Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
?
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem. Ao realizarem atividades referentes ? sua responsabilidade e coopera??o nos afazeres dom?sticos, os alunos t?m oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema no seu dia a dia.
A crian?a precisa entender a import?ncia da colabora??o no meio familiar e que ? preciso respeitar as regras definidas pela fam?lia para assegurar um bom conv?vio familiar. Os Par?metros Curriculares Nacionais apontam a ?tica como um tema transversal de fundamental import?ncia para a constru??o da cidadania, alertando que precisa ser trabalhado um conjunto de valores como o respeito m?tuo, a justi?a, o di?logo e a solidariedade. Segundo Brasil (1997, p. 78) o aluno deve ser ?capaz de assumir responsabilidades na execu??o de tarefas planejadas coletivamente, percebendo suas responsabilidades e limites em rela??o a diversas formas de contribui??o poss?veis e necess?rias?.
BRASIL. Par?metros Curriculares Nacionais: apresenta??o dos temas transversais ? ?tica. Minist?rio da Educa??o ? Secretaria de Educa??o Fundamental. Bras?lia, MEC/SE, 1997.
?
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013.
?
1? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo meus deveres em casa
Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabele?a um di?logo a respeito da rotina familiar. Conduza um di?logo para diagn?stico do conhecimento pr?vio dos alunos para voc? ter no??o de como eles compreendem o assunto. A roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala, pois esta ? uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfian?a.
?
Toda fam?lia tem uma rotina em casa, como: arrumar e conservar a casa sempre limpa, ir ao supermercado, cuidar do animal, entre outras? A sua fam?lia tamb?m realiza essas e outras atividades? Em qual delas voc? participa?
Deixe que eles elenquem tarefas e comentem sobre elas.
?
? FUNDAMENTAL QUE TODOS MORADORES DA CASA PARTICIPEM DAS TAREFAS DOM?STICAS. NA ROTINA FAMILIAR, ALGUMAS REGRAS S?O ESTABELECIDAS PARA QUE A CONVIV?NCIA SEJA BOA E HARMONIOSA. A DIVIS?O DE TAREFAS FAZ PARTE DAS REGRAS DE CONVIV?NCIA FAMILIAR E CADA PESSOA DA FAM?LIA DEVE FAZER A SUA PARTE. ENQUANTO ALGUMA PESSOA DA FAM?LIA EST? ARRUMANDO A CASA, OUTRAS PODEM ESTAR PREPARANDO AS REFEI??ES OU INDO AO SUPERMERCADO FAZER AS COMPRAS. |
?
As crian?as devem compreender que precisam ajudar nas tarefas leves como: arrumar a sua pr?pria cama, guardar seus brinquedos, organizar seu material escolar, colocar e retirar os pratos e talheres na mesa para as refei??es.
?
Apresente aos alunos o livro: ?A Fam?lia de Marcelo? de Ruth Rocha, Ed. Salamandra.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Sinopse: Este livro apresenta o dia a dia da fam?lia de Marcelo e como eles dividem as tarefas dom?sticas e o que fazem para se divertir.
O livro prop?e uma s?rie de atividades para serem desenvolvidas com as crian?as e suas fam?lias. Uma das atividades ? sobre a coopera??o em fam?lia, em que sugere que cada membro da fam?lia marque as tarefas que realiza durante uma semana.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Converse com os alunos sobre as atividades realizadas na casa do personagem e a coopera??o familiar apresentada no livro. Fale sobre as normas existentes em uma casa e a coopera??o de seus moradores. Pergunte aos alunos quais as atividades que o personagem faz em casa e que eles tamb?m fazem.
?
Pe?a aos alunos que preencham o quadro abaixo:
?
QUEM EXECUTA ESSAS ATIVIDADES NA SUA CASA? |
|
1. Lava a lou?a |
? |
2. Enxuga e guarda a lou?a |
? |
3. Prepara os alimentos |
? |
4. Coloca e retira os pratos na mesa para as refei??es |
? |
5. Guarda os brinquedos |
? |
6. Organiza o material escolar |
? |
7. Cuida das crian?as menores |
? |
8. Estende as camas |
? |
9. Vai ao supermercado |
? |
10. Se existem animais em casa, quem os alimenta? |
? |
11. Se existem plantas em casa, quem as molha? |
? |
12. Limpa a casa |
? |
13. Lava e passa roupa |
? |
14. Limpa os sapatos |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
Professor, ressalte a import?ncia da colabora??o das crian?as na organiza??o da casa em que moram. ? primordial que elas entendam que tamb?m s?o respons?veis por sua casa e por isso devem participar das tarefas. E que, quando os pais trabalham fora, elas ainda t?m uma maior responsabilidade de ajudar, pois assim, sobra mais tempo para eles quando chegam em casa.
Mas, ? importante diferenciar a colabora??o das crian?as nas atividades dom?sticas na casa em que elas moram com a ideia de trabalho infantil, que infelizmente ainda ? uma realidade no cotidiano de muitas crian?as brasileiras. Conte que v?rias crian?as e adolescentes s?o exploradas realizando o trabalho dom?stico fora de suas casas em troca de um pouco de dinheiro ou promessa de roupa e alimenta??o.
Conscientize os alunos que existem tarefas que as crian?as n?o devem realizar nem na sua pr?pria casa, como lavar roupas, passar ou cozinhar, inclusive, porque oferece danos e perigo ? sua sa?de.
Pe?a a eles que fa?am um novo quadro e escrevam atividades que eles n?o fazem em casa, mas, acham que podem fazer.
?
ATIVIDADES QUE POSSO EXECUTAR EM MINHA CASA PARA AJUDAR NA ORGANIZA??O |
1. ? |
2. ? |
3. ? |
4. ? |
5. ? |
6. ? |
7. ? |
8. ? |
?
