Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que os alunos tenham habilidades de leitura e de escrita.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.
Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.
O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos. Ao realizarem atividades referentes aos tipos de moradia, os alunos t?m oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo, pois convive com esse tema no seu dia a dia.
Ao aluno ser? proporcionada a oportunidade de refletir sobre os tipos de moradia e os materiais usados na constru??o de diferentes tipos de casa levando em considera??o que atividades significativas para o aluno favorecem a aprendizagem do conte?do.
A proposta dessa aula tamb?m se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns direitos de aprendizagem do ensino de Geografia. Um deles ?, segundo Brasil (2012, p. 39), ?Reconhecer a rela??o entre sociedade e natureza na din?mica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudan?as ao longo do tempo?.
?
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: os diferentes textos em salas de alfabetiza??o. Ano 1: unidade 5. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
?
? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de out. 2013.
?
1? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Conversando sobre a casa onde moro
Em sala de aula, organize os alunos em roda de conversa e estabele?a um di?logo a respeito dos tipos de casas. Conduza o debate para diagnosticar os conhecimentos pr?vios dos alunos para voc? ter no??o de como eles compreendem o assunto.
Questione:
Muitas vezes usamos a palavra ?casa? para nos referirmos a qualquer tipo de moradia, mas, ser? que existem nomes apropriados para as diferentes constru??es de casas? Como se chama as casas constru?das uma em cima da outra? E as casas que possuem escada, ou as casas constru?das na beira dos rios?
Apresente o livro: ?A Rua de Marcelo? de Ruth Rocha. O personagem do livro apresenta a rua em que mora. Mostra: a sua casa, a constru??o de um pr?dio no lugar de uma casa antiga, a diferen?a entre casa t?rrea e sobrado, e entre outros v?rios assuntos que trataremos nesta aula.
Fonte:Imagens da pr?pria autora.
Pergunte aos alunos:
Como ? a casa que voc? mora? |
?
Deixe que eles contem um pouco como ? a casa onde moram.
Proponha a seguinte atividade:
Fa?a um lindo desenho da casa onde voc? mora. Depois escreva um texto contando: Como ? a sua casa? H? quanto tempo sua fam?lia mora nela? Quem mora com voc?? Gosta de morar l?? Em que outro tipo de casa voc? gostaria de morar? Por qu?? |
2? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo diferentes tipos de moradias
Leve para a sala fotografias de diferentes tipos de casa, ou projete imagens com variados tipos de constru??es, como:
?
Explique:
Existem muitos tipos de moradia, como: alvenaria (tijolo, areia, cimento), madeira, palha, barro, pedra, gelo, lona, entre outros. Os tipos de moradia podem depender da condi??o financeira das pessoas que moram nelas, do lugar e do clima onde se localizam. |
Professor, utilize um projetor multim?dia e reproduza os v?deos sobre tipos de moradia, como os sugeridos a seguir:
?
?Tipos de Moradia?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=7pbqkm8QGUM>. V?deo de 2 minutos e 34 segundos. Apresenta v?rios tipos de moradias e quem s?o as pessoas que moram nelas, como: ?ndios moram em ocas, esquim?s moram em iglus, princesas moram em castelos. Acesso em: 02 de out. 2013.
?
?Tipos de Moradia?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=kmqGGCD8GVk>. V?deo de 11 minutos e 12 segundos. Apresenta v?rios tipos de moradias, desde casas antigas a modernas e atuais. Acesso em: 02 de out. 2013.
?
?Diferentes tipos de casas?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=_e6gHIq7A0c>. V?deo de 2 minutos e 55 segundos. Apresenta v?rios tipos de casa e os materiais usados na sua constru??o. Acesso em: 02 de out. 2013.
?
Explique que, com o passar do tempo e do aumento do n?mero de pessoas no mundo, os tipos de moradia e a quantidade foram mudando. Nas grandes cidades as moradias antigas v?o sendo substitu?das por constru??es mais modernas e atuais. E os terrenos vazios v?o sendo cada vez mais ocupados por essas constru??es. Conte tamb?m que novos materiais de constru??o v?o surgindo nas constru??es mais modernas.
Mostre uma foto antiga da cidade onde voc? mora e outra atual.
Fonte: S?tio: ?Cerrado Mineiro? Dispon?vel em: <http://cerradomineiro.blogspot.com.br/2011/08/uberlandia-de-antigamente-parte-1.html>.
Acesso em: 02 de out. 2013. Foto do centro da cidade de Uberl?ndia antigamente: Pra?a Tubal Vilela.
