Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? Ler e recitar poesias;
? Usar a linguagem po?tica no cotidiano da escola;
? Realizar um recital de poesias;
? Diferenciar tipos de textos;
? Estudar a biografia de alguns autores;
? Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
?
Professor, por meio do Portal do Professor, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar ideias sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, o que contribui significativamente para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse os s?tios abaixo:
S?tio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>, voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 12 de out. 2013.
S?tio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 12 de out.2013.
A partir do trabalho com poesias, evidenciamos a possibilidade de abordar os direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao eixo - Oralidade, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa:
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p. 35.
?
Professor, o PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA, sugere atividades para que os alunos desenvolvam flu?ncia na leitura.
?As atividades envolvendo a flu?ncia em leitura n?o podem ficar em segundo plano na pr?tica do professor. ? necess?rio solicitar a leitura de textos, sejam eles curtos ou n?o que exploram o extrato sonoro das palavras, podem ajudar nesse processo. Al?m deles, outras atividades podem ser sugeridas?:
?
?
?? importante que dentro da rotina da sala de aula seja disponibilizado um hor?rio para esse tipo de encaminhamento, a fim de que essa pr?tica fa?a parte do dia a dia dos jovens leitores. As crian?as podem fazer uso desse espa?o, em momentos livres; ao terminar uma determinada atividade; antes da professora iniciar as atividades do dia; aguardando os pais no momento da sa?da; ou ainda, em um determinado dia da semana os alunos podem se dirigir para esse cantinho, a fim de escolher o livro que levaria para casa no final de semana; de ler para os colegas em pequenos grupos; de fazer a leitura coletiva para o grande grupo; de ouvir a leitura pelo professor; de realizar pesquisas para o desenvolvimento dos projetos did?ticos realizados em sala de aula.
Al?m disso, outros momentos envolvendo a leitura podem ser sugeridos em sala de aula, tais como:
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: o ?ltimo ano do ciclo de alfabetiza??o: consolidando os conhecimentos. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p.14-15.
?
?
Professor, a poesia convida o leitor a brincar com os sons e sentidos das palavras. A leitura de poemas pode proporcionar aos alunos momentos de intenso prazer no contato com a linguagem, pois se aprende muito com a l?ngua, lendo, ouvindo, recitando ou se deliciando com os sons e as rimas presentes em um poema.
?
Fonte: S?tio: ?Slide Share. Caderno de orienta??es ? Poemas. Projeto Trilhas?. Dispon?vel em: <http://www.slideshare.net/Cidasol1/caderno-de-orientacoespoemas>. Acesso em: 12 de out. 2013.
?
Os poemas ocupam espa?o nos recitais, saraus, festas populares, nos lares das crian?as, dentre outros. Por isso, devemos apropriar de pr?ticas que acontecem fora da escola e trazer para o cotidiano do aluno, da escola, para resgatar a tradi??o oral.
Nesse sentido, convide os alunos a brincarem com a poesia apresentando a eles o poema de Jos? Paulo Paes:
?
Convite
?
Poesia
? brincar com as palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pi?o.
S? que bola, papagaio, pi?o
de tanto brincar se gastam.
As palavras n?o:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a ?gua do rio
que ? ?gua sempre nova.
Como cada dia
que ? sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
?
Organize a turma em grupos e fa?a o poema CONVITE fatiado em versos e coloque em um saquinho para cada grupo. Solicite que montem e formem um poema com as tiras. Ao final, pe?a para cada grupo ler a poesia que constru?ram ? turma e ap?s apresente o poema original. Com essa atividade, identificamos que a l?ngua ? viva e outros poemas a partir desse poder?o ser formados.
?
?
Professor, sugerimos que elabore um banco de textos e livros com poemas para que os alunos possam conhecer sua estrutura, caracter?sticas, para realizarem leitura deleite, bem como atividades sistematizadas que voc? poder? propor. Abaixo, sugerimos alguns livros e poemas:
?
