lebres?? E pessoas ?tartarugas?? Como elas s?o? Como fazem as coisas? Como cada um de voc?s se percebe? Sendo mais ?lebre? ou ?tartaruga?? J? se perceberam sendo ?lebres? e tamb?m ?tartarugas? em momentos diferentes, como: fazer tarefas de casa; estudar; brincar; realizar trabalho em grupo; copiar a mat?ria do quadro; realizar leituras (de livros, textos...); organizar o quarto; escovar os dentes; tomar banho; alimentar-se; vest ir-se... e outros. A sociedade atual valoriza mais o jeito ?lebre? ou ?tartaruga? das pessoas? Por que isso acontece?

5? Momento:

O professor far? uma s?ntese das id?ias que emergiram durante a atividade, no sentido de reafirmar a necessidade e import?ncia do respeito aos diferentes ritmos das pessoas ao realizarem as atividades de vida di?ria, ao aprender (diferentes ritmos de aprendizagem); ? diversidade que tanto divide e exclui as pessoas e os grupos.

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras complementares para o professor:

Ant?nez, Seraf?n... [et al.]. Disciplina e conviv?ncia na institui??o escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

Martins, Maria Helena Pires. Somos todos diferentes!: convivendo com a diversidade do mundo. S?o Paulo: Moderna, 2001.

Avaliação

A avalia??o dever? ser cont?nua, processual, diagn?stica. Ao professor cabe se perceber nas v?rias formas de lidar com os diferentes ritmos dos alunos para aprender e realizar as atividades solicitadas.

Auto-avalia??o dos alunos (oral ou por escrito): Participa??o individual e grupal nas atividades propostas. Em que a aula contribuiu em rela??o ao que pensam sobre as diferen?as t?o presentes no nosso dia a dia.

Avalia??o dos alunos pelo professor: Envolvimento e participa??o dos alunos nas discuss?es e produ??es. Respeito aos momentos de fala e escuta e ?s opini?es dos colegas.