Proponha que respondam em seu caderno de Hist?ria:
?
? POR QUE ? IMPORTANTE PARTICIPAR NA DIVIS?O DE TAREFAS EM CASA? |
?
|
ATIVIDADE DE CASA ? Querida crian?a e familiares, ? Pesquise, recorte e traga para pr?xima aula: figuras de situa??es de crian?as realizando o trabalho dom?stico para que possamos fazer um lindo painel em sala de aula. ? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Montando um painel com legenda
?
Professor, durante a execu??o dos trabalhos realizados pelos alunos cabe a voc?, de acordo com a sua realidade e da escola, utilizar recursos tecnol?gicos, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e v?deos e construir um mural ou edi??o de filme para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
?
3? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Apresentando uma dramatiza??o
Professor, para a realiza??o desta atividade ? importante que discuta com os alunos sobre onde far?o a apresenta??o e os materiais que ser?o utilizados.
Proponha tamb?m que convidem os colegas de outras turmas para assistirem ? apresenta??o, para isso elaborem convites ou cartazes divulgando o evento, assim poder? trabalhar com estes g?neros textuais. Veja mais algumas a??es que ser?o necess?rias:
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 3? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU ? ESEBA ? 2013- Professora Vaneide, encenando a execu??o das tarefas di?rias em sua casa.
?
Ap?s a apresenta??o, proponha a elabora??o de um relat?rio, em que os alunos far?o o registro da atividade. Veja uma sugest?o:
?
RELAT?RIO: DRAMATIZA??O DAS TAREFAS QUE REALIZAMOS EM CASA Ontem realizamos uma dramatiza??o sobre as tarefas que fazemos em nossa casa. Meu grupo representou .......eu gostei....eu n?o gostei.... ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ? |
? ILUSTRA??O ? ? ? ? ? ? |
? interessante que os alunos possam participar das discuss?es acerca do trabalho infantil dom?stico. Nesse sentido, alguns v?deos podem ajudar a entender essa problem?tica.
?
A reportagem e entrevista ?Meninas Dom?sticas? do Programa Jornal da Justi?a, exibido em 27/08/2013, dispon?vel em:
<https://www.youtube.com/watch?v=K8G1EiqL4EA>, acesso em: 22 de set. 2013, apresenta o problema do trabalho infantil, os n?meros das estat?sticas e entrevista a Procuradora de Justi?a Selma Sauerbronn que debate sobre o assunto do trabalho infantil, sua ilegalidade e os direitos das crian?as. V?deo de 8 minutos e 14 segundos.
?
A reportagem do programa TV Brasil, ?Dez milh?es de crian?as executam trabalho dom?stico? dispon?vel em ?Youtube? no endere?o eletr?nico: <https://www.youtube.com/watch?v=rvNVcKdD-lA>, acesso em: 22 de set. 2013, exibido no dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, conta sobre uma campanha lan?ada para evitar esse problema, com o slogan ?Tem Crian?a que Nunca Pode Ser Crian?a? no intuito de alertar sobre o problema do trabalho dom?stico infantil. Mostra como o direito ? educa??o fica prejudicado nessa situa??o.
?
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, vale a pena solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox acessando: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Caso sua escola n?o possua os laptops, leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou utilize um projetor multim?dia para que possam assistir a essas reportagens.
?
No s?tio ?Jogo para meninas? dispon?vel em: <http://www.jogosparamenina.net/>, acesso em: 22 de out. 2013, existem v?rios jogos para arruma??o da casa e tarefas dom?sticas como os listados abaixo:
?Cuidar das tarefas dom?sticas?. Dispon?vel em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/cuidar-das-tarefas-domesticas/>.
?Limpar o quarto?. Dispon?vel em:<http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-e-organizar-o-quarto/>.
?Limpar a sala?. Dispon?vel em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-a-sala/>.
?Arrumar o quarto do beb??. Dispon?vel em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/arrumar-quarto-do-bebe_21900/>.
?Limpar a casa?. Dispon?vel em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-a-casa/>.
?Limpar a cozinha?. Dispon?vel em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-a-cozinha/>.
?Limpar o banheiro?. Dispon?vel em: <http://www.jogosparamenina.net/jogo/limpar-o-banheiro/>.
Acessados em: 22 de out. 2013.
Apesar das instru??es dos jogos estarem em ingl?s ? poss?vel jog?-los sem precisar das instru??es.
A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como est?o participando das discuss?es em sala de aula, como est?o escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em rela??o ? aprendizagem n?o foi realizada por um aluno ou pelo grupo, ? recomend?vel retomar o que est? sendo ensinado e relacionar com o que o aluno j? conseguiu dominar e avan?ar o conte?do conforme o aluno vai compreendendo o que est? sendo apreendido.
Analise se o aluno conseguiu reconhecer a import?ncia das regras de conviv?ncia estabelecidas pela fam?lia e identificar a sua responsabilidade nas atividades realizadas na arruma??o e conserva??o da casa onde mora. E ainda, se foi capaz de diferenciar as atividades dom?sticas de trabalho das atividades de explora??o infantil bem como valorizar a sua participa??o nas tarefas dom?sticas.
Perceba se seu aluno desenvolveu a linguagem oral e escrita e as habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas, se conseguiu compreender o conceito de legenda elaborando-a nas figuras dos cartazes de seu grupo.
Professor, voc? deve estar preparado para intervir e mediar ? execu??o das atividades e conduzir os alunos para avan?arem na aprendizagem. Fique atento para responder quest?es tais como: Os alunos est?o compreendendo, conceituando e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores?