Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar as informa??es os diferentes textos. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno ? UCA.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflex?o e de pr?tica relacionada ao programa PCN na escola ? L?ngua Portuguesa ? PGM 6 ? Leitura e leitores. Dispon?vel no s?tio:
?
Fonte: "Tv Escola. PCN na Escola". Dispon?vel em: < http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=12317>. Acesso em: 14 de out. 2013.
?
Neste v?deo da TV Escola ? poss?vel percebermos que a escola tem papel fundamental de incentivar os alunos a terem o gosto pela leitura utilizando bem os livros e as revistas dispon?veis na escola.
S?tio: "Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Entendendo o Pacto". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto>. Neste s?tio voc? poder? obter informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 10 de out. 2013.
?
Professor, convide os alunos para assistirem ao filme ?A menina que odiava livros?. Se a sua escola participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), mas, se a sua escola n?o possui os laptops do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia.
?
Fonte: S?tio: "Youtube. A menina que odiava livros". Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q>. Acesso em: 14 de out. 2013.
?
Professor, ap?s os alunos terem assistido ao filme questione-os sobre o que acharam do v?deo e sobre algumas situa??es do cotidiano escolar. Use as perguntas abaixo para nortear a discuss?o;
?
Professor, ap?s os alunos exporem suas opini?es sobre os questionamentos feitos, apresente uma poesia de Elias Jos?, bastante trabalhada nas escolas e que fala sobre a vis?o dele sobre o livro.
?
?
Elias Jos?
Professor ap?s ler a poesia para os alunos proponha atividades sobre o v?deo e o texto lido. Registre na lousa para que os alunos tenham o registro no caderno de L?ngua Portuguesa.
Analisando o v?deo e a poesia ? 1. Voc? assistiu ao v?deo ?A menina que odiava livros? e leu a poesia de Elias Jos? ?Caixa M?gica de surpresa?. Depois de analisar o v?deo e o texto compare-os e escreva a vis?o dos personagens sobre o objeto livro. ? 2. Agora escreva e depois fa?a um desenho que represente suas ideias. Qual ? sua vis?o sobre o livro? Ele ? importante para voc?? Por qu??
? |
?
Professor, ap?s o t?rmino da atividade pe?a para que, cada aluno, leia e apresente suas conclus?es sobre o tema, como tamb?m o desenho que representa sua vis?o do livro. Logo ap?s conte sobre como eram os livros antigamente, que no decorrer dos tempos foram evoluindo at? chegar aos dias atuais com as novas tecnologias como; tablets, celulares e e-books, que podem baixar livros digitais.
Reproduza para os alunos o texto a seguir, pois resgata a hist?ria dos livros.
?
Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 4? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007, p. 16. (Cole??o Nova Escola.).
?
Professor, ap?s a leitura sobre a hist?ria do livro, apresente aos alunos um livro e explique sua estrutura f?sica (capa, quarta capa, miolo, dentre outros.). Traga para a sala de aula livros, a fim de que os alunos os manuseiem e confiram as partes que os constituem.
Apresente aos alunos um livro e pe?a para que eles identifiquem as partes f?sicas do livro. Distribua c?pias das atividades para que os mesmos tenham como registro no caderno de L?ngua Portuguesa.
?
No livro representado abaixo, h? a indica??o das partes que o comp?em. Escreva qual delas ?: a capa, a quarta capa, o miolo, a lombada e a orelha.
?
Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 4? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007, p. 17. (Cole??o Nova Escola.).
?
Professor, ap?s os alunos manusearem os livros e completar a atividade com as partes f?sicas do livro, explique que nem todos os livros t?m orelhas.
Converse sobre os v?rios tipos de livros existentes pelo mundo, como os livros de bolso, livros did?ticos, dentre outros. Proponha uma pesquisa para casa sobre o significado destes nomes.
?
ATIVIDADE DE CASA ? Pesquise e escreva o significado destas express?es. ? Livro de bolso: ______________________________________________________ ? Livro de cabeceira:___________________________________________________ ? Livro did?tico:_____________________________________________________ |
Professor, inicie a aula com a rodinha de conversa e pe?a para que cada aluno, fale os significados encontrados para as palavras que foram pedidas na "Atividade de casa".
Ap?s a corre??o coletiva e a sua explana??o sobre o assunto estudado, apresente aos alunos a capa de um livro. Leve-os a verificarem os elementos que comp?em uma capa de livro, bem como a finalidade dela.
Aproveite este momento para discutir com os alunos sobre o conceito de texto. Em sentido amplo, qualquer manifesta??o da capacidade de express?o e de intera??o do ser humano pode ser chamada de texto. Nesse sentido, s?o textos: m?sica, tela, fotografia, filme, escultura, dentre outros.
?
Observe a capa de um livro:
Fonte: S?tio: "S?t?o das ideias. Livro infantil Romeu e Julieta". Dispon?vel em: <http://sotaodasideias.blogspot.com.br/2008/11/livro-infantil-romeu-e-julieta.html >. Acesso em: 14 de out. 2013.
