Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos a leitura e escrita, atrav?s de diferentes estrat?gias, calcular opera??es de adi??o e subtra??o com ou sem reagrupamento. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2013.
S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 10 de out. 2013.
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa expondo o tema que ser? trabalhado. Questione os alunos sobre como surgiu o dinheiro, explique-lhes que antigamente, antes de existir o dinheiro, as pessoas faziam trocas de produtos, ou seja, escambo.
Exemplo: se uma pessoa queria uma cadeira, ela procurava quem tinha e trocava por alguma coisa que a outra pessoa precisava. Assista ao v?deo abaixo com seus alunos para exemplificar o que foi falado. Para ver este v?deo voc? poder? utilizar data show e se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), ou ent?o os leve ao Laborat?rio de Inform?tica.
Fonte: ?Youtube. Patrulha do Saber. A origem do dinheiro?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=5txvwKjLR2I>. Acesso em: 10 de out. 2013.
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Professor, ap?s assistirem ao v?deo pe?a para os alunos comentarem sobre o que acharam da forma de troca de produtos que era usado antigamente. Pergunte se eles achariam interessante nos dias atuais o uso do escambo para se ter um produto.
Explique para os alunos que no Brasil, o dinheiro utilizado ? o ?Real?, que pode ser encontrado na forma de c?dulas e de moedas. Elas s?o distribu?das em real e centavos. O ?Real? ? representado pelo s?mbolo R$.
Mostre ou distribua c?pias de ?dinheirinhos? para que os alunos possam manusear como tamb?m utilizar posteriormente em outras atividades. Eles s?o facilmente encontrados em lojas de produtos populares.
Fonte: S?tio: ?Folha de S?o Paulo. Novas c?dulas do real?. Dispon?vel em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/778949-novas-cedulas-do-real-comecam-a-circular-em-novembro.shtml>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?FC Not?cias. Quando foi implantado o Plano real?. Dispon?vel em: <http://www.fcnoticias.com.br/quando-foi-implantado-o-plano-real/>. Acesso em: 14 de out. 2013.
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Professor, depois que os alunos manusearam os dinheirinhos, proponha uma atividade de fixa??o, onde eles poder?o calcular os valores utilizando o dinheiro que foi distribu?do. Esta atividade pode ser feita em grupo.
Para que os alunos tenham o registro no caderno de Matem?tica, distribua c?pias das atividades a seguir:
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Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Matem?tica. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p.155. (Cole??o: A escola ? nossa.).
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Professor, ap?s os alunos conclu?rem a atividade, Fa?a a corre??o coletiva e proponha outra atividade a partir desta que j? foi realizada.
Pe?a para os alunos observarem que em cada quadradinho havia o valor do produto e qual a c?dula aproximada daria para pagar. Cada aluno ir? fazer o c?lculo para descobrir se ter? troco o valor que ele pagou.
Professor, para que os alunos fa?am esta atividade, ? importante que j? tenha sido trabalhado subtra??o com reagrupamento. Caso n?o tenha sido trabalhado ? interessante que este conte?do seja desenvolvido aproveitando esta atividade.
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? Voc? observou os valores de alguns produtos e a quantia para pag?-los. Foi poss?vel perceber que a c?dula que voc? contornou para cada produto era maior que o valor do produto. Descubra calculando qual o valor do troco que voc? deveria receber. ? Valor da bola: R$ 8,00 Paguei com uma nota de R$ 10,00 Quanto recebi de troco? ___________ ? Calcule: ? ? Valor do celular: R$ 99,00 Paguei com uma nota de __________ Quanto recebi de troco? __________ ? Calcule: ? ? Valor da mochila: R$ 47,00 Paguei com uma nota de _______ Quanto recebi de troco?________ ? Calcule: ? ? Valor da boneca: ________ Paguei com uma nota de _________ Quanto recebi de troco?__________ ? Calcule: ? ? |
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Professor, ap?s os alunos conclu?rem as atividades fa?a a corre??o coletiva e aproveite para tirar as d?vidas caso tenha.
Comente com os alunos sobre as c?dulas e as moedas que j? existiram em nosso pa?s e que, com o passar do tempo houve as mudan?as nos valores e nos modelos. Distribua c?pia do texto ?Um passeio pela hist?ria?, onde conta um pouco sobre o dinheiro.
? Um passeio pela hist?ria? Nosso dinheiro nem sempre foi como conhecemos hoje. No decorrer da hist?ria do Brasil, ele sofreu v?rias altera??es, at? chegar ?s c?dula e moedas atuais. Veja, a seguir, uma moeda e algumas c?dulas que j? circularam em nosso pa?s e a data em que foram lan?adas.
