Ros?ngela Menta Mello, Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | F?sica | Equipamentos el?tricos e telecomunica??es |
Compreender a evolu??o da eletr?nica, para visualizar os avan?os da ci?ncia baseando-se nas suas aplica??es do cotidiano.
Identificar em situa??es do cotidiano, fen?menos f?sicos, e aplica??es relacionados a eletricidade e eletr?nica.
PR?TICA SOCIAL INICIAL
Como pr?tica social inicial, repensar o uso racional de recursos naturais, utilizando por mais tempo poss?vel aparelhos eletr?nicos, evitando a demanda da fabrica??o de mais componentes que agridem o meio ambiente.
Aula 01:
O Professor pode iniciar a aula comentando sobre a evolu??o da eletr?nica, destacando a miniaturiza??o dos equipamentos eletr?nicos, que foi poss?vel atrav?s das pesquisas cient?ficas utilizando semi-condutores, apresente o texto do site Computer Word, com um dos criadores do primeiro computador chamado de ENIAC, que possu?a 18000 v?lvulas eletronicas: Computer Word: dispon?vel em: <http://computerworld.uol.com.br/negocios/2006/04/05/idgnoticia.2006-04-05.2043967586/IDGNoticiaPrint_view> acessado 15/08/2009.
Os desenvolvedores desse computador n?o tinham id?ia da r?pida evolu??o que aconteceria dali para diante, com o advento dos componentes que substitu?ram as v?lvulas, componentes semicondutores como diodos e transistores.
Com o desenvolvimento da tecnologia de materiais e eletr?nica, o acesso aos computadores, celulares e outros equipamentos eletr?nicos foi facilitado, por outro lado, a demanda cada vez maior por aparelhos com mais fun??es e modernos, causou o aparecimento de outro problema, o chamado lixo tecnol?gico, que se acumula quando ? feito o descarte de pe?as eletronicas obsoletas.
As v?lvulas eletr?nicas s?o compostas por um bulbo de vidro, onde ? inserido um g?s inerte, como o arg?nio, dentro desse bulbo existem dois eletrodos, um dos eletrodos ? aquecido como o filamento de uma l?mpada incandescente, ? chamado de ?nodo, e o outro ? uma placa chamada de c?todo. Quando o filamento ? aquecido, libera el?tros que s?o atra?dos pelo c?todo e ocorre condu??o de corrente el?trica. Se a polaridade for invertida na v?lvula, ocorre o efeito contr?rio, os el?trons s?o liberados pelo filamento, mas s?o repelidos pelo c?todo. Esse ? o princ?pio de funcionamento de v?lvula diodo inventada por Tomas Edison, foi inventada antes da lampada incandescente.
Esse tipo de v?lvula foi muito utilizado em v?rias aplica??es em eletronica, como amplificadores e dispositivos de transmiss?o, por?m os equipamentos eram grandes e o custo de manuten??o muito alto, pois v?lvulas precisam ser trocadas da mesma forma que l?mpadas incandescentes.
Com as pesquisas sobre semicondutores, as v?lvulas foram sendo substitu?das por componentes eletr?nicos menores, mais econ?micos e com baixa manuten??o.
V?lvula e Transistor : Imagem dispon?vel em: <http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-016/hard-088.jpg > acessado em 19/08/2009
Na imagem temos a diferen?a visual entre uma v?lvula, um transistor e um microchip, dentro de um microchip podem ser inseridos centenas de trans?stores.
Para saber mais sobre a evolu??o da eletr?nica, indique aos alunos o site clickciencia, uma reportagem sobre a subistitui??o das v?lvulas por trans?stores rexplica algumas quest?es interessantes sobre o funcionamento desses componentes:Clickciencia: Da v?lvula ao transistor: a revolu??o dos semicondutores. Dispon?vel em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao14/materia4_detalhe.php> acessado em 15/08/2009.
No v?deo a seguir temos o processo de fabrica??o de uma v?lvula para ser utilizada em um r?dio, o processo ? artesanal mas muito interessante:
Youtube. Como se faz uma v?lvula: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=rK1N_4n2_tM> acessado em 15/08/2009.
DICAS PARA USO DE V?DEOS
1. Baixar v?deos do Youtube, gravar em CD/DVD, e assistir na TV ou no computador. Tem um programa gratuito, o VDownloader que voc? pode instalar em seu computador para baixar os v?deos da internet e salvar diretamente em MPEG, AVI (resolu??o original, 320x240, 640x480 e 320x240 com qualidade baixa), IPOD, PSP, MP3 (somente o ?udio), VCD (PAL e NTSC), SVCD (PAL e NTSC), DVD (PAL e NTSC) ou no formato original, para sistemas operacionais em Windows e para sistemas Linux acesse o site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube
2. Usar o laborat?rio de inform?tica
3. Conectar um computador ligado a internet na TV ou projetor multim?dia, para assistir direto do site onde o v?deo est? hospedado, como por exemplo, Youtube.
4. Gravar o v?deo em um pendrive ou utiliz?-lo em uma TV ou aparelho DVD com entrada USB
No Portal do Professor encontramos um v?deo interessante que mostra um museu da eletricidade, nele podemos observar a evolu??o da gera??o e transmiss?o de eletricidade, que contribu?u para o desenvolvimento tecnol?gico que temos nos dias de hoje.
Museu da Electricidade: Dispon?ve l em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15096> acessado em: 19/08/2009
No laborat?rio de inform?tica, pe?a para os alunos, em grupo de 3 estudantes, realiz arem uma pesquisa sobre reciclagem de lixo eletr?nico, como fonte inicial de pesquisa, o site a seguir pode ser utilizado: Innovatio: USP cria primeiro centro p?blico de Lixo Eletr?nico do Brasil. Dispon?vel em: <http://openinnovatio.org/2009/05/16/usp-cria-primeiro-centro-publico-de-lixo-eletronico/> acessado em 15/08/2009. Pesquisando em outras fontes, os alunos podem utilizar o recurso dos blogs para disponibilizar as sua pesquisas, no site escolabr.com ? poss?vel encontrar mais sobre blogs: Blog
? um espa?o gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, v?deos, ?udios, etc.
No site www.escolabr.com, existem muitas sugest?es de sites para o trabalho com blogs e a orienta??o pedag?gica para isso.
Veja mais sobre blogs na educa??o no Portal do MEC em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:
Abrir uma discuss?o com a turma, no sentido de que expressem sua opini?o de como podemos contribuir para a efetiva??o de atitudes de preserva??o no planeta, atrav?s de alternativas para o descarte do lixo eletr?nico.
Como proposta de a??o de conscientiza??o dos alunos sobre o lixo eletr?nico, estimular os alunos quanto ao descarte correto de pilhas e baterias, levando esses componentes a centros de descarte especializados, muitos fabricantes de celulares e notebooks recolhem as baterias usadas dos seus equipamentos para um descarte correto, que n?o agride o meio ambiente.
Refer?ncias utiliz adas:
EscolaBR. Dispon?vel em: <http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=12> ac essado em 19/08/2009
Youtube. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=rK1N_4n2_tM> acessado em 19/08/2009
Clickciencia: Dispon?vel em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/por tal/edicao14/materia4_detalhe.php> acessado em 19/08/2009
Innovatio: Dispon?vel em: <http://openinnovatio.org/2009/05/16/usp-cria-primeiro-centro-publico-de-lixo-eletronico/> acessado em 19/08/2009
V?lvula e Transistor : Imagem dispon?vel em: <http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-016/hard-088.jpg > acessado em 19/08/2009
Nome | Tipo |
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Museu da Electricidade | V?deo |