Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Identificar os direitos das crian?as;
Refletir sobre os direitos e deveres das crian?as;
Perceber-se como sujeito de direitos;
Elaborar ?lbum da Declara??o dos Direitos das Crian?as;
Procurar palavras no dicion?rio e escrever o seu significado;
Elaborar roteiro para entrevista;
Entrevistar um adulto;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
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Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem. Ao realizarem atividades referentes aos direitos da crian?a, os alunos t?m oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convivem com esse tema no seu dia a dia.
As crian?as precisam conhecer seus direitos e aprenderem a questionarem e ?lutarem? para que eles sejam respeitos. Elas precisam saber que, independentemente das condi??es de vida em que vivem todas as crian?as, sem exce??o, t?m o direito a uma alimenta??o saud?vel, moradia, todos os tipos de cuidados, afeto e divers?o.
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Essa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns direitos de aprendizagem dos conte?dos de Hist?ria, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 29) o aluno deve saber ?formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflex?o a respeito das perman?ncias e das mudan?as ocorridas nos v?rios aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares?, bem como ? articular e estabelecer correla??es entre os fatos hist?ricos (lo?cais, regionais e nacionais) e a vida vivida no tempo presente. E ainda segundo Brasil (2012, p. 30) ?formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflex?o a respeito das mudan?as e das perman?ncias identificadas nas maneiras de trabalhar e/ou nas pr?ticas dos trabalhadores, ao longo do tempo e em diferentes lugares.
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BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: A organiza??o do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetiza??o na perspectiva do letramento. Ano: 2 unidade 2. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
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? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013.
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1? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo os direitos das crian?as
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Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabele?a um di?logo a respeito da rotina familiar. Conduza um di?logo para diagn?stico do conhecimento pr?vio dos alunos para voc? ter no??o de como eles compreendem esse tema. A roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala, pois esta ? uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfian?a. Ou?a a opini?o dos alunos e fa?a a media??o ao debate. Reforce a import?ncia da participa??o de todos e do respeito ?s diferentes opini?es.
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Questione os alunos:
O que ? necess?rio para as crian?as crescerem saud?veis e felizes?
Naturalmente as crian?as v?o mencionar brinquedos como: videogame, bicicleta, tabletes ou computadores, mas incentive-os a tamb?m mencionarem necessidades como: alimenta??o, moradia, atendimento m?dico e educa??o.
Explique que:
TODAS AS CRIAN?AS DEVEM TER: UMA CASA PARA MORAR E UMA BOA ALIMENTA??O; RECEBER CUIDADOS M?DICOS; BRINCAR; ESTUDAR E SEREM TRATADAS COM CARINHO. APESAR DAS CRIAN?AS SEREM DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS, TODAS, EM TODO O MUNDO, T?M DIREITO A IGUALDADE, COMPREENS?O, CUIDADOS, LIBERDADE E RESPEITO. BRINCAR E ESTUDAR S?O DIREITOS DAS CRIAN?AS. BRINCAR ? TAMB?M UMA FORMA DE APRENDER. |
Pergunte:
POR QUE ? IMPORTANTE QUE AS CRIAN?AS BRINQUEM E ESTUDEM? |
Esclare?a que quando as crian?as brincam, descobrem a import?ncia das normas e regras, o que ? muito importante nessa idade. E quando elas brincam, conhecem outras crian?as, exploram o lugar onde vivem, aprendem a correr, pular, criar, entre outros.
