Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escrevendo cartas

Autor e Co-autor(es)

NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Compreender as caracter?sticas do g?nero em estudo, bem como as principais ideias;
  • Localizar informa??es no texto;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Reconhecer o g?nero textual: carta;
  • Perceber as caracter?sticas do g?nero textual carta;
  • Estruturar textos orais l?gicos e com coer?ncia de ideias;
  • Produzir carta e envelope;
  • Fazer os registros em cadernos;
  • Propor uma reflex?o sobre o n?vel de linguagem com que geralmente as cartas pessoais s?o escritas;
  • Promover a discuss?o sobre o ato de enviar cartas pelos Correios e via internet;
  • Realizar trabalho de campo;
  • Desenvolver habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opini?es pessoais;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e a escrita, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os g?neros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2013.

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com uma roda de conversa expondo o assunto. Fale sobre o g?nero textual que ser? estudado. Comente sobre o conceito de carta, para que ? usado, dentre outros.

l

Fonte: ?Blog Aline Passos. Hist?ria das cartas?.  Dispon?vel em: <http://blogalinepassos.blogspot.com.br/2013/02/historia-da-carta_24.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, explique aos alunos que carta ? um tipo de correspond?ncia, com ou sem envolt?rio, sob a forma de comunica??o escrita, de natureza, pessoal, comercial, ou qualquer outra, que contenha informa??o de interesse espec?fico do destinat?rio.

A carta ? o elemento postal mais importante, ? um meio de comunica??o visual, constitu?da por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que ? selado e enviado ao destinat?rio da mensagem atrav?s do servi?o dos Correios.

A Empresa Brasileira de Correios e Tel?grafos - ECT ? uma empresa do Governo Federal respons?vel pela entrega de correspond?ncia no Brasil como tamb?m de envio para outros pa?ses.

?

A carta ? um texto que voc? escreve sobre qualquer assunto para uma pessoa ou n?o, e ? usada por muitas pessoas do planeta. ? uma forma simples de se comunicar com algu?m.

Nos prim?rdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinat?rio e isso s? se alterou com a cria??o dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobre carta (envelope) a quantidade de selos correspondentes ao porte (valor da tarifa de servi?o), garantindo assim a entrega da carta ou a sua restitui??o no caso de n?o ser encontrado o destinat?rio.

?

Professor, comente com os alunos que atualmente a carta vem sendo substitu?da pelo e-mail que ? a forma de correio eletr?nico mais difundida no mundo, mas ainda h? pessoas que pelo simples prazer de trocar correspond?ncias f?sicas preferem utilizar o m?todo da carta.

?

Fique sabendo!

aaaaaaaaaa

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 48. (Cole??o: A escola ? nossa.).

Professor, ap?s conversar com os alunos sobre as cartas, escolha uma carta do livro ?Tem uma Hist?ria nas Cartas da Marisa?, da escritora M?nica Stahel e fa?a a leitura para os alunos.

?

aaaaaaaaaa

Fonte: ?Editora Saraiva. Tem uma hist?ria nas Cartas de Marisa?. Dispon?vel em: <http://www.editorasaraiva.com.br/produto/infantil-e-juvenil/literatura-infantil/tem-uma-historia-nas-cartas-da-marisa/>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, ap?s a leitura, escolha uma das cartas e proponha que os alunos fa?am a interpreta??o da mesma, passe na lousa ou distribua c?pias da atividade para que o aluno tenha como registro no caderno de L?ngua Portuguesa.

 Querida ?ngela,

?