?
?
1. Responda de acordo com a capa do livro:
?
a. Autor: ____________________________________________
?
b. Ilustrador:_________________________________________
?
c. Editora: ___________________________________________
?
2. Voc? acha que este livro ? destinado a adultos ou a crian?as?
____________________________________________________
?
3. Observando a capa deste livro o que voc? imagina que possa ser o assunto?
____________________________________________________
?
4. Em sua opini?o, por que a capa de um livro ? produzida de forma atraente?
____________________________________________________
?
Professor, ap?s os alunos observarem a capa do livro, fa?a a corre??o e ou?a quais as opini?es os alunos deram sobre o assunto do livro, depois fa?a a leitura em voz alta para que eles possam ouvir e comparar suas respostas com o assunto do livro.
Convide os alunos a fazerem o c?rculo de leitura, leve para sala diversos livros, revistas, jornais. Fa?a de sua sala a maior biblioteca do mundo. Muitas vezes ? colocado empecilhos, dificultando assim o momento de leitura, como falta de livros na biblioteca, tempo escasso para trabalhar os conte?dos que devem ser cumpridos e a leitura fica de lado.
Professor, de acordo com o Pacto Nacional de Educa??o, citado no Caderno 3, ano 3, p. 14: "A leitura livre ou em pequenos grupos com g?neros diversos, em que a professora pode organizar um cantinho de leitura, com variados textos.? importante que dentro da rotina da sala de aula seja disponibilizado um hor?rio para esse tipo de encaminhamento, a fim de que essa pr?tica fa?a parte do dia a dia dos jovens leitores?.
Podemos chamar este momento de leitura para deleite, onde os alunos tenham este momento agrad?vel e de prazer pela leitura.
Professor, veja o texto ?Atividades para desenvolver flu?ncia de leitura? na integra, no s?tio dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 14 de out. 2013.
?
?
?
Fonte: S?tio: "Not?cias do 3? ano. Circulo de leitura". Dispon?vel em: < http://www.ceat.org.br/janelas_index/2009-noticias3ano.htm>. Acesso em: 14 de out. 2013.
?
Professor, convide os alunos a escolherem no acervo que voc? trouxe algum livro, deixe-os a vontade para escolher um lugar no ambiente da sala para ler. Caso queira, voc? tamb?m pode usar a ?rea externa da escola, para desenvolver este trabalho, lembrando de escolher espa?os calmos para que eles possam se concentrar.
Ap?s os alunos se deleitarem com a leitura dos livros, proponha que fa?am um c?rculo para que partilhem suas experi?ncias sobre o livro que leram com os colegas de sala, suas curiosidades e as partes que chamaram mais aten??o. Depois da atividade, convide os alunos a fazerem uma autoavalia??o oralmente, tendo as quest?es a seguir como norteadoras;
?
?
Professor, caso voc? queira que os alunos fa?am a autoavalia??o por escrito, n?o h? problema, pois muitas vezes h? alunos que ficam intimidados em falar e preferem expressar atrav?s da escrita, ? importante que haja o respeito a opini?o de cada aluno.
Ap?s a autoavalia??o convide os alunos a irem a biblioteca, escolherem um livro para levar para casa. Pe?a para lerem o livro e responderem a ficha liter?ria e trazer na pr?xima aula.
?
Que h? um acervo distribu?do pelo MEC ?s bibliotecas das escolas p?blicas pelo PNLD - Programa Nacional do Livro Did?tico. O incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o.
?
?Os objetivos das obras complementares para os anos inicias do Ensino Fundamental s?o ampliar o universo de refer?ncias culturais dos alunos em suas diferentes ?reas do conhecimento e aprofundar as pr?ticas de letramento no ?mbito da escola?. A lista com os t?tulos das obras encontra-se dispon?vel em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/acervos_obras_complementares1.pdf>. Acesso em: 13 de out. 2013.
?Os livros que comp?em os acervos s?o diversificados do ponto de vista tem?tico, dos g?neros e formato e do grau de complexidade. Assim, os acervos cont?m obras que, ou estimulam a leitura aut?noma, por parte do alfabetizando, ou propiciam a professores e alunos alternativas interessantes para situa??es de leitura compartilhada, de modo a favorecer o planejamento do ensino e a progress?o da aprendizagem?. (BRASIL, 2012, p. 39). Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2. 2012, p. 37-39. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 13 de out. 2013.
?
Professor, distribua as fichas liter?rias para que os alunos possam levar para casa e respond?-las depois de lerem o livro escolhido.
Ficha liter?ria ? Qual o autor do livro: ____________________________________ Quem ilustrou:__________________________________________ Qual o tipo de obra? (poema, contos de fadas, hist?ria em quadrinhos.) Qual ? assunto do livro? ____________________________________ O que achou do livro? _____________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ? |
?
Professor, inicie a aula pedindo para que os alunos fa?am novamente como na aula anterior o c?rculo de leitura. Cada aluno ir? falar sobre o livro que levou para casa, se gostou, as partes que mais chamou sua aten??o.