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Conscientize:
AS CRIAN?AS T?M DIREITOS PARA QUE CRES?AM COM SA?DE, LIBERDADE E RESPEITO, MAS MUITOS DESSES DIREITOS N?O S?O RESPEITADOS, POIS EXISTEM CRIAN?AS QUE N?O T?M ONDE MORAR, O QUE COMER OU ALGU?M PARA AM?-LAS. |
Esclare?a:
Os alunos precisam compreender que apesar das leis garantirem muitos direitos ?s crian?as, muitas vezes eles n?o s?o respeitados. Para eles, ? um pouco dif?cil compreender isso, pois n?o conseguem ainda entender essa contradi??o. Mas, ? necess?rio que voc? explique porque esses direitos s?o desrespeitados. Explique que no Brasil as leis determinam que nenhuma crian?a deve trabalhar, mas que, apesar disso, muitas crian?as trabalham em vez de estudar para ajudar os pais a sustentarem a fam?lia, porque, muitas vezes, n?o t?m em casa o que comer. Por isso, muitas meninas fazem o trabalho dom?stico ou cuidam de outras crian?as mais novas, em casas de outras pessoas em troca de comida e roupa. E meninos pedem dinheiro na rua, recolhendo mat?rias recicl?veis, trabalhando em lix?es ou vendendo balas em sem?foros, o que, muitas vezes as impedem de frequentar a escola.
Explique porque surgiram as leis de prote??o ?s crian?as e como elas foram se modificando com o passar do tempo.
COMO SURGIRAM AS LEIS QUE PROTEGEM AS CRIAN?AS ? No passado, em muitos pa?ses, muitas crian?as trabalhavam desde pequenas. Os filhos dos agricultores trabalhavam com os pais no campo. Os filhos de fam?lias que moravam em cidades empregavam-se em f?bricas. Quando surgiram as primeiras f?bricas, havia crian?as muito pequenas que eram obrigadas a ficar em p? doze ou at? quatorze horas operando as m?quinas. ? vezes, elas dormiam nas f?bricas, ao lado das m?quinas, para recome?ar o servi?o bem cedo na manh? seguinte. Na ?poca em que se utilizava o trabalho escravo no Brasil, as crian?as africanas tamb?m trabalhavam muito. N?o tinham o direito de estudar nem tempo para brincar. Essa situa??o mudou com o tempo, pois muitas pessoas lutaram para que todos os seres humanos tivessem direitos fundamentais garantidos. As crian?as tiveram seus direitos garantidos em um documento da Organiza??o das Na??es Unidas ? ONU, chamado Declara??o Universal dos Direitos da Crian?a, elaborado em 20 de novembro de 1959. Esse documento foi muito importante porque serviu de base para a elabora??o de leis que protegem as crian?as de muitos pa?ses, inclusive o Brasil. ? |
Fonte: PASSOS, C?lia; SILVA, Zeneide. Cole??o Eu Gosto de Hist?ria ? 2? ano Ensino Fundamental. S?o Paulo: IBEP, 2011, p. 98-100.
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? importante que compreendam que algumas crian?as trabalhavam intensamente no passado, quando n?o havia leis que proibissem, mas que, ainda hoje, mesmo com leis que protegem as crian?as, seus direitos n?o s?o respeitados.
Mostre imagens de crian?as trabalhando:
Fonte: S?tio: ?Jornal Sport News?. Dispon?vel em: <http://jornalsportnews.blogspot.com.br/2011/12/brasil-ainda-tem-1-milhao-de-criancas.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?Economia Socialista?. Dispon?vel em: <http://economiasocialistads.blogspot.com.br/2009/05/para-criancas-que-trabalham-nao-existe.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?F?bio Campana?. Dispon?vel em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/12/brasil-tem-1-milhao-de-criancas-que-trabalham/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?F?bio Campana?. Dispon?vel em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/12/brasil-tem-1-milhao-de-criancas-que-trabalham/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?Movimento Luta de Classes?. Dispon?vel em: <http://www.lutadeclasses.org/2011/08/cada-minuto-uma-crianca-sobre-acidente.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
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Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, vale a pena solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para assistirem ao v?deo ?Explora??o do trabalho infantil no Brasil? , dispon?vel em: <http://www.blogers.com.br/trabalho-infantil-no-brasil-fotos/>, acesso em: 10 de out. 2013 ? v?deo de 5 min, que mostra v?rias imagens de crian?as trabalhando enquanto outras brincam. Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para que possam assistir a esse v?deo.
