Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informa??es nos diferentes textos. Consideramos importante ainda, que os alunos j? possuam no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflex?o e de pr?tica relacionada ao programa da TV Escola - S?rie: PCN na Escola ? PGM. 14. Para que aprender ortografia?
Fonte: S?tio: ?TV Escola. PCN NA ESCOLA - L?NGUA PORTUGUESA - PGM.14 - PARA QUE APRENDER ORTOGRAFIA?? Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=12325>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, neste v?deo da TV Escola, voc? poder? utilizar como sugest?o algumas atividades que podem ser desenvolvidas, para saber com quais palavras os alunos t?m mais dificuldades. Como incentivar tamb?m o uso do dicion?rio.
Explorando o tema
Professor, inicie a aula fazendo uma rodinha e entregue para os alunos algumas fichas com palavras escritas com X ou CH, pe?a para que eles observem a ortografia. Questione se as palavras est?o escritas corretamente, aproveite este momento para que eles consultem o dicion?rio, e tirem as d?vidas sobre a escrita das palavras.
?
CAIXA |
ENXADA |
FACHADA |
?
Professor, para ajudar na fixa??o deste tema caso a sua escola participe do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), mas, se a sua escola n?o possui os laptops do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia. Passe para os alunos o v?deo do ?Orto e Grafia?, onde os personagens utilizam palavras que t?m o som do X ou CH.
?
Fonte: S?tio: ?Youtube. Ortografia- Usos do X e do CH?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=4KYS_Bqgzo8>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
?
Professor, ap?s os alunos observarem as palavras e pesquisarem no dicion?rio, distribua c?pias da poesia de Cec?lia Meireles ?A ch?cara do Chico Bolacha.
Fonte: S?tio: ?Explorando a poesia A ch?cara do Chico Bolacha?. Dispon?vel em: <http://www.professoracarol.com/HOTPOTATOES/poema-chico-bolacha-interpretacao.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Professor, lembre-se que uma poesia tem que ser lida de uma forma especial, portanto, leia primeiro fazendo a entona??o de voz adequada e depois, solicite que os alunos leiam em grupos. As meninas ler?o uma estrofe e os meninos a outra, e assim sucessivamente.
Depois, questione os alunos sobre as palavras que t?m o mesmo som, ou seja, que se repetem v?rias vezes no decorrer da poesia. Qual ? este som? Observe se os alunos conseguiram identificar o som do X.
1) Depois de ler o poema em voz alta, voc? percebeu que existe um som que se repete muito? Que som ? esse? Pinte de verde as palavras que t?m este som na poesia.
?
2) Diz o poema que na ch?cara do Chico n?o se encontra nada. Por qu?? O que voc? acha que dever?amos encontrar na sua ch?cara?
?
Se fossemos completar a poesia dizendo que Chico come?ou a plantar muitas coisas em sua ch?cara, quais desses vegetais caberiam na poesia? Circule os vegetais que poderiam fazer parte da poesia.
?
?
morango quiabo mexerica?chic?ria abacaxi lim?o?banana alface tomate?ameixa alcachofra salsinha |
?
?
3) Se a poesia continuasse assim:
?
Mas Chico n?o gosta que digam isto n?o
Ele teve um grande achado
quando veio o seu cunhado
enxotado de sua casa
com uma trouxa na m?o.
Chico Bolacha, com sua m?o enfaixada,
foi logo achando que tinha solu??o
E a? foi o cunhado arrastando a enxada
e chutando o ar
como quem n?o gosta disto n?o.
?
Como voc? escreveria a hist?ria de Chico Bolacha? Transforme a poesia em uma hist?ria com esta continua??o ou outra, inventada por voc?.
Professor, ap?s os alunos terminarem as atividades fa?a a corre??o coletiva e tire as d?vidas que possam surgir. Pe?a que fa?am a leitura das hist?rias que criaram dando continuidade ? poesia do Chico Bolacha.
?
Passe como ?Atividade de casa? para fixa??o dos conte?dos que foram estudados. Que os alunos recortem de jornais ou revistas palavras com X ou CH, que tenham o mesmo som, pe?a para colocarem em um envelope e trazerem na pr?xima aula.
?
? Hoje lemos a poesia de Cec?lia Meireles, ?A Ch?cara do Chico Bolacha?, percebemos que algumas palavras tinham o mesmo som do X. Pensando nisto, procure em jornais ou revistas palavras que tenham X ou Ch, coloque em um envelope e traga para a pr?xima aula. |
?
?
Elaborando cartazes
Professor, inicie sua aula, pedindo que os alunos formem grupos para fazerem um trabalho coletivo com as palavras que trouxeram de casa.
