Rosângela Menta Mello, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Compreender o funcionamento de carros elétricos e a sua importância para o meio ambiente, tendo em vista o aquecimento global.
Identificar em situações do cotidiano, fenômenos físicos, e pesquisas relacionados com os carros elétricos.
Aula 01:
O professor pode iniciar a aula comentando sobre a tecnologia dos carros elétricos, apresentando o seguinte recorte de notícia do site da Associação Brasileira do Veículo Elétrico - ABVE. Disponível em: http://www.abve.org.br/destaques/2009/destaque09037.asp acessado em 01/08/2009.
Questione se eles já conheciam esta tecnologia, se tinham conhecimento de que esses carros não produzem gases poluentes como os carros com motores a explosão e se já viram carros movidos a energia elétrica.
Após indagar os alunos, apresente algumas características dos carros elétricos e suas relações com fenômenos físicos. Algumas questões que podem ser apresentadas aos alunos:
Os carros elétricos atualmente encontram-se em fase de desenvolvimento na indústria, várias iniciativas para a fabricação desses carros já foram tomadas, o motor responsável pela sua movimentação é elétrico, como um motor de um cortador de grama, sendo alimentado por energia elétrica.
A fonte de energia para os carros elétricos pode ser de baterias comuns, recarregadas normalmente em uma tomada elétrica com corrente alternada. Estão em desenvolvimento carros elétricos movidos a hidrogênio, o motor é alimentado pela energia elétrica de uma célula de combustível a hidrogênio, que não emite gases poluentes, em um carro elétrico movido a hidrogênio, o que sai do escapamento é ar e água.
Construir um sistema simplificado de motor de corrente contínua, usando um ímã natural e uma bobina como ímã não natural
Guia de experimento que mostra a base de funcionamento de um motor elétrico. No experimento uma corrente elétrica percorre uma bobina que está de frente para um imã fixo. A corrente elétrica que passa pela bobina gera um campo magnético e funciona como um imã não natural que faz com que a bobina entre em movimento para se livrar da repulsão do imã natural, que está a sua frente. Este movimento dura enquanto passar corrente elétrica pela bobina.
3 - Ao invés de utilizar um imã natural e uma bobina, seria possível construir um motor com duas bobinas?
Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos contribuir para a efetivação de atitudes de preservação no planeta, através do uso da energia elétrica nos meios de transportes. Pode ser feito uma lista de ações a serem realizadas em nossa comunidade ou até mesmo, pequenas atitudes individuais como por exemplo: andar mais a pé, evitar uso de transportes com poucas pessoas, valorizar as novas energias, etc...
Referências utilizadas:
Nome | Tipo |
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Motorzinho elétrico | Animação/simulação |