C?dula de dez mil r?is, 1927 C?dula de um cruzeiro, 1970 ? ?
Moeda de ouro, 1824. ? No ano de 1694, foi criado um lugar oficial para a fabrica??o do dinheiro usado no Brasil. Esse lugar ? chamado Casa da Moeda e localiza-se, atualmente, no Rio de Janeiro. ?
Imagens retiradas do s?tio da Casa da Moeda. Dispon?vel em: <http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/menu/negocios/solucoesSeguranca/cedulas.jsp>. Acesso em: 14 de out. 2013. ? |
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Professor, ap?s falar sobre os modelos de dinheiro que j? existiram em nosso pa?s, proponha como ?Atividade de casa? uma pesquisa, sobre c?dula e moedas antigas do nosso pa?s
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? Converse com seus familiares e pergunte se eles t?m algumas c?dulas e moedas antigas que j? circularam no Brasil. Caso eles tenham, pe?a para que voc? traga para a pr?xima aula. Caso n?o consiga, pesquise em livros ou na Internet sobre c?dulas e moedas antigas. |
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Professor, inicie sua aula organizando a sala em c?rculo para que seja realizada uma exposi??o de c?dulas e moedas antigas, como tamb?m de pesquisas que os alunos trouxeram de casa. Deixe este momento para que os alunos apresentem o que eles trouxeram de casa, pe?a que os alunos, depois das apresenta??es, circulem na sala de aula para verem os trabalhos de cada um.
Neste trabalho ? poss?vel que surja o questionamento de como ? feito o dinheiro. Explique que ele ? fabricado na ?Casa da moeda? e que h? uma grande seguran?a para evitar problemas como roubos. Passe para os alunos um v?deo onde ? explicado como ? a fabrica??o das c?dulas e moedas no Brasil.
Fonte: S?tio: ?Youtube. Como ? feito o dinheiro?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=oqSBsp04Gug>. Acesso em: 14 de out. 2013.
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Professor, ap?s passar o v?deo convide os alunos a ouvirem a hist?ria interessante de um menino muito esperto chamado Catapimba, escrita por Ruth Rocha.
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Fonte: S?tio: ?12 meses de leitura. Como se fosse dinheiro?. Dispon?vel em: <http://12mesesdeleitura.wordpress.com/2012/06/02/como-se-fosse-dinheiro-meu-primeiro-livro/>. Acesso em: 10 de out. 2013.
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Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sandu?che e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
? ?, menino, leva uma bala que eu n?o tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
? Seu Lucas, eu n?o quero bala, quero meu troco em dinheiro.
? Ora, menino, eu n?o tenho troco. Que ? que eu posso fazer?
? Ah, eu n?o sei! S? sei que quero meu troco em dinheiro!
? Ora, bala ? como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...
Catapimba ainda insistiu umas duas ou tr?s vezes.
A resposta era sempre a mesma:
? Ora, menino, bala ? como se fosse dinheiro... Ent?o, leve um chiclete, se n?o gosta de bala.
A?, o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulh?o debaixo do bra?o. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
? Na hora do recreio, voc?s v?o ver...
E, na hora do recreio, todo mundo viu.
Catapimba comprou o seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha.
Botou a galinha em cima do balc?o.
? Que ? isso, menino? ? perguntou seu Lucas.
? ? pra pagar o sandu?che, seu Lucas. Galinha ? como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que o seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um temp?o parado, pensando...
A? colocou umas moedas no balc?o:
? Est? a? seu troco, menino!
E pegou a galinha, para acabar com a confus?o.
No dia seguinte, todas as crian?as apareceram com embrulhos debaixo do bra?o.
No recreio, todo mundo foi comprar lanche.
Na hora de pagar...
Teve gente que queria pagar com raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba...
O Armandinho quis pagar um sandu?che de mortadela com o sandu?che de goiabada que ele tinha levado...
Teve gente que tamb?m levou galinha, pato, peru...
E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
? U?, seu Lucas, ? como se fosse dinheiro...
Mas seu Lucas ficou chateado mesmo quando apareceu o Caloca puxando um bode.
A?, seu Lucas correu e chamou a diretora.
Dona J?lia veio e contaram pra ela o que estava acontecendo.
E sabe o que ela achou?
Pois achou que as crian?as tinham toda raz?o.
? Sabe seu Lucas ? ela falou ?, bode n?o ? como se fosse dinheiro. Galinha tamb?m n?o ?. At? a? o senhor tem raz?o. Mas bala n?o ? como se fosse dinheiro e muito menos chiclete!
Seu Lucas se desculpava:
? ?, mas quando eu n?o tiver troco?