Explique aos alunos que muitas crian?as trabalham porque muitas fam?lias passam por necessidades e por isso, muitos pais colocam os filhos para trabalharem. Muitas vezes esses pais e m?es n?o t?m outra sa?da porque se trata de uma quest?o de sobreviv?ncia. Nesse caso, n?o se trata de uma escolha dos pais, mas de condi??es gerais da sociedade. Mostre a eles que a explora??o ao trabalho infantil deve ser extinta e a melhor forma de combat?-la ? garantir que todas as crian?as estejam na escola, o que deve ser um compromisso dos governos e uma luta dos cidad?os.
Reflita: o que voc? pode fazer para levar o seu aluno a evitar essa situa??o?
Conscientize-o a conhecer seus direitos e participar de campanhas de conscientiza??o e mobiliza??o para que haja melhoria na educa??o, na capacita??o de profissionais e no compromisso dos governantes. Pergunte a eles:
O QUE FAZER PARA QUE OS DIREITOS DAS CRIAN?AS SEJAM RESPEITADOS? ? |
Apresente aos alunos a m?sica ?Crian?a n?o trabalha? de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit, dispon?vel em: <http://letras.kboing.com.br/#!/arnaldo-antunes/crianca-nao-trabalha/>, acesso em: 10 de out. 2013. A letra dessa m?sica apresenta elementos da vida infantil, como brincadeiras, divers?o, alimentos que crian?a gosta e tamb?m faz uma declara??o contra o trabalho infantil.
Reproduza a letra da m?sica para os alunos colarem no caderno de Hist?ria e explore as informa??es contidas nela.
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Crian?a N?o Trabalha
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L?pis, caderno, chiclete, pe?o
Sol, bicicleta, skate, cal??o
Esconderijo, avi?o, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confus?o
Bola, pel?cia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no p?o
Giz, merthiolate, band aid, sab?o
T?nis, cadar?o, almofada, colch?o
Quebra-cabe?a, boneca, peteca,
Bot?o. pega-pega, papel papel?o
Crian?a n?o trabalha
Crian?a d? trabalho
Crian?a n?o trabalha
1, 2 feij?o com arroz
3, 4 feij?o no prato
5, 6 tudo outra vez
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Fonte: S?tio: ?Letras.kboing?. Dispon?vel em: <http://letras.kboing.com.br/#!/arnaldo-antunes/crianca-nao-trabalha/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
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Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, vale a pena solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet), para assistirem ao v?deo da m?sica ?Crian?a n?o Trabalha? , dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=pZ-GZom5y1I>, acesso em: 10 de out. 2013 ? Lindo v?deo de 2 min e 25 seg que mostra v?rias imagens da letra da m?sica de Arnaldo Antunes. Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para que possam assistir ? esse v?deo.
Fonte: S?tio: ?Crian?a n?o trabalha?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=pZ-GZom5y1I>, acesso em: 10 de out. 2013.
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Explique o que significam as palavras como crayon e gnomo ou outras palavras que voc? achar necess?rio explicar o seu significado. Crayon ? um tipo de l?pis de cera usado para colorir e gnomo ? um ser bem pequeno que pode possuir poderes m?gicos. Oportunize que procurem no dicion?rio os significados das palavras que eles n?o souberem. Pe?a que escrevam no caderno.
Converse sobre os versos:
Crian?a n?o trabalha
Crian?a d? trabalho
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Leve os alunos a entenderem que crian?a deve brincar e se divertir. Quando o autor da m?sica escreveu ?crian?a d? trabalho? significa que eles d?o trabalho ?s pessoas que cuidam delas porque precisam de aten??o e carinho e que muitas vezes elas s?o dependentes dos adultos, que devem estar sempre atentos para que n?o aconte?a algum imprevisto. Comente tamb?m que essa express?o se refere ?s travessuras de crian?as, pois elas sempre est?o sempre inventando atividades e brincadeiras que alguns adultos n?o conseguem acompanhar e ent?o os adultos comentam que as crian?as ?d?o trabalho?.