Fonte: S?tio: ?Revista Sagarana? Dispon?vel em: <http://www.revistasagarana.com.br/?p=579>.
Acesso em: 02 de out. 2013. Foto da cidade de Uberl?ndia atualmente: Pra?a Tubal Vilela.
?
Pergunte aos alunos:
Voc?s conhecem o lugar dessas fotos? Onde ?? Que mudan?as voc?s observaram nessas imagens? Que elementos aparecem tanto na foto antiga quanto na foto recente? Por que voc?s acham que essas mudan?as ocorreram? |
?
|
ATIVIDADE DE CASA ? Querida crian?a, ? Procure com a ajuda de seus familiares, em: revistas, jornais, panfletos ou propagandas de imobili?rias; fotos de diversos tipos de moradia e recorte. Se houver legenda recorte junto. Traga para escola para um trabalho que ser? realizado em sala de aula. ? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
3? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com legendas em diferentes tipos de moradia
Professor, prepare essa atividade com anteced?ncia. Aplique pelo menos tr?s dias depois de ter pedido aos alunos que providenciassem as figuras das moradias. Mesmo assim, disponibilize jornais e revistas para que os alunos possam recortar. Voc? tamb?m pode levar imagens de diversas moradias para serem distribu?das aos alunos.
Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o pequeno v?deo ?Tipos de Moradia? dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=zqrXyn2uMIM> por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Acesso em: 02 de out. 2013. Caso sua escola n?o possua os laptops, projete o v?deo em data show ou TV ou leve os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica para acessarem dos computadores. Trata-se de um v?deo de 2 minutos e 14 segundos que apresenta v?rios tipos de moradia com legendas explicativas. Pe?a a eles que se atentem ao pequeno texto escrito abaixo das fotografias.
Fa?a com os alunos uma leitura das imagens com as fotografias que aparecem no v?deo. Leia as legendas com eles e pergunte sobre os tipos de casas e o que est? escrito.
Explique o que ? uma legenda. Oportunize que procurem no dicion?rio o significado da palavra e copiem no caderno de Hist?ria ou Geografia. Explique que far?o uma atividade com legenda, das figuras das moradias.
Pe?a aos alunos que analisem, descrevam e legendem as imagens, em seu caderno, destacando suas semelhan?as e diferen?as. Instrua-os a escreverem as legendas nas imagens anotando o local onde a foto da casa foi tirada e em qual ano. Se eles n?o souberem ou n?o conseguirem essa informa??o pe?a que escrevam qual ? o tipo da moradia, ou qual material foi usado na sua constru??o.
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada por uma aluna do 2? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU, 2013.
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada por um aluno do 2? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU, 2013.
?
Professor, deixe que os alunos socializem os seus cadernos, com seus trabalhos prontos. Comente com eles sobre as moradias mais comuns no lugar onde moram e as que mais apareceram nos trabalhos realizados. Cuide para que comentem e apresentem v?rios tipos de constru??es e os instigue a respeitarem e valorizarem as diferen?as dos v?rios tipos de moradia, sem preconceito ou discrimina??o. Fale com eles sobre as diferen?as das constru??es nos diferentes lugares, como as tendas no deserto, o iglu em terras geladas ou as ocas dos ?ndios e valorize essas popula??es.
?
4? Atividade ? Aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo a realidade de pessoas que n?o t?m onde morar
?
Professor, nessa atividade leve os alunos a refletirem sobre o problema enfrentado pelas pessoas que vivem nas ruas e as que moram em lugares sem condi??es de seguran?a ou conforto. Chame a aten??o dos alunos para os problemas de moradia que as fam?lias mais pobres enfrentam, principalmente nas grandes cidades. Conte a eles que as ?reas com melhor infraestrutura s?o muito caras e as fam?lias de baixa renda s? t?m condi??es de viver em ?reas com infraestrutura prec?ria ou inexistente. Explique que infraestrutura ? o sistema de esgoto, ?gua encanada, servi?o de energia el?trica, entre outros.
Explique que:
?
Muitas pessoas n?o conseguem construir uma casa em locais apropriados e com materiais adequados. Por isso, constroem casas que podem representar um risco aos moradores, como nas favelas, nos morros, dentre outros. Por que voc? acha que isso acontece? |
Os alunos devem entender que: as pessoas moram em ?reas de risco por n?o possu?rem recursos financeiros, o que ocasiona problema social; em muitas cidades essas fam?lias v?o ocupar ?reas sujeitas a inunda??es como as margens dos rios ou desabamentos como nas encostas dos morros.
Mostre fotos desse tipo de constru??es.