Depois do c?rculo de leitura, pe?a aos alunos que voltem para as carteiras. Nesta aula, voc? poder? falar sobre as resenhas, explique que na quarta capa do livro encontramos a resenha onde conta um pouco sobre o que ir? falar no livro. Proponha aos alunos para fazerem a resenha dos livros que levaram para casa, mais antes disto, mostre alguns exemplos de resenhas e pe?a para relacionarem com suas respectivas capas.
Sugest?o para voc? professor.
Traga para a sala de aula alguns livros de literatura infantil que contenham resenhas em suas quarta capas. Ofere?a-os aos alunos para que observem como esse g?nero textual costuma aparecer nos livros.
?
Produzindo resenhas Vamos produzir uma resenha? Antes disso, um convite: vamos realizar uma atividade bem interessante com capas e resenhas? Observe a reprodu??o de algumas capas de livros.
Fonte: JUNQUEIRA, Sonia. Poesia na varanda. Belo Horizonte: Aut?ntica. 2012. ?
Fonte: BERNA, Vilmar. O desafio do mar. S?o Paulo: Paulus,1987.
Fonte: KUPSTAS, M?rcia. Gata Xereta. S?o Paulo: Moderna, 1995. ? Escreva o nome do livro a que se refere cada uma das resenhas.
Qual ? o livro? ___________________________________________________ ?
Que ? uma grande xereta. Uma gata t?o animada... S? faz pergunta engra?ada. Qual ? o livro? __________________________________________________ ?
Qual ? o livro? ___________________________________________________ ? ? |
?
Professor, ap?s esta atividade, fa?a a corre??o com os alunos, tire as d?vidas caso apare?a e proponha a produ??o da resenha dos livros que pegaram na biblioteca. ? importante que os alunos fa?am a releitura do livro escolhido.
?
Fa?a a resenha no caderno de L?ngua Portuguesa, do livro que voc? leu.. No momento que elaborar seu texto, fale das ideias principais do livro e, se desejar, inclua um coment?rio expondo sua opini?o sobre a leitura. Depois de pronta, vamos expor as resenhas no mural da escola. ? |
?
Professor, ap?s os alunos escreverem suas resenhas no caderno de L?ngua Portuguesa, fa?a junto com eles a revis?o do texto, pe?a para observarem se conseguiram explicar resumidamente o conte?do do livro; se teve cuidado em valorizar as suas caracter?sticas de modo que o leitor deseje l?-lo; ? importante tamb?m reler o texto para corrigir erros ortogr?ficos e se caso existir algum trecho a ser melhorado.
Ap?s os alunos fazerem as corre??es necess?rias, pe?a para que reescrevam o texto em uma folha pautada ou em branco, para ser colocada no mural para exposi??o. Com este trabalho eles estar?o incentivando a leitura dos demais alunos da escola, que ir?o ter acessos a esses trabalhos e assim agu?ar a curiosidade de irem a biblioteca pegar estes ou at? outros livros para a leitura. ? interessante que os alunos escolham um nome para o mural de resenhas que ser? exposto.
?
?
Professor, que tal construir com seus alunos um marcador de p?ginas. As atividades que envolvem habilidades manuais e art?sticas devem ser constantes em sala de aula. Este trabalho pode ser feito em conjunto com o professor de Arte, caso tenham em sua escola. M?os a obra!
J? que estamos nesse gostoso clima de leitura, o que voc? acha de produzir um marcador de p?ginas? Veja a seguir como fazer seu marcador.
?
Fonte: CAV?QUI, M?rcia Paganini. A escola ? nossa. 4? ano do Ensino Fundamental. S?o Paulo: Scipione, 2007, p. 35, 36. (Cole??o Nova Escola.).
Para o professor:
Fonte: S?tio: "Wikip?dia. O que ? resenha". Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Fonte: S?tio: Portal Brasil. Livro e leitura. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha>. Acesso em: 14 de out. 2013
Fonte: S?tio: "Tv Escola. De onde vem o livro?". Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2414>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Para o aluno:
Fonte: S?tio: "Mundo da leitura. Labirinto". Dispon?vel em: <http://mundodaleitura.upf.br/programa/labirinto/index.php>. Acesso em: 14 de out. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer no decorrer do processo, observando a participa??o dos alunos na leitura e na escrita e se; compreenderam as caracter?sticas dos g?neros textuais estudados; houve interesse e organiza??o deles no momento das produ??es; interagiram com os colegas no momento da exposi??o como tamb?m nos trabalhos coletivos; fizeram os registros no caderno. As respostas dos alunos devem ser vistas como um processo de constru??o do conhecimento, mas com uma vis?o cr?tica, por isso ? importante ? valoriza??o do trabalho do aluno, seus avan?os e suas dificuldades. Estas informa??es ser?o ?teis para seu planejamento, portanto, registre-as em seu caderno de plano de aula.