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Pe?a a eles que digam:
- BRINQUEDOS QUE APARECEM NA LETRA DA M?SICA. - NOME DE COMIDAS QUE APARECEM NA LETRA DA M?SICA. - LUGARES QUE AS CRIAN?AS GOSTAM DE BRINCAR QUE APARECEM NA LETRA DA M?SICA. ? |
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Proponha a seguinte atividade:
FA?A NO CADERNO DE HIST?RIA UM DESENHO PARA ILUSTRAR A CAN??O: USANDO A LEGENDA: ?CRIAN?A N?O TRABALHA, CRIAN?A D? TRABALHO? |
Pe?a que os alunos procurem no dicion?rio o significado da palavra ?legenda? e que escrevam o seu significado no caderno.
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2? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Montando um ?lbum sobre os princ?pios da Declara??o Universal dos Direitos das Crian?as
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Professor, essa atividade inicia com a leitura e a explica??o dos princ?pios da Declara??o Universal dos Direitos das Crian?as, aprovada pela ONU em 1959. O estudo dessa declara??o deve propiciar aos alunos maior conscientiza??o acerca dos direitos das crian?as em todo o mundo. Com base na realidade dos alunos da sua turma procure apresentar situa??es e exemplos pr?ticos e contextualizados nos quais os direitos s?o desrespeitados. E como os poderes p?blicos devem empreender esfor?os para que os direitos sejam cumpridos.
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Apresente aos alunos 10 direitos garantidos ?s crian?as na Declara??o Universal dos Direitos da Crian?a.
Fonte: Apostila da coordenadoria de Educa??o do Rio de Janeiro, dispon?vel em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244791/4104831/3.ANO_1.BIM_ALUNO_2.0.1.3..pdf >. Acesso em: 10 de out. 2013.
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Converse com os alunos a respeito de cada um dos direitos.
Entregue a eles onze folhas de papel branco e pe?a que na primeira folha escrevam:
DECLARA??O UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIAN?A
E que escrevam tamb?m o seu nome e a sua turma.
Deixe que ilustrem da maneira que quiserem.
Pe?a que escrevam em cada uma das folhas, come?ando na parte superior, um dos dez direitos apresentados.
Instrua-os a montarem um pequeno ?lbum de fotos ou gravuras sobre os direitos das crian?as. Disponibilize algumas gravuras, fotos ou revistas que possam ser recortadas.
Grampeie as folhas para formar um pequeno ?lbum.
Mande o ?lbum para casa com a seguinte atividade:
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ATIVIDADE DE CASA ? Querida crian?a, ? Com a ajuda de seus familiares, pesquise e recorte figuras ou fotos que demonstrem alguns direitos das crian?as garantidos na Declara??o Universal dos Direitos. Ilustre cada p?gina de seu ?lbum com imagens que se refiram ? frase que voc? escreveu. Use a sua imagina??o e crie p?ginas bem coloridas e bonitas. |
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No dia combinado para a entrega do ?lbum, permita que os alunos socializem o seu trabalho.
Se poss?vel, fa?a uma exposi??o dos mesmos na sala de aula ou no corredor da escola e convide os alunos de outras turmas para que possam tamb?m conhecer os trabalhos.
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3? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Entrevistando um adulto a respeito dos direitos das crian?as
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Nessa atividade voc? dever? propor aos alunos que fa?am uma entrevista com um adulto, de prefer?ncia algu?m da sua fam?lia, sobre os direitos das crian?as. Para tanto, voc? deve construir, junto com eles, um roteiro das perguntas. Converse sobre os passos para realizar uma entrevista e defina: quem ser? entrevistado e o que se quer saber, ou seja, qual o objetivo da entrevista.
Discuta com seus alunos sobre a escolha da pessoa a ser entrevistada e reflita sobre a necessidade de planejar e preparar a entrevista.
Explique como deve ser a abordagem ? pessoa e que eles devem adotar uma linguagem mais formal.
Fa?a uma produ??o coletiva do roteiro das perguntas e problematize a necessidade de haver clareza nas quest?es. Explique para que serve um roteiro.
Instrua a colocarem o nome do entrevistado, grau de parentesco e data da entrevista.
Entregue aos alunos uma folha de papel para que registrem as perguntas produzidas em sala de aula e as respostas do seu entrevistado.
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Cuide para que esteja presente no roteiro, perguntas como:
1. Voc? conhece os direitos de uma crian?a?
2. Quais s?o?
3. Em sua opini?o, qual direito das crian?as ? o mais importante?
4. Voc? acha que algum deles ? desrespeitado? Qual?
5. Se voc? pensa que algum direito ? desrespeitado, diga por que acha que isso acontece.
6. Voc? ? a favor do trabalho infantil? Por qu??
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Marque o dia para entregarem as entrevistas.
Discuta e analise com eles as respostas.
Fa?a uma enquete de quantas pessoas responderam que alimenta??o, sa?de, lazer, educa??o, divers?o e moradia s?o direitos de todas as crian?as.
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Socializando: direitos e os deveres
Assim que os alunos retornarem para escola com as entrevistas prontas, organize-os em uma roda e solicite que socializem as entrevistas. Pergunte: quais respostas eles acharam mais interessante, o que gostaram e o que n?o gostaram.
Voc? poder? sistematizar o resultado das entrevistas por meio de um texto coletivo. Depois de discutir com os alunos, fa?a o registro na lousa.
Aproveite o momento e questione-os se as crian?as tamb?m t?m deveres a cumprir. Quais seriam estes deveres na escola e em casa. Liste-os na lousa e solicite que registrem no caderno e ilustrem cada um. Veja a seguir as respostas das crian?as do 3? ano da Eseba ? Escola de Educa??o B?sica da UFU, quando questionadas sobre seus deveres na escola e em casa:
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DEVERES DAS CRIAN?AS NA ESCOLA |
DEVERES DAS CRIAN?AS EM CASA |
? Cuidar da escola; ? N?o sujar a escola; ? Respeitar os professores; ? Respeitar as pessoas da escola, at? os colegas; ? N?o bater nos colegas; ? Usar o banheiro corretamente, sem bagun?ar; ? N?o desperdi?ar o lanche da escola; ? N?o correr nas rampas; ? Estudar o que a professora pede; ? Dentre outros. ? |
? Respeitar os pais; ? Guardar os brinquedos; ? N?o fazer bagun?a; ? Tomar banho todo dia; ? Escovar os dentes sem brigar; ? N?o jogar a comida fora; ? Ajudar os pais quando eles pedem; ? Ser educado com as pessoas; ? Dentre outros. ? ? |
O v?deo ?Direitos das Crian?as (Inf?ncia Roubada e Trabalho Infantil)? de 3 min. e 36 seg., mostra as duas faces da inf?ncia, dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=8kFuFfaV2VM>, acesso em: 10 de out. 2013.
A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como est?o participando das discuss?es em sala de aula, como est?o escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita.
Analise se o aluno concluiu a partir do que estudou nessa aula, que trabalhar impede o estudo, o tempo de lazer; prejudica o desenvolvimento saud?vel e a sa?de da crian?a. ? importante que perceba tamb?m se tem clareza da proibi??o legal do trabalho infantil. ? importante que avalie se ele consegue identificar os direitos das crian?as e refletir sobre eles. Acompanhe a montagem do ?lbum sobre os direitos das crian?as e a elabora??o do roteiro da entrevista para analisar o envolvimento dos alunos.
Perceba se seu aluno desenvolveu a linguagem oral e escrita e as habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas, e se conseguiu analisar a entrevista realizada por ele.