Fonte: S?tio: ?Caos Carioca?.Dispon?vel em: <http://www.caoscarioca.com.br/2010/chuva-devastadora-para-o-rio/>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Converse com os alunos sobre os problemas enfrentados pelos moradores de rua, inclusive crian?as. Fale para eles que essa situa??o contraria as leis criadas para garantir o direito ? moradia, amparo e prote??o ?s crian?as. Explique a eles porque isso acontece.
Ressalte:
Existem outras pessoas que n?o t?m casa para morar. Muitas vivem nas ruas, nas pra?as, embaixo de pontes e viadutos ou dentro de cabanas montadas com lona ou pl?stico. Essas pessoas n?o t?m um abrigo para se proteger. O que voc? acha que pode acontecer com uma pessoa que n?o tem onde se abrigar? |
Distribua e leia com eles o poema ?Sem Casa? de Roseana Murray.
Sem casa
Tem gente que n?o tem casa.
Mora ao l?u, debaixo da ponte.
No c?u a lua espia
Esse monte de gente
Na rua
Como se fosse papel.
Gente tem que ter
Onde morar,
Um canto, um quarto,
Uma cama,
O corpo cansado,
Com carinho, com cuidado,
Que o corpo ? a casa
Dos pensamentos.
Fonte: MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato, 1994.
?
Proponha a atividade: ?Registrando...?
Depois de ler o poema, responda com suas palavras:
? |
Mostre tamb?m fotos dessa situa??o:
Fonte: S?tio: Caos Carioca. Dispon?vel em: < http://www.politicabrasileira.com.br/maioria-da-populacao-de-rua-nao-bebe-nem-usa-drogas-mostra-estudo/#>. Acesso em: 02 de out. 2013.
Fonte: S?tio: ?Di?logos Pol?ticos?. Dispon?vel em: <https://dialogospoliticos.wordpress.com/2012/03/16/>. Acesso em: 02 de out. 2013.
?
Socializando: dramatizando a situa??o dos sem tetos
Professor, para finalizar esta atividade proponha que os alunos se organizem em grupos e criem uma situa??o em que v?o representar as dificuldades enfrentadas pelos moradores de rua ?sem tetos?, assim eles ter?o a oportunidade de refletir e demonstrar suas reflex?es, criticidade e criatividade.
?
O Programa Globo Rep?rter exibiu no dia 10/05/2013 um programa ?Moradores de Rua ? A realidade de quem n?o tem casa? dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=TACy7JLsdXA>, acesso em: 02 de out. 2013, que discutiu essa problem?tica. ? bem interessante e vale a pena passar alguns trechos para que os alunos se sensibilizem com as hist?rias de pessoas que perderam a sua casa e sua fam?lia.
?
O v?deo ?Moradores de Rua?, dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=MZf8By44BSY>, acesso em: 02 de out. 2013, em 7 minutos mostra uma reportagem da ?TV antena 10? mostra a vida de 3 moradores de rua de Teresina.
A avalia??o nessa aula tem car?ter formativo, pois o professor deve acompanhar todos os dias, a todo o momento, a aprendizagem ou a n?o aprendizagem de seus alunos, observando como est?o participando das discuss?es em sala de aula, como est?o escrevendo, como realizam as atividades propostas. Para tanto, fa?a registros individuais dos alunos. Avalie seus avan?os e confirme o dom?nio da leitura e da escrita. Ao perceber que uma expectativa em rela??o ? aprendizagem n?o foi realizada por um aluno ou pelo grupo, ? recomend?vel retomar o que est? sendo ensinado e relacionar com o que o aluno j? conseguiu dominar e avan?ar o conte?do conforme o aluno vai compreendendo o que est? sendo apreendido.
Analise se o aluno conseguiu identificar diferentes tipos de moradia, construir legendas em fotos e imagens, compreender e discutir sobre problemas enfrentados por pessoas que constroem suas casas em lugares de risco de desabamento, ou daquelas pessoas que nem possuem casa para morar. E ainda, se desenvolveu linguagem oral e escrita e habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas.
Professor, voc? deve estar preparado para intervir e mediar ? execu??o das atividades e conduzir os alunos para avan?arem na aprendizagem. Sempre que for poss?vel, mostre a seus alunos os seus avan?os.
? importante que voc? conhe?a o tempo individual e a capacidade cognitiva de cada aluno, bem como os seus limites. E ? de fundamental import?ncia que voc? demonstre interesse pelos resultados de seus alunos e comemore com eles o avan?o na aprendizagem dos conte?dos trabalhados.