Depois que voc? foi embora para Ribeir?o Preto, eu fiquei um temp?o andando pela casa que nem barata tonta, achando tudo muito sem gra?a. Cada vez que eu pensava que ia ter que esperar as outras f?rias para brincar outra vez com voc?, me dava vontade de sair gritando de raiva. Mam?e me deu um picol? para eu ficar contente, mas a raiva era tanta que eu mastiguei toda a ponta do pauzinho, at? ficar franjinha. Mais tarde a Maria e a Cl?udia vieram me chamar para brincar. N?s ficamos pulando corda na cal?ada, e depois sentamos no muro e ficamos brincando de botar apelidos nos meninos. O Carlinhos ficou sendo o Carl?o-sem-sab?o. Toda vez que a m?e dele chamava para tomar banho, ele volta depois com outra roupa, mas com a mesma cara. A Cl?udia disse que o Carlinhos abre o chuveiro s? pra m?e dele ouvir o barulho, mas vai ver ele fica sentado na privada vendo a ?gua correr. A? troca de roupa, e pronto.

A mania do Chico ? dizer que um jogo n?o valeu sempre que ele est? perdendo. Ent?o, o apelido dele ficou sendo mesmo Chico-n?o-valeu. N?o deu para inventar mais apelido porque os meninos ficaram loucos da vida, quiseram tomar a corda da gente e come?aram a puxar nosso cabelo. No fim cansou, a gente acabou indo todo mundo jogar queimada na casa do Fernando.

Eu voltei para casa contente da vida, mas quando o F?bio me viu foi dizendo: ?T? tristinha porque a priminha foi embora? Vai ser ruim mexericar sozinha por a?, n??? Ah, ?ngela, que raiva! ?s vezes d? vontade de trocar esse irm?o marmanjo por uma irm? do meu tamanho como voc?!

?

Um beijo,

Marisa

?

Fonte: STAHEL, M?nica. Tem uma hist?ria nas cartas da Marisa. Belo Horizonte: Formato, 1996. p. 5.

?

Professor, antes de iniciar a atividade de interpreta??o de texto, explique para seus alunos que existem v?rios tipos de cartas, como carta: pessoal, comercial, dentre outras. Comente que a carta que foi lida ? uma carta pessoal, fale sobre as caracter?sticas deste tipo de carta.

Fique sabendo!

A carta pessoal ? um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informa??es, enviando e recebendo not?cias de familiares e amigos.  A linguagem utilizada ? de acordo com o n?vel de intimidade estabelecido entre o remetente ? a pessoa que envia, e o destinat?rio ? a pessoa que recebe. Podendo ser mais formal ou informal.

                 

Interpretando o texto

?

1. Esse texto ? uma carta pessoal.

?

a) Quem escreveu esta carta?_____________________________

?

 b) Para quem ela escreve?

_____________________________________________________

?

c) Essas pessoas s?o adultas ou crian?as? Como voc? descobriu?

____________________________________________________

?

?

2. Na carta, Marisa faz refer?ncias a tr?s brincadeiras: pular corda, colocar apelido em meninos e jogar queimada.

?

a) Que outras brincadeiras desse tipo voc? conhece?

______________________________________________________

b) De qual delas voc? mais gosta de brincar?

______________________________________________________

?

3. No final da carta, Marisa conta que F?bio, seu irm?o, a provocou e a deixou com raiva.

?

a) Esse irm?o ? mais novo ou mais velho que Marisa?

______________________________________________________

?

b) Que palavra mostra isso?

?

_______________________________________________________

?

Identificando diferentes express?es

?

1.       O que quer dizer mexericar? Marque a resposta correta.

?

( ) Chupar mexericas.

( ) Conversar em segredo, fazer intrigas.

( ) Cantar em voz baixa.

?

2.       Depois da partida de ?ngela, Marisa ficava andando pela casa que nem barata tonta. Voc? j? ouviu a express?o barata tonta? Express?es como essa s?o criadas pelo povo. O que significa ?barata tonta? no texto?

?

( ) Pessoa nojenta, antip?tica.

( ) Pessoa desnorteada, perdida.

( ) Pessoa que tem medo de baratas.

( ) Pessoa atenta.

?

3.      Normalmente as cartas apresentam, logo na primeira linha, o nome da cidade e a data em que foram escritas. Na carta de Marisa n?o h? essas informa??es.

?

a)      Se voc? fosse Marisa e estivesse escrevendo essa carta hoje, que cidade e que data deveriam aparecer no in?cio dela?

