Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dilema Moral: como você se posicionaria?

Autor e Co-autor(es)

Marta Regina Alves Pereira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Fátima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Pensar sobre sua conduta e a de outros a partir de situações dilemáticas.
  • Exercitar a capacidade de se posicionar, de fazer escolhas, de argumentar, diante de um dilema moral.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Apresentação pelo professor do seguinte dilema moral:

Um colega quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que roubou o boné do Pedro, um colega de sala. Quando a professora pergunta quem pegou o boné do Pedro, o que você faz? Conta a verdade à professora ou omite o que sabe?

2º Momento:

O professor deve incentivar o debate acerca dos argumentos utilizados para justificar as posições tomadas pelos alunos frente ao dilema apresentado.

3º Momento:

O professor solicita aos alunos que pensem e expressem oralmente situações vividas em diversos grupos sociais: família, escola, amigos, em que tiveram que tomar uma posição frente a elas e as consequências advindas da posição tomada.

4º Momento:

O professor, como mediador do debate, articula as situações relatadas pelos alunos com princípios norteadores da moral e da ética que regem as condutas humanas, tais como: honestidade, verdade, lealdade, respeito, solidariedade, confiança e outros.

Recursos Complementares

Sugestão de leituras complementares para o professor:

Marton, Fábio. Dilemas morais: o que você faria? Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-voce-faria-447542.shtml

Piaget, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe perceber como lida com as diferentes posições tomadas pelos alunos frente a situações dilemáticas, no cotidiano escolar.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual. Em que a aula contribuiu para refletir sobre o seu posicionamento frente às situações que exigem julgamento e escolha.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões. Capacidade de se posicionar e de argumentar frente ao dilema moral. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas.