Anna Fl?via Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
O aluno poder? conhecer a pol?tica nacional de ?Educa??o das Rela??es ?tnico-Raciais? e compreender aspectos pol?ticos, culturais e econ?micos das atuais rela??es entre Brasil e os pa?ses africanos.
N?o s?o necess?rios conhecimentos espec?ficos pr?vios nessa unidade, considerando-se o percurso de um estudante de ensino m?dio.
INTRODU??O
?
A Lei n? 10.639 de 2003 tornou obrigat?rio o ensino de Hist?ria e Cultura Afro-Brasileira na educa??o b?sica. Posteriormente, ela foi regulamentada por meio da Resolu??o n? 1, de 17 de junho de 2004 do Conselho Nacional de Educa??o, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa??o das Rela??es ?tnico-Raciais e para o Ensino de Hist?ria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Apesar dos dez anos de exist?ncia, ainda s?o poucas as escolas que t?m se dedicado mais detidamente a essas discuss?es. Considerando-se a relev?ncia do tema, ? importante coloc?-lo em debate com nossos alunos.
DESENVOLVIMENTO
?
1? Aula
?
O objetivo dessa primeira aula ? analisar como a presen?a maci?a de negros no Brasil determinou importantes elementos da cultura nacional. Para tanto, devemos colocar em discuss?o nossas concep??es sobre a ?frica, a come?ar pela homogeneidade politica e cultura que se presume desse uso terminol?gico. Como imenso continente, a ?frica possui pa?ses com realidades bastante distintas, a despeito de seus aspectos comuns. O professor deve iniciar questionando os alunos sobre o que sabem sobre a ?frica. Podem-se anotar as respostas fornecidas no quadro para que se possa coloc?-las em debate. Provavelmente surgir?o alguns estere?tipos que os alunos ter?o oportunidade de trabalhar ao longo das atividades.
Em seguida o professor deve apresentar o v?deo ?Breve hist?ria da cultura africana?, de aproximadamente 11 minutos de dura??o. Em seguida, o professor pode iniciar um debate, estimulando os alunos a pensarem a respeito de suas pr?prias experi?ncias. A quest?o norteadora pode ser ?como podemos pensar a cultura africana e afro-brasileira??
?
?
- Link para o v?deo ?Breve hist?ria da cultura africana?:
http://www.youtube.com/watch?v=RPzxt1iZGiA
?
2? e 3? Aulas
?
Tradicionalmente, a hist?ria da popula??o negra foi amplamente pensada a partir dos processos de escravid?o. De acordo com a ?Proposta de Plano Nacional de Implementa??o das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educa??o das Rela??es ?tnico-Raciais?, essa tend?ncia levou a predomin?ncia de uma vis?o que circunscreveu o negro como ?mercadoria? do ponto de vista econ?mico, como ?ex?ticos?, em termos culturais e como fr?geis em sua capacidade propositiva e organizativa, na esfera cultural. Sendo assim, termos como objetivos nessas aulas a problematiza??o desses aspectos. Orientaremos os alunos a pensarem as atuais rela??es entre Brasil e ?frica por meio desses tr?s aspectos: econ?mico, pol?tico e cultural. A partir disso, procurar-se-? discutir o papel da cultura afro-brasileira como constituinte da sociedade em que vivemos, retomando a perspectiva dessas popula??es com agentes hist?ricos.
A turma ser? dividida em tr?s grupos, que ficar?o respons?veis pelas pesquisas. Os resultados ser?o apresentados na forma de um texto escrito ao professor e de um Semin?rio a toda turma. Os links sugeridos devem orientar o in?cio da pesquisa, mas n?o restringi-la. ? necess?rio que essas aulas ocorram em Laborat?rio de Inform?tica, caso a escola n?o seja contemplada pelo programa UCA.
?
1? Grupo: Rela??es Econ?micas Brasil ? ?frica.
?
Sites Sugeridos:
http://www.brasilescola.com/geografia/as-relacoes-atuais-estabelecidas-entre-Africa-brasil.htm
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1082171-artigo-as-relacoes-crescentes-entre-brasil-e-africa.shtml
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130520_perdao_africa_mdb.shtml
?
2? Grupo: Rela??es Culturais Brasil ? ?frica.
?
Sites Sugeridos:
?
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/uma_historia_entre_a_africa_e_o_brasil.html
http://oglobo.globo.com/rio/religioes-africanas-merce-da-intolerancia-8471972
http://www.brasilescola.com/africa-do-sul/culinaria-africa-sul.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/comida6.htm
?
3? Grupo: Rela??es Pol?ticas ? Movimento negro e pol?ticas afirmativas.
?
Sites Sugeridos:
?
http://www.brasilescola.com/educacao/sistema-cotas-racial.htm
http://vestibular.brasilescola.com/cotas/lei-das-cotas.htm
http://negros-no-brasil.info/mos/view/Movimento_Negro/
http://mundoafro.atarde.uol.com.br/?tag=intelectuais-negros
?
4? Aula
?
Como atividade final, sugerimos que o professor crie um ?f?rum? na p?gina do facebook, com t?tulo ?As rela??es contempor?neas entre Brasil e ?frica?. O f?rum deve ficar aberto por um m?s a partir dessa aula. O professor deve estimular a participa??o de toda a turma. Em sala de aula, ele convidar? os alunos a acessarem a p?gina e orientar? a participa??o. Os alunos devem realizar ao menos quatro ou cinco contribui??es semanais ao debate. Periodicamente, o professor dever? incluir quest?es que o impulsionem, tendo uma participa??o ativa, mas que privilegie a contribui??o do aluno. Segue abaixo link com tutorial para a constru??o da p?gina:
?
http://viniciuspinto.com/midias-sociais/como-criar-seu-proprio-forum-de-discussao-no-facebook/
?
Quest?es Sugeridas:
?
Sugest?es para o professor:
?
- Link para o artigo ?lista de discuss?o como estrat?gia de ensino-aprendizagem na p?s-gradua??o?, que relata uma experi?ncia educacional de uso de listas de discuss?o na Web:
?
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832008000400017&script=sci_arttext
?
- Link para o texto ?Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias?, dispon?vel no site da Escola de Comunica??es e Artes da USP:
?
- Links:
?
http://www.ufrgs.br/nerint/folder/artigos/artigo40.pdf
http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/ensino-afro-brasileiro-624159.shtml
http://www.webartigos.com/artigos/a-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-a-lei-10-639-63/12161/
Os alunos ser?o avaliados pela adequa??o conceitual das suas pesquisas, mas, sobretudo pela sua capacidade de problematiza??o e participa??o nos debates e F?rum.