Portal do Professor

Início do Conteúdo

O folclore brasileiro na sala de aula: parlendas que divertem e ensinam

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Identificar manifesta??es do folclore brasileiro por meio das parlendas;

?         Compreender o significado de folclore;

.         Ampliar o repert?rio de parlendas;

?         Participar de jogos de m?o atrav?s das parlendas;

?         Realizar atividades para a apropria??o do sistema de escrita alfab?tica;

?         Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpreta??o;

?         Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupo;

?         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? 3 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

?

Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse os s?tios abaixo:

S?tio: ?E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 28 de set. 2013.

S?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 28 de set. 2013.

  

A partir do trabalho sobre parlendas, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

?

  • Participar de intera??es orais em sala de aula;
  • Ler em voz alta, com flu?ncia, em diferentes situa??es;
  • Ler textos (poemas, can??es, tirinhas, textos de tradi??o oral, dentre outros), com autonomia;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Desenvolver a consci?ncia fonol?gica, por meio da explora??o dos sons iniciais das palavras (alitera??o) ou finais (rimas);
  • Usar diferentes tipos de letras em situa??es de escrita de palavras e textos;
  • Identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas;
  • Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais;
  • Valorizar os textos de tradi??o oral, reconhecendo-os como manifesta??es culturais.

?

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

?

BATE PAPO COM O PROFESSOR

?

Professor, a dimens?o ?valoriza??o dos textos de tradi??o oral? engloba a reflex?o sobre a import?ncia da oralidade nas diferentes inst?ncias de participa??o social e a valori?za??o de textos que fazem parte da cultura brasileira e que foram originados e difun?didos na modalidade oral, como muitas receitas culin?rias orais, lendas, parlendas, trava-l?ngua, can??es infantis e outras.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: planejamento e organiza??o da rotina na alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

?

Diante disso, a leitura de textos curtos como poemas, parlendas, cantigas e trava-l?ngua s?o de suma import?ncia no processo de alfabetiza??o. A partir da leitura coletiva dos textos, pode-se realizar v?rias atividades, como: localiza??o de: palavras e frases, pares de palavras que rimam, palavras com s?labas iniciais semelhantes; compara??o de palavras quanto ? quantidade de letras e s?labas, dentre outras. A leitura de textos proporciona a aproxima??o das crian?as aos textos liter?rios e com isto pode-se explorar v?rias compet?ncias relativas n?o s? ? apropria??o do sistema de escrita, mas, tamb?m, habilidades de leitura.

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversifica??o das atividades. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

?

Professor, como sabemos, FOLCLORE ? o conjunto das tradi??es, conhecimentos ou cren?as populares expresso em lendas, can??es, costumes, brincadeiras. Tudo isso faz parte da vida das pessoas e uns v?o contando para os outros, pois ? transmitido pela palavra falada de gera??o em gera??o.

Nesse sentido, o folclore n?o ? apenas algo do passado ele ? vivo e est? presente no nosso dia a dia. O folclore est? nas g?rias que usamos em muitas hist?rias que ouvimos, nas supersti??es, nas brincadeiras, nas can??es, nos jogos, na alimenta??o, adivinhas, parlendas, nas festas juninas, dentre outras manifesta??es.

Como pretendemos abordar o folclore na sala de aula e esse assunto ? demasiadamente extenso, optamos por trabalhar nessa aula sobre as ?Parlendas?.

?

1? atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Conhecendo parlendas...

?

Professor, organize diversos cartazes com parlendas e distribua-os pela sala de aula antes de iniciar a aula. ? medida que os alunos forem chegando, pe?a que observem os cartazes e fa?am a leitura dos mesmos. Se preferir, organize uma apresenta??o no powerpoint com v?rias parlendas para ficar passando no tel?o ou na parede enquanto a turma chega.

?

parlenda 1       parledna 3

Fonte da imagem 1: S?tio: "Carol Campos. Especial parlendas". Dispon?vel em: <http://carolcampos.wordpress.com/2009/12/14/especial-parlendas/>.

Fonte da imagem 2: S?tio: "Criando e recontando". Dispon?vel em:<http://criandoerecontando.blogspot.com.br/2011/09/folclore-parlendas.html>. Acessadas em: 19 de out. 2013>

?

?

Pe?a aos alunos para tentarem ler e permita que eles realizem brincadeiras, a partir das parlendas. Por exemplo: V?rias parlendas viram brincadeiras de m?o realizadas pelas crian?as. Veja algumas:

?

O macaco foi ? feira

n?o sabia o que comprar

comprou uma cadeira

pra comadre se sentar

?

A comadre se sentou

a cadeira esborrachou

coitada da comadre foi parar

no corredor.

