Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ler e compreender: as diferenças em sala de aula

Autor e Co-autor(es)

LUCIANA SOARES MUNIZ imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir diferentes formas de ler;

·      Refletir sobre a formação das palavras;

·      Compreender as diferentes opiniões sobre uma mesma leitura;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Programa Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao Sistema Alfabético de Escrita - SAE. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Ler e compreender: cada um tem seu jeito

 

Professor, o trabalho com a leitura em sala de aula, deverá ser pautado pelo interesse do aluno e pela sua forma singular de leitura e de compreensão do texto. Para isso, insistimos na valorização do trabalho com a leitura e dos diferentes pontos de vistas sobre o material lido. Consiste em uma aula que prioriza as reflexões singulares dos alunos e que vê as múltiplas possibilidades do trabalho com a leitura em sala de aula, para além da decodificação. Vamos lá!

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do Ensino Fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

 

Você sabia? A compreensão de um texto é algo singular e está ligada às experiências de vida da criança e também ao tipo de material que será realizada a leitura. Desta forma a socialização dos conhecimentos dos alunos em sala de aula, favorece a troca de ideias e auxilia na compreensão dos diferentes gêneros lidos em sala de aula.

Para outras informações acesse o material abaixo:

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em:< http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Iniciando o diálogo

Aula1.1_set_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Virtual Shop”. Disponível em: <http://dicastruqes.blogspot.com.br/2011/03/curso-de-detetive-e-investigacao.html>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie a imagem abaixo para ser visualizada pelos alunos. Você poderá pedir para que os alunos a acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Também poderão ser utilizados: tablet, o Laboratório de Informática ou um projetor multimídia.

Aula2.1_nov_2013

Fonte da imagem: Disponível em: Sítio: “Tarsila do Amaral”. <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/images/JPG/CUCA50.JPG>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Peça para que os alunos observem a imagem por aproximadamente cinco minutos. Oriente-os a observarem os detalhes. Depois, peça que, cada aluno expresse o que compreendeu sobre a imagem. Instigue a participação de todos e valorize a fala de cada um. É importante que eles percebam as diferentes compreensões que podem existir mediante uma mesma imagem.

Releitura

Agora, que tal pedir para cada aluno fazer um desenho representando a imagem observada? Para isso, eles poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa e não precisam mais observar a imagem.

Quando todos terminarem o desenho, solicite que cada aluno troque o seu caderno com outro colega. Explique que terão como desafio observar como o colega fez a releitura da imagem e como ele compreendeu o trabalho do colega. Em seguida, faça um momento de diálogo sobre os trabalhos e as opiniões e formas de compreender de cada um.

Descobrindo mais sobre a imagem

Professor, peça que os alunos acessem o sítio a seguir, para que possam ler e descobrir mais sobre a imagem da atividade anterior e outras telas de Tarsila do Amaral.

Sítio: “Tarsila do Amaral”. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Em seguida, cada aluno poderá escolher uma tela para expressar sua compreensão da mesma e explicar para a turma a sua escolha.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, escolha um local da escola que seja confortável para que os alunos possam se acomodar para ouvir a história sugerida a seguir. Para começar, sugerimos que você explore as informações da capa com a turma, perguntando quem é a autora e sobre qual será o assunto da história. Valorize e instigue a participação de todos e faça com que os alunos percebam as diferentes compreensões dos colegas sobre o título do livro.

Livro: Palavras, palavrinhas e palavrões

Aula3.4_nov_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Livraria Saraiva”. Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2865288/palavras-palavrinhas-e-palavroes>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após a leitura do livro, explore com a turma o que entendem por:

PALAVRAS

PALAVRINHAS

PALAVRÕES

Observe o que os alunos irão falar sobre “PALAVRÕES”. Trabalhe com a turma as diferentes formas com que os familiares e a personagem principal do livro estavam considerando como “PALAVRÕES”.

Em seguida, peça que cada aluno dê exemplos de “PALAVRÕES” no sentido de palavras extensas como:

PARALELEPÍPEDO

EXTRAORDINÁRIO

 

Mudou o contexto, pode mudar o sentido!

Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique que cada grupo terá como desafio, elaborar um significado para quatro palavras, são elas:

MANGA

MALA

COLA

JURURU

Após os grupos trabalharem e definirem um significado para cada palavra faça um momento de socialização das respostas. Em seguida utilize o dicionário para obter o significado de cada palavra e explique para a turma as possíveis mudanças de sentido de uma ou outra palavra dependendo do contexto.

Professor, trabalhe com a turma os Recursos do Portal do Professor sugeridos abaixo, aprimorando a forma de interpretação de um texto. 

Após o trabalho de exploração da turma, faça um momento de diálogo sobre as diferentes interpretações que surgiram.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, a leitura do livro, a seguir poderá ser realizada em sala de aula. Para isso, organize os alunos em uma roda e faça a leitura para a turma apresentando as imagens do livro.

Livro: É tudo invenção

Aula3.5_nov_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Livraria Saraiva”. Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/146223/e-tudo-invencao-col-poesia-para-criancas>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Após a leitura, explore com a turma a parte do livro que trata da “A invenção da dança”.

Instigue os alunos a pensarem sobre as seguintes questões:

1) O que foi inventado primeiro: a dança ou a música? Você concordou com o texto?

2) Como a música foi inventada? Você concordou com o texto?

3) Qual invenção você mais gostou? Por quê?

Professor, organize os alunos em duplas e peça para escolherem uma das invenções que foram contadas, a partir do livro. Explique que cada dupla terá como objetivo ler novamente o trecho que fala sobre a invenção escolhida e fazer buscar uma forma de contá-lo para a turma com suas próprias palavras. Desta forma, explique para a turma que o desafio é que compreendam bem a parte do texto escolhida, para que assim, possam contá-la para seus colegas.

Quando todos estiverem preparados, solicite que façam a apresentação para toda a turma. Lembre-se que após cada dupla apresentar, é necessário perguntar à turma o que compreendeu também. Assim, favorece o diálogo e a troca de ideias entre todos.

Professor, auxilie a turma a acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo. Também poderá ser utilizado o tablet ou o Laboratório de Informática. A partir da leitura dos textos online, os alunos terão oportunidade de descobrir como o telefone e o tempo foi inventado.

Aula3.6_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/pelo-telefone/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Aula3.7_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/a-invencao-do-tempo>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Depois da leitura e das descobertas, faça um momento de diálogo sobre o que os alunos compreenderam dos textos online. É importante observar e destacar as diferentes compreensões que um mesmo texto pode expressar.

Em seguida, proponha que façam uma pesquisa sobre a invenção de algo que tenham curiosidade em descobrir e posteriormente contem aos colegas sobre suas descobertas.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Meu texto! Quanta opinião!

Professor, proponha à turma o estudo de um tema específico. Para a presente aula, sugerimos o estudo do tema “Meio Ambiente”. Logo abaixo elencamos alguns sítios que podem ser importantes para o tema em estudo.

Aula3.8_nov_2013

Fonte: Sítio: “Ministério do Meio Ambiente”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

Aula3.9_nov_2013

Fonte: Sítio: “IBAMA”. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Após o estudo do tema, peça que os alunos façam um cartaz, contendo:

  • Uma mensagem escrita sobre o tema;
  • Desenhos que ilustrem a escrita;
  • Dentre outras possibilidades.

Depois que todos terminarem, faça a sugestão de que afixem as produções no mural da sala de aula.

Agora, entregue um pedacinho de papel para cada aluno e peça para que escrevam o seu próprio nome. Recolha os papéis e dobre-os. Faça um sorteio na sala de aula, em que cada aluno deverá pegar o nome de outro colega. Explique que eles terão como desafio, observar o trabalho realizado pelo colega, realizar a leitura da sua produção e em seguida emitir uma opinião própria. Para o momento de apreciação dos trabalhos, você poderá estipular um tempo de aproximadamente 10 minutos.

Após a avaliação dos colegas, organize os alunos em uma roda de conversa e peça que falem a sua opinião sobre o trabalho do colega. É importante observar que um mesmo cartaz pode ser feitas diferentes leituras. 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Leitura e interpretação Animação/simulação

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Fonte: Sítio: “Canal Kids”. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/meioambiente/>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Fonte: Sítio: “Nova Escola – Reportagem: Tudo sobre leitura”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/leitura/>. Acesso em: 03 de nov. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de nov. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de nov. 2013.