___________________________________________________________________

?

b)      Que express?o Marisa usa para se despedir de ?ngela?

___________________________________________________________________

?

    4. Em que situa??o as pessoas escrevem cartas pessoais?

?

_____________________________________________________________________

?

Produzindo.

?

Professor, proponha aos alunos que respondam a carta de Marisa.


Imagine que voc? seja ?ngela, a prima de Marisa. Escreva em seu caderno uma resposta ? carta de Marisa, comentando sobre a tristeza da separa??o de voc?s, a import?ncia de ter amigos em ocasi?es dif?ceis, o que voc? est? sentindo. Conte tamb?m o que tem feito, se fez novos amigos, como est? se relacionando com os colegas da escola.

?

2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com seus alunos sobre a aula anterior, comente sobre o livro que foi lido, as caracter?sticas que eles observaram na carta da Marisa para ?ngela. Logo ap?s apresente outro modelo de carta para seus alunos.

Professor, apresente outro modelo de  carta e pe?a que os alunos observem a estrutura. Para que os alunos tenham a visualiza??o da carta pessoal, voc? poder? projet?-la utilizando um data show ou tamb?m, se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

??

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 47. (Cole??o: A escola ? nossa.).

?

Professor, questione os alunos sobre qual a diferen?a que eles perceberam observando a carta de Marisa e a carta que Bruna escreveu para Gabi.

Nesta atividade os alunos dever?o perceber que a estrutura da segunda carta est? diferente, pois h? local, data, sauda??o, assunto, despedida e assinatura.

Proponha que a turma fa?a a interpreta??o da 2? carta em dupla, observando como o texto foi redigido. Passe na lousa ou distribua c?pias para que os alunos tenham como registro no caderno de L?ngua Portuguesa.

?

Interpretando o texto.

?

a.      Quem escreveu a carta que voc? leu?

b.      Para quem ela foi escrita?

c.      A que faixa et?ria provavelmente pertence a autora da carta? Como voc? chegou a essa conclus?o?

d.      Em sua opini?o quem ? Pep??

?

Releia

?A gente n?o se desgrudava um s? minuto..?

  A linguagem empregada por Bruna aproxima-se da linguagem que usamos no dia a dia. Encontre na carta outros trechos que evidenciam esse fato E sublinhe com l?pis de cor azul.

?

Professor, ap?s as duplas responderem a interpreta??o de texto, fa?a a corre??o coletiva e converse sobre as observa??es que os alunos fizeram sobre os motivos de Bruna empregar em sua carta uma linguagem parecida com a linguagem falada no dia a dia (informal). Em seguida, relembre sobre as caracter?sticas de uma carta pessoal.

?

Ap?s a corre??o da atividade proponha como ?Atividade de casa?, que os alunos identifiquem em uma carta sua estrutura.

?

?

Atividade de casa

?

Uma carta costuma conter as seguintes partes:

  • Local e data
  • Sauda??o
  • Assunto
  • Despedida
  • Assinatura

?

Observe a carta abaixo e identifique esses elementos, escrevendo nela os nomes correspondentes.

?

Goi?nia, 31 de julho de 2009

Querido amigo Lucas;

Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e n?o vejo ? hora de estarmos juntos outra vez!
Por aqui estamos todos bem, somente a saudade nos incomoda. Estamos nos preparando para a grande viagem at? sua casa.
J? fiz v?rios planos para aproveitarmos muito estas f?rias.
Um forte abra?o...


Gustavo

Fonte: Acervo da autora.

?

3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula fazendo a corre??o coletiva da atividade de casa, observe se os alunos tiveram dificuldade em identificar os elementos da carta lida.

Ap?s a corre??o coletiva da atividade de casa, proponha aos alunos que elaborem uma carta para algu?m. Pode ser para um amigo da escola, um parente, um vizinho. Lembre os alunos das caracter?sticas de uma carta pessoal.

Escrever carta

O que voc? acha de tamb?m escrever uma carta? Ela pode ser enviada a um amigo, um parente, um professor ou qualquer outra pessoa que voc? quiser.