?

mao 1

Fonte: S?tio: "Revista Nova Escola". Dispon?vel em:

<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/brincadeiras-regionais-nordeste-trem-maluco-700321.shtml>

Acesso em: 19 de out. 2013.

?

Em seguida, pergunte se todos j? ouviram ou n?o esses textos ou se conhecem outro. Depois do questionamento, explique ? turma que esses versinhos que todos dizem e que, geralmente, s?o ensinados por outras pessoas, colegas ou pela fam?lia fazem parte da tradi??o popular de uma comunidade.

?

2? atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Mais parlendas...

?

Professor, disponibilize v?deos e livros sobre parlendas para os alunos terem contato e no??o desse tipo de texto de tradi??o da cultura oral. Abaixo, segue algumas sugest?es:

?

V?deos:

?

Disponibilize um hor?rio no Laborat?rio de Inform?tica ou oriente-os para utilizarem o laptop Classmate e acessarem na internet o programa Mozilla Firefox  (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) os s?tios:

?

video 1

Fonte: S?tio: ?Youtube?. Dispon?vel em:

<http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk>

Acesso em: 17 de out. 2013.

?

video 2

Fonte: S?tio: ?Youtube?. Dispon?vel em:

<http://www.youtube.com/watch?v=lYDBBimX0Es>.

Acesso em: 17 de out. 2013.

?

Livros:

?

livro 1         livro 2     livo 3  livro 4

Fonte das imagens:

Livro 1 - S?tio: ?Skoob?. Dispon?vel em:<http://www.skoob.com.br/livro/95067-o-jogo-da-parlenda>.

Livro 2 - S?tio: ?Bookess? . Dispon?vel em:<http://www.bookess.com/blog/13-04-2009/aniversario-do-bookess.html>.

Livro 3 - S?tio: ?Fastbooks? . Dispon?vel em:<http://www.fastbooks.com.br/68/literatura-juvenil/423165/parlendas-para-brincar>.

Livro 3 - S?tio: ?Skoob?. Dispon?vel em:<http://www.skoob.com.br/livro/62036-lengalengas_parlendas_recontadas>.

Acessados em: 17 de out. 2013.

?

?

Ou ainda, se preferir, organize a turma em grupos de 4 alunos e solicite que pesquisem sobre parlendas na internet. Veja abaixo alguns s?tios interessantes:

?

?

Fonte: S?tio: "Sua pesquisa". Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm>. 

Fonte: S?tio: "Q divertido" Dispon?vel em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21>.

Acessados em: 16 de out. 2013.

?

?

Pe?a para cada grupo anotar 4 parlendas que ser?o apresentadas ? turma por eles. Para tanto, o grupo precisar? se preparar (ensaiar) para recit?-las. Professor, acompanhe cada grupo na prepara??o da apresenta??o das parlendas. Oriente quanto ? oraliza??o e express?o corporal, de modo que a recita??o fique divertida. Os alunos poder?o recitar coletivamente, individualmente, realizando brincadeiras, dentre outras maneiras.

?

3? atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Interpretando parlendas

Professor, al?m do trabalho oral com parlendas ? de suma import?ncia trabalhar suas caracter?sticas formais de interpreta??o e utiliz?-las em atividades de apropria??o do sistema de escrita alfab?tica. Veja alguns exemplos:

?

Disponibilize para cada aluno a seguinte parlenda:

?

macaco

Fonte: S?tio: "Mgss 2 gracinha". Dispon?vel em: <http://mgss2gracinha.blogspot.com.br/2011/07/parlenda-do-piano.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

?

?

Interpreta??o da parlenda para ser registrada no caderno de L?ngua Portuguesa.

macaco 2

Fonte: S?tio: Alexandra B. Henrique. Dispon?vel em:<http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

?

Outros questionamentos:

?

1)     H? palavras que rimam? Quais?

2)     Voc?s acharam o texto f?cil ou dif?cil?

3)     O texto ? extenso ou curto?

4)     ? necess?rio algum movimento espec?fico para recitar essa parlenda?

5)     Quem ensina esse tipo de texto a outras pessoas?

6)     Esse tipo de texto existe h? muito tempo?

8)     Por que esse tipo de texto ? importante?    

?

ATIVIDADES PARA A APROPRIA??O DO SISTEMA DE ESCRITA ALFAB?TICA

?

Professor, escolha com a turma uma parlenda e pe?a para os alunos ditarem para voc? copiar na lousa. Organize a turma em duplas e fa?a interven??es de forma que todos participem. Em seguida, leia pausadamente com os alunos, apontando as palavras.