Proponha que cada grupo fa?a uma sele??o de palavras com X e CH, distribua folhas de papel em branco para que eles possam montar cartazes das palavras selecionadas.
Professor, exponha os trabalhos na sala de aula para que os alunos possam visualizar as palavras que foram escolhidas.
Trabalhando com texto instrucional
Ap?s a exposi??o dos cartazes, registre na lousa ou distribua c?pias de uma receita culin?ria.
Para esta aula ? interessante que j? tenha trabalhado com o g?nero textual receita culin?ria. Caso ainda n?o tenha desenvolvido este g?nero, antes de iniciar a atividade, fa?a uma explana??o mostrando as suas caracter?sticas.
?
Fonte: S?tio: ?Sala de atividades. Atividades de portugu?s ? Atividades de ortografia com X e CH?. Dispon?vel em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Leia com aten??o a receita culin?ria e sublinhe de vermelho as palavras que tenham X ou CH.
Professor, depois que os alunos sublinharem as palavras com CH ou X que encontrarem na receita culin?ria, distribua c?pias da cruzadinha, marque um tempo para que eles possam encontrar na cruzadinha as palavras que eles sublinharam no texto.
?
Fonte: S?tio: ?Sala de atividades. Atividades de portugu?s ? Atividades de ortografia com X e CH?. Dispon?vel em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, aproveite esta atividade para trabalhar a separa??o e a classifica??o de s?labas, caso n?o tenha ainda desenvolvido em sala de aula ? um bom momento para introduzir o tema.
Agora que voc? encontrou as palavras na cruzadinha, separe-as e classifique-as, no quadro abaixo:
Separa??o em s?labas |
Classifica??o |
? |
? ? ? |
?
Professor, para fixar o que foi estudado em sala de aula, passe como ?Atividade de casa? uma cruzadinha, onde o aluno ter? que ler orienta??es e descobrir as palavras que devem completar a cruzadinha.
?
Fonte: S?tio: ?Sala de atividades. Atividades de portugu?s ? Atividades de ortografia com X e CH?. Dispon?vel em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, retome a aula fazendo a corre??o da ?Atividade de casa?. Ap?s a corre??o, proponha aos alunos um ditado de palavras com a ortografia estudada. Neste ditado, quem ir? fazer a corre??o ser?o os alunos.
?
Professor, voc? dever? ditar as palavras e depois que todos os alunos terminarem, pe?a para trocarem o ditado com o colega e cada um ir? fazer a sua corre??o, pesquisando as palavras no dicion?rio.
Quando tiver palavras escritas fora do padr?o convencional da ortografia, o aluno que est? corrigindo dever? escrever ao lado da palavra incorreta a forma que deve ser escrita, sem rasurar a escrita do colega e este depois analisar a forma convencional de escrever e fazer a reescrita.
Oriente os alunos a sempre usarem o dicion?rio para tirarem d?vidas da ortografia. Lembre-os que este ? um momento de ajudar o colega que possa estar com dificuldade nas atividades propostas e n?o critic?-lo.
Escrita do aluno |
Escrita convencional |
Reescrita do aluno |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Professor, ap?s a corre??o dos ditados pelos alunos, proponha que eles formem duplas para jogarem o Jogo da Mem?ria do X ou CH. Distribua os jogos entre as duplas e deixe-os jogarem. Aproveite este momento para avaliar o processo de intera??o e aprendizagem dos alunos.
Fonte: S?tio: ?Para?so da Alfabetiza??o. Jogo da Mem?ria X ou CH?. Dispon?vel em: <http://paraisodaalfabetizacao2.blogspot.com.br/2013/04/jogo-da-memoria-xch.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, este jogo tem como finalidade consolidar o tema estudado, mas vale lembrar que em todo o decorrer do ano voc? deve retomar este tema como fixa??o para os alunos.
Para o aluno:
Fonte: S?tio: ?SmartKids. Ditado do X e CH". Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-x-ch.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?Jogos da escola. Ortografia do X e CH?. Dispon?vel em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/257-ortografia-x-e-ch>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Para o professor.
Fonte: S?tio: ?Sala de atividades. Atividades de Portugu?s ? Atividades de ortografia com X e CH?. Dispon?vel em: <http://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/ortografia/x-e-ch/ >. Acesso em: 10 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?Portugu?s ? lindo. X ou CH?. Dispon?vel em: <http://helenaconectada.blogspot.com.br/2012/11/x-ou-ch.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se: compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados e o uso da ortografia; houve interesse e organiza??o deles no momento das produ??es; diferenciaram as palavras escritas com X e CH; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno de L?ngua Portuguesa. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o cr?tica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, seus avan?os e suas dificuldades. Registre suas observa??es em seu caderno de plano de aula para orientar o seu planejamento.