BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Jogos: Valores hist?ricos |
Vivenciar jogos e brincadeiras antigos a partir das imagens da Obra de Pieter Brueghel. Descobrir novas formas de brincar com seu corpo e com o corpo do outro. Compartilhar com seus colegas de turma viv?ncias de brincadeiras dos seus pais e av?s. Compreender que os jogos e as brincadeiras est?o presentes em diferentes ?pocas, ou seja, como pr?tica social, hist?rica e cultural.
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Recursos: Imagem da Obra
Fonte: http://www.rupert.id.au/TJ521/bruegel_la.jpg
Dura??o: Aproximadamente de 15 minutos
Descri??o: Na sala ou em algum espa?o o(a) professor(a) projetar? a imagem da Obra de Pieter Brueghel para que os alunos conhe?am a riqueza que a obra possui. Neste momento, o(a) professor(a) deve destacar que os jogos e as brincadeiras est?o presentes em diferentes ?pocas. Logo, pedir? para que os alunos tentem identificar jogos e brincadeiras que est?o na imagem. O(A) professor(a) pode dar dicas, destacar e expor nomes de brincadeiras que se assemelham com as presentes no quadro.
Atividade 2: ?Brincando com as imagens?
Dura??o: aproximadamente 80 minutos
Descri??o: Em um momento posterior a aula, o(a) professor(a) escolher? 5 (cinco) pontos da Obra onde aparecem jogos e brincadeiras, como destacado abaixo:
O(A) Professor(a) dividir? a turma em 5 grupos. Cada grupo receber? um ?fragmento? da Obra e tentar? construir a brincadeira que se assemelha a da imagem. Cada grupo ter? aproximadamente 15 minutos para tentar construir a brincadeira. No momento da constru??o e apresenta??o das brincadeiras e das brincadeiras um membro de cada grupo poder? registrar em uma m?quina fotogr?fica as atividades. Professor(a), ? importante seu aux?lio aos grupos, dando dicas e esclarecendo d?vidas. Em seguida, o(a) professor(a) reunir? todos os grupos e cada um ter? aproximadamente 15 minutos para compartilhar com turma sua brincadeira.
Possibilidades de Amplia??o:
Quanto ao Espa?o: Incentive os alunos a utilizarem diversificados espa?os da escola. Nesta aula, a sala ? uma alternativa para exibi??o da imagem projetada na parede.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar aos alunos observarem como as pessoas est?o representadas na imagem, como exemplos: crian?as brincando com adultos, homens com mulheres, mulheres com mulheres, dentre outras.
Quanto ao Material: Deixe que os alunos utilizem materiais diversificados para constru?rem as brincadeiras: bambol?s, pneus, bolinhas de gude, pedras etc.
Possibilidades de A??es Interdisciplinares:
Componentes Curriculares: Geografia, Hist?ria, Artes Visuais e Educa??o F?sica
Tendo a Obra como refer?ncia, a disciplina de Geografia, em conjunto com a Educa??o F?sica, poder? elaborar reflex?es no que diz respeito aos aspectos dos espa?os das cidades. Ultimamente, temos acompanhado grandes mudan?as no modo de viver nas grandes cidades, na qual a ocupa??o do espa?o da rua fica por conta dos carros. Consequentemente os sujeitos se apropriam cada vez menos desse espa?o para a realiza??o de brincadeiras, estas restristas aos parques, aos condom?nios e aos apartamentos. A partir dessas reflex?es os professores poderam elencar elementos para construir reflex?es a respeito do uso e da apropria??o do espa?o urbano pelas crian?as. Os alunos realizar compara??es de imagens entre a Obra e imagens das cidades atuais (imagem abaixo). ? poss?vel fazer visitas aos espa?os da cidade e estes serem registrados e utilizad os posteriormente nas aulas de Artes Visuais. Exemplo de compara??o de imagens:
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14973517-EX,00.jpg, acessado em 25 de agosto de 2009.
O mesmo pode ser feito em conjunto com a diciplina de Hist?ria, onde os alunos ir?o pesquisar a hist?ria das cidades antigas, mudan?as e ocor?ncias hist?ricas. Observar as vestimentas, relacionar com os usos atuais das roupas.Os alunos podem fazer pequenas entrevistas com pais, av?s e familiares, perguntando como era brincar na rua, os encontros com os amigos, as brincadeiras, dentre outras possibilidades.
Na disciplina de Artes Visuais, os professores poder?o exibir imagens do pintor e suas obras. Pintar imagens de brincadeiras realizadas nas aulas de Educa??o F?s?ca. Criar filmes e cenas das aulas e elaborar curtas para serem exibidos na escola.
Por fim, ? poss?vel criar maquetes sobre a tem?tica, utilizando fragmentos da Obra, a??es das crian?as nas aulas de Educa??o F?sica (vide atividade 2), dentre outras.
Video: Obras de Pieter Brueghel
Imagens Antigas das Grandes Metr?poles:
http://www.youtube.com/watch?v=0Sve1gvR5uw
Brincadeiras Antigas:
No momento final da aula, a partir das imagens e das brincadeiras constru?das pelos alunos(as) o(a) professor(a) poder? realizar um bate papo com os alunos, ponderando suas observa??es durante a atividade e perguntando aos alunos suas impress?es e sensa??es. O registro fotogr?fico pode ser utilizado como forma de avalia??o e para que, posteriormente, seja parte integrante de um mural dos jogos e brincadeiras.