? A?, o senhor anota, e no outro dia paga.
Os meninos fizeram uma festa, deram pique-pique pra dona J?lia e tudo.
Naquele dia, nem houve mais aula.
Mas o melhor de tudo ? que todos do bairro ficaram sabendo do caso.
E, agora, seu Pedro da farm?cia n?o d? mais comprimidos de troco, seu ?ngelo do mercado n?o d? mais caixas de f?sforos de troco... Nenhum comerciante d? mais mercadoria como se fosse dinheiro.
Afinal, ningu?m quer receber um bode em pagamento, como se fosse dinheiro. ?, ou n?o ??
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Professor, proponha aos alunos discutirem sobre o texto, fa?a deste momento uma plen?ria onde cada aluno ir? dar sua opini?o sobre o fato. Use os questionamentos abaixo para nortear a discuss?o.
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? a) Voc? acha que Catapimba tinha raz?o ao exigir que o seu troco fosse dado em dinheiro? Por qu?? ? b) Catapimba resolveu o problema com intelig?ncia ou viol?ncia? Ele agiu certo? Por qu?? ? c) Seguindo o exemplo de Catapimba, todas as crian?as resolveram pagar os lanches com outras mercadorias, n?o usando dinheiro. Se voc? fizesse parte dessa turma, tamb?m pagaria o lanche como os outros? O que usaria? ? d) Que outra atitude voc? acha que o Catapimba poderia ter tomado para resolver o problema do troco? ? e) Voc? acha que seu Lucas aprendeu a li??o? O que comprova isso? |
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Professor, ? poss?vel que os alunos comparem o texto com o v?deo da hist?ria do dinheiro onde ? falado sobre a troca de mercadorias ou escambo. Continue a aula fazendo a explora??o do texto. Passe na lousa ou distribua c?pias das atividades para que os alunos tenham como registro no caderno de Matem?tica.
Responda:? a) O que Catapimba comia na hora do recreio? ? b) Qual era o troco dado por seu Lucas? ? c) Por que Catapimba sempre recebia balas como troco do dinheiro que dava a seu Lucas? ? d) O que Catapimba resolveu fazer para solucionar o problema do troco? ? e) Qual foi a atitude de seu Lucas ao receber a galinha como pagamento pelo lanche? ? g) Essa hist?ria passou em apenas um dia ou em um dado momento? ? h) Que express?es do texto comprovam isso? ? |
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Professor, nesta atividade os alunos ter?o que analisar a tabela de pre?os e depois fazer os c?lculos de acordo com o que est? sendo pedido.
Veja a tabela de pre?os da cantina do Sr Lucas:
Refrigerante |
Sandu?che |
Salgado |
Bolacha |
Geladinho |
R$ 1,50 |
R$ 2,00 |
R$ 0,80 |
R$ 0,65 |
R$ 0,15 |
Salgadinho |
Pipoca |
Pirulito |
Bala |
Chocolate |
R$ 0,75 |
R$ 0,20 |
R$ 0,10 |
R$ 0,05 |
R$ 0,50 |
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1. Vamos pensar e calcular.
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a) Catapimba compra um sandu?che todo dia. Quanto ele gasta por semana?
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b) Juca, amigo de Catapimba, compra duas vezes na semana um salgado e um refrigerante. Quanto ele gasta por semana?
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c) Nessa semana, Caloca comprou 9 balas, 3 geladinhos, 4 chocolates e um salgadinho. Quanto Caloca gastou?
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d) Zeca levou R$ 0,75 para comprar balas. Quantas balas ele comprou?
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e) Qual ? o produto mais caro da tabela? Quanto ele custa?
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f) Qual ? o menor pre?o da tabela? De qual produto ele ??
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2. Escreva por extenso todos os pre?os da tabela:
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R$ 2,00 __________________________________________________________
R$ 1,50 __________________________________________________________
R$ 0,80 __________________________________________________________
R$ 0,75 __________________________________________________________
R$ 0,65 __________________________________________________________
R$ 0,50 ___________________________________________________________
R$ 0,20 ___________________________________________________________
R$ 0,15 ___________________________________________________________
R$ 0,10 ___________________________________________________________
R$ 0,05 ___________________________________________________________
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Professor, ap?s os alunos conclu?rem as atividades, fa?a a corre??o coletiva e aproveite para tirar d?vidas caso os alunos tenham.
Professor, retome a aula anterior, conversando com os alunos sobre as outras formas de pagamento que foram surgindo no decorrer dos tempos. Que atualmente h? o cheque e cart?es de cr?dito ou d?bito que substitui o dinheiro na hora de uma compra. Veja a seguir um texto que pode ajud?-lo na explica??o, caso queira que os alunos tenham como registro no caderno distribua c?pias do mesmo.
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Fique sabendo!!! ? OUTRAS FORMAS DE DINHEIRO ? O cheque ? uma forma alternativa de utilizar o dinheiro: a pessoa deposita uma determinada quantia no banco e emite cheques relativos a pequenas partes do valor depositado, n?o precisando, necessariamente usar todo o valor de uma s? vez. ? muito ?til utilizar cheques quando o valor a ser pago por algum bem ? muito alto. Os romanos teriam inventado o cheque por volta de 352 a.C. Datam de 1762, acredita-se, os primeiros cheques impressos por Lawrence Childs, na Inglaterra. No Brasil, a primeira refer?ncia ao cheque apareceu em 1845, quando se fundou o Banco Comercial da Bahia. O uso do cheque apresentou muitas vantagens: facilitou a movimenta??o de grandes somas; economizou o tempo de contagem dessas somas; diminuiu possibilidade de roubos, al?m de impedir o entesouramento do dinheiro em esp?cie. O uso de moedas e c?dulas est? sendo substitu?do cada vez mais por pequenos cart?es de pl?stico: o cart?o de cr?dito, que tamb?m ? uma forma de utiliza??o do dinheiro, s? que, diferente do cheque. Com o cart?o de cr?dito voc? utiliza um valor que na verdade voc? n?o tem ou n?o quer utilizar naquele momento e o banco lhe d? cr?dito para comprar e pagar posteriormente, com prazo determinado pelo banco. Cedo ou tarde a despesa ter? de ser paga, em esp?cie ou em cheque. O cart?o de cr?dito surgiu nos EUA na d?cada de 1920. Existem tr?s tipos de cart?o: 1) cart?o de cr?dito (o cliente tem um limite de cr?dito dentro do qual efetua a aquisi??o de bens e servi?os na rede de atendimento; o cliente recebe mensalmente a respectiva fatura, a qual pode ser paga ? vista ou parceladamente; o cliente tem a op??o de realizar saques em esp?cie, inclu?dos tamb?m na fatura); 2) cart?o de d?bito (o cliente utiliza para saques em esp?cie e para pagamento de transa??es comerciais; em ambos os casos, o cliente deve ter saldo dispon?vel na conta corrente, pois o d?bito na conta corrente ? autom?tico, um a um); 3) cart?o m?ltiplo (funciona como cart?o de cr?dito e cart?o de d?bito). ? |
Texto adaptado pela autora. Texto na integra dispon?vel em: Smart Kids. Hist?ria do dinheiro. http://www.smartkids.com.br/especiais/historia-do-dinheiro.html Acesso em: 10 de out. 2013
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Organizando uma feira. ? Com seu professor e seus colegas, organizem uma feira na sala de aula. Para isso, voc?s v?o precisar das c?dulas e moedas que foram entregues pelo professor no in?cio da aula.
Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. Matem?tica. 3? Ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007. p. 158. (Cole??o: A escola ? nossa.). |
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Professor, ? importante lembr?-lo que de acordo com os Par?metros Curriculares Nacionais, os temas relacionados ? educa??o do consumidor podem merecer especial aten??o no planejamento do ensino de Matem?tica, pois permitem a explora??o de alguns conte?dos, como ?Sistema monet?rio?. Dessa forma, a atividade proposta acima, proporciona ao aluno simular uma situa??o de com?rcio que permite o conhecimento de forma pr?tica.
Registre este momento por meio de fotos ou filmagem, depois proponha uma discuss?o com os alunos, sobre o que aprenderam e registram por meio de um relat?rio.
Para o professor:
Fonte: S?tio: ?Casa da moeda?. Dispon?vel em: <http://www.casadamoeda.gov.br/portalCMB/home>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?Brasil escola. Orienta??es sistema monet?rio?. Dispon?vel em: <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/sistema-monetario.htm>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?SmartKids. Desenhos animados. Hist?ria do dinheiro?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/historia-do-dinheiro.html>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Para o aluno.
Fonte: S?tio: ?Site do Senninha. Jogo Coni vai as compras?. Dispon?vel em: <http://senna.globo.com/senninha/jogo.asp?id=28&v=1>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?SmartKids. Jogos Educativos. Mercadinho de Nina?. Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/monte-o-seu-cenario-mercadinho-da-nina.html>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita, nos c?lculos de adi??o e de subtra??o; se compreenderam o uso do sistema monet?rio brasileiro; se aplicaram o conhecimento adquirido em situa??es problema; se interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; se fizeram os registros no caderno de Matem?tica. Lembrando que as respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o cr?tica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, seus avan?os e suas dificuldades.