A partir da escolha da parlendas, diversas atividades poder?o ser realizadas, com o intuito de acionar os conhecimentos que os alunos possuem sobre o texto, os procedimentos de leitura j? adquiridos e utilizar pistas gr?ficas (letras iniciais, finais, dentre outras.).

?

1) Entregue o texto escrito ?s duplas e pe?a para que os alunos encontrem algumas palavras que ser?o solicitadas, circulando-as com o l?pis de cor. Circule pela sala de aula e fa?a interven??es cab?veis a cada n?vel de escrita, para que todos os alunos concluam a atividade.

?

?

cade

Fonte: S?tio: "Andr?a Rodrigues". Dispon?vel em:<http://andrearodrigues.blogspot.com.br/2012/08/alfabetizacao-e-letramento.html>. Acesso em:  16 de out. 2013.

?

2) Elabore cruzadinhas, ca?a-palavras e atividades de completar com palavras sobre a parlenda estudada.

?

cruzadinha ca??a

complete

Fonte das imagens: S?tio: "Para?so dos professores". Dispon?vel: <http://paraisodosprofessores.blogspot.com.br/2011/11/parlendas-cade-o-toucinho.html>. Acessadas em: 16 de out. 2013.

?

3) Disponibilize a cada dupla, textos fatiados em tiras de cartolina para os alunos montarem a parlenda. Organize as duplas, a partir da aproxima??o dos n?veis de escrita alfab?tica, para que a atividade seja significativa aos alunos.

Exemplos:

?

?         Para os alunos pr?-sil?bicos o texto dever? ser entregue em tiras de frases e com ajuda do banco de dados, ou seja, parlenda na ?ntegra.

?         Para os alunos sil?bicos o texto dever? ser entregue em tiras de frases, sem o banco de dados;

?

ordene

Fonte: S?tio: "Alexandra B. Henrique". Dispon?vel em: <http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

?

?         Para os alunos sil?bico-alfab?ticos as tiras poder?o ser de palavras.

?

veneno

Fonte: S?tio: "Alexandra B. Henrique". Dispon?vel em: <http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out. 2013.

?

?         Para os alunos alfab?ticos o texto poder? ser fatiado em s?labas.

?

Depois que todas as duplas terminarem pe?a para lerem em voz alta para a turma.

?

4) Outra op??o seria trabalhar com textos lacunados para os alunos identificarem as palavras que est?o faltando. Em seguida, solicite que escrevam nos espa?os em branco as palavras que faltam;

?

dedo

Fonte: S?tio: "Alexandra B. Henrique". Dispon?vel em: <http://alexandrabhenrique.blogspot.com.br/2013/05/blog-post.html>. Acesso em: 16 de out.  2013.

?

5) Com a parlenda escrita na lousa pe?a para cada dupla ler determinada frase apontando palavra por palavra.

6) Outra estrat?gia seria montar a parlenda com o alfabeto m?vel.

7) Providencie a parlenda escrita com v?rios tipos de letras e pe?a para os alunos transcreverem no caderno de L?ngua Portuguesa com a letra cursiva.

8) Atividades que envolvam segmenta??o de palavras s?o cruciais no processo de alfabetiza??o. Assim, providencie parlendas escritas sem os espa?amentos em branco para o aluno identificar cada palavra.

?

feij??o

?

Fonte: S?tio: "Construindo na sala multi especial". Dispon?vel em: <http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com.br/2013/05/trabalho-com-parlendas-e-trava-linguas.html>. Acesso em:  16 de out.  2013.

Recursos Complementares

Sugest?es para professores:

S?tio: "Revista Nova Escola - Artigo: Leitura de parlendas na alfabetiza??o inicial?. Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/leitura-parlendas-alfabetizacao-inicial-607749.shtml>. Acesso em: 12 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registros di?rios para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ao reconhecimento das parlendas e seus usos, envolvimento com a tem?tica, bem como os avan?os no sistema de escrita alfab?tica. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos, bem como sanaram as dificuldades e refor?aram os ?xitos apresentados durante a realiza??o das atividades sugeridas. Observe sempre as hip?teses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avan?os ou dificuldades, pois estas ajudar?o no processo de forma??o do aluno. Por meio desse quadro, ? poss?vel, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.

?

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.

Escola: ______________________________________________________________

Aluno: _______________________________________________________________

?

?

An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de Escrita Alfab?tica

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o pr?prio nome.

?

?

?

?

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

?

?

?

?

Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos.

?

?

?

?

Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros.

?

?

?

?

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais.

?

?

?

?

Compreende que palavras compartilham certas letras.

?

?

?

?

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras.

?

?

?

?

Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

?

?

?

?

Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas.

?

?

?

?

Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.

?

?

?

?

Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas.

?

?

?

?

L?, ajustando a pauta sonora ao escrito.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

?

?

?

?

  Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.