Portal do Professor

Início do Conteúdo

Adicionar e subtrair com o Material Dourado

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Conhecer o Material Dourado;

?         Desenvolver experi?ncias concretas para conduzir abstra??es mais complexas;

?         Realizar opera??es de adi??o e de subtra??o utilizando o Material Dourado;

?         Compreender o sistema de numera??o decimal;

?         Desenvolver racioc?nio l?gico matem?tico;

?         Aperfei?oar a leitura e a escrita de numerais;

?         Registrar as atividades realizadas;

?         Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;

?         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

?

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informa??es acesse os s?tios abaixo:

?

S?tio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 16 de out. 2013.

S?tio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 16 de out. 2013. 

?

A partir do trabalho com o Material Dourado, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo ?N?meros e opera??es?.

?

direitos 1mat 2

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012.  p. 28.

?

1? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, sabemos que o manuseio e o conhecimento do Material Dourado s?o de suma import?ncia para a compreens?o do sistema de numera??o decimal. Nesse sentido, antes de trabalhar com as opera??es matem?ticas, sugerimos que acesse algumas aulas para realizar atividades sobre o reconhecimento e usos do Material Dourado, disponibilizadas no Portal do Professor:

?

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52240>

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32130>

Acessadas em: 16 de out. 2013.

?

Ap?s esses momentos, realize com a turma situa??es de adi??o e de subtra??o com algoritmo usual dessas opera??es, por?m utilize de outros materiais para tal objetivo. Nessa aula, utilizaremos como recurso, o Material Dourado.

Organize a turma em grupos de 4 alunos e disponibilize uma caixa de Material Dourado para cada grupo e 4 sinais de adi??o, 4 sinais de igualdade e numerais feitos em pap?is.

?

material dourado

Fonte: S?tio: "Cirandas". Dispon?vel em: <http://cirandas.net/myprofile/art-gravata/manage_products/show/46091>. Acesso em: 19 de out. 2013.

?

Proponha um momento para os alunos realizarem opera??es de adi??o sem reserva, utilizando o Material Dourado e usando a menor quantidade de pe?as. Exemplo: Para formar o n?mero 20, os alunos devem mostrar 2 barrinhas e n?o 20 cubinhos.

?

Em seguida, explique ? turma que voc? ir? ditar uma opera??o de adi??o e os alunos dever?o mont?-la na mesa, usando o Material Dourado, os sinais e para apresentar o resultado, os alunos dever?o utilizar os numerais.

?

Veja a opera??o ditada:

?

30 + 5

?

calculo 1

?

Se voc? j? introduziu o conceito de centena a atividade poder? ser realizada com n?meros maiores.

?

?

Opera??o ditada:

?

350 + 140

?

calculo 2

?

?

Exemplo utilizando a unidade de milhar: 2326 + 1052

?

primeira metade

                                   +

outra metade            = 3378

?

Realize v?rias situa??es de adi??o para o entendimento da turma. Logo ap?s prepare uma atividade sobre o jogo para ser registrada no caderno de Matem?tica. Veja alguns exemplos:

?

Observe a adi??o com Material Dourado, depois preencha o resultado e escreva como se diz a opera??o por meio de dezenas e unidades.

?

?

registro 1

?

pateta    professora

Fonte das imagens dispon?vel em:<https://docs.google.com/file/d/0B7kFfJctvsXkclhVRnZmQ0VOVkk/edit?usp=sharing&pli=1>.  Acesso em: 16 de out. 2013.

?

2? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, a mesma atividade poder? ser realizada no momento de se trabalhar a adi??o com reserva. Dite ? turma um c?lculo de adi??o com reserva, exemplo 15 + 9, e pe?a para os alunos montarem as parcelas e agruparem as pe?as. Quando os alunos juntarem os 14 cubinhos (5+9) dever?o trocar os 10 cubinhos por 1 barra, obtendo o resultado 24. Veja:

?

madeira

Fonte: S?tio dispon?vel em:<http://www.biblioteca.ajes.edu.br/arquivos/monografia_20111021122858.pdf>. Acesso em: 18 de out. 2013

?

Explique que uma opera??o de adi??o com reserva significa que a soma de dois algarismos ultrapassa 10 unidades. Por isso, os jogos de troca com o Material Dourado trabalhados em outras aulas se fazem t?o importante.

?

Observe a explica??o da seguinte opera??o: 

1355 + 1377

imagem 1

?

Reunindo as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, fica-se com:

imagem 2

?

Em seguida, deve-se reunir as 10 unidades (cubinhos) e troc?-los por uma dezena (barra) e depois adicionar dez dezenas e troc?-las por uma centena (placa).

imagem 3

?

Resultado:

imagem 4

?

A seguir, proponha atividades de registro no caderno de Matem?tica:

?

adi??oes com reserva     adi??oes 2

Fonte das imagens dispon?vel em:<https://docs.google.com/file/d/0B7kFfJctvsXka01PVnpjX2lOVkE/edit?usp=sharing&pli=1>.  Acesso em: 16 de out. 2013.

?

3? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, o Material Dourado tamb?m poder? ser utilizado na compreens?o das opera??es de subtra??o. Ao se fazer a subtra??o, utilizando o Material Dourado, pode-se primeiro subtrair as placas, depois as barras e ent?o os cubinhos. Os alunos devem dominar bem o mecanismo do algoritmo da adi??o e subtra??o, iniciando os c?lculos sem realizar reagrupamentos, fazendo, desta forma, gradativamente as dificuldades.

?

Apresente ? turma a opera??o em que o minuendo ? formado por dois algarismos e o subtraendo por um algarismo, n?o sendo necess?rio o reagrupamento:

?

16 - 5

subtra????o

?

Solicite que os alunos fa?am os c?lculos utilizando o Material Dourado. Sugerimos que o trabalho seja realizado em grupos como nas outras atividades ou em duplas, para aproximarem os pares.

?

?

Professor, outras opera??es sem recurso poder?o aparecer quando no minuendo aparecer n?meros maiores que o subtraendo. Veja o exemplo a partir da opera??o:

?

375 - 234

subtra????o 2

?

Retira-se 4 unidades, 3 dezenas e 2 centenas e restar?:

subtra????o 3

?

J? nas opera??es de subtra??o com recurso, o subtraendo apresenta em qualquer posi??o (unidade, centena, dezena e outros) n?meros maiores que o minuendo.

?

Opera??o:

457 -273

algoritimo 1

?

O que se faz na subtra??o ? decompor uma dezena em unidades e acrescent?-la ?s unidades ou decompor uma centena em 10 dezenas e acrescent?-las ?s dezenas.

Sendo assim, apresente um algoritmo da subtra??o com recurso e pe?a para represent?-lo por meio do Material Dourado.

?

Veja o n?mero 457 do exemplo acima:

?

algo 2

?

Como n?o ? poss?vel retirar 7 dezenas de 5 dezenas, decomp?e-se 1 centena em 10 dezenas e, estas dezenas s?o acrescentadas ?s 5 dezenas que se tinha. Ap?s o desagrupamento de uma centena em dez dezenas, fica-se com:

?

algo 3

?

Retirando-se  2 centenas, 7 dezenas e 3 unidades restam 184

?

algo 4

?

? necess?rio que o aluno compreenda bem o sistema de numera??o decimal de base dez, no qual um algarismo ? esquerda de outro vale dez vezes mais do que valeria se ocupasse aquele lugar. ? isto que permite desagrupar uma centena e transform?-la em dez dezenas; desagrupar uma dezena e transform?-la em dez unidades.

?

ATIVIDADES DE REGISTRO ADI??O E SUBTRA??O COM RECURSO

?

ati preto    ati vermelho

Fonte das imagens dispon?vel em:<https://docs.google.com/file/d/0B7kFfJctvsXkZVFkaGduWHRjUVU/edit?usp=sharing&pli=1>. Acesso em: 16 de out. 2013.

?

4? Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, os alunos devem praticar  c?lculos de adi??o e subtra??o. Portanto, utilize de algumas estrat?gias para tornar a atividade atraente e motivadora.

Uma sugest?o seria criar o quadro posicional com fita adesiva colorida e fichas indicando as centenas, dezenas e unidades (CDU) em cima da mesa dos alunos. Disponibilize fichas com algarismos para os alunos montarem adi??es e subtra??es e resolverem a opera??o no quadro posicional, de acordo com as explica??es expostas nas atividades anteriores.

?

fita

Fonte da imagem dispon?vel em:<http://www.slideshare.net/AnaLopesdeSouza/brincando-com-jogos>. Acesso em: 16 de out. 2013.

?

VARIA??O:

?

Ao inv?s de usar o Material Dourado, podem realizar os c?lculos utilizando o dinheirinho. Geralmente, esses dinheirinhos v?m disponibilizados no final do livro did?tico de Matem?tica ou s?o facilmente encontrados em lojas populares.

?

fita dinheirinho

Fonte da imagem dispon?vel em:<http://www.slideshare.net/AnaLopesdeSouza/brincando-com-jogos>. Acesso em: 16 de out. 2013.

Recursos Complementares

Sugest?es para professores:

S?tio: "Londrina. Caderno de atividades e jogos: material dourado e outros recursos". Dispon?vel em: <http://www.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_educacao/canal_educativo/mat_material_dourado.pdf>.

S?tio: "Londrina. Diversas atividades para serem realizadas sobre material dourado". Dispon?vel em: <http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14751&Itemid=147>.

Acessados em: 16 de out. 2013.

Sugest?es para alunos:

S?tio: Blog: "Info 1 maio. Jogo online de adi??o e subtra??o com material dourado". Dispon?vel em:<http://info1maio.blogspot.com.br/2013/05/adicao-e-subtracao-com-material-dourado.html>. Acesso em: 19 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente.  Sugerimos que fa?a registros di?rios para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ? identifica??o e usos do Material Dourado, bem como as opera??es de adi??o e subtra??o que foram trabalhadas nessa aula. Dessa forma, ? poss?vel, analisar o rendimento dos alunos pensando nas solu??es para que, efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre: as opera??es com o Material Dourado, as trocas realizadas que caracterizam o sistema de numera??o decimal, bem como as dificuldades e ?xitos apresentados durante a realiza??o das atividades sugeridas. Observe sempre as hip?teses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avan?os ou dificuldades, pois estas ajudar?o no processo de forma??o do aluno.