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Estudando a Letra R

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar a diferen?a da pron?ncia da letra R;
  • Diferenciar quando se usa R ou RR na escrita;
  • Empregar corretamente a letra R nas palavras;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos. 

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

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INFORMA??ES AO PROFESSOR

Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

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Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios, de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.

Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem. Ao realizarem atividades referentes ao uso da letra R, os alunos t?m oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois usam a escrita no seu cotidiano e possuem d?vidas a respeito do uso dessa letra.

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Essa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns direitos de aprendizagem dos conte?dos de L?ngua Portuguesa, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 36) ?conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspond?ncias regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em in?cio de palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em s?laba final; M e N nasalizando final de s?laba; NH; ? e ?O em final de substantivos e adjetivos)?. Bem, segundo Brasil (2012, p. 36) ?reconhecer que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es? e ?dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos?.

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BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Curr?culo na Alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

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? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o".   Acesso em: 06 de out. 2013. 

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1? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.

Cantando e aprendendo

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Professor, inicie essa atividade mostrando aos seus alunos um v?deo da m?sica ?O Caderno? de Toquinho.

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Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o v?deo ?O Caderno? dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=dFb1jKEzER0>, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Acesso em: 10 de out. 2013. Caso sua escola n?o possua os laptops, projete o v?deo em data show ou TV ou leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica para acessarem dos computadores.

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Fonte: S?tio: ?Youtube?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=dFb1jKEzER0>. Acesso em: 10 out. 2013.

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Em roda, converse com os alunos sobre o v?deo e chame a aten??o para os detalhes e significado da letra da m?sica.

A roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar a sua fala, pois esta ? uma excelente maneira de desenvolver a oralidade e a autoconfian?a. Ou?a a opini?o dos alunos e fa?a a media??o do debate. Reforce a import?ncia da participa??o de todos e do respeito ?s diferentes opini?es.

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Comente que durante todo o v?deo ? mostrado um caderno que aos poucos vai sendo escrito, como em um di?rio e que dentro dele aparecem fotografias desde o nascimento de uma crian?a at? quando chega ? sua vida adulta e durante todo o tempo o caderno sempre era usado pela personagem que aparece no v?deo. Explore o m?ximo que puder as imagens e a sequ?ncia da hist?ria. Deixe que eles descrevam as cenas como a festa de anivers?rio, o presente (um caderno), os desenhos feitos pela crian?a, ela na escola, na adolesc?ncia, quando guarda o caderno dentro de uma gaveta, quando os dias passam, quando se casa, tem uma filha e quando finalmente o caderno ? retirado da gaveta pela filha da personagem. Explique que o v?deo retrata a letra da m?sica que ? contada por ?um caderno?.

Depois dessa conversa, passe novamente o v?deo para que todos os alunos possam atentar para as imagens e sequ?ncia da hist?ria.

Distribua para os alunos uma c?pia da letra dessa m?sica com as palavras marcadas, como no exemplo abaixo, e cante com eles.

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Fonte: S?tio dispon?vel em: <http://blogeducarsempre.blogspot.com.br/2010/03/trabalhando-com-letra-de-musica.html>. Acesso em: 10 out. 2013.

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Pergunte aos alunos se sabem por que as palavras est?o marcadas. O que ? que elas t?m em comum. Se eles n?o conseguirem encontrar a resposta que voc? espera, pergunte qual letra se repete em todas as palavras.

Estabele?a um di?logo a respeito dos v?rios usos da letra R. Conduza o debate para diagnosticar os conhecimentos pr?vios dos alunos para voc? ter no??o de como eles compreendem o assunto.

Pe?a que copiem no caderno de L?ngua Portuguesa todas as palavras da m?sica que possuem a letra R e separe-as em s?labas.

Essa atividade tem a finalidade de levar o aluno a perceber a posi??o da letra R dentro da s?laba. Chame a aten??o deles para isso: ao lado de consoante, entre vogais, in?cio ou final de s?laba, entre outros.

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2? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo os usos da letra R

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Entregue para os alunos uma folha de papel com v?rios desenhos e pe?a que fa?am, no caderno, uma lista de nomes das figuras representadas. Veja a sugest?o a seguir:

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Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Se preferir, fa?a voc? mesmo o desenho ou uma sele??o de imagens que mais se ad?quam ? sua realidade. Se desejar usar a sugest?o, a lista ficaria assim:

  1. carro
  2. rosa
  3. ferro
  4. barco
  5. borboleta
  6. celular
  7. cachorro
  8. urubu
  9. carro
  10. rosa
  11. ferro
  12. barco
  13. borboleta
  14. celular
  15. cachorro
  16. urubu
  17. grilo
  18. baralho
  19. livro
  20. p?ssaro
  21. prato
  22. bruxa
  23. dinheiro
  24. igreja 

Proponha aos alunos, que separarem as palavras em grupos tomando como refer?ncia  os diferentes usos da letra R.

Fa?a um quadro para que as palavras sejam separadas por situa??es diferentes do uso da letra R, mas n?o diga aos alunos que situa??es s?o essas, deixe que eles pr?prios percebam e separem as palavras em grupos.

Antes de come?ar a separa??o das palavras, corrija a escrita da lista ou fa?a a escrita coletiva das palavras, na lousa, para que o aluno n?o se confunda, se a palavra n?o estiver escrita ortograficamente.

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As palavras devem ser assim separadas quanto ao uso da letra R:

  • No in?cio da palavra. (rato)
  • No meio da palavra, entre vogais. (orelha)
  • Repetido entre vogais. (carro)
  • Entre uma vogal e uma consoante ou no fim da s?laba. (carne)
  • Entre uma consoante e uma vogal. (praia)

Importante: N?o anuncie as regras para os alunos. Apenas pe?a que escrevam no quadro as palavras separadas em grupos, levando em considera??o as palavras escritas na primeira linha do quadro.

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carro

rosa

urubu

barco

grilo

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Corrija coletivamente na lousa.

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? importante que os alunos pronunciem as palavras e percebam o seu som.

Explique que nas duas primeiras colunas o som ? forte, produzido na garganta e arranha quando pronunciado. J? nas outras colunas, o som ? fraco e produzido na ponta da l?ngua que encosta no c?u da boca quando ? pronunciado.

Tamb?m ? importante que os alunos observem se a letra R est? perto de vogais, consoantes, no in?cio da s?laba, meio ou final.

Fa?a perguntas aos alunos que os levem a descobrir as regras dos usos da letra R, por exemplo:

 - Na palavra grilo o R est? no meio de quais letras? A letra que vem antes ? vogal ou consoante? E a que vem depois? Esse som ? fraco ou forte?

Pe?a que coloquem o dedo no pesco?o e pronunciem as palavras com R no in?cio das palavras e RR. Pergunte: O som ? forte? A garganta treme?

Depois, pe?a que pronunciem as palavras com R entre vogais, no fim da s?laba e depois de consoantes e coloquem o dedo novamente no pesco?o para sentir se vai vibrar e pergunte se sentiram a mesma vibra??o ou se foi diferente.

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3? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.

Criando as regras para o uso da letra R

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Professor, as regras ortogr?ficas devem ser trabalhadas depois que o aluno j? compreendeu o sistema de escrita alfab?tica. Ele precisa entender que existem regras que regem a escrita das palavras e para que se escreva corretamente ? necess?rio seguir essas regras regulares, mas, existem outras palavras em que sua escrita ? convencionada, e nesse caso, muitas vezes precisamos recorrer ao dicion?rio para conhecermos a sua escrita. Por isso, a ortografia deve ser trabalhada de forma reflexiva, possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa.

A proposta dessa atividade se justifica nesse contexto, no intuito de levar o aluno a construir essas regras, a partir de uma reflex?o sobre a escrita das palavras trabalhadas na atividade anterior.

Para tanto, retome o quadro das palavras trabalhadas na atividade anterior.

Pergunte aos alunos porque escreveram aquelas palavras naquele grupo.

Promova debates para que os alunos cheguem ?s regras. Pergunte sobre a letra que vem antes do R e a que vem depois. Se o som ? fraco ou forte.

Comente que n?o se inicia nem termina palavras com RR.

Na medida em que forem citando as regras, ajude-os a elabor?-las.

V? registrando na lousa as conclus?es ? que forem chegando.

Fa?a uma c?pia e entregue aos alunos para colarem no caderno e pe?a que consultem toda vez que se fizer necess?rio.

Escreva as regras em cartolina ou papel Kraft e afixe na sala de aula e deixe um espa?o para que eles escrevam exemplos nas regras, mas, pe?a que tenham aten??o para n?o repetirem as palavras.

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Fa?a um desafio:

Chame um a um na lousa e pe?a que escreva uma palavra com a letra R e depois explique para os demais colegas qual ? a regra para o uso dessa letra naquela palavra.

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Para finalizar a aula trabalhe com os alunos um trava-l?ngua com a letra R.

Explique que trava-l?ngua ? uma brincadeira que consiste em recitar versos ou frases com palavras em que as s?labas s?o dif?ceis de pronunciar porque repetem o mesmo som ou os sons s?o muito parecidos. E que o desafio do trava-l?ngua ? pronunciar essas palavras com rapidez e em voz alta.

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 O rato roeu a rolha da real garrafa do rei da R?ssia!

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A aranha arranha a r?
A r? arranha a aranha
Nem a aranha arranha a r?
Nem a r? arranha a aranha.

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O peito do p? de Pedro ? preto.

Quem disser que o peito do p? de Pedro ? preto

tem o peito do p? mais preto do que o p? de Pedro.

Uma aranha dentro de uma jarra.
Nem a jarra arranha a aranha
nem a aranha arranha a jarra. 

O Rato roeu a rica roupa do rei de Roma!
E a rainha raivosa rasgou o resto
e depois resolveu remendar!

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Tr?s tigres tristes para tr?s pratos de trigo.

Tr?s pratos de trigo para tr?s tristes tigres.

                          

Outras possibilidades

Aproveite o tema da aula e trabalhe algumas atividades para que os alunos apliquem o que aprenderam. Veja a seguir algumas sugest?es:

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Fonte: S?tio dispon?vel em: <http://tudobemsimplesju.blogspot.com/2011/02/sons-do-r.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

Recursos Complementares

Para o professor:

1-V?deo para ver a posi??o correta da l?ngua para fazer os sons do R acesse o s?tio: ?Fon?tica e Fonologia?. Dispon?vel em:

<http://www.fonologia.org/fonetica_consoantes.php>.  Acesso em: 16 de out. 2013.

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2- Uma aula postada por um professor carioca. Sitio: "Youtube sobre os sons do R". Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=t1eLydBdH6U>. Acesso em: 16 de out. 2013.

3- S?tio ?Banco de atividades?. Apresenta atividades escritas para fixa??o dos diferentes sons do R. Dispon?vel em:<http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/09/ortografia-sons-do-r.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

Avaliação

A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como est?o participando das discuss?es em sala de aula, como est?o escrevendo e como realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita.

Analise se o aluno concluiu a partir do que estudou nessa aula, a diferen?a entre os v?rios usos e sons da letra R. Observe se ele ? capaz de empregar corretamente a letra R nas palavras e se conseguiu formular regras a respeito do uso na escrita dessa letra. Perceba se seu aluno desenvolveu a linguagem oral e escrita e as habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas atividades propostas. Registre suas observa??es para contempl?-las em seu plano de aula.