Fonte das imagens:
Livro: "Uma letra puxa a outra". Dispon?vel em: <https://www.skoob.com.br/livro/95064-uma-letra-puxa-a-outra>.
Livro: "Isso isso". Dispon?vel em: <http://www.americanas.com.br/produto/7177791/livro-isso-isso>.
Livro: "111 poemas para crian?as". Dispon?vel em: <http://www.pontofrio.com.br/livros/LiteraturaInfantojuvenil/Juvenil/111-Poemas-Para-Criancas-Sergio-Capparelli-173271.html>.
Acesso em: 12 de out. 2013.
?
Solicite que cada aluno escolha um poema, leia e fa?a um desenho sobre o que imaginou ao ler a poesia. Depois, um de cada vez, dever? ler as informa??es sobre o poema:
?
?
Em seguida exponha os trabalhos no mural da sala de aula.
?
Professor, os alunos poder?o ao longo do trabalho identificar as caracter?sticas e estruturas dos poemas, palavras que rimam, brincar com rimas, criar versos, elaborar lista de palavras que acham bonitas, com o intuito de culminar em uma apresenta??o, como por exemplo, um recital de poesias.
?
?
?
Professor, apresente ? turma, algum livro de poemas, sugerimos especialmente, os livros de Vin?cius de Moraes, pois nesse ano de 2013, comemora-se o seu centen?rio. Exemplo: livro ?A arca de No??. Chame aten??o para a biografia do poeta, bem como as caracter?sticas pr?prias de um livro de poemas. Mostre o sum?rio, por exemplo, e diga que ali est?o escritos os t?tulos de todos os poemas do livro. Pergunte:
?
?
Em seguida fa?a perguntas:
?
?
Leia mais de um poema mostrando, inclusive, a forma gr?fica (verso e estrofe) e indague-os:
?
?
Convidando os alunos para observarem o livro de poemas e escutando a leitura de alguns deles, voc? favorecer? que eles aprendam comportamentos leitores e explorem o livro como objeto, conhecendo suas caracter?sticas. Ao conversar sobre a maneira como os poemas s?o lidos, voc? possibilita que os alunos identifiquem diferen?as entre a leitura de diversos textos. Ao propor que observem a forma gr?fica do poema, possibilita que ampliem seu conhecimento sobre a estrutura do texto para al?m de seu conte?do.
?
Professor, como a proposta ao final ? realizar um recital de poesias com os alunos, ? importante que conhe?am v?rios poemas e poetas. Para tanto, organize momentos de leitura e aprecia??o dos poemas, de forma a garantir que memorizem alguns deles. Para que possam saber de mem?ria alguns poemas, ? importante sempre voltar ao livro e rel?-los, convidando os alunos a recitar. Com essa pr?tica eles tamb?m podem ganhar desenvoltura na oralidade.
Crie situa??es de leitura que motivem o aluno ? recep??o do texto; promova um clima de liberdade em sala de aula ou fora dela e que propicie o gosto pela leitura; sugira atividades variadas que possibilitem a recorr?ncia a outras formas de express?o, tendo como suporte a leitura realizada.
Dessa forma, as poesias continuar?o a ser exploradas paulatinamente, ou seja, a cada dia pode-se realizar atividades que contribuam para o envolvimento do aluno com a leitura.
Veja algumas situa??es, a partir da leitura de poemas:
?
Atividade 1: Hora da leitura deleite;
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Alunos do 2? ano C da Escola de Educa??o B?sica da UFU, no momento da leitura deleite. Professora: Mariane
?
Atividade 2: Releitura com a fam?lia;
Atividade 3: Representa??o do poema por meio de desenhos;
?
Fontes das imagens:
Imagem 1 - Dispon?vel em: <http://5serieartecbc.blogspot.com.br/2012/06/monocromia-e-poesia.html>.