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem ajudar a realizar essa atividade.

?

Dicas importantes

Ao redigir uma carta, lembre-se de que ela deve conter:

  •  O nome do lugar onde voc? est? e a data em que a carta est? sendo escrita;
  •  O nome da pessoa para quem voc? est? escrevendo, isto ?, seu destinat?rio;
  •  Uma sauda??o para seu destinat?rio;
  •  O desenvolvimento da carta, ou seja, o assunto sobre o qual deseja falar;
  •  A despedida;
  • Sua assinatura (afinal, voc? ? o remetente, isto ?, a pessoa que est? enviando a carta.).

Professor, ap?s cada aluno escrever a sua carta ? interessante que voc? fa?a junto com ele a reescrita da carta para que possa identificar o que precisa ser mudado no seu texto para ter coer?ncia. Assim, voc? poder? rev?-la para avaliar se algo nela precisa se melhorado. Para isso, observe as seguintes quest?es.

Convide os alunos a fazerem uma autocorre??o sobre a sua escrita seguindo os questionamentos abaixo para orient?-los.

Refletindo sobre a escrita

?         Minha carta possui os elementos b?sicos (local, data, nome do destinat?rio, sauda??o, assunto, despedida e assinatura)?

?         A carta est? escrita com letra leg?vel, sem rasuras, borr?es e amassados?

?         Preocupei-me em sanar as d?vidas ortogr?ficas?

?         Preenchi o envelope de maneira adequada?   

?

Professor, ap?s os alunos fazerem a reescrita de suas cartas, explique sobre a necessidade de coloc?-las em um envelope preenchido e selado para enviar ao destinat?rio, ou seja, para quem a carta foi escrita. Mostre alguns modelos de envelope e como devem ser preenchidos.

Veja a seguir como preencher devidamente um envelope. Se necess?rio, reproduza para eles colarem no caderno de L?ngua Portuguesa ou projete a imagem utilizando um projetor multim?dia.

?

??

Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Portugu?s. 4? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 51. (Cole??o: A escola ? nossa.).

?

Para os Correios entregar a carta que voc? escreveu, o envelope deve ser selado. Voc? pode comprar selos na pr?pria ag?ncia dos Correios.

Professor, distribua para os alunos envelopes para que eles possam preencher de acordo com a estrutura de um envelope, se preferir construa com os alunos envelopes personalizados.

?

??

Fonte: ?Blog da educadora de inf?ncia. Dobragem de envelopes com 4 movimentos?. Dispon?vel em: <http://educadoraluisinha.blogspot.com.br/2008/10/aqui-est-dobragem-do-envelope.html >. Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, explique para os alunos que os selos transmitem mensagens por meio de suas estampas. Essas estampas costumam abordar diversos temas, como: ecologia, hist?ria, esporte.

?? l

Fonte: S?tio: ?Selos e cartas?. Dispon?vel em: <http://selosecartas.blogs.iol.pt/files/2010/05/canada_carta_israel1.jpg>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, comente com os alunos, que os selos t?m enorme valor educativo e cultural, despertando nas pessoas o desejo de colecion?-los. O h?bito de colecionar selos recebe o nome de filatelia.

No s?tio abaixo voc? poder? saber mais sobre filatelia ou at? mesmo convidar seus alunos a irem ao Laborat?rio de Inform?tica para acessarem os s?tio e pesquisarem sobre como colecionar selos.

aa

Fonte: S?tio: ?Correios. Eu amo filatelia?. Dispon?vel em: <http://blog.correios.com.br/filatelia/filatelia/como-colecionar/>. Acesso em: 10 de out. 2013.

?

Visitando uma ag?ncia dos Correios: Trabalho de Campo

Professor, procure saber onde fica a ag?ncia dos Correios mais pr?xima de sua escola. Convide os alunos a visitarem a ag?ncia e levarem as cartas devidamente preenchidas para serem entregues aos destinat?rios. Lembrando que h? uma taxa de envio das cartas, neste caso ? importante que os alunos venham preparados para este trabalho.