Imagem 2 - Dispon?vel em: <http://conversamineira.blogspot.com.br/2011/09/bolhas-de-sabao-e-alegria-em-dobro.html>.
Acessadas em: 19 de out. 2013.
?
Atividade 4: Constru??o de brinquedos a partir do poema
?
Exemplo de brinquedo constru?do com argola e palito de pirulito para brincar de bolinha de sab?o.
Fonte: S?tio: "Portal do professor".
Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10303>.
Acesso em: 19 de out. 2013.
Atividade 5: Participa??o em brincadeiras propostas no livro. Na imagem abaixo as crian?as brincam com bolinhas de sab?o depois de conhecerem a poesia Bolinha de Sab?o do livro Folclorices de brincar.
?
Fonte da imagem: S?tio: "Conversa mineira". Dispon?vel em:
<http://conversamineira.blogspot.com.br/2011/09/bolhas-de-sabao-e-alegria-em-dobro.html>.
Acesso em: 19 de out. 2013.
?
Professor, proponha situa??es em que a escola esteja envolvida com os poemas na din?mica do cotidiano escolar. Nesse sentido, selecione juntamente com a turma alguns poemas para serem distribu?dos: no p?tio da escola, na cantina, na secretaria, na biblioteca ou em outro local. A proposta ? transformar esses espa?os com varais de poesias.
?
Fonte: S?tio: "Sempre a ler mais". Dispon?vel em:<http://semprealermais.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html>. Acesso em: 19 de out. 2013.
?
Converse com os profissionais desses espa?os e explique sobre a import?ncia da leitura e em especial das poesias no nosso dia a dia. O objetivo dessa atividade ? que a leitura chegue tamb?m a outros espa?os. Portanto, os alunos poder?o levar as poesias nesses espa?os e/ou cada profissional da escola poder? completar o varal com alguma poesia que goste.
?
Professor, voc? poder? se caracterizar como um personagem da poesia, por exemplo: a bailarina, de Cec?lia Meireles. Recite o poema e convide a turma e os demais profissionais da escola para desfrutarem da exposi??o. Em seguida, estimule o grupo a ler em voz alta um poema e no decorrer da atividade recite ou leia outras poesias.
?
?
Professor, para a apresenta??o do recital de poesias ? necess?rio que os alunos estejam seguros de suas apresenta??es. Mediante as atividades trabalhadas nessa aula, eles estar?o bem pr?ximos e envolvidos com os poemas. Na semana que anteceder o recital, solicite que os alunos leiam suas poesias para os colegas, na sala de aula, com o intuito de realizar uma avalia??o sobre a leitura e o modo de recitar a poesia (ritmo, desenvoltura) considerando as seguintes quest?es:
?
?
Lembre-os que a avalia??o dever? ser pautada no respeito ao colega. Posteriormente, discuta com eles a natureza do recital.
Por exemplo:
?
?
Decidida a natureza do recital, ? importante que seja desenvolvido, pelo menos, dois ensaios com os alunos, visando:
?
?
Independentemente da forma de apresenta??o, para que os poemas escolhidos pelos alunos sejam compartilhados e seus conhecimentos ampliados, sugerimos que escolha um espa?o adequado: biblioteca, p?tio, corredores da escola ou a pr?pria sala de aula. Crie um ambiente acolhedor para leitura, coloque m?sica instrumental ao fundo dependendo do poema, um palquinho de madeira, som e microfone, almofadas e tapetes para a plateia, os alunos poder?o procurar figurinos para caracterizar os personagens.
?
Proponha tamb?m a elabora??o do convite para as fam?lias e/ou outras turmas e profissionais de toda a escola para vierem assistir ao recital. Para tanto, trabalhe com esta modalidade de texto, chamando a aten??o para os itens necess?rios ao convite.
O s?tio seguinte sugere alguns modelos de convites: S?tio: "Office Microsoft". Dispon?vel em: <http://office.microsoft.com/pt-br/templates/results.aspx?qu=modelos+de+convites&ex=1&origin=FX010059549#ai:TC102626006|>.
Acesso em: 12 de out. 2013.
?
O recital ? um momento rico em intera??o, aprendizagem e divers?o. Os alunos, seus familiares e toda comunidade escolar ter?o a oportunidade de interagir e emocionar, bem como ampliar sua cultura e desenvolver a leitura.
Observa??o: Avaliar o desempenho dos alunos em um recital de poesias nem sempre ? f?cil. Alunos que, de repente, se dedicaram bastante, podem n?o se sair muito bem no que tange ? expressividade po?tica. Busque caminhos avaliativos que equilibrem esses fatores. O recital de poesias ? uma atividade de intenso valor po?tico, liter?rio, cultural e lingu?stico.
?
?
?
Ap?s o per?odo de explora??o de livros e poemas, organize os alunos em grupos e providencie uma poesia do livro para cada grupo. Cada aluno dever? ler com aten??o, reescrever e memorizar a poesia que ser? recitada.
Juntamente com o professor da disciplina Artes, organize um hor?rio e apresente aos alunos as obras de Gilbert e George, dois artistas que criaram esculturas vivas. Para saber mais sobre esses artistas, acesse o s?tio dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilbert_%26_George>. Acesso em: 19 de out. 2013.
Veja um exemplo de escultura viva:
Fonte: S?tio: "Fotothing". Dispon?vel em: <http://www.fotothing.com/LuisAbanto/photo/e86337c1d81d8d7a44e569a0b58748c0/>. Acesso em: 19 de out. 2013.
?
O objetivo desse trabalho ? que os alunos sejam est?tuas vivas espalhadas por toda a escola para chamar a aten??o das pessoas e assim recitarem poesias. Para tanto, os pr?prios alunos da turma estar?o posicionados como est?tuas, e as est?tuas vivas apenas ir?o se mexer quando chegar algu?m para apreciar o trabalho. A poesia poder? ser recitada individualmente ou de forma coletiva. Se houver apresenta??es coletivas os integrantes do grupo dever?o ficar bem pr?ximos. Chegando um apreciador, cada aluno ou grupo ir? se mexer e se posicionar para recitar a poesia, quando terminar de recitar os alunos voltam em suas posi??es de est?tuas.
?
?
Fonte: S?tio: "Editora Projeto". Dispon?vel em:<http://www.editoraprojeto.com.br/recital-de-poesias-com-estatuas-vivas/>. Acesso em: 19 de out. 2013.
?
Os alunos devem ser estimulados desde o in?cio da aula, a fim de despertar o desejo pelo mundo da leitura de uma forma desafiante e gratificante. Nesse sentido, os alunos v?o compreender que aprendemos a ler e a escrever por um motivo muito especial que ? a comunica??o, reconhecendo e aplicando a verdadeira fun??o da leitura e da escrita na vida deles como algo importante e valioso.
Registre o evento por meio de filmagem ou fotos e divulgue para a escola, assim voc? estar? estimulando a turma e os outros alunos que tamb?m ficar?o curiosos sobre a apresenta??o.
Sugest?es para professores:
S?tio: "Revista Nova Escola?. Artigo: Usar a poesia para desenvolver a oralidade. Dispon?vel em:<http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/usar-poesia-423627.shtml>. Acesso em: 12 de out. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que fa?a registros di?rios para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ao reconhecimento dos poemas, usos e adequa??es de versos e estrofes, envolvimento com tem?tica, bem como os avan?os no sistema de escrita alfab?tica. Dessa forma, ? poss?vel, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos, bem como as dificuldades e ?xitos apresentados durante a realiza??o das atividades sugeridas. Observe sempre as hip?teses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avan?os ou dificuldades, pois estas ajudar?o no processo de forma??o do aluno.