Lembre-se que toda atividade que necessita sair da escola, ? importante um planejamento coletivo, juntamente com os alunos, pois ? precedida de algumas a??es, tais como:

?         Agendar com a pessoa respons?vel pela ag?ncia do Correio, um hor?rio de menor movimenta??o, para que eles possam receber os alunos;

?         Enviar uma solicita??o por escrito;

?         Estabelecer uma data e hor?rio em que ser? realizada;

?         Listar os alunos que ir?o fazendo chamada na sa?da e no retorno do trabalho;

?         Solicitar o uso do uniforme para os alunos;

?         Organizar o meio de transporte; se vamos a p?, ?nibus ou outro meio de transporte;

?         Solicitar a autoriza??o dos pais;

?         Criar regras de conduta para os alunos, antes, durante e ap?s a atividade;

?         Estipular os objetivos do trabalho;

?         Levar c?mera fotogr?fica digital ou o laptop do Projeto UCA, para registrar alguns momentos importantes;

?         Solicitar a ajuda de mais um profissional da escola para acompanhar voc? e sua turma.

Caso a sua regi?o n?o disponibilize de ag?ncias de Correios ou se n?o for poss?vel a visita, voc?s tamb?m poder?o montar uma caixa de cartas, eleger alguns alunos da turma para serem os carteiros, e distribu?ram as cartas para seus respectivos destinat?rios.

Professor, ap?s este trabalho de campo proponha aos alunos a fazerem uma pesquisa em casa sobre as formas de comunica??o das crian?as de hoje. Questione as fam?lias se o uso da carta ? frequente ou se h? outras formas de se comunicar?

?

Atividade de casa.

Falamos e produzimos cartas, visitamos uma ag?ncia dos Correios e enviamos nossas cartas. Atualmente percebemos que h? outras formas de se comunicar e at? mais r?pidas. Pesquise com seus familiares qual o meio de comunica??o mais utilizado para se comunicarem com outras pessoas?

?

4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, retome a aula pedindo para que cada aluno comente sobre sua pesquisa e fale as observa??es que tiveram sobre o uso da carta nos dias atuais.

Fale sobre o uso da Internet, em especial o uso dos e-mails, que ? o endere?o virtual de uma pessoa.

Convide os alunos a irem para o Laborat?rio de Inform?tica e proponha a eles a constru??o de um e-mail, para que cada aluno envie para algu?m uma mensagem. Se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

?

Professor, proponha aos alunos que troquem os endere?os dos e-mails com os outros colegas para que todos possam enviar e receber mensagens.

?

Desenvolvendo atividades interdisciplinares

Professor, as atividades acima favorecem um trabalho interdisciplinar com: Portugu?s, Hist?ria e Geografia, onde voc? poder? desenvolver atividades sobre os seguintes temas:

Temas transversais Meio ambiente e Pluralidade Cultural, dentre outros.

Recursos Complementares

Para o professor:

S?tio: ?Portal do Professor MEC, aula da professora Denize D. Campos Rizzotto?. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 05 de out. 2013. Aula:Desenvolvendo compet?ncias, a partir de um trabalho de campo. Apresenta dicas de como realizar um trabalho de campo.

?

Fonte: S?tio: ?Correios. 42? Concurso Internacional de Reda??o de Cartas?. Dispon?vel em: <http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/concursoCartas/default.cfm>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Fonte: S?tio: ?Ensinando e aprendendo com a professora Ana Alice. Carta, bilhetes e convites?. Dispon?vel em: <http://anaaliceflopes.blogspot.com.br/2011/05/cartas-bilhetes-e-convites-atividades.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Fonte: S?tio: ?Cantinho das atividades escolares. Trabalhando com carta?. Dispon?vel em: <http://lbganbarros.blogspot.com.br/2011/04/trabalhando-com-carta.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados; houve interesse e organiza??o deles no momento das produ??es; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o cr?tica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, seus avan?